Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

Leticia 05/07/2021

Edição maravilhosa
Gostei da história e dos personagens, a leitura as vezes pode ser um pouco lenta mas acho que combina com o caminhar do livro. Os personagens são ótimos e consegui viajar para diferentes tempos e lugares com eles.

Paulo 01/07/2021

Mais uma obra perfeita dessa autora
?????+??
"?????? ??? ???????? ??? ? ???????. ???? ?? ??????? ?? ?? ????ç?, ?? ???? ? ?? ???."
Não poderia deixar de começar essa crítica elogiando o trabalho excelente da editora com a criação dessa capa maravilhosa que se relaciona à história de uma maneira tão poética. Quando me dei conta do que a capa realmente se tratava minha cabeça explodiu.

Abilene foi deixada pelo pai em uma cidade pequena no interior chamada Manifest, fundada pelos imigrantes que vieram ali buscando a promessa de uma vida melhor e trabalhar em minas de carvão mineral. Ela descobre uma caixa de objetos, e em busca de um significado para os mistérios dessa caixa, parte em busca de resolvê-los. Ela também está em busca de seu pai, que apesar de ela amar muito, nunca realmente conheceu sua história. Ela, junto com suas novas amigas circulam pela cidade buscando respostas, e cada um dos personagens secundários são interessantes.

A Jornalista, o coveiro, a professora de química, a freira, o pastor, o carteiro, os mineiros, as beatas, e principalmente a Madame Sadie, uma vidente húngara, que é a principal fonte de informações da menina. A história é contada através de quatro fontes, em primeira pessoa pela própria Abilene, por uma coluna de fofocas do jornal, de cartas antigas e de histórias da vidente, as histórias vão se interlaçando de uma maneira única e lenta, sempre numa crescente.

Esse livro conta uma história simples de uma menina que nunca teve um lar definitivo e está em busca de seu lar e de sua história. Só que todas as histórias simples, se bem contadas, tem várias camadas e histórias secundárias que se entrelaçam até chegar no clímax e tudo o que vinha sendo construído começa a fazer sentido e você se pega no meio de um furacão de acontecimentos de efeitos dominó de uma hora para outra. E esse livro acerta na medida certa isso tudo. Eu me apaixonei pela história e pelas figuras, e me vi na própria cidade de Manifest, torcendo por Abilene, Ned e Jinx, Lettie e Ruthanne em suas aventuras.

As lágrimas não foram poucas ao contarem a história da mulher húngara

Isa 30/06/2021

Leitura interessante mas arrastada

Juh flor 18/06/2021

Maravilhosamente incrível
Ele é perfeito, doce, tocante e emocionante. É o segundo livro que eu leio da autora, e eu já posso dizer que é uma das minhas preferidas. A escrita dela é super envolvente e suas histórias te fisgam pra um mar de aventuras e descobertas puras e ingênuas sobre os personagens e consequentemente, sobre você mesmo. Recomendo pra todo mundo!

Manuella.Katlen 10/06/2021

Cascavel
Abilene tem 12 anos e sofreu uma leve acidente, que a deixou de cama. Seu pai, único vinculo familiar, fica incerto e inseguro quanto a sua própria capacidade de cuidar de uma criança. Com isso, Abilene é mandada para Manifest, cidade em que seu pai cresceu. Uma cidade devastada por historias do passado, as quais ela descobre durante sua busca pelo tal espião Cascavel. Abilene aprende muitas coisas na cidade, principalmente sobre o passado de seu pai.

mnk0 05/06/2021

Quando eu comecei a ler esse não fazia a mínima ideia do q se tratava, então tive a surpresa de descobrir,esse livro se passa em 1939 e também em 1918 ele conta a história de abeline e seu pai,esse livro me surpreendeu,eu confesso que no começo eu achei esse livro entediante,mas o final me deixo estatelada no chão,eu necessito de terapia agr?

