O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Giovanna Andreani 19/02/2022

Navegar é preciso, Saramago não é preciso
Com toda essa monotemática marítima, confesso também que meus olhos marejaram lendo. Lançando âncora, brevemente, na história do conto onde tudo é desconhecido, no qual todos os personagens são substantivamente nomeados apenas por suas funções: o homem do barco; a mulher da limpeza; o rei. Nos encontramos veementes atracados nesse porto de imprecisão, sendo a nossa única saída o convite de Saramago para navegarmos rumo ao desconhecido: de nós mesmos!

Matheus656 24/07/2020

Em poucas páginas Saramago te faz refletir a respeito do significado das nossas escolhas.

Auzandir 14/09/2020

Boas reflexões não precisam ser longas histórias
Num conto curto, Saramago desenvolve numa ótima analogia à importância de se conhecer e buscar a si mesmo.
Direto e reto.
Ótimo conto

HonorLu 22/09/2020

É preciso sair da ilha para se ver a ilha
Conto-presente para "os irmãos brasileiros", Saramago nos encanta e diverte com suas histórias que provam que a densidade e profundidade pode ser transmitida de maneira simples (e poderia dizer humilde).

Lindo, tocante, imprescindível. Leitura obrigatória para os apreciadores dessa literatura.

Que honra ler Saramago no original!
Alê | @alexandrejjr 22/09/2020minha estante
Como assim no "original"? Fiquei curiso aqui...

HonorLu 22/09/2020minha estante
O livro foi escrito originalmente em Português - Portugal. Quem fala português pode ler toda obra de Saramago exatamente como ele escreveu. Traduções mesmo que bem feitas modificam o texto.

Pedro HB de Melo 11/10/2020

Ótimo
Leitura realizada em um domingo na praia, muito boa! Quantas ilhas desconhecidas...

Maria.Oliveira 29/10/2020

"(...) a luz pegou, cresceu lentamente como faz o luar, banhou a cara da mulher da limpeza, nem seria preciso dizer o que ele pensou, É bonita, mas o que ela pensou, sim, Vê-se bem que só tem olhos para a ilha desconhecida, aqui está como as pessoas se enganam nos sentidos do olhar, sobretudo ao princípio."

Deve ser assim que muitas vezes o que importa passa despercebido. O medo, a ânsia de encontrar nos cegam. A busca da ilha poderia ser aprender a ver e se permitir um novo olhar, é a coragem pro mergulho dentro e fora da gente mesmo, embora saibamos que mergulhos são internos. O encontro sempre é com o que está dentro mas que não temos capacidade de ver naquele estado de consciência, é o desejo de mudança e o conectar-se consigo mesmo que nos coloca no caminho do que importa e nos abre finalmente os olhos.

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

Um homem bate à porta de seu rei para pedir-lhe um barco, pois deseja viajar para encontrar uma ilha desconhecida. Ao ter seu pedido questionado pelo rei, que afirma não existir mais ilhas desconhecidas, entra num jogo de argumentação para defender seu desejo de viajar em busca do novo. Nada irá dissuadi-lo de buscar aquilo que deseja.

É devidamente óbvio que este conto é uma metáfora, logo pode ser interpretado de inúmeras maneiras. Eu vejo essa história como uma maneira de nos alertar para as amarras que a sociedade, muitas vezes, nos impõe, nos fazendo acreditar que não há nada mais a buscar, nenhuma ilha desconhecida com a qual sonhar. Querem cada dia mais nos impor limites, podar nossos sonhos e fazer com que nos contentemos com aquela velha história: "mais vale um pássaro na mão do que dois voando." Eu nunca gostei desse dito popular, sempre achei que, de certa maneira, ele dizia que tínhamos que nos contentar com aquilo que nos rodeia e não ir atrás de nada mais por medo do desconhecido. Ou seja, me acomodar e me conformar com a situação que me cerca, independente se ela me angustia e me faz infeliz. Eu não sei quanto a vocês, mas eu não quero viver o resto da vida com um pássaro na mão, quero pegar o meu barco e ir atrás da minha ilha desconhecida. Quero ir além, quero ver pássaros voando!

Quanto à escrita de Saramago, tive um pouco de resistência no começo, já que ele escreve de maneira bem peculiar. No entanto, ele usa de um vocabulário tão simples e compreensível que essa dificuldade logo foi superada e eu pude saborear melhor sua narrativa.

