O Zahir Paulo Coelho

Resenhas - O Zahir

Jamille Santos 27/06/2014

O Zahir
Não sei o que dizer deste livro. Gostei da leitura e não sei distinguir o que é ficção e realidade, pois para quem já leu outros livros de Paulo Coelho e conhece um pouco de sua história sabe que ele se baseou na sua vida para a construção no narrador. O fato de este não ter um nome só reforça esta sensação. O personagem principal é um escritor famoso, com vários livros publicas, mas que recebem duras critica. Este vê sua vida tomar um rumo inesperado quando sua mulher desaparece sem deixar pistas.
Ela acaba sendo o seu Zahir e ao tentar responder alguns questionamentos sobre por que sua esposa o deixou este passa por diversas situações e chega a conclusões dolorosas sobre si e seu casamento.

Clarice 26/06/2014

Ouço muita gente dizer que Paulo Coelho é daquele tipo de autor que ou você ama ou odeia.Mas aí eu me pergunto:tem como odiar Paulo Coelho?Para mim, não. "O Zahir" nos faz pensar.Mais do isso:nos faz refletir, digo mais, nos perturba. O personagem principal( ele não tem nome e qualquer semelhança com o autor é mera coincidência)vai ao encontro de "sua mulher" que desapareceu há dois anos.Mas antes disso ele "busca a si mesmo". Com isso temos vontade de fazer o mesmo.Quem fui?Quem quero ser?Não está na hora de me tornar quem sou?. Acho que essas perguntas vão passar pela cabeça do leitor.O Zahir é daqueles livros que tem que ser lido com calma, muitas frases merecem ser anotadas à parte.Um livro que é mais do que leitura, que mexe com a alma.

alice 09/05/2014

A história me pareceu um pouco parada. O personagem principal passa por todo o livro com uma obsessão na mulher desaparecida. Não gostei muito do desfecho da história, foi completamente sem sentido.

Nats 17/02/2014

Esse foi um dos poucos livros que tive tanta vontade de ler o mais rápido possível para eu poder ler o final de uma vez, resultado: terminei o livro em menos de uma semana. Parecia que eu entrei dentro da história, Paulo Coelho sabe como escrever livros, e ao mesmo tempo fazer com que o leitor se envolva na história.
No início achei complicado a narrativa, você quase tinha que adivinhar quem estava falando qual frase nas partes dos diálogos, mas isso é uma coisa que você acaba se acostumando mais tarde. A narrativa do livro é feita pelo personagem principal, que nunca tem o nome revelado no livro inteiro, que é um escritor que está relatando a busca de sua mulher, que viajou e nunca mais voltou.
O livro aborda temas, e alguns tabus, como: dinheiro, amor, traição, religião, e etc. Porém, nada de muito polêmico.
Adorei o modo de que a história foi se desenvolvendo, não era atoa que eu queria ler o livro cada vez mais e mais, na primeira vez que eu fui ler o livro, eu li quase 130 páginas de uma vez só.
Uma coisa que me chamou muita atenção, é que o livro praticamente não tem capítulos, ele só tem algumas pausas, como você está lendo algo e na outra parte já se passaram em torno de dois anos, isso me deixou uma parte meio confusa, mas também me acostumei com isso no decorrer da leitura.
Eu confesso que me decepcionei um pouco com o final, mas isso foi uma parte culpa minha, eu crio expectativas para o que irá acontecer no final, e acaba acontecendo outra coisa, (eu preciso parar de fazer isso). Não que o final tenha sido ruim, mas foi um pouco diferente do que eu imaginava o que iria acontecer na história, e isso me chateou um pouco.
Em geral é um ótimo livro, com bastante pontos positivos, o autor foi fiel a todas as leis francesas (onde foi o cenário do livro), ótimo enredo da história, diálogos fascinantes e fiquei apaixonada por muitas frases do livro.

site: http://cartas-e-poesias.blogspot.com/2014/02/resenha-o-zahir.html
Gee 30/12/2016minha estante
undefined

Luiza 24/10/2013

O Zahir... nos leva à santidade ou a loucura...
O Zahir é algo ou alguém que domina completamente os nossos pensamentos, podendo nos levar à santidade, ou locura. Nesta história, o Zahir do personagem-narrador é sua esposa. Tudo parece estar indo bem, quando Esther, sua esposa, desaparece; ela saiu de sua vida para entrar em sua mente...
Devido a seu amor por Esther, ele começa uma jornada em busca dela - com ajuda de Mikhail que havia pistas sobre ela - encontra a resposta do que havia dado errado no seu casamento, por que havia perdido-a e fez muitas outras descobertas. Mas encontrou muito mais que isso, encontrou a si mesmo, se redescobriu.
Livro maravilhoso, a cada página temos uma nova reflexão e em muitos momentos podemos nos identificar com aquilo que o personagem está passando, e refletir junto com ele.

