Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros Seth Grahame-Smith

Resenhas - Abraham Lincoln

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jow 30/03/2011

Alguns homens são importantes demais para morrerem.
“Nenhum homem que tenha vivido conhece mais sobre a vida depois da morte que eu ou você. Toda alegoria pós-morte simplesmente desenvolveu-se com base no medo, ganância, imaginação e poesia.” Edgar Allan Poe

Dentro da História, é comum vermos alegorias e contos de homens que buscaram a imortalidade de uma forma insana. A cura para a morte foi por muito tempo, a obsessão de grandes eruditos desse mundo, e mesmo assim, depois de tanto tempo a morte ainda é algo incompreensível e para muitos, motivo de pânico. Não há cura para a morte, ela faz parte do cotidiano do homem, e como muitos dizem: “A única certeza que temos nesta vida, é de que um dia, vamos morrer!” Mas, faço minhas as palavras de um poeta sem nome: “Os homens são fadados a morrer, mas apenas fisicamente. Os verdadeiros gênios da humanidade atingiram a imortalidade. Como? Através da História!”

Faço todo esse monólogo, pra adentrar neste livro esplendido de Seth Grahame-Smith que tem uma profundidade poética, que tenho de confessar, me deixou surpreso. “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” não é um livro “trash”, apelativo no sentido de se apoiar nas lendas vâmpirescas e fazer deste ilustre personagem da história um completo idiota que caçava vampiros. Antes de mais nada, o livro de Smith é uma perfeita biografia da vida de Lincoln, que usa de fatos verídicos, pessoas reais, e costumes da época, para levar ao leitor uma narrativa bela, lúcida e histórica.

Acompanhamos Lincoln em toda a sua jornada de vida, desde sua infância difícil, sua juventude eufórica, até que ele atinja a desenvoltura e a capacidade intelectual para se tornar o 16° presidente dos Estados Unidos. É neste contexto que Smith enraíza sua trama, usando dos fatos históricos para introduzir os vampiros na vida de Lincoln, e levando o leitor a descobertas primorosas sobre o caminhar americano enquanto país em desenvolvimento. É um livro coerente, que usa um suposto conjunto de diários de Lincoln para dar mais veracidade a trama. Fotos e reportagens dos jornais da época ajudam, para que possamos ns transportar ao passado americano, onde a escravidão e o desejo de tornar aquele país uma grande metrópole, eram os desejos mais recorrentes dos americanos.

É um livro que levanta debates sobre o caminhar humano sobre a terra, que debate o que é o bem e o mal (ou aquilo que esperam que as pessoas acreditem que sejam), e que vê na vida, na morte ou na “semi-vida” possibilidades de um novo projeto a ser implantado neste mundo.Quem procura sangue, guerras e tramas bem desenvolvidas também terá um prato cheio, mas a guerra vampiresca é apenas um plano de fundo. Smith consegue balancear a obra de um jeito praticamente perfeito, e não deixa que a atenção do leitor fuja em nenhum momento.

Com participações intrigantes como a de Edgar Alan Poe, uma visão política da época historicamente perfeita, críticas ferrenhas ao sistema escravista e a rebelião dos Estados Confederados do Sul, e um final que levanta debates totalmente atuais, “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” é um livro que se destaca por ser divertido, complexo, poético e histórico.
Alan Ventura 30/03/2011minha estante
"Dom" é foda, abençoado é quem tem essa capacidade de escrever tão bem. Parabéns.

Luh Costa 30/03/2011minha estante
Desde que vc me falou sobre esse livro, fiquei curisoa mas depois de ler sua magnifica resenha estou entusiasmada. A história dever ser boa mesmo e estamos precisando já que hj em dia as histórias vampirescas são tão fracas, vampiros modernos, aff. rssrs

Parabéns pela resenha.

Fran Kotipelto 31/03/2011minha estante
A cada resenha,uma porção de genialidade.Saudações! =)

Leonardo Mendes 05/10/2012minha estante
Parabéns pela resenha Jow.

Tatianees 12/01/2022

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros

Uma delícia de leitura. Para quem viu o filme, já aviso que é totalmente diferente do livro. No filme omitiram personagens reais e importantes na vida de Lincoln e acrescentaram vários fictícios.

