Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

@gataleitora 28/02/2019

" Mas não era mais importante o fato de estarmos juntos?"
Abilene cresceu sem rumo , de trilho em trilho, acompanhava seu pai clandestinamente em vagões de trem e considerava sua vida normal até o dia em que seu pai a envia à cidade de Manifest onde viveu há alguns atrás para passar o verão com Shady, um antigo amigo e reverendo na cidade.

Ela como uma filha odebiente, vai para seu destino sem reclamar mas se perguntando o que fez de errado para seu pai não querer mais tê-la por perto. Como antes ,ele nunca havi amencionado a referida cidade, ela estranha a escolha mas acaba tentando encontrar sinais pela cidade de que seu pai lá esteve e acaba encontrando uma caixa repleta de objetos sem nexo e cartas.

Os Estados Unidos está imerso na Grande Depressão e ainda sofrendo as consequências da Primeira Guerra Mundial, então nossos personagens sabem muito bem o que é fome, necessidade e pobreza.

" Tenho a impressão de que você está carregando uma carga pesada há um bom tempo." Os olhos de Shady pareciam poços profundos." Além do mais, todo mundo merece uma segunda chance. Aí está a sua." Ele sorriu.

Sorri de volta, sentindo a corda áspera e ressecada. Era como Shady. Ele tmabém tinha aquela dureza, mas era forte e firme."

Mesmo sendo o último dia de aula, Shady manda Abilena para a escola e lá a garota recebe da irmã Redempta a tarefa de escrever uma história durante as férias, ela se vê diante de um grande desafio pois não sabe o que escrever, acreditando que não tem nenhuma história para contar.

Junto com suas novas amigas Lettie e Ruthanne e depois de ler uma das cartas que encontra na caixa, elas se vêem diante de aventuras sem fim e um mistério sobre um certo espião que habitou a cidade à época da Primeira Guerra.

Passo a passo, ela se apega às pessoas e às histórias contadas pela vidente Sadie, sempre se perguntando onde seu pai se encaixava nisso tudo e se ele voltaria para buscá-la.

" Esta cidade imprimiu algo no seu pai, provavelmente mais do que ele saberia dizer. E, às vezes, as marcas mais profundas são as que mais doem."

O livro é um relato triste, emocionante, bonito e forte sobre segundas chances, sobre amizade, família, sobre construir sua própria história e sobre o sentimento de pertencimento.

" Dava para ver todos os lugares aos quais uma pessoa podia querer ir no mundo. Mas, depois de um tempo, o corpo só quer voltar ao lugar a que pertence."

A edição da Darkside como sempre está maravilhosa, cheia de detalhes significativos da história, capa com sensação de madeira e fita para marcar a página.

Me apaixonei perdidamente pelo título pois me vi diante de pessoas entrelaçadas pelo amor e com vidas fora dos trilhos tanto no sentido real como figurado.

5/5 estrelas.

beijos,Myl

site: https://www.gataleitora.com/

Sheila.Ferreira 02/04/2020

Trilha do passado para o futuro
Bem. Este livro tem uma historia muito linda de uma menina que quer encontrar o pai novamente, mas acaba descobrindo muito mais coisas sobre o pai e onde ele vivia até encontrar ele. Muito lindo. Vale a pena ler.

Letycia. 11/05/2020

Adorei!
Personagens cativantes, enredo emocionante e muito bem escrito. Super recomendo!

Aline @maesliterarias 21/09/2020

Minha vida fora dos trilhos
Sempre acabo achando difícil falar de um livro quando gosto muito dele, principalmente quando vem numa abordagem diferente de personagens na qual estou mais habituada a ler. A Clare tem uma maestria imensas em usar personagens crianças para nos passar mensagens fortes.