Joseane 10/10/2013

De inicio parece uma biografia de Paulo Coelho a história inspira... Conta as dificuldades de enfrentar tabus, de viver o verdadeiro sentido da vida, de viver o amor, mas a história de Esther e do escritor famoso, bem sucedido, e que esta perdido no meio das emoções, não me empolgou... do meio para o fim ficou uma leitura repetitiva, massante, pesada, e o fim então... deprimente. Esperava mais deste livro.

Nathy 26/09/2013

Li esse livro em um final de semana. Envolvente! Gostei

melzinharj 27/03/2013

Extremamente chato, enfadonho e muuuuuuitooooo lento!

Já não gostava de Paulo Coelho, esse livro foi a gota d' água!

Shandi 23/02/2013

O Zahir
A Hitória de um escritor bem sucedido graças a sua esposa Esther que o incentivou muito. Em um determinado momento ela acaba por desaparecer sem deixar nenhum sinal, assim o personagem principal acaba por "perder" a mulher que ama e essa passa a ser o seu Zahir. A partir dai ela não sai mais de seu pensamento, ele quer realmente saber por que ela desistiu de tudo, onde ela está, com quem está, e ai começa uma história de espiritualidade, de busca pelo amor livre, de adoração a senhora, ao mundo. Além disso, o final deixou a desejar.
Bom esse é o resumo, sinceramente não gostei da história, para mim foi um livro sem atrativos de leitura, sem empolgação para ler o próximo capítulo, já tinha desistido de ler uma vez, e agora entendi por que, enfim, desta vez li até o fim e não gostei novamente.

Kênia 03/11/2012

Uma viagem de auto-conhecimento
Para ser sincera, preciso reler este livro. O li umas três vezes em minha "fase Paulo Coelho" e me apaixonei.

Na época estava em viagem, longe de casa e o livro me chegou numa preciosa caixinha de origem brasileira... devia ser junho, porque tive tempo de lê-lo nas férias. Lá para outubro/novembro a bibliotecária de minha escola falou: "acabou de chegar um livro que eu acho que você irá adorar!" - não é que ela estava com a cópia em inglês do Zahir?

Talvez nada disso seja relevante para quem esteja pensando em ler o livro, mas retrata meu estado de espírito na época que li. Embora ainda fosse adolescente; minhas maiores preocupações fossem o vestibular e a imagem que estava passando ao mundo sobre meu país; tal qual a personagem principal também estava em uma viagem de auto-conhecimento, possivelmente por isso tenha me identificado tanto com esta obra de Paulo Coelho.

Paulinha 22/08/2012

Paulo Coelho é sempre Paulo Coelho
Difícil falar sobre O Zahir, do escritor Paulo Coelho.

Difícil porque, afinal de contas, é difícil falar de seu escritor. Paulo Coelho divide opiniões. Nascido em 24 de agosto, no Rio de Janeiro, é escritor, letrista e filósofo. Já escreveu letras em parceria com Raul Seixas, talvez a sua mais conhecida aliança, compôs para Elis Regina e Rita Lee, foi internado em um sanatório, foi seguidor de Aleister Crowley e da chamada "Sociedade Alternativa", foi ator e roteirista, percorreu o Caminho de Santiago... enfim, é um homem com uma história bem diferente de muitos.

Quem ama, ama. Quem odeia, odeia. Não existe meio termos para falar desse autor.

Mas ninguém pode negar que seu currículo como escritor é bastante completo. Ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo, com um total de 100 milhões, em mais de 150 países e é membro da Academia Brasileira de Letras.

Sua experiência pela busca espiritual é o que baseia seus livros. E este não é diferente. O romance ficção mais autobiográfico.