O livro é basicamente um biografia do ex presidente, com o pequeno detalhe de ter sido acrescentado vampiros a história.
Esse livro serve tanto para que curte biografias, quanto para quem gosta de ficção.
Apesar de ser sobre vampiros, é mais um livro de ação do que de terror, então os mais medrosos podem ler sem se preocupar.

A história começa quando o autor do livro recebe de um desconhecido uma coleção de diários, que ele alega terem sidos escritor por Abraham.
Após estudar os diários, o autor reescreve a história do ex presidente, do nascimento até seu assassinato, e o destino de seus familiares.

O livro é dividido em três partes: Menino, Caçador e Presidente.
É narrado em terceira pessoas, mas em vários momentos temos trechos do diário de Lincoln, narrado em primeira pessoa.
As primeiras 50 páginas é básicamente biografia, até que surge o primeiro vampiro.

Todo o livro é escrito de forma simples e direta, de uma maneira tão cativante que é impossível não acreditar que se trata dos diários do ex presidente e que criaturas das trevas andam entre nós.
Eu me vi obrigada a pesquisar sobre Abraham para ver até onde era realidade e onde começava a ficção. Das dezenas de personagens da história, apenas um não tem comprovação histórica.
Super recomendo a leitura.

Rafaelbing 23/06/2023

Livro interessante
Porém uma parte deixa a desejar.
Existe o Lincoln presidente e o Lincoln caçador de vampiros, e na parte da política no livro, foi muito deixado de lado a parte da aventura de caçar vampiros.
Pelas partes mais aventureiras, eu recomendo a viajar nessas páginas ?? ?

ThayAvalon 30/11/2021

Incrível....adorei
Nunca pensei que fosse chorar ao final deste livro, verdade ou ficção esse autor te toca com as palavras de um jeito que flui muito rapidamente, e não consegui me ver sem parar de ler. Acompanhar a história do jeito que ele descreve como Abraham escrevia em seu diário , com elementos e fotografias exatamente como seria foi imensamente incrível. Eu adorei de todos os ângulos a figura do vampiro e do homem e seu machado da justiça.

Rachel L 02/02/2011

Resenha - Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros é do mesmo autor de Orgulho e Preconceito e Zumbis, Seth Grahame-Smith.

É um livro intrigante. Um mashup da vida de Abraham Lincoln com vampiros, o que te faz pensar algo como ‘ahn?’, e te leva na curiosidade pelas opiniões, resumo e até pela capa.

A história é dividida em três partes: Menino, Caçador de Vampiros e Presidente. No início do livro notamos

que Abraham Lincoln veio de uma família humilde, um pai nem um pouco ambicioso e uma mãe sorridente e carinhosa. Porém, quando Abe ainda possuía nove anos de idade, sua mãe foi afetada pela ‘doença do leite’ e, sendo uma doença sem cura e fatal, ela morreu em menos de dois dias.

Após algum tempo e um pouco mais velho, Abraham viria a descobrir que a real causa da morte de sua mãe não fora a doença do leite, e sim obra de um vampiro. Ele prometeria para si mesmo que mataria todos os vampiros do país.

A narração é extremamente descritiva. Não achei em nenhum momento uma leitura cansativa, o livro conseguiu mesclar bem os diálogos, as descrições e citações. Gosto deste tipo de descrição, cheia de detalhes e passagens que te permitem visualizar perfeitamente a cena. Acho importante que, além do autor passar o que está acontecendo, ele deva criar um clima para a cena e uma descrição apropriada, para o leitor não só ler como ficar nervoso ou com medo ou o que seja.

Além disto, a história conta com passagens bem sangrentas. Como o próprio verso do livro mostra temos descrições de cabeças caindo e sangue jorrando, não aconselho para as pessoas que não gostam muito deste tipo de ação, apesar de eu não ter achado nada demais. A carnificina, de certa forma, deu um toque mais real para as mortes – na minha opinião.

Para quem não lê com freqüência, talvez vá encontrar algumas palavras que não entenda o significado, mas nada muito absurdo.

O ritmo do livro é envolvente e te deixa cada vez mais curioso, se perguntando o que vai acontecer a cada página que passar. As datas, lugares, e descrições das pessoas presentes sempre dão um ar maior de realidade para o livro, ficando difícil de diferenciar o que aconteceu de fato ou o que não aconteceu.

