A Estreia de Fani

A Estreia de Fani Paula Pimenta

Resenhas - Fazendo Meu Filme

laura 21/08/2021

nao tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro, chorei de mais com esse final e já quero ler os próximos livros pra acompanhar o desenvolvimento desse romance mais que perfeito, o jeito que a autora retrata os jovens brasileiros è tão levar que da gosto de ler, tô apaixonada nesse livro ( e no leo
Julia 21/08/2021minha estante
OS SURTOS QUE EU TIVE LENDO FMF AJDHAJDH-

Maria Eduarda 21/08/2021minha estante
ESSE LIVRO É INCRÍVEL

Mary 21/08/2021minha estante
choro mesmo é minha vida fora de série!!!
aaaa todos eu choro, então não sou mt parâmetro né??

Sofia.Rabelo 21/08/2021minha estante
PERFEITOOO

laura 21/08/2021minha estante
sem condições, no final eu só sabia chorar

Julia 28/03/2021

Apaixonante | @resenhas.bubbles
Bom, já de cara eu soube que amaria esse livro. Não apenas pelas referências maravilhosas feitas à cada início de capítulo (dentre elas, várias favoritas como "O Diário da Princesa", "10 Coisas que Odeio em Você" e "Meninas Malvadas") ou no decorrer do livro, mas também pela escrita da autora. Pude notar que a leitura de Fazendo Meu Filme é tão fluida quanto a de Minha Vida Fora de Série, proporcionando também muita risada, quentinho no coração e sofrimento.

Sobre os personagens: lendo Minha Vida Fora de Série eu via a Fani - Estefânia não! - como uma garota muito madura, talvez pela narrativa da Pri, talvez por ela não aparecer tanto. Qual foi a minha surpresa ao começar a leitura de Fazendo Meu Filme e perceber que ela não era nada do que eu imaginava? Com certeza a personagem me irritou em alguns momentos se mostrando imatura (ou talvez não tão madura quanto eu pensava, né?) ou lenta para perceber os sentimentos do Leo, mas ela também fez com que eu adorasse suas manias de colecionar filmes, suas inseguranças comuns, suas amizades e sua forma de bater de frente com alguém sem abaixar a cabeça.

O Leo? Ah, o Leo. Eu sou apaixonadinha nele desde que li Minha Vida Fora de Série e aqui eu pude me apaixonar mais. O melhor amigo que alguém poderia ter, Leo mostra pra gente que é um personagem incrível, com suas piadinhas corriqueiras e seu jeito protetor.

Agora vamos falar sobre um assunto sério? Eu acho que a autora foi incrível ao inserir o personagem Marquinho e abordar assuntos como assédio por parte de professores. Só quem viveu, sabe e acredito que é importante tratar desses assuntos em livros com esse público alvo. Não é legal, não é bonito. Quando iniciei a leitura e vi uma Fani caidinha pelo professor de biologia eu quase larguei o livro, mas agradeci por não ter feito isso. A forma que a autora desenvolveu a história e como ela fez Fani lidar com o problema foi demais, um exemplo para as garotas mais novas que leem seus livros.

E esse tema incrível de viagem? Eu amo a temática de intercâmbio, pois meu sonho é fazer um. Acho que a Paula Pimenta soube trazer bem o sentimento de se estar prestes a se mudar para outro país: a insegurança, o medo, a alegria, a saudade. No final eu já estava chorando junto com os personagens, me perguntando se vai ser essa mistura louca de sensações que vou sentir quando estiver no lugar da Fani.

E assim finalizei o livro: chorando, apertando ele contra o coração e não vendo a hora de começar o próximo e descobrir as novas aventuras de Fani na terra da rainha. Vamos ter personagens novos e incríveis? Vamos ver perrengues de viajante? Vamos ter um maior desenvolvimento entre Fani e Leo mesmo eles estando longe? Vamos nessa!
Bru 28/03/2021minha estante
esse livro é tudinho

Julia 28/03/2021minha estante
ai amiga, sim! ??

nanda 21/04/2021minha estante
Estou um pouco pé atrás por não gostar daquilo de paixão por professor, você acha que isso vai me incomodar na leitura? Vale a pena ler?