Vanessa.Carla 29/05/2021

Um primor de livro
Quando comprei o livro não fui atrás de saber muito sobre a história, e isso foi uma decisão ótimo. Me fez ter uma leitura muito suave e sem pré-julgamentos. E eu acho que Minha vida fora dos trilhos é sobre isso, sobre viver sem pré-julgamentos. O livro é um primor e extremamente tocante. Mais definitivamente o meu ponto favorito foi o quanto os personagens são cativantes e como isso aconteceu de uma forma fluída. Algumas partes do livros que deveriam ser surpreendentes foram um pouco previsíveis, o que não tirou em nada a magia das coisas. Eu remendo muito essa leitura. A autora ganhou um lugar cheio de carinho no meu coração e quero ler outras obras dela.
PS: Eu quero registrar novamente aqui o quanto os personagens são bem construídos e que Ned e Jinx têm o meu amor.

ste 24/05/2021

um dos melhores livros da minha vida
sinto muito carinho pela a história e pelo os personagens considero eles como meus amigos

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 23/05/2021

10 meses depois... Antes tarde do que nunca!!
É um livro gostoso, mas tive trabalho de terminá-lo. Esperava mais da história, talvez.as ainda é muito bom.

Rosana.Oliveira 23/05/2021

Romance e suspense
Romance com pitada de suspense, muito bom de ler. Envolvente, profundo e emocionante.

Sol 21/05/2021

Acho que toda a trajetória valeu pelo final, gostei de como a história termina, mesmo que durante alguns capítulos tenha me sentido um pouco perdida entre qual se passava em 1918 e qual em 1936. Valeu a leitura mesmo assim.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 13/05/2021

"Talvez o mundo não esteja feito de universais que simplesmente possam ser classificados em pequenos lotes bem definidos. Talvez sejam apenas pessoas. Pessoas cansadas e feridas e sozinhas e que foram gentis da sua forma e em seu momento."

Com uma escrita fluida, vamos conhecendo a história dos habitantes de Manifest, um vilarejo em uma região árida dos EUA, para onde a menina Abilene foi enviada pelo pai para viver com amigos enquanto ele trabalha em estações de trem.
É uma história lindíssima, de amizade e amadurecimento, de descobertas de si mesma e das pessoas que amamos. Já entrou para a lista de favoritos. Vale muito a pena!!!!

Lu Borgese 04/05/2021

Minha Vida Fora Dos Trilhos
Abilene Tucker é uma garotinha de apenas 12 anos que, sempre viveu na estrada acompanhando seu pai, Gideon, em suas empreitadas. Porém, ao sofrer um acidente, machucar o joelho e ficar de cama, o pai decide que o melhor é enviá-la a Manifest, uma cidade do estado americano do Kansas, onde um dia viveu. Mas, o que ele não imaginava era os segredos que a garota iria desvendar por lá.

Chegando à cidadezinha, ela logo estranha o fato de ninguém nunca o mencionar nas histórias de lá, o que é razão suficiente para ela passar a procurar os motivos.

O ponto forte da história acontece quando Abilene encontra uma caixa de charutos escondida debaixo de uma tábua solta em seu quarto. Dentro da caixa, há diversos objetos e cartas trocadas por dois garotinhos, há cerca de 20 anos atrás. O que mais a deixa intrigada é um possível espião, denominado "Cascavel", que é mencionado nas cartas. Curiosa e intrigada, ela e suas duas novas amigas, decidem investigar o passado do local, enquanto tenta também ligar os pontos e descobrir mais sobre a história de seu pai.

O enredo divide-se entre os anos de 1918 e 1936, alternando entre passado e presente, ligando duas histórias em paralelo. Vamos acompanhar então, Abilene no ano de 1936 desvendando o passado da cidade e de seus moradores no ano de 1918. Apesar da narrativa se passar em dois anos diferentes, isso não atrapalha em nada, pois as duas histórias estão diretamente conectadas.

Inicialmente peguei o livro para ler sem muitas expectativas, porém a obra conseguiu me prender muito, a cada capítulo eu ansiava por descobrir mais sobre o passado da cidadezinha fictícia do Kansas, criando milhões de teorias mirabolantes.

Enfim, concluo a resenha dizendo que, apesar dessa obra não contar com grandes revelações, com final bombástico, ela é muito cativante e envolvente. Aquele tipo de história simples, que conquista nosso coração logo de primeira.

" - Bem, de onde você é? Onde fica a sua casa? - Essa pergunta sempre chegava depressa. Era um universal. E eu estava preparada para ela. - Em todos os lugares. Meu pai diz que ela está em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca estão."