Eu, basicamente, fiquei me perguntando o livro inteiro, questionando cada capítulo, quebrando a cabeça para descobrir se era verdade ou não.

‘Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros’ me deixou muito curiosa para ler ‘Orgulho e Preconceito e Zumbis’ (que a Michelle, do blog, leu) e eu mal posso esperar para ler esta outra mistura de histórias. Vou destacar que esta história estará na tela dos cinemas com produção do Tim Burton (Diretor de Alice no País das Maravilhas e A Fantástica fábrica de chocolate) e eu não duvido que ficará ótima – mas creio que a classificação será para, no mínimo, 16 anos.

Ficha Técnica:
TÍTULO ORIGINAL: Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
AUTOR: Seth Grahame-Smith
EDITORA: Intrínseca

mais resenhas > http://etcoetra.blog.br
Rodrigo Dulze 04/02/2011minha estante
Só a capa e a contra capa já me conquistou.

Carolina2972 25/01/2024

Para ler sem expectativas
Achei o livro razoável, nao amei nem odiei. Li até o final por curiosidade mesmo. O que achei um pouco desnecessário foram algumas cenas de matança descritas com muitos detalhes, isso me deixou um pouco mal. Depois comecei a pular essas partes.

samu 25/11/2012

por que não aprendemos história assim.
Abraham Lincoln caçador de vampiros e um livro de uma impressionante mistura de fatos históricos com ficção muito bem construída que narra de forma bem humorada,emocionante e surpreendentemente a guerra civil americana é a vida de uma pessoa que foi umas das grandes responsáveis pelo fim da escravidão no Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln. Mas se você acha que é um livro achato de história estar enganado por que o autor coloca de forma muito interessante acontecimentos ficconais que parece que realmente acontecerão; Ele usa vampiros para criar um aperitivo a mais em uma história real. O autor Seth Grahame-Smith também autor do bes-seller Orgulho e preconceito e zumbi que usa de mesmo artifício; emfim este livro vai fazer você mergulhar em uma das história mais tristes e emocionantes do EUA com você nunca viu.

Izabel.Cristina 12/02/2020

Sensacional
O livro é incrível, ele te leva pra um universo macabro e assustador e ainda assim te mantém no mundo real.
Eu amei o desenrolar da história, me senti completamente tocada pela narrativa, ela me fez sentir tudo o que Abraham sentiu. Eu realmente apreciei bastante a obra.

sh.brrt 28/01/2023

confesso que no começo, demorei a me adaptar com esse livro. mas, de fato, ele vale mt a pena ser lido e merece ser muito mais reconhecido! E vale lembrar, que seja na ficção, ou no mundo real, Abraham Lincoln era um cara admirável!

"Ana Paula" 05/11/2012

Seth Grahame-Smith é um escritor fracassado. Começou sua vida achando que ganharia o mundo com seus livros, no entanto, nunca saiu de Rhinebeck, Nova York, ali começou a trabalhar em uma loja, e quando deu por si, já havia se passado nove anos e ele continuava no mesmo lugar. Seus desejos haviam se perdido entre contas, casamento, filhos... e ele parou de escrever, até que um dia, um sujeito muito estranho, que ia sempre na loja, lhe deu um embrulho e disse que queria que ele ficasse com aquilo. Seth ao abrir o embrulho, descobriu que se tratava dos diários do maior presidente dos Estados Unidos: Abraham Lincoln. No início, Seth não acreditou, leu e releu aquelas estórias fantásticas, mais nada do que estava escrito ali, podia realmente ter acontecido, não seria possível! A história nunca mencionara nada parecido. Até que o estranho que lhe deu o embrulho apareceu e fez Seth acreditar, lhe mostrando a verdadeira face do mal. Henry queria que Seth contasse a verdadeira estória de Abraham Lincoln, uma estória inacreditavel, que mudaria para sempre a visão perfeita do mundo em que vivemos...