Julia 21/04/2021minha estante
Nanda, vale sim! Me incomodou, mas é algo que se resolve no primeiro livro mesmo e (felizmente) a autora tomou a decisão certa sobre o que a Fani faz

nanda 21/04/2021minha estante
Ahhh sim!! Muito obrigada, viu? ?

Lulis 13/01/2022

APAIXONANTE
É minha primeira vez aqui nesse site e eu não poderia escolher outro livro para fazer a primeira resenha!!!

Vamos começar falando da autora! Paula Pimenta você foi uma das pessoas que me inspirou a ler!

Comecei a ler fazendo meu filme lá pra 2017/2018 e eu me apaixonei instantaneamente! Temos uma protagonista apaixonadissima por filmes, uma menina fofa e um pouco confusa de se entender (dona Paula fez um ótimo trabalho retratando uma adolescente)

O primeiro livro se passa todo o drama da senhorita Fani com o....(sem spoilers aqui)!

Em resumo o livro nos ensina que a adolescência não é uma época fácil e que é MUITO difícil crescer.

Recomendo para adolescentes de 14+, mas não sei a classificação certa!

Enfim! Faniquita sempre terá um lugar especial no meu coração e na minha estante

?????
NatiPiccoli 13/01/2022minha estante
Eu amo amo amo. Ansiosa para o filme... Mas com medo ?

Manu.Taylors 13/01/2022minha estante
Esse livro não tem defeitos, to mto ansiosa pra ver o filme

anakkjk 13/01/2022minha estante
EU AMOO!!! tô louca pra assistir o filme

Duda 13/01/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos ? É incrível como a Paula dá vida aos personagens, faz a gente querer ser amiga deles e é tão triste saber que eles não existem.

Isis.Butzke 10/10/2022

PERFEITO
Nunca li um livro tão rápido na minha vida, me fez querer todas as continuações no mesmo dia
A Gabi é a melhor personagem
Ester 10/10/2022minha estante
Tô doida pra ler esse livro

Anna Bia 10/10/2022minha estante
PERFEITO

Leeh 10/10/2022minha estante
Muitooo bom !! Também amo

me.anita 10/10/2022minha estante
esse livro é o mais perfeito do mundoo!!!!!

B 13/04/2020

Fanfic da vida real?
Confesso que pensei que seria mais um livro clichê, bem fanfic.
Mas os personagens são tão incríveis, as histórias que eles vivem são tão reais... Ahhhhh história bem brasileiras, que envolve cinema, romance e vida adolescente. Tem como não se apaixonar?
Iza 13/04/2020minha estante
Oii, sou nova no app.. e tô tendo dificuldade pra entender o app. Como faço pra ler os livros?!

B 13/04/2020minha estante
Oi, pelo app você não consegue ler os livros
Você precisa baixa-los em outro aplicativo ou então ter o livro físico.
O app serve apenas para organização e compartilhamento de opiniões sobre as leituras

Iza 13/04/2020minha estante
Entendi! Obrigadaa

B 13/04/2020minha estante
De nada!

Platina23 05/03/2015

"O que quer que você faça na vida, será insignificante. Mas é muito importante que faça, porquê ninguém mais fará. "
Depois de enrolar esse livro durante minha adolescência e pré-adolescência inteira, agora já batendo a porta da maioridade resolvi dar uma chance a ele e o peguei na biblioteca aqui do bairro. Mas enfim, vou tentar ser bem rápida e direta nessa resenha e me lembrar de tudo o que eu anotei, espero não esquecer nada ^^".

Fazendo meu filme contará a história de Estefânia, ou melhor, Fani, uma garota de 16 anos, mineira, que mudou faz pouco tempo para um colégio de freira porque a mãe ouviu dizer que preparava melhor para o vestibular. Fani tem dois melhores amigos: O Leo( que eu sempre imaginei se chamar Leocárdio e não Leonardo) e a Gabi. Fani tem mais amigos, todos com diminuição do nome como apelido, tem uma tartaruga de estimação, dois irmãos mais velhos e vários sobrinhos ainda pequenos. Mas tudo parece sem graça ou sem sentido ou ínfimo quando comparado com sua paixão por filmes!