Mas, afinal de contas, o que é Zahir? Zahir é proveniente de uma palavra islamica e significa algo ou alguém que, uma vez visto, sentido ou tocado, jamais é esquecido, o que pode levar a loucura. E, no livro, o Zahir do personagem é sua esposa, Esther.

Vamos falar do narrador da história, que é nosso personagem principal.
"O nome do narrador de O Zahir não é revelado, mas sua biografia é contada em detalhes. O personagem é um escritor famoso que vende milhões de livros em todo o mundo, embora seja constantemente crucificado pela crítica; ele iniciou sua carreira de sucesso como compositor e chegou a trabalhar para gravadoras; na juventude, ele foi hippie e praticou magia, alquimia e diversas ciências ocultas, tendo participado de rituais, sociedades secretas, invocações, seitas exóticas e confrarias misteriosas; ele escreveu sobre o Caminho de Santiago e disseminou o conceito de guerreiro da luz. O personagem criado por Paulo Coelho escreve Tempo de rasgar, tempo de costurar, uma espécie de tratado sobre o casamento, em que expõe muito de sua vida ao lado de Esther.
Em O Zahir, é Esther que incentiva o narrador a lutar pelo sonho de se tornar escritor. É ela que o convence a percorrer o Caminho de Santiago e o inspira a escrever seu primeiro livro. Ela é descrita como uma grande companheira, com sabedoria e paciência para superar as crises conjugais. Ela também parece conhecê-lo melhor que ninguém. Depois que desaparece, Esther obriga o marido a fazer uma nova peregrinação: ele precisa descobrir o que deu errado no casamento, onde ela está e por que ela desapareceu. Todas as respostas vêm à tona, mas não sem sofrimento. E ele ainda tem que contar com a ajuda de Mikhail, o jovem de vinte e poucos anos que saía com sua mulher antes de ela ir embora." (Sinopse do livro)

Acho que ninguém tem mais dúvidas sobre quem é essa história. Quem conhece um pouco sua biografia, sabe reconhecer Paulo Coelho nessas linhas.

Então, sua mulher desaparece sem deixar vestígios. A polícia tem suas hipóteses, desde sequestros até envolvimento com terroristas, mas ele sabe que sua mulher partiu, o abandonara, sem maiores explicações. Mas ela sai de sua vida, não de sua cabeça.

Ele resolve partir em busca dela, mas a viagem se torna uma incrível viagem de auto-conhecimento. O que, aliás, é o que mais gosto nos livros dele.

Podem me dizer que os livros dele são horríveis, que livros de auto-ajuda não são bons e bla, bla, bla. Existe algo nos livros do Paulo Coelho que eu acho que deveria sair da classificação auto-ajuda e entrar em uma nova: o auto-conhecimento.

Enquanto o Paulo se descobre em suas histórias, você se descobre nas suas leituras. E isso também acontece em O Zahir. As viagens e descobertas que ele faz durante o livro são um gancho para as descobertas que você pode fazer a seu respeito.

Nem de longe um dos melhores livros dele, mas tão bom quanto todos. Paulo Coelho é um dos melhores autores para o próprio conhecimento. Seus livros sempre aparecem na hora certa e lê-los é sempre um aprendizado, sempre um crescimento. Todos nós passamos por muitas dúvidas durante a vida e precisamos aprender com elas... só se conhecendo isso é possível. E esse é mais um dos livros que vão ficar marcados em mim, pela forma como me atingiu.

Sempre indico os livros dele, mesmo para quem não gosta (principalmente porque nunca o leu). Mas respeito que cada um goste de um tipo de literatura, muita gente não consegue se conhecer, e o preconceito bateu na cabeça de forma violenta.

Rafa Mello 13/08/2012

O Zahir-Paulo Coelho
O que você faria se seu amor te "abandonasse"? E se seu amor não saísse de sua cabeça por nada? Ou pior, e se você tivesse que ficar cara a cara com o suposto amante da pessoa?

Isso e muito mais você encontrará em O Zahir. Abordando alguns assuntos considerados tabus até hoje e para criarmos novos conceitos sobre riqueza, fama, dinheiro, espiritualidade entre outros.
[...]

Continue lendo em: http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/2012/08/o-zahir-paulo-coelho.html