Onze minutos

Onze minutos Paulo Coelho

Resenhas - Onze minutos

Andressa.Magalhaes 27/04/2024

Bomba
Eu defendo o Paulo Coelho sempre que posso, mas aqui não deu.
História clichê, tediosa, estereotipada e mais tudo de ruim.

23/04/2024

Como descrever n sei ...
Esse livro em si é MT bom , a história que ele passa é incrível, acho q tira a visão distorcida que temos sobre essas mulheres.
Porém sinto, que o livro ainda é MT vago em alguns aspectos, n sei se essa era a proposta que o autor queria pro livro. Mas ele é bom , demorei um pouco pra ler pq tô em uma fase da minha vida q leio muito mais n em uma velocidade mtt rápida.

Acho que onze minutos me deu uma perspectiva nova pra vida, msm. Tendo lido ele bem nova, considerando que só tenho 15 , mais n sei se a uma idade certa.

Porém leiam ele é bom , me prendeu bastante sendo verdadeira, só achei q ele n Mércia um 5 pq n é taoooo bom assim, sendo bem crítica acho q ele merecia um 3.5 do q um 4 mais ele é bom bjss .

mari.rsp 17/04/2024

Minha resenha sincera: é bom.

agora vou encher linguiça sobre

então, li na adolescência e gostei mto, aí li hj e gostei tbm então é bom bjs

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Achei bem interessante contar a história da Maria, mas achei um pouco cansativo, talvez uma releitura no futuro.

Craotchky 10/04/2024

Uma simples resenha
Publicado em 2003, o livro Onze minutos me parece um até seu meio, e quase que outro depois ele. Enquanto narrativa, o texto de Paulo Coelho (ou Paul Rabbit hehe) é simples, direto e econômico. De início o livro se mostra bastante comum, de fácil leitura e assimilação. No entanto, a partir de mais ou menos a metade e sobretudo após a protagonista Maria conhecer o pintor, a obra ganha outras nuances e aprofunda as questões até então apresentadas apenas ligeiramente. Praticamente tudo que vou abordar no resto deste texto vale principalmente para a referida segunda parte da história.

A obra acompanha sua protagonista: Maria. O livro aborda coisas como a busca de significado, o lugar de pertencimento e o processo de autoconhecimento. Entre outros tópicos, o amor e o sexo estão bastante presentes aqui; Maria tenta entender em que medida eles se relacionam, se diferenciam e se confundem. De um lado o sentimento romântico, de outro o ato físico. Qual é o papel de cada um na conjunção que resulta em um relacionamento saudável e pleno, não só entre os amantes, como também na esfera individual de cada um deles?

É interessante observar o trabalho do autor na medida em que retrata uma protagonista feminina, muitas vezes se colocando no lugar dela, e fazendo o exercício de tentar pensar como uma mulher veria determinadas situações e ideias. Nesse sentido, intercalados na narrativa, há muitos trechos de diários da própria Maria, ocasiões nas quais Paulo Coelho assume uma voz feminina bastante pessoal em primeira pessoa. É impossível deixar de considerar isso: trata-se de uma autor ousando se aprofundar em uma visão bastante feminina do mundo.

O livro gera reflexão. A longo de toda a extensão da obra Maria parece estar em busca de si mesma, tentando organizar e entender a melhor forma de se viver. Percebe-se um processo de maturação da personagem ao longo de sua trajetória, e o autor é razoavelmente hábil em conduzir esse desenvolvimento. Além disso tudo, outra dimensão trabalhada é a dissonância entre o que às vezes esperamos da vida, e o que a vida em sua cruel realidade nos oferece.

Outras questões desenvolvidas são: a reivindicação do prazer sexual da mulher e o sexo para além da epiderme dos corpos, o que quase escorrega para uma esfera levemente mística: uma noção de relação sexual que o autor chama "o sentido sagrado do sexo", isto é, uma conexão mais profunda entre as duas pessoas envolvidas. Enfim, penso que Paulo Coelho conseguiu trazer boas reflexões sobre tópicos sociais e culturais relativos à mulher, diante de uma sociedade que almeja transformação. Diria que vale a pena a leitura, sobretudo pela metade final.

DUAS CURIOSIDADES:
• A história contada pelo romance é baseada em uma mulher brasileira que Paulo Coelho conheceu em Genebra, Suíça.
• Durante o livro algumas referências, como o mito dos andróginos de Platão e o livro A vênus das peles, de Sacher-Masoch, são trazidas à tona. Entre elas há uma menção a Renaldus Columbus (1516 - 1559), anatomista que no século XVI descobriu o clitóris. Existe um bom romance histórico que narra essa descoberta: O anatomista do autor argentino Federico Andahazi. Li este livro em 2015 e até fiz uma breve resenha.
Karen.V 10/04/2024minha estante
A simplicidade, muitas vezes, é alma da genialidade, e a forma como você apresentou sua resenha é um testemunho disso ??????