Ela tem uma coleção enorme de DVD's que ela chegou a decorar frases que ela gosta ou acha interessante e escreve-las num caderno, em cada inicio de capítulo ela põe uma relacionada com o conteúdo( daí o porque desse trecho de filme no início da resenha). Ir ao cinema três vezes por mês é o mínimo da obrigação como cinéfila! Mas como nada é como desejamos: Fani tem uma vida social, (e bem ativa eu diria) que a impede de só ficar em casa com seus DVD's e seu brigadeiro de panela.

A vida de Fani é a vida de uma adolescente normal( menos pra mim, que tive outro tipo de adolescência, mas ok, voltando ao livro...): ela vai para a escola, tem uma queda pelo professor de biologia, o Marquinhos, está com dificuldade em física e por isso está tendo aulas particulares, faz inglês e academia. Nada que eu não visse no meu antigo colégio. A animação do livro se dá a partir de uma festa dos pais da Gabriela, onde rolou uns champanhes a mais por parte da Fani e resultou até em ressaca e perda da memória do que aconteceu.

Fani acaba descobrindo que durante a bebedeira Leo, que era só um amigo, cuidou muito bem dela e até dançou uma música lenta com ela. Tudo isso começou a gerar suspeitas para Fani e alimentar as que os amigos tinham sobre os dois(porque amigo sempre faz isso ¬¬"). Porém, essa suspeita é logo descartada por Fani já que ela tem o Marquinhos para ocupar seus pensamentos e o seu tempo. De uma forma extremamente stalker e psicótica, ela descobriu o número da casa do Marquinhos e liga para ele de tempos em tempos só pra ouvir ele do outro lado da linha e nunca se identificar (!!!!).

E como toque final para a "quebra da tranquilidade", os pais de Fani querem que ela preste uma prova de seleção para um intercâmbio de inglês, onde ela ficaria todo o terceiro ano fora do país estudando em outro lugar, longe dos amigos e da língua nativa. Todos os amigos ficam animados com essa novidade, menos Leo, que fica muito triste e até se afasta de Fani e começa amizade com a turma de meninas que é uma espécie de "inimiga" de Fani e Gabi.

O desenrolar da história vocês conferem no livro se estiverem curiosos para saber.

O livro começou péssimo! A Fani é uma menina desanimada com tudo e nunca satisfeita com como a vida dela está. Uma das cenas de abertura do livro é ela sendo convidada por uma amiga para sair e ir numa espécie de balada num domingo sendo que no dia seguinte tem aula, ela reclama durante o diálogo inteiro não pela escola, mas porque ela não quer sair ainda mais depois de já ter saído o final de semana inteiro, pobre coitada com programas para o fim de semana :( (leia com sarcasmo)

Daí pra frente eu já tava atravessada com a personagem, e a escrita da Paula Pimenta não ajudou muito. Ela escreve como eu escrevia com meus 12 anos, não como uma menina já nos seus 16, quase 17 anos! Ela repete muito os termos, usa muitas listas, tabelas e coisas banais adicionais que ocupam folhas inuteis, usa de muitos bilhetinhos e mensagens eletrônicas( nada contra, só que esses dois mais parecem cartas de tão grandes! Como eles enviavam isso sem ninguém ver??), e só mais pro final do livro que assuntos realmente mais sérios e graves foram mostrados no texto. Eu peguei o livro, achando que o conteúdo seria coerente com a idade da personagem e me enganei, ele se valeria muito mais para meninas de 12 até uns 14 ou 15( não sei se eu leria ou mesmo gostasse do livro se tivesse lido com 16...., mas talvez com alguém ainda desse).

Mas tudo bem, talvez eu só não tivesse gostado disso por não ser o círculo que eu frequentava na escola, e sim aqueles que eu escutava as fofocas e evitava por não ter nada em comum. Eu ficava lendo mangá, lendo Jane Austen e curtia cinema e animação oriental, ou seja, por mais que eu gostasse de filmes como a Fani e de música como o Leo, não seria amiga deles na escola, não havia identificação. Daí o livro foi se arrastando para mim em meio a todo o mimimi de vida adolescente e drama forçado. Os amigos dela(com exceção do Leo) eram descrito muito superficialmente ou eram tão genéricos que eu nem me dava ao trabalho de decorar nome( ou mesmo de lembrar que importância tinha na história).

