O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

katrine25 24/04/2024

A melhor parte do livro é lembrar dele depois de ter lido
Falo isso porque senti que o impacto foi maior só depois de um tempo? quando li não entendi tanto mas depois de terminar fui começando a entender o que o livro queria passar.

? Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. ?

Lust 24/04/2024

O barco...
Eu acabei de terminar a leitura do conto "O Conto da Ilha Desconhecida" e tenho que dizer que fiquei completamente encantado! A história é envolvente e misteriosa, com uma atmosfera única que me transportou para um mundo desconhecido e cheio de surpresas.
O autor, José Saramago, mais uma vez mostrou sua genialidade ao criar personagens cativantes e uma trama que prende a atenção do leitor do início ao fim. A forma como ele descreve a ilha desconhecida, com todos os seus segredos e enigmas, é simplesmente fascinante.
Além disso, o conto aborda temas profundos, como a busca pela identidade e a coragem de se aventurar no desconhecido. Fiquei impressionado com a maneira como Saramago consegue transmitir mensagens importantes através de uma narrativa tão envolvente.
A escrita do autor é fluida e poética, o que torna a leitura ainda mais prazerosa. É como se cada palavra tivesse sido cuidadosamente escolhida para transmitir emoções e sensações.
No geral, "O Conto da Ilha Desconhecida" é uma leitura que recomendo a todos que apreciam histórias intrigantes e bem escritas. Tenho certeza de que você também ficará fascinado por essa obra-prima de José Saramago.

Malau López 24/04/2024

História para ninar gente grande
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco.”
Em determinadas fases da vida, as pessoas costumam se deparar com o fato de estarem meio perdidas. Seja na adolescência, quando temos que responder constantemente ao que queremos da vida, no futuro desconhecido e iminente que se aproxima assustadoramente aos 20 e tantos anos, ou ainda na crise de meia idade, em que a suficiência do presente é questionada. “O Conto da Ilha Desconhecida”, não fala diretamente sobre nenhum desses momentos, mas abarca todos eles no fluxo constante da escrita de Saramago.
Brincando com os saberes, deveres e desejos das pessoas, o conto, que tem seu livro próprio, é daqueles que se resolvem em uma hora e te deixam com um sorriso gostoso no final. Talvez depois, o leitor até se pegue assumindo o lugar de contador, repassando adiante os acontecimentos narrados.
É como se o conto pedisse para ser contado a outras pessoas, como histórias de dormir, dessas que te aconchegam para o sono. Deve ser porque ele nos aconchega para a vida.

Lu 24/04/2024

A ilha desconhecida
Li para a faculdade e tenho muitos questionamentos, o maior dele é como eu vou escrever três páginas sobre algo tão pequeno?

Thaaaii 23/04/2024

Realmente é um livro bom, mas eu fiquei muito confusa, porém impressionada, com a forma de escrita. Recomendo!

IsabellaVica 23/04/2024

O Conto da Ilha Desconhecida, Saramago nos leva em uma jornada filosófica e imaginativa sobre a busca pelo desconhecido e a realização dos nossos sonhos mais profundos. Com sua prosa envolvente e perspicaz, o autor nos conduz por uma narrativa que transcende o tempo e o espaço, explorando questões universais sobre identidade, destino e liberdade. Uma leitura que cativa e provoca reflexão."

Gaby 22/04/2024

SENSACIONAL !
Curto mas extremamente marcante!
Amo a escrita do Saramago, segundo livro que leio dele.
Recomendo demais.

JayaneMarinho 21/04/2024

??ter deve ser a pior maneira de gostar.?
Um conto bem curto, mas que te provoca inúmeras reflexões. Somos uma ?ilha? que muda com o tempo e circunstâncias. Ótima leitura, um pequeno acordo sobre CAMINHOS.

Gabriel.Moreira 20/04/2024

Cada ser humano é uma ilha única.
Um livro tão curto quanto profundo e tão bonito quanto surpreendente. Você consegue ler em um dia mas vai te marcar por toda uma vida, nele veremos a história de um Reino cujo castelo do rei tem três portas e na porta dos pedidos um homem pede um barco e isso vai desencadear toda uma série de eventos, envolvendo inclusive uma funcionária do palácio: A mulher da limpeza.
Que analogias e metáforas elaboradas podemos perceber através de uma leitura mais minuciosa, sua filosofia pura, uma verdadeira pérola da literatura esse conto.
Recomendo a leitura, é apaixonante.

maria | mariaclarasb 17/04/2024

Lindo
Que conto incrível! Segunda vez que leio Saramago e amo demais! São tantas metáforas riquíssimas

Isabelly B. 14/04/2024

Autodidata
Estava com saudade de ler alguma coisa do Saramago, adoro a forma como ele escreve, mesmo que as vezes seja bem confuso.
Um conto interessante, levemente absurdo o cara pedir um barco pra navegar até uma ilha Desconhecida sem saber navegar.
Porém, "a ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, a procura de si mesma".

Vicioouss 13/04/2024

Gostar é a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. Um livro reflexivo sobre o autoconhecimento, somos ilhas desconhecidas e para que possamos nos conhecer precisamos sair da ilha.

mariaclrocha 13/04/2024

Esse livro estava guardado no armário daqui de casa e por curiosidade peguei para ler hoje, e adorei! Por ser um clássico, a escrita é bem diferente do que estou acostumada, mas ainda sim é um livro confortável de se ler, tanto que li rapidinho. Gostei muito da história, rápida e certeira mas com um significado que pode ser interpretado de um jeito maravilhoso. Não esperava que um livro tão pequeno pudesse carregar uma história tão grande, pelo menos para mim. Gostei muito!!

Kasimoes 13/04/2024

A caminha da ilha
Um conto simples mas complexo e profundo. Reflexão sobre o autoconhecimento. Tão necessário para os enfrentamentos das ondas e mares da vida.

Jessie 12/04/2024

A porta das decisões
"E por que não estás tu no palácio do rei a limpar e a abrir portas, Porque as portas que eu realmente queria já foram abertas e porque de hoje em diante só limparei barcos, Então estás decidida a ir comigo procurar a ilha desconhecida, Saí do palácio pela porta das decisões.?

Esse trecho realmente me fez refletir. Qual é a melhor hora pra se passar pela porta das decisões? Será que existe isso? Ou tudo depende da oportunidade que é colocada diante de nós?

Não achei a leitura difícil de entender, a ideia de ser algo falado em formato escrito é bem interessante e inicialmente conflituoso pro cérebro kkk depois de se adaptar com a leitura, melhorou. Enfim, possa ser que futuramente eu leia outras obras do Saramago.