Craotchky 10/04/2024minha estante
Ah, muita gentileza sua, K. Muito obrigado!!

I Danielle I 10/04/2024minha estante
Adorei a resenha e as curiosidades Filipe, deu vontade de reler Paulo Coelho.

Craotchky 10/04/2024minha estante
Muito obrigado, Dani! Aproveite a releitura quando acontecer.

J. Silva 11/04/2024minha estante
Não tive a oportunidade de ler Paulo Coelho. Essa obra seria uma boa entrada?

Craotchky 11/04/2024minha estante
J, não li tantos assim. Até acho que este livro pode ser uma porta de entrada, mas, não tenho certeza, talvez não seja uma obra tão Paulo Coelho. Penso que aqui ele foge das características que mais identificam ele, sobretudo aquelas que orbitam o lado místico, Acho que é um livro diferentão do autor.
Ao mesmo tempo, considerando os quatro que li dele, todos possuem textos bem simples e tranquilos. Nesse sentido, creio qualquer que seja a escolha, nenhum livro dele será exigente ou difícil. Uma outra opção seria Veronika decide morrer quem sabe.

Regis 11/04/2024minha estante
Nunca tive vontade de ler Paulo Coelho, mas gostei muito de sua resenha, Filipe.??

Craotchky 12/04/2024minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Gizz!

Mano Beto 13/04/2024minha estante
Nunca li Paulo Coelho. Pra variar, arrasando na resenha novamente.

Craotchky 13/04/2024minha estante
Muito obrigado pelas palavras, Mano.

Cíntia Gusmão 16/04/2024minha estante
Esse livro me marcou de muitas formas, foi meu primeiro contato com o autor e a sua resenha ficou muito boa e acho que a minha conclusão é bem parecida com a sua

Craotchky 16/04/2024minha estante
Muito obrigado pela leitura e comentário, Cindy. Muito bom saber que você viu o livro de forma semelhante, pois o teor da obra faz com que a percepção feminina sobre ele seja talvez mais importante e crítica que a visão masculina. Que bom que convergimos então.

mandinea 02/04/2024

Um romance diferente...
O livro é muito bem escrito, como todos do autor, de início parece uma história simples, porém interessante, que nos prende pois sempre queremos saber o que irá acontecer qual a personagem conseguir alcançar tal objetivo que a permitirá fazer o que era proposto, porém, existem várias surpresas nessa jornada e até no último segundo se torna surpreendente.

rayana27 01/03/2024

Onze Minutos
É uma obra fascinante de Paulo Coelho que explora temas profundos como amor, sexo e espiritualidade. A história segue Maria, uma jovem brasileira que embarca em uma jornada de autodescoberta ao se tornar uma prostituta em Genebra. Ao longo de suas experiências, ela confronta suas próprias crenças e conceitos sobre o amor e a felicidade.

Kah 18/01/2024

Reflexiva
Foi minha primeira experiencia com Paulo Coelho e foi bastante válida. Engraçado que em vários momentos da leitura me vinha à mente a minha música favorita do Raul Seixas: A maçã; pesquisando vi que o Paulo participa da cançao.
Em um tom melancólico conhecemos a história de Maria, uma menina de inicio, romantica, sonhadora, busca por um amor de conto de fadas, mas que muito logo é confrontada com a realidade e frustrações dos relacionamentos e passar a ser desiludida do amor.
Em busca de viver seus sonhos e nao deixar oportunidades passarem, Maria vai para Suíça, e la levada por circunstâncias torna-se prostituta. Vive bem ?confortável? com sua escolha, so esperando juntar dinheiro necessário. Pensa conhecer tudo sobre os homens e sobre o sexo, até novamente ser confrontada pela aparição de um certo homem.
E o que passar daqui é spoiler!

Livro bom. Escrita agradavel. Atribuí 4 estrelas pq algo em meu coração me diz que esta ainda nao é a obra prima do Paulo Coelho, e eu prefiro guardar maiores notas a novas leitura do autor.

Lua 04/01/2024

AMEI
Meu namorado encheu o saco pra eu ler esse livro, eu amei a história desde o início me cativou muito, conseguia enxergar os detalhes, de cada rua, cada lugar, mesmo sem ser visitado Suíça. E o melhor, foi o final, aquele final que deixa nosso coração bem quentinho. Amei nota 10.