Enfim, o livro foi um desastre enorme nas leituras do ano! Eu vou ler o resto da série mais por obrigação e honra do que para saber o que acontece depois, até por ter aqui perto de casa e eles serem livros bem rápidos de se ler devido a todos os e-mails, mensagens, listas e coisas do tipo. Recomendaria pra quem está na faixa etária que eu falei mais pra cima, ou pré-adolescente que estão começando a ler. É interessante citar também a interação com internet pelo site da série dos livros.

site: http://livrosenipon.blogspot.com.br/2015/03/resenha-fazendo-meu-filme-1-estreia-de.html
stephb 05/03/2015minha estante
Você ainda lê as coisas por honra e obrigação? haahaha Desapega, vai!
Eu achei esse livro meio complicado, porque colégio não é uma coisa que eu me lembre com carinho. Detestava e esse tipo de cousas de "adolescente normal" nunca bateram na minha porta, então fica tudo meio vago, meio conto de fadas ou filme da Disney. Eu gostava da narrativa da Paula Pimenta, mas não posso dizer que amava porque terminei o primeiro livro e provavelmente parei ali.

Platina23 06/03/2015minha estante
kkkkkk, não posso! Sem a minha palavra e honra, não tenho nada( e isso é sério, pq dinheiro tá difícil!).
Mas realmente colégio não é uma coisa mt legal de se tratar -.-" Agora q já passei por isso fico meio com receio de ver qualquer coisa que tenha High School no meio. E a Fani não é nada da minha vida adolescente! Ela deveria ser aquela que eu via no corredor, no máximo. E aquele papinho de princesa da disney e a narrativa da PP tava me irritando Y.Y Fiquei triste por não ter gostado

stephb 07/03/2015minha estante
Eu te entendo! Eu também fico triste quando não gosto de algo tão querido... =/ Mas ninguém pode se obrigar a gostar de nada. Mas você pegou todos os livros de uma vez? Ou você tá pegando aos poucos? Se você pegou todos, leia-os. Se não, procure por B. Traven na biblioteca. Li dois contos dele hoje, não são bem meu gênero, mas você talvez adore. Sem falar que o autor em si é uma peça, ninguém até hoje descobriu ao certo quem ele(a) era. Eu até te emprestava o que eu tenho aqui, mas eu peguei da biblioteca da facul =[

Platina23 07/03/2015minha estante
Vou ler aos poucos, até pq tenho outros livros q estão mais atrasados aqui em casa e os q eu tenho q ler pro vestibular, então esses vou ler aos poquinhos. Mas valeu pela dica do autor ^^d, já vou ver se acho algum conto dele(a) pra ler, e esse mistério sobre quem ele é torna a coisa td mais interessante ;)

Liv =) 03/10/2022minha estante
aaaaaaaa?

mah :) 03/10/2022minha estante
Aaaaaaaaa?

Larissa.Tauanny 04/10/2022minha estante
Onde tem pra ler? pq não consigo abrir nesse app

mah :) 04/10/2022minha estante
Eu li ele no físico, o Skoob não é pra ler livro é só pra comentar sobre suas leituras. Mais se vc estiver interessada em ler o livro vê se vc acha algum pdf desse livro ?

Bela 20/09/2021

Fazendo meu filme 1
PAULA PIMENTA VOCÊ ME PAGA! Mas sendo séria agora, que livro!!! Ele me prendeu do começo ao fim e foi o livro que eu li mais rápido nesse ano.

Tive muitos momentos de ódio(pelo Leo), mas ri bastante também, morri de amores pelo Leo e pela Fani.

Já quero os próximos livros porque tô ansiosa de como vai ser todos os planos da Fani
Lara 20/09/2021minha estante
ue pq q vc teve raiva do Leo?

Bela 20/09/2021minha estante
Em algumas atitudes dele, eu tive raiva, de resto, só amor

Lara 20/09/2021minha estante
nossa pra mim nesse livro ele é só amor KKKKKKKK raiva mesmo é no 3, q apesar n fez sentido nenhum

_antunescamilla 08/08/2020

Fazendo meu filme: A estreia de Fani
"Eu não tenho um filme preferido, cada um deles tem uma cena especial, um momento que faz com que eu deseje ser a protagonista, que anseie que minha vida seja tão emocionante e colorida como a delas"

Fani é uma adolescente brasileira, apaixonada por cinema, que está no segundo ano do ensino médio e tudo muda quando ela tem uma oportunidade de fazer intercâmbio. Ela fica na dúvida entre continuar na sua zona de conforto com sua família e amigos ou embarcar para um país totalmente diferente e conhecer um mundo completamente novo.