" A verdade é que o imponente mito de Abraham, o Honesto, arraigado nas lembranças de nossos primeiros dias na escola, é essencialmente falso. Nada além de uma colcha de retalhos de meias verdades e omissões. O que vem a seguir quase arruinou minha vida. O que vem a seguir, enfim, é a verdade." Pag: 24

Um livro incrivel!!!! Eu estava tão obsecada por ele que o li duas vezes!!!! Isso mesmo!!!! Não sou nenhuma conhecedora da vida de Abrahan, e em algumas partes do livro eu me perdi, e acabava voltando para tentar entender o que aconteceu. O Livro conta a estória do menino Abe, que se revoltou ao perder a mãe por causa das fraquesas de seu pai e jurou eliminar todos os vampiros da América.

"Chorei pensando em minha mãe. Eles haviam tirado minha mãe de mim... Odiei-me por ser pequeno demais para protegê-la...Durante aqueles três dias de fúria e luto, cedi à loucura e admiti uma coisa a mim mesmo: eu acreditava em vampiros. Acreditava neles e os odiava profundamente." Pag: 59

Mais além, conta a estória do Caçador de Vampiros que Abe se tornou e de como, com a ajuda de seus inimigos ele conseguiu chegar a Presidência dos Estados Unidos da América. Uma trama muito bem elaborada, que mistura ficção com fatos históricos.

Henry, o vampiro amigo de Abe, tem uma importante meta e precisa de sua ajuda, passei o livro inteiro pensando que assim que Abe baixasse a guarda, Henry o mataria sem pensar... me enganei profundamente... Nem todos são iguais, foi o que Henry disse a Abe quando o conheceu.

"... você nasceu para combater a tirania. É seu propósito, Abraham. Libertar os homens da tirania dos vampiros... Eu consigo ver o propósito dos homens, Abraham. É meu dom. Vejo tão claramente como vejo você agora diante de mim. O seu propósito é combater a tirania... e o meu é garantir que você vença." Pag: 165

Um livro escrito com uma intensidade espontânea, que te deixa com vontade de saber mais, descobrir mais. Os fatos veridicos te fazem acreditar que realmente vampiros exixtem!!! O livro, além de ser muito bem escrito, tbm contém imagens, pinturas ou retratos da época e isso é maravilhoso!!! Super recomendado. Quero muito assistir ao filme agora, tomara que não o tenham estragado....

Giovana Joris 27/01/2011

Tenho que ser sincera: esse livro não me conquistou. Quanto mais eu lia, parecia que mais páginas brotavam no final fazendo com que a minha sensação ao lê-lo era que ela era interminável. O livro é lindo, de fato, a arte da capa é incrível, mesmo que tenha me assustado quando eu virei para ver a contracapa (foto no final), e, não posso mentir, a história não é ruim. Mas enfim, vamos lá.

O livro conta a história do grande presidente dos EUA, Abraham Lincoln, que governou o país durante a Guerra de Secessão, que, por sinal, é o principal ponto do livro. O livro é dividido em três partes: menino, caçador de vampiros e presidente; a história é mais como uma biografia propriamente dita do que uma narrativa fantasiosa, sendo que muitas vezes eu não sabia o que era fato e o que era ficção, e eu acho que esse foi um dos pontos positivos do livro, já que o autor soube exatamente como ligar a história real a história que ele inventou sem deixar ponto sem nó.

(...)

Quer ler mais? Acesse: http://ispirazione.org/journal/?p=427

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Para analisar devidamente todos os aspectos da segunda obra do escritor Seth Grahame-Smith, é necessário dividir o livro em dois compartimentos. Em nível de literatura ficcional fantástica, biografia histórica e indo mais além, avaliar o que estes dois gêneros podem produzir quando combinados.

Abraham Lincoln é sem dúvida o presidente mais notório da história americana e porque não dizer da história mundial? Não há precedentes para o que ele representou para a evolução dos Estados Unidos, principalmente no que concerne à bandeira anti escravagista que ele orgulhosamente levantava. Sinceramente, não havia melhor escolha para um caçador de vampiros.

Não há o que dizer sobre que Smith realizou em Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, a narrativa é magnética, se o leitor vira a primeira página está conectado a estória de maneira intrínseca, eu literalmente me peguei vivendo cada um daqueles momentos passados pelo menino Abe e depois, já em adulto, sofri com suas lágrimas e me regozijei em suas vitórias. Fiquei e ainda estou fascinada pela concepção de “universo” vampiresco que o autor criou. Apesar de ter sido grande fã dos vampiros de Anne Ricce, estou convencida de que Seth Grahame- Smith superou a autora de “Entrevista com o Vampiro”.