Carina 27/12/2023

Surpreendente
Eu amo como os livros do Paulo Coelho sempre me levam a refletir sobre temos que parecem tão distantes, só que na verdade são parte da vida cotidiana.
Essa história nos faz pensar sobre autoconhecimento, vulnerabilidade, viver aventuras; sobre como tudo pode dar errado na vida e como tudo, ainda assim, pode terminar dando muito certo.

lua 24/12/2023

Mais que onze minutos, uma vida inteira
"E o ser humano pode tolerar uma semana de sede, duas semanas de fome, muitos anos sem teto, mas não pode tolerar a solidão. É a pior de todas as torturas, de todos os sofrimentos."

Esse livro, principalmente a protagonista, falou comigo muito profundamente. Maria é uma personagem extremamente humana (talvez porque é baseada em uma pessoa real) e consigo entender bem os seus medos, desejos e sentimentos. Mas pra além da experiência que ela viveu, todas essas indagações sobre o sentido da vida, o significado do sexo e suas descobertas sobre a sexualidade feminina, além da forma que ela se relaciona com o ambiente em que vive... tudo isso me rendeu reflexões pessoais também e muitos trechos sublinhados.

Acho que é uma leitura que talvez não agrade a todos, principalmente pelo seu tema. Alguns devem achar o livro é meio piegas no fim, mas eu, particularmente, curti bastante a leitura.

Márcia 10/12/2023

Dura só onze minutos?
O livro é de 2003, portanto bem antes do ?Cinquentas tons de cinza?. Paulo coelho, em ?Onze Minutos", procura escrever sobre sexo. E, sim, nele há cenas de sadomasoquismo, bem antes do sucesso de E L James. Para escrever a história, Paulo, ao que parece, se baseou em uma história real. Ele cria Maria, uma brasileira de 22 anos que se torna prostituta na Suíça. Nas palavras finais do livro, ele esclarece que ?para escrever sobre o lado sagrado, era necessário entender por que ele tinha sido tão profanado?.

Vou usar dois trechos do próprio autor para expressar a tese do livro. As pessoas ?Faziam regimes, usavam perucas, ficavam horas no cabeleireiro ou em academias de ginástica, vestiam roupas insinuantes, tentavam provocar a centelha desejada ? e daí? Quando chegava a hora de ir para a cama, onze minutos e pronto. Nenhuma criatividade, nada que levasse ao paraíso; em pouco tempo, a centelha já não tinha mais força para manter o fogo aceso (p. 152/3).

?E por causa desses onze minutos em um dia de vinte e quatro horas (considerando que todos fizessem amor com a esposa todos os dias, o que era um verdadeiro absurdo e uma mentira completa), eles se casavam, sustentavam a família, aguentavam o choro de crianças, se desmanchavam em explicações quando chegavam tarde em casa, olhavam dezenas, centenas de outras mulheres com quem gostariam de passear em torno do lago de Genève [...] (p. 101).

Só que com Maria os onze minutos adquirem outro significado. Na prostituição, ela descobre que há clientes especiais que, além de pagarem o triplo, escolhem a dedo a sua companhia e não pensam só nesses Onze Minutos. É o caso de Half Hart, que se apaixona por ela e corre para o aeroporto em busca da amada que tinha decidido voltar ao Brasil. Achei muito clichê esse final, coisa de filme piegas que nunca correspondem a realidade.

Bom, parece que fui muito teórica no meu comentário, mas há algo mais no livro e quem o ler encontrará. Nas palavras do próprio autor, o livro narra ?a busca do sentido sagrado do sexo?.

Rê Bastos 08/12/2023

Era uma vez uma prostituta chamada Maria...
Aqui temos a história de uma moça ingênua, do interior do nordeste brasileiro, que em uma viagem para o Rio (a viagem dos seus sonhos), conhece um empresário que a chama para ser dançarina na Suíça.

Todo o contexto se desenvolve a partir daí. Maria se mostra uma mulher inteligente que sabe se virar muito bem, mesmo estando em uma terra em que não sabe nem mesmo falar a língua local.

Sobre os personagens, eu gostei muito da Maria e do Ralf, até mesmo do Milan. Agora, o Terence é maluco, pqp kkkkkkkkk

Vale a pena a leitura.
É bem na pegada de Paulo Coelho mesmo, com todas aquelas filosofias e ensinamentos que estamos acostumados.

Gostei demais!

Bella 13/11/2023

Incrível!
Primeiro livro que leio do autor Paulo Coelho e eu adorei! Escrita perfeita e delicada.
O livro conta a história de Maria, uma mulher do interior do Brasil, que acaba indo morar na Suíça.