Então, se você se encontra desmotivado e acha que está acomodado demais, talvez esse conto possa te dar alguma motivação. Talvez, esse rapaz que não teme o que não conhece e vai em busca de realizar o seu desejo, te inspire a fazer o mesmo.

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és..."

Aryana 06/11/2020

Não nos vemos se não saímos de nós
Um bom começo para se familiarizar com a escrita do Samarago.

Vanessa Viana 25/07/2023

"É necessário sair da ilha para ver a ilha"
Ah, que sabor! O conto é uma delícia e muito fluido. Esse foi meu primeiro contato com José Saramago e já quero ler mais do autor. Adorei e super recomendo!

angelina 12/10/2021

resenha que fiz para a escola?
O conto ?A ilha desconhecida? de José Saramago narra a história de um homem que decidiu pedir um barco ao rei para navegar em busca de uma Ilha Desconhecida. O homem vai à porta dos pedidos e é atendido pela mulher da limpeza. O rei, depois de três dias, decidiu falar com o homem, e, preocupado com sua imagem, acabou aceitando o pedido. A faxineira do palácio tem o desejo de limpar barcos, então pergunta ao homem se pode ir em busca da Ilha Desconhecida com ele. Assim, ela abandona o palácio e o segue até as docas para viver esta aventura ao lado do homem.
O livro é muito bem escrito, com um vocabulário variado, sem repetições de palavras. Mas isso, ao mesmo tempo, pode ser difícil para as crianças e adolescentes brasileiros, que podem não entender algumas dessas palavras e também algumas expressões do português de Portugal. Para quem está familiarizado com a obra do Saramago, não é difícil reconhecer o seu texto, com seu estilo único de escrever. Pois, por exemplo, ele não costuma utilizar travessão, dois pontos e ponto de interrogação nos diálogos. O conto também é muito acessível, podemos encontrá-lo tanto na versão física, quanto na digital.
A história em si não apresenta muitos acontecimentos, mas eles são tão bem descritos que prendem a atenção do leitor. Percebe-se que os personagens são chamados pelas suas funções. Não são mencionados seus nomes. O José Saramago retratou muito bem a questão da hierarquia e da burocracia. Também há o uso de figuras de linguagem, como, por exemplo, a metáfora dos músculos para falar das velas do barco e "munição de boca", referindo-se à comida. O próprio texto, como no trecho da descrição do luar, foi ficando mais romântico, à medida em que os personagens iam se apaixonando um pelo outro.
O conto começa a passar sua mensagem principal, quando menciona a busca por si mesmo, como na passagem: "(...) quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver (...)". Aliás, a conclusão do conto, reafirma esse pensamento, confirmado pelo próprio nome com o qual o barco foi batizado: "A Ilha desconhecida".

Ikaelle 11/01/2021

Somos todos ilhas desconhecidas
"É necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós, se não saímos de nós próprios.?

Saramago e sua capacidade de nos deixar reflexivos em cada livro lido.

Julia de Campos Preto 29/07/2022

Favoritado ?
Pode ser curto, mas não deixa de ser impactante de diversas formas. A leitura é dinâmica, como se começaremos crianças inocentes a ler um simples conto de fada, mas as interpretações que podemos tirar dessa leitura de uma noite (uma noite loonga de insônia, devo dizer) são inexplicáveis. Tenho certeza que o conto toca as pessoas de maneiras variadas.

Aletheia (@almaletrada) 28/01/2021

É preciso sair da ilha para ver a lha!
Assim como Platão em O mito da caverna, Saramago nos propõe uma reflexão acerca de nossas próprias vicissitudes! Pensar em nós enquanto ilhas, seres individuais e cheio de conversas silenciosas no seu âmago, traz reflexões sobre a importância de nos olharmos de fora e percebermos coisas das quais não veríamos estando dentro! Um convite a pensar o eu com inquietações vindas de fora!

Sara.Chagas 30/09/2023

Metafórico do começo ao fim!
Já saiu da sua ilha para realmente saber qual é a sua ilha? Não? Então vá atrás da sua viagem particular para descobrir ilhas desconhecidas para torná-la sua verdadeira e descoberta ilha.