Brida

Brida Paulo Coelho

Resenhas - Brida

Maria.Barreto 28/01/2023

Uma leitura encantadora. Cheia de superstições e crenças. Incluindo rituais,iniciação e acima de tudo muito amor.

Lívia.Beatrice 18/01/2023

Um livro para se plantar e colher os frutos
Paulo Coelho começa o livro afirmando se tratar de uma história real, porém com os nomes alterados para não haver exposição de imagens. Brida foi o nome escolhido para esta protagonista que sente uma necessidade sem controle de conhecer os seus caminhos pela magia.

"Quando alguém encontrar seu caminho, não pode ter medo. Precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada."

Em Dublin, Brida busca guias espirituais, e através deles conhece a tradição da Lua e tradição do Sol:

O Mago a ensina sobre a tradição do sol e a ajuda a vencer os seus medos.

A professora Wicca a instrui sobre os conhecimentos e rituais na tradição da lua.

Enquanto pratica os rituais e convive com o Mago e Wicca, Brida entende que é uma bruxa, e acaba também encontrando sua “Outra Parte”.

"Você nunca será minha, e por isso terei você para sempre. Você foi a esperança dos meus dias de solidão, a angústia dos meus momentos de dúvida, a certeza de meus instantes de fé. Por que eu sabia que minha Outra Parte ia chegar um dia."

Este livro não se trata apenas de uma busca, mas também uma luta com suas limitações, medos, conflitos e angústias. Brida atravessa caminhos que jamais sonhou, como conhecer a respeito de suas vidas passadas, entender a história das bruxas e como deve honrá-las agora que se conhece como uma.

Não posso deixar de comentar que, como todos os livros de Paulo Coelho, o livro é uma avalanche de lindas frases, repletas de ensinamentos.

“Há pessoas que fazem do amor uma construção, criam uma base sólida e vão criando um prédio, que, depois de pronto, é abandonado. Porém, há outras que fazem do amor uma plantação que exige cuidados, atenção, água, adubo sempre. A construção leva tempo para que se conclua, mas a plantação é eterna e nunca tem final, pois, depois da colheita, há sempre mais frutos.”

Para finalizar, vou destacar uma frase que acho interessante que todos nós possamos refletir:

"Toda cidade tem sempre um "lugar mágico", um lugar onde costumamos ir quando precisamos pensar sério a respeito da vida."

Qual é o seu lugar?

Aproveitem!

Bia 17/01/2023

Leitura gostosa
Cativante, espontâneo e leve. Me peguei extremamente envolvida em muitos momentos ao compartilhar momentos com Brida em sua busca pessoal: a curiosidade que move seu mundo e a levou pelos caminhos que devia, seu encontro consigo mesma e com suas vidas passadas e, principalmente, o entendimento no meio de sua jornada de que ela não precisava saber quem era sua Outra Parte. Buscava conhecimento e conexão acima de tudo, e encontrou tudo que precisava no momento (tenho certeza que ela ainda estaria muito afinca em seus estudos e sendo uma Mestra extraordinária para seus discípulos no mundo da bruxaria).

andie.lira 10/01/2023

brida
sinceramente, comecei esse livro um tanto intrigada com a abordagem, mas depois que terminei ele, senti que precisava ler de novo, todas as pessoas que estão em sua busca espiritual deveria ler brida, é surreal.

Sinayzita 06/01/2023

Paulo Coelho, parabéns
Tô relendo esse livro e já no começo lembrei de todas os sentimentos que tive,a história e incrível do começo ao fim,eu acho esse livro maravilhoso e incrível,o escritor então nem se fala, paixão total pela sua inscrita. Brida sabe que tem potencial e uma mulher forte,se conectar com vc,com o mundo, algo que toda mulher feiticeira tem,poder.

Júlia 11/12/2022

Revisitando a leitura
Reli este livro esse ano, durante uma viagem e foi um momento de reconexão interior. É uma história tocante e mágica. Recomendo.

Pietra.Chiquetto 07/11/2022

eu não tenho palavras pra expressar o quanto eu amei esse livro, o quanto ele mudou muita coisa no meu jeito de pensar e no quanto eu amo a mente do paulo coelho.

é simplesmente perfeito.

Mirella Falcão 04/11/2022

Esse é o 7° livro que leio, dos 19 que o Paulo Coelho publicou.
Li o primeiro livro dele quando tinha uns 12 anos. O diário de um mago. Sempre gostei de histórias fantásticas, com magos e bruxas, herois em sua jornada mística. Paulo Coelho então foi um bálsamo na minha adolescência.

Os livros dele são todos sobre jornadas pessoais na busca por entender a si ou ao Universo. São livros que reúnem sabedorias e ensinamentos ancestrais europeus, escritos no formato de romance.

Brida não é diferente.

A história da jovem, baseada em uma mulher que Coelho conheceu no caminho de Santiago de Compostela, diz respeito a sua iniciação à Tradição da Lua. Ela quer se tornar bruxa e procura o caminho para tal. No meio disso, aprende sobre o amor e sua importância para o ser humano.

Talvez o mais legal desse livro seja a reprodução fiel dos rituais Wicca. Os transes, rituais, o Sabbat. Todos são escritos lindamente. E é muito didático, já que todos são inseridos no romance de forma orgânica.

Eu só indico essa leitura pra quem, como eu, curte entender mais sobre o lado invisível do Universo. Ou ainda quem gosta de se espelhar nas narrativas biograficas para transformar a si.

Não foi a melhor até agora, mas curti. Paulo Coelho sempre me traz boas memórias e essa é mais uma delas.
Kio 29/07/2023minha estante
Esse é o meu 6o, e também não é um dos meus favoritos. Mas gosto do jeito que ele escreve. No ensino médio tentei ler, mas não gostei. Agora amo de coração. A idade chega pra todos...

Mlac 26/10/2022

Interessante.
Foi meu primeiro contato com o autor e acabei me surpreendendo, e uma história muito bonita e foi gostosinho acompanhar a história da personagem principal, a narração é em 3 pessoa sendo o autor contando a história dos personagens. O final foi um pouquinho fraco, tenho que admitir que não entendi muito bem o que aconteceu ali. Mas no contexto geral e um bom livro, rapidinho de ler e imersivo.

Goodevyning 17/10/2022

Minha primeira experiência Paulo Coelho
Esse foi o primeiro livro do autor que eu li na minha vida. Achei uma leitura gostosa e muito reflexiva com pontos muito interessante sobre a nossa passagem nessa terra - se você não é muito religioso talvez não seja uma boa leitura para você. Apesar de não entender 100% sobre o misticismo que cerca o livro e achar algumas coisas um pouco misturadas (cristianismo e magia) ainda assim gostei da leitura.
Além disso, o enredo é bom e os capítulos são curtos, o que torna a leitura muito fluída. Gostei muito dos personagens apresentados e me identifiquei com a Brida em alguns pontos.
Apesar do final não ter sido como eu queria (???) eu consegui compreender as intenções dos personagens.
Ademais, recomendo para todos que procuram uma leitura leve com boas reflexões.