Ler esse livro me fez viajar no tempo, de relembrar minha época na escola e viver tudo aquilo de novo. Amores platônicos, bilhetes passados na aula, conversas no MSN, tensão nas provas, desilusões amorosas, grandes amizades e etc.

A leitura é rápida, gostosa e a cada capítulo terminado você quer mais. Me vi em muitas características da Fani, ri em várias situações parecidas com a minha realidade na época. Amei acompanhar a amizade dela com a Nathalia e a Gabi, e ainda me apaixonei pelo Leo!

Uma das coisas que eu mais amei são os trechos de filmes no início de cada capítulo que da uma ideia do que esta por vir e que me deixava ainda mais curiosa.

Simplesmente amei esse livro, amei acompanhar esse primeiro capítulo da estória da Fani e já estou ansiosa para o próximo!

"Nesta sala de embarque, eu não sei o que vai acontecer de agora em diante, apenas que - neste momento - este é o melhor final feliz que eu poderia escolher para mim."
Caio César 08/08/2020minha estante
Resenha perfeita!!!

luizavaleiro 08/08/2020minha estante
amei essa resenha! sem spoiler e me deixou com muita vontade de ler o livro!!! muito bem escrita ?

nanda_enfimresenhei 08/08/2020minha estante
Arrasouuuu! Essa estória é tudo! ??

Thalita382 05/03/2022

Releitura
Fazendo meu filme foi o primeiro livro que eu li, foi o livro que me fez apaixonar dela leitura e descobrir esse universo perfeito, não tem nada que possa me fazer perder o encanto, faz mais de 10 que li a primeira vez e apesar de lembrar vários momentos, chorei e surtei muito!! Hoje aos meus olhos mais maduros vejo sim alguns temas problemáticos, mas a ligação com essa história é tão grande que não consigo diminuir meia estrela!
isaaab 05/03/2022minha estante
oi! desculpa incomodar,mas a senhora recomendaria pra uma criança de 10 anos? minha irmã vai fazer ,e qria dar o box pra ela??(e desculpe se o seu pronome não for ela/dela)

Thalita382 05/03/2022minha estante
Oiii, de acordo com a o que eu vi na internet é legal a partir dos 12 anos, no primeiro livro a protagonista tem uma paixonite pelo professor de biologia e tal, ela já tem 16 anos e vive como se fosse maior de idade, é uma ótima história mas eu pensando em mim com 10 anos acho que ainda não, nos próximos livros ela ainda se descobre sexualmente oq não é interessante pra uma mocinha de 10 anos ler! Acho que Harry Potter é uma boa, é super atemporal, mas também veja algumas resenhas no YouTube! Espero ter ajudado!! ??

isaaab 06/03/2022minha estante
aaaaa muito obrigada!

Maria Paula 08/08/2013

Romance inocente.
Um dia, na biblioteca, encontrei Fazendo Meu Filme.Eu pensei em ler pro projeto de Literatura. Aí, minha melhor amiga chegou e começou a pirar,Ela disse que a prima tinha lido e que parecia ser bom.Ela decidiu esconder, e ler depois.
Por fim, não adiantou nada por que uma garotinha achou e pegou emprestado!Umas duas semanas depois EU achei e escondi para que EU lesse. Mas por impulso mostrei para minha amiga e ela pegou. Depois que la terminou eu li, e simplesmente me apaixonei!
É uma história inocente, fofa, a Fani é simplesmente impressionante!
Me encantei e alguns meses depois comprei o segundo livro, até hoje eu minha amiga brigamos por que ela insiste que ELA encontrou o livro! kkkk
Júlia Gomes 10/08/2013minha estante
Mas fui eu que encontrei!vc me chamou de melhor amiga que owt *--*

Maria Paula 10/08/2013minha estante
Eu encontrei, você escondeu, a menina pegou, eu achei e escondi para ler, não aguentei e te entreguei

Júlia Gomes 11/08/2013minha estante
Eu encontreeeeeiii primeiro!!!!!

