Primavera num espelho partido

Primavera num espelho partido Mario Benedetti

Resenhas - Primavera Num Espelho Partido

Alice 13/08/2022

Esse tema sempre deixa um gosto amargo para mim e esse livro consegui tratar tão poeticamente e mesmo assim de uma maneira tão diferente, a intercalação da narração deu um toque a mais e aprofundou bem como os personagens foram afetados por tudo. Apesar disso detestei o romance que foi enfiado, causou uma quebra para mim que foi difícil entender que era meu incômodo a isso e gerou uma tensão sem qualquer apelo para mim, porque era mais importante outras coisas, na minha opinião é claro. Adorei as narrações da Beatriz e do Dom Rafael, mas a narração final do Santiago, foi a cereja do bolo para mim.

mias0 09/08/2022

Foi uma leitura que iniciei para as aulas de espanhol, e me surpreendeu grandemente. Se fosse uma leitura por escolha própria, provavelmente não escolheria esse livro por agora, mas me sinto grata por feito essa leitura.

A história de Santiago nos leva a um local nada confortável, por sabermos que apesar de se tratar de uma ficção, é muito mais real do que parece.

PaulaFrancoNetto 03/07/2022

Santiago é um preso político que vive iludido na prisão enquanto a vida de sua esposa e sua filha seguem no exílio na Argentina. Coisas surpreendentes acontecem ao longo dos 5 anos separados. O final merece um novo livro!

Isadora 25/04/2022

Um foco diferente
Apesar de se passar no período ditatorial, Primavera num Espelho Partido foca na tristeza, medo e melancolia que envolvem a prisão e o exílio. Algo diferente de tudo que já li pois antes sempre topava com protestos e torturas. Aqui não. A tortura aparece através dos sentimentos dos personagens.

Santiago, preso político há cinco anos, sobrevive a prisão romantizando tudo em sua cabeça, sonhando com a família quando finalmente for libertado.

Graciela, sua esposa, está em um mix de emoções pois o exílio tirou muitas coisas dela, inclusive, o amor ao marido.

No meio dessa trama estão Rolando ( grande amigo do casal), Beatricita, dom Rafael e até mesmo o próprio escritos, que, em meio a trama principal, preenche o livro com seus relatos sobre o afastamento obrigatório do Uruguai.

Um livro de leitura difícil e pesada, o ? peso? da ditadura está constantemente presente e algumas vezes a leitura toma o fluxo do pensamento do personagem, assim como acontece em ? As Meninas? de Lígia Fagundes Teles.

Benedetti encerra a escrita de forma que o leitor fica se perguntando ? O que acontece depois??. E isso, na minha opinião é o que torna a história sensacional.

leiturasdabiaprado 21/04/2022

Um livro sobre a ditadura uruguaia, exílio, prisão política, família e amor...
Sobre laços de amizade, sobre admiração... mas também sobre o tempo, sobre a vida na prisão e a vida que segue no exílio!
Narrado em cinco perspectivas diferentes, uma delas a de uma criança de 09 anos que vive exilada na Argentina com a mãe e o avô enquanto o seu pai é mantido como preso político no Uruguai!
Um livro que muitos deveriam ler para entender o peso de um governo ditatorial!
A história de Santiago, o preso político, termina com vida e reencontro familiar, mas não podemos nunca esquecer que várias outras continuam obscuras e apagadas nos porões das ditaduras, sejam elas no Uruguai, no Chile, no Brasil...
Por isso, temos que gritar e ecoar: Ditadura nunca mais!!!

Ste 26/01/2022

Me envolvi demais com a história! A alternância entre os pontos de vista tornam a narrativa mais interessante! Os meus capítulos favoritos foram o da Beatriz, ri absurdos!

@acumuladoradelivros 22/01/2022

Pra mim uma leitura muito emocionante, poética, linda e dolorida. Mas que julgo definitivamente não ser um livro pra todos. Além de uma narrativa com variados pontos de vista em alguns momentos ela também vem em fluxo de pensamento e pode deixar a pessoa um pouco perdida. E obviamente o fato de ser um enredo claramente militante, portanto, não é pra todo mundo.

Bianca 25/12/2021

Profundo
O livro trata sobre a ditadura do Uruguai e é pontuado por diários reais do autor. Profundo, triste, necessário. Pra nunca esquecer, para nunca mais acontecer.

Anna Araújo 18/12/2021

Foi bem difícil entrar na história e compreender tudo com tantas narrativas diferentes. O início eu li bem arrastado.

Fresta0 09/12/2021

Das ditaduras, fala-se muito, e justificadamente, da brutalidade, da tortura e da liberdade roubada. Mas uma névoa, silenciosa e doída, também encobre o preso político e seus familiares: a ausência. Uma falta cotidiana e duradoura, imposta pelo tempo de exílio. Para o dissidente são as lembranças que carregam os dias; mas para quem o espera do lado de fora das grades, o movimento da vida se encarrega das mudanças para as quais, muitas vezes, não se estava pronto.