Celular

Celular Stephen King

Resenhas - Celular

Thaisa 13/08/2019

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Quem diria que um simples celular serviria como inspiração para uma história tão angustiante como essa! E pra completar, a coisa desencadeou bem no dia do meu aniversário, 1º de outubro. Apesar de amar o autor e ter gostado do livro, ele não é dos melhores, pois deixa muitas pontas soltas.

O livro inicia em completo caos. Clay Riddell está feliz por finalmente ter tido seus personagens de história em quadrinhos aceito por uma editora, e se depara com um pandemônio ao ver pessoas surtarem, depois de receber uma ligação no celular. Acessos de raiva, assassinatos, um verdadeiro terror, tomou conta da cidade. No meio de toda essa confusão e tentando sobreviver, Clay conhece Tom e Alice, e os 3 iniciam uma jornada em busca da família de Clay.

A princípio, tudo parece só mais um apocalipse zumbi, mas a história é bem mais que isso. Os fonáticos (ou fonoides), são "zumbis" diferentões, que nos surpreendem com suas habilidades no desenrolar da trama. Os normies (humanos que não foram atingidos pelo Pulso) ficam cada vez mais vulneráveis e escassos. O autor trabalha bem a temática "humanos presos à tecnologia" e achei isso bem interessante. O problema se encontra nas pontas soltas...

É interessante acompanhar a evolução dos zumbis. Isso fica bem evidente conforme as pessoas mudam a forma de chamá-los. Só temos um pequeno problema: várias informações aparecem na narrativa e elas simplesmente são jogadas, sem uma explicação. Várias pontas ficam soltas. Eu acho que isso foi proposital, para que o leitor crie suas próprias teorias, ou apenas pare para pensar no quanto a tecnologia tem tomado conta de nossas vidas, mas isso não impede de nos deixar com aquela sensação de que falta algo para as peças se encaixarem. Ao menos esse foi o meu sentimento.

O protagonista eu não consegui sentir empatia. Clay é "ok", um cara chato pra caramba e se acha o último biscoito do pacote. Um verdadeiro pé no saco! Ainda bem que os outros personagens e a tensão da história roubam a cena. Ele se tornou algo irrelevante para mim.

Sobre o enredo e narrativa, só posso dizer que do início ao fim, li o livro com uma sensação angustiante de falta de ar. Como já é característico do King, várias cenas me deixaram com náusea, ânsia de vômito, um nó na garganta. Quem tem estômago fraco, terá sérios problemas com algumas descrições. O autor conseguiu me deixar com o senso de urgência dos personagens, com a sensação angustiante, desesperadora e com medo. Não é por acaso que o homem é o rei do terror!

Apesar desses pontos que já citei, eu teria dado 5 estrelas para o livro, não fosse o final em aberto que me deixou com muita raiva do autor. Sabe aquela sensação de "É o que? Como assim o livro acaba aqui?" ? É disso pra pior que sentimos com o final.

Quem nunca leu nada do autor, com certeza esse não é um livro que recomendo para que comece a ler. É um livro deliciosamente difícil de ler, para quem já conhece o bom e velho Stephen King. Se você é um fã do autor, recomendo muito que leia e depois venha me contar o que achou.

site: http://minhacontracapa.com.br/2019/08/resenha-celular-de-stephen-king/

Thalissa.Betineli 16/09/2019

O final deixou a desejar.
O começo do livro foi muito promissor, o personagem principal então, adorei. Uma nova ideia de zumbis, de apocalipse zumbi escrito no melhor estilo, até a metade do livro. Depois disso, começou a se tornar confuso, quando Stephen King tentou criar um motivo ambicioso por detrás do sinal que transformou todos em zumbis. Acho que se a história tivesse seguido na mesma linha do início, teria ficado melhor.

Denise.Pereira 23/01/2020

O pulso
Celular de Sthepen King - Editora Objetiva

Clay está em uma viagem de trabalho quando algo horrível. Pessoas que estavam falando ao celular passaram a agir de forma estranha e animalesca. Nesse cenário pós-apocalíptico Clay tenta encontrar sua família ao lado de novos amigos que conheceu no caminho.
Esse livro tem um clima "Walking Dead", mas ele foi escrito muito antes da série de TV (não sei em relação a HQ), mas tem esse clima de luta pela sobrevivência e visualização dos instintos humanos básicos e por vezes cruéis em ação.

Fabiana 18/07/2020

Inventivo e inovador
A narrativa não surpreende, pois é bem linear. Começa no dia 1 de outubro e vai seguindo, cronologicamente.
Mas a história é envolvente e torna difícil não ler mais um capítulo.
Com passagens sangrentas, num ambiente desolador, King consegue guiar o leitor por um mundo apocalíptico em que, por muitos momentos lembrou sua obra A Dança da Morte, que está entre minhas favoritas.

carolofir 24/07/2020

Celular - Stephen King
Mais uma obra de King concluída e mais uma vez saindo muito satisfeita dessa leitura.
O início do livro não me cativou muito. Já estava achando uma leitura muito arrastada e tinha realmente pensado que seria o primeiro livro dele que eu ia acabar não gostando, apesar de achar a premissa sensacional.
No entanto, a narrativa vai ficando muito mais envolvente próxima a metade do livro, eu acho. Até queeeeeee...chega O final! Haha. Muito bom mesmo! Fez valer as página mais arrastadas sim.
Ao comparar com outros livros do Steve, ele pode realmente ficar atrás, mas é uma leitura que vale a pena.