CarolDamaso 05/02/2021

Se alguém achar meu psicológico, pf me trás de volta.
Fani (Estefânia) é uma garota normal de 16 anos. Ela gosta de ir no cinema, colecionar DVD?s, ir pra festas e afins.
Como toda adolescente ela tem amigos, que só em si, já ganham o livro (Gabi e Natália cof cof). São eles: Gabi, Natália, Rodrigo, Priscila e Leo- não preciso dizer nada-
Com o passar do tempo, surge uma oportunidade para ela fazer um intercâmbio, e ela o que ela faz: se inscreve.
Mais pra frente, ela entra em conflitos com personagens, a gente fica com raiva, muita raiva e da vontade de socar o livro ( ou o Kindle, sla).
Li esse livro por uma recomendação de uma amiga (cof cof @marina cof cof) é essa livro é maravilhoso, você perde o psicológico no final e te faz ficar sedento por mais.
(Sei que essa resenha foi curta, e me desculpem por isso, as próxima seu juro que faço maiores)
Até a próxima resenha!
Alberto.Tisbita 07/02/2021minha estante
Essa resenha tem volume perfeito: sem tirar, nem pôr.

CarolDamaso 07/02/2021minha estante
Aiii, vlw

Vitória 08/02/2021minha estante
Aaaa ameei, sdds de ler Paula pimenta, tds os livros dela são perfeitoss ??

Bennet 13/02/2014

Abandonei! Mas o livro é bom!
Por favor! Não me atirem pedra!

Abandonei este livro por uma única causa: Ele é para o público adolescente ou para leitores que gostem deste estilo.

Eu não sou uma coisa nem outra. (risos)

Foi uma leitura inicial rápida e até divertida, mas não era o que eu buscava.

Não é um livro ruim! Fui eu que não curti tanto.

Abraços

www.booklover.com.br

site: www.booklover.com.br
Marcella Castro 09/04/2014minha estante
Concordo com você! Com um único 'porém', comigo a leitura nem divertida foi, rsrs! Não consigo entender como adultos conseguem se envolver com um contexto tão infantil, e olhe que sou altamente romântica, adoro romances e chick lit, mas o público alvo são os adolescentes e se eu fosse adolescente com certeza amaria o livro, mas hoje é mimimi demais pra meu gosto! rsrs Qualquer coisa a Fani chora, qualquer coisa a amizade está acabada... já fui mais ou menos assim, quando era adolescente, mas não tão chorona quanto a Fani, rsrs! Tem adultos que dizem: "Ah, mas é ótimo relembrar a adolescência, dá uma saudade daquela época". Acontece que eu não era tão dramática quando a Fani, rsrs, então até na minha adolescência eu era mais madura, vai ver é por isso que não consigo sentir esse sentimento nostálgico ou porque eu prefiro relembrar minha própria adolescência do que revivê-la através de um livro. Bom, não sei! Mas sim, o livro é bom, é bem escrito, só não me envolveu por ser muito bobinho! :)

Bennet 11/06/2014minha estante
Querida! Você falou tudo!!! É por aí mesmo Marcella!

Bia 22/02/2015minha estante
Também não gostei muito do livro. E olha que eu SOU adolescente, mas concordo com o que a Marcella disse. Eu nem me identifiquei, nem me envolvi e ainda acho a história boba.

moni 19/04/2022minha estante
aaaa q bom q tu gostou?

moni 19/04/2022minha estante
mtoo bom msm

tha 19/04/2022minha estante
os livros só melhoram ???

gegelica 12/10/2021

de aquecer o coração
Paula Paulinha o que vc fez nesse final????? o livro tava ruim no começo, mas aí o meio ficou interessante, mas o final, O FINAL, meu pai que final clichê porém bem bom sério, aaaaaahhhh eu amei, leiam(será que vende um Leo na shoppe?).
FER 12/10/2021minha estante
Eita o segundo o começo tô passando raiva kkkkk tomara que dê tudo certo no final da série....

Sky 19/10/2021minha estante
Tô lendo agora e o começo realmente me irritou um pouco,mas tem tanto comentário positivo,vou continuar

FER 19/10/2021minha estante
Simm eu tbm pretendo ler todos