@paginasdelivrosesonhos

Toni 24/04/2021

Afinal, a história é boa ou ruim?
Minha percepção sobre o que estou lendo nasce geralmente das pontuações que faço, geradas, por exemplo, de um diálogo interno,  juntando anotações que considero relevantes ou marcações. Quanto mais uso esses elementos, mais sobre aquela obra terei o que dizer, buscando sempre a contribuição que tal narrativa pode trazer a minha experiência como leitor. Em "Minha vida fora dos trilhos", esse meu modo de perceber, de certa forma, caiu por terra, pois em um livro de 311 páginas, só comecei a pincelar algumas marcações a partir da página 250, ou seja, já bem próximo do fim. Isso quer dizer que o livro não corresponde ao que se propõe?
Se considerarmos que nesses quase 2/3 do livro a narrativa acaba dispersando o leitor em função de um certo exagero de informações secundárias e/ou desnecessárias, provocando assim uma espécie de marasmo na dinâmica da história,  além, claro, do distanciamento natural na relação do leitor com a obra, justamente pela falta da elaboração de  uma personagem forte, então, aparentemente, não, não corresponde. No entanto, nada disso fere aquele 1/3 restante a partir do qual se constrói o final, neste caso, muito bem tramado, coeso e arrematado, justamente porque todas aquelas informações supostamente supérfluas , acabam sendo um recurso fundamental  para um desfecho bem costurado e sólido pra narrativa. A visão,  portanto, de que a leitura dessa obra vale a pena é absolutamente pessoal, pois cada leitor irá definir suas prioridades no que concerne  às nuances que fazem uma história ser boa ou ruim de fato.
Tendo sido esse o primeiro livro escrito pela autora, de certa forma isso talvez explique o sucesso do segundo, "Em algum lugar das estrelas", o que pressupõe-se,  portanto que a prática a tenha levado a um lugar mais confortável.
Caso queira embarcar com a nossa "protagonista", Abilene, nessa viagem rumo ao desconhecido, permeado de mistério,  mas também muito aprendizado, seja bem-vindo, porque é bem possível que nessa busca pela própria história, ela ajude você a abraçar um pouquinho da sua.

Jhosi 12/04/2021

Um livro que conquista aos poucos
Quando Abilene Tucker é enviada pelo pai para a pequena cidade de Manifest, no Kansas, para passar o verão, ela se sente confusa e muito solitária. Afinal, desde que se entende por gente, sempre foram eles dois, juntos.

Mas Abilene também tem a expectativa de que em Manifest, junto às pessoas que conheceram seu pai, ela possa finalmente conhecer um pouco do passado dele.

O que promete ser um verão solitário e entediante em meio à estranhos, muda totalmente de perspectiva quando ela encontra uma caixa de charutos escondida. E dentro dela, há uma porção de cartas, lembranças e segredos da cidade. Há também um mapa e a menção a um espião dos tempos de guerra.

Agora, decidida a descobrir mais sobre o remetente das cartas, as lembranças que estão nela e os mistérios que a envolvem, ela vê seus dias se transformarem em uma viagem ao passado e em uma grande aventura.

E quanto mais ela conhece o passado da cidade e de seus habitantes, mais ela se sente próxima ao pai. E aos poucos, a cidade e as pessoas que eram apenas estranhos, se tornam queridos para ela.

Mas lá no fundo, uma pergunta a incomoda e inquieta: Será que Gideon, seu pai, voltará por e para ela?

__________________________

Confesso que este foi um livro que se mostrou um pouco desafiador para mim: Ele tem um ritmo mais lento. Os acontecimentos, descobertas e percepções vem aos poucos.

Apesar de não ter nenhuma grande reviravolta, a riqueza dos detalhes entre o passado e o presente de Manifest e seus habitantes, vão nos envolvendo e nos deixando cada vez mais curiosos a respeito da história deles.

Boa parte do livro você tenta entender o que levou Gideon a enviar Abilene para longe, mas a medida em que você entende, o personagem passa a ser ainda mais profundo e cativante.

O final é revelador e traz as repostas a todas as perguntas que vão surgindo durante a leitura e não deixa nenhuma ponta solta - o que eu, particularmente, adorei!

O livro é uma homenagem linda da autora a seus familiares e às suas lembranças de infância e isso faz com que tenham um carinho ainda maior por ele.

Com relação ao livro em si, é uma obra de arte! Como todos os da @darksidebooks são ?