Léo 28/07/2020

Meu deus esse final
Eu queria tanto mas tanto saber mais sobre o final, mas tudo bem stephen, tudo bem.

Pra-pra-vo-você

Laura.Kuhnen 08/01/2021

Amei esse livro!
É o segundo livro do King que eu leio, e novamente não me decepcionei.
Gostei muito da narrativa; da maneira como o autor descreveu todos os momentos e diálogos do livro.
No início à um pouco depois da metade do livro posso dizer que achei a história meio "parada". Os personagens iam descobrindo e criando novas teorias mas acabou que estava quase na mesmisse.
Depois de mais ou menos 70% a história tem um UP incrível. Adorei como terminou, menos um fragmento que ficou em aberto. Gostaria de saber exatamente o que aconteceu com os personagens principais.
No geral é uma história super gostosa de ler. Não é terror nem bem suspense. Acredito que apenas ficção.

Jessica852 20/06/2022

Se você é fã de Stephen King como eu, talvez também tenha tido essa impressão de que ?alguma coisa faltou? para o livro ficar melhor.

LeozinhoF 20/06/2022

A perfeição de king
Este livro, junto com novembro de 63 estará (até agora) , entre os melhores do King que li.
Celular é incrível, cada detalhe dos 3 personagens principais, seus adjetivos, king escreveu com maestria eles.
Só não ganha 5 estrelas por conta do final, que não gostei muito não, achei meio vago , mas mesmo assim 90% do livro é perfeito, lindo demais.
Obs. Triste demais o acontecimento que ocorreu no meio do livro, não esperava que isso acontecesse, mas king tem seus mistérios :'(

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 28/11/2022

Em um mundo onde dependemos da tecnologia, o q vc acha q aconteceria se um sinal fosse enviado por celulares e esse sinal alterasse todos que estivessem o utilizando naquele momento?
Quando o pulso atinge todos q usavam celular, as pessoas ficaram violentas, sofreram mudanças e andam como zumbis pela cidade, se machucando, atacando todos q encontram.
Clayton deu sorte de não usar celular, mas longe de sua cidade, a sua preocupação é reencontrar sua família. Junto com Tom e Alice, outros sobreviventes, vão partir em uma perigosa jornada até o Maine p/ reencontrar a sua família, tendo q passar por hordas de zumbis e do Esfarrapado, o líder deles.

Eu gostei dessa mistura do tradicional zumbi do terror com a tecnologia dos celulares que tanto usamos, inclusive, durante a leitura vc consegue notar a crítica social ao excesso e dependência dessa tecnologia q se tornou parte da nossa vida.
Como todo livro do King, se prepare p/ sequências de ação alucinantes q vão te deixar sem fôlego, mortes beem violentas, zumbis diferentes do tradicional conhecido e não espere um final previsível, claro, rsrs. Outra coisa q me chamou a atenção são os personagens gente como a gente, nada de heroísmo, simplesmente pessoas tentando sobreviver e preocupados com suas famílias.

Lorena.Arantes 08/02/2023

Celular
É um livro diferente, já começa eletrizante. E termina com um final em aberto. Temos personagens críveis, poderia ser eu ou você. Eles tomam decisões que fazem sentido, não existe essa se herói. É aterrorizante, angustiante, triste, sensato e inteligente. É um dos mais subestimados do Mestre. Recomendo muito...

Robremir 04/05/2023

Um livro que podia ser ótimo
Acho que criei muitas expectativas com esta obra. No meio do livro há uma grande passagem cuja imagem me deixou motivado demais.
É um livro que lembra/conversa com outros do mesmo autor.
É uma história de zumbis, mas zumbis empoderados.
Para mim o pecado foi desperdiçar tempo demais explicando coisas que já estavam óbvias desde o início.
Reduziria umas 100 páginas de livro.
Faltou um gran finale para o vilão.
E muito mocinho para pouca história.
Chegando a mesma conclusão que o protagonista de que as contas não batem.
É muito estranho ler um livro que trate o celular como uma tecnologia nova. Daí a gente entende como vivemos a história.
Senti muito as variações de humor do Stephen na obra. Acho que em alguns momentos ele pensou em parar e mudar de direção, mas em outros pensou: vai vender do mesmo jeito então vai do jeito que tá. Ou ficou tentando fazer as coisas melhorarem... Mas não achou a asa certa. Ou melhor, achou mas colou ela no local errado. Menos é mais.