Abilene vai pela primeira vez para a cidade que seu pai considerava seu lar, com a promessa de que seria somente um verão, mas ao chegar lá algumas coisas estranhas a fazem acreditar, que querendo ou não, este período será muito maior.
Ao se deparar com o jornal da cidade acaba viajando de volta ao passado da pequena Manifest. Ao encontrar uma caixa em seu provisório quarto com objetos e cartas datadas de 1918, ela se aprofunda mais ainda na história da cidade e na busca pelo passado de seu pai.
Mesmo com alguma relutância e sem querer criar raízes, Abilene faz amizade com duas garotas garotas, Ruthuane e Lettie, e juntas embarcam numa aventura de descobrir um personagem do passado citado nas cartas que elas não tem certeza afinal se é real ou não.
Nessas aventuras Abilene acaba conhecendo a stra. Sadie, uma vidente. Após lhe causar um prejuízo Abilene se compromete a fazer visitas diárias com pequenas tarefas em sua propriedade para pagar por seu prejuízo. Com isso Abilene ganha de ""brinde' mais histórias sobre o passado de Manifest.
Clare nos transporta para 1936, de uma maneira que parece que a gente viveu lá de verdade, toda a ambientação que ela cria e os personagens narrando os fatos em primeira a pessoa facilita demais. É um livro fantástico, acredito que sem restrições quanto a quem pode ler. Confesso que enrolei bastante para começar, mamas quando comecei sofria nos momentos em que tinha que deixar a história para cuidar da vida real.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/

Isa 30/06/2021

Leitura interessante mas arrastada

Juliana.Vilardo 27/05/2024

Abraço quentinho
Eu comecei a ler sem muita expectativa e olha.. me surpreendi! Muito gostosinho de ler, a história parece que te abraça a medida em que é contada. História envolvente e divertida, e mesmo assim traz temas sociais muito importantes da época. Ao ler a história, pensei em meus avós, imigrantes italianos, que vieram para o Brasil durante a segunda guerra e também refleti sobre a covid junto as cenas da gripe espanhola.

A parte que Abilene vai até os túmulos........... foi a parte mais difícil, é como se fosse impossível eles terem morrido, personagens que estavam tão vivos na minha mente.

Eu simplesmente amei e devorei bem rápido, recomendo a todos!

Leticia 05/07/2021

Edição maravilhosa
Gostei da história e dos personagens, a leitura as vezes pode ser um pouco lenta mas acho que combina com o caminhar do livro. Os personagens são ótimos e consegui viajar para diferentes tempos e lugares com eles.

Julia Manjko 26/09/2021

Adoravelmente esquecível
Esse livro é para aqueles momentos quando queremos ler algo simples , pra não pensar de mais . A protagonista é encantadora , a história é simples com um mistério bem bobinho e a escrita é levinha. A edição também é maravilhosa e cheia de detalhes no interior.
Em alguns momentos vemos reflexões pertinentes e interessantes mas nada muito aprofundado . ( Houve um capítulo em específico que me fez emocionar e provavelmente rendeu uma estrela a mais pro livro ).
Li bem rápido e foi divertido , relevando uns momentos pontuais de desinteresse . Mas também foi um livro que esqueci em meia hora , ele não me marcou de forma alguma .

Karem.Bianchin 12/10/2021

Adorei esse livro
Os personagens são cativantes, a história é muito criativa e emocionante. Não acho que seja um livro marcante, mas sim uma leitura agradável.

Pris 21/10/2021

Manifest: Uma cidade com um passado
"Não está em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca estão". Eu AMEI essa história! Ela tem aventura, mistério, tem partes tristes e partes divertidas. É dessas leituras que te fazem imaginar todo o cenário e as personagens envolvidas e te dá uma certa nostalgia de algo nunca vivenciado. A gente acompanha a vida de Abilene, contada por ela mesma, e como a sua trajetória é reflexo de um emaranhado de outras histórias. O livro navega entre passado e "presente" e faz isso muito bem, sem confundir o leitor. E fora que essa edição da Darkside é linda! ?

AmandaClaris 11/01/2022

O livro é muito bom, a história é bem envolvente, misturando duas histórias em paralelo. As duas histórias se complementam o passado e o presente. Uma leitura muito boa para fazer em um fim de semana, ou antes de dormir

eu.anaju 24/01/2022

Maravilhoso...
Um livro incrível como um passatempo! Não é uma história com muitas emoções e aventuras, mas ele te prende na expectativa de desvendar o segredo que ele traz... ele exige um pouco mais de atenção pois a troca de cenários são frequentes.
Recomendo!!

Júlia Beatriz 18/03/2022

Comecei a ler esse livro sem saber muito bem sobre o que tratava a história, e esse livro me surpreendeu. Amei o fato de contar histórias do passado e elas terem a ver com o presente. Os personagens são muito bem construídos, o livro é bem levinho de ler e eu amei o final. Eu amo o Jinx e o Ned. (Fiquei chocada com a história da Srta. Sadie)