O vínculo criado entre realidade e fantasia é tênue ao ponto de o leitor perder a perspectiva do que é fato e o que é ficção, você começa acreditar seriamente que todos os acontecimentos do livro são reais e que ficção é o que nós conhecemos nos registros históricos. Abraham Lincoln era um caçador de Vampiros em busca de vingança pela morte da mãe quando ele contava apenas nove anos de idade, e foi este ideal que acabou levando-o a Casa Branca, como Presidente.

Em meio aos encantos da fantasia exercida pelo livro, o leitor tem uma visão histórica do que eram os Estados Unidos no século dezoito, a situação vivida pelo povo e mais intensamente a rotina da escravidão dos negros. De um lado existem os negros escravos, do outro os brancos ambiciosos e ainda há o os vampiros, que tem nos negros a presa perfeita, pois quem vai se preocupar com um ser que embora carregue sangue nas veias, não possui direito algum, é meramente visto como um animal a ser explorado? Obviamente, os seres de presas afiadas nunca existiram, mas quem eram os reais vampiros de todo este contexto? Quem se aproveitava do estado indefeso que estas pessoas se encontravam? A dura realidade é que todos os fatos históricos narrados no livro são reais, entretanto para que tais cruéis circunstâncias ocorressem, não foi necessária a existência de vampiros. Só de seres humanos.

Apesar de a estória estar centrada no protagonista Abraham, o leitor tem o privilégio de conhecer outros personagens notáveis, como Henry e Jack. Principalmente Henry e o mistério que o cerca em grande parte do livro.

O material fotográfico datado que aparece esporadicamente entre as páginas reforça a sensação de que os fatos descritos são reais e foi sem dúvida uma jogada de mestre adicioná-los a obra, foi certamente um trabalho que exigiu uma boa dose de habilidade com o photoshop e o resultado final é impecável.

Ao terminar de ler, soltei um suspiro longo e disse: “Esse cara é genial.” Embora Abraham Lincoln realmente o fosse, eu estava me referindo ao autor, que foi extremamente bem sucedido em seu propósito.

Também não pude deixar de conferir em sites de busca a verdadeira história do Presidente americano e descobri que grande gama de fatos ocorridos são reais, como por exemplo, a origem humilde de Abraham Lincoln. Não pude deixar de compará-lo ao ex presidente brasileiro, Lula. Os dois surgiram de famílias simplórias, sofreram grande influência de suas mães e não possuíam formação escolar formal até certa idade, e principalmente, Abraham e Lula venceram o ambiente hostil de onde surgiram e se tornaram grandes oradores de seus ideais.

Horror, História, Ficção Científica. É uma tarefa difícil apontar o gênero no qual o livro se encaixaria melhor. Talvez em todos. Há apenas uma coisa a qual não tenho dúvidas, Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros é um dos melhores livros que já li.
...Porque alguns livros são interessantes demais para merecer menos de 5 Livrinhos!

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro

Diih 03/09/2020

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros

O livro mostra a vida inteira do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, desde quando ele era criança, até o momento de sua morte.
Porem, o livro é sobre como ele se tornou um caçador de vampiros e sua caminhada ate sr tornar o famoso presidente.

Leonardo Barros 07/09/2012

UMA AULA DE HISTÓRIA
Confesso que, num primeiro momento, o livro me despertou curiosidade. Mais pela inusitada associação de um personagem real, reconhecidamente fleumático, a uma atividade tão inóspita e perigosa quanto caçar vampiros.

Mas a leitura do livro surpreende.

Além de ser uma detalhada biografia do décimo-sexto presidente norte-americano, o livro diverte.

É possível até desconfiar, dado o talento com o qual foi escrito, que toda a história seja mesmo verdade.

Uma crítica: talvez devido à urgência da editora em publicar o livro em português antes da estreia do filme homônimo no cinema, o livro saiu com alguns errinhos de tradução. Nada que impossibilite a leitura. Achei também que o autor se ateve demais na biografia. O roteiro fantástico poderia ter sido mais bem trabalhado.

De toda forma, é um bom livro.

Indico.

Mar 10/12/2021

Livro incrível que muitas vezes me fez pensar se era realmente ficção ou realidade
A história muito bem contada, me surpreendeu até a última folha!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6