Zona Morta

Zona Morta Stephen King

Resenhas - Zona Morta

vortexcultural 06/08/2016

Por André Kirano
Johnny Smith, jovem professor do Maine, (esse deve ser um lugar medonho já que tudo de ruim acontece por lá, que o digam , Stephen King e H. P. Lovecraft ) sofre um acidente de carro e fica anos em coma profundo. Ao acordar, é submetido a exames, rotina comum em casos de pessoas que acordam após um longo período nesta condição, e através destes, descobre que tem lesões cerebrais, também chamadas de zonas mortas, nas quais certas memórias e conhecimentos se perderam. Junto das Zonas Mortas, ele descobre um poder de vidência relacionado ao toque.

Lançado em 1979, Zona Morta é um livro de terror que conta o desenrolar desta estória através de suas páginas. Johnny é um personagem, para quem, inicialmente, você não dá nada. (mesmo após ele descobrir seus poderes). Calmo, sorridente e tudo mais, é muito simplório, mas é esse lado comum que faz com que você se identifique (exceto pelas partes extremamente American Way of Life) e até goste um pouco dele.

[Resenha completa no Vortex Cultural - Link abaixo]

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-zona-morta-stephen-king/

MarcosZ 03/08/2016

Bom, mas a série é melhor
Comecei a ver a série (O vidente), mas interrompi e fui ler o livro. Achei que o protagonista divaga muito, e poucos desdobramentos acontecem durante a estória. Na série, em cada episódio uma ou duas situações colocam os poderes de John Smith à prova, bem como a trama pessoal dele é muito mais agitada!

Gabriel 06/12/2015

a zona de King
Um dos meus livros favoritos de Stephen King. É o tipo de história sobre limites humanos e o mundo assustador que traz a profunda marca de assinatura de King. O desfecho também é um dos pontos altos da história, levando o leitor a sempre acompanhar as mudanças profundas na personagem

Nandes 07/10/2015

Zona Morta
História fantástica, enredo que mantêm interessado. Leitura deliciosa.

Recomendo assistir ao filme também.

Michela5 04/09/2015

Zona morta foi escrito por Stephen King em 1979, mais uma grande obra!!!
Narra a história de Johnny Smith, um professor que, após permanecer em coma durante quatro anos e meio, acorda com o poder de ler o presente, o passado e o futuro na mente das pessoas, basta apenas tocá-las para que isso aconteça. Nesse tempo, Johnny perdeu a namorada, que se casou com outro, a mãe, cada vez mais fanática com sua religião. Ele se sente perdido em relação ao seu "dom" ou "maldição", até conhecer Greg Stillson, um político anti-ético, uma espécie de futuro Hitler, e Johnny, prevendo o futuro da carreira de Greg como presidente dos EUA, se sente na obrigação de salvar o país de uma imensa catástrofe, uma guerra nuclear.
"Ele a escrevera em um dos cadernos e sempre voltava a ela. Escrevera com letra caprichada, e depois traçara um círculo triplo em volta dela, como que para encerrá-la. A Pergunta era a seguinte: Se você pudesse entrar numa máquina do tempo e voltar a 1932, mataria Hitler?”

“Todos fazemos o que podemos, e tem de ser bastante bom... e se não for bastante bom, tem de servir. Nada jamais se perde, Sarah. Nada que não se possa encontrar.”

Cristiano.Konno 28/08/2015

Foi o primeiro livro que li do Stephen King.
Como em qualquer obra sua, é impressionante como escreve e descreve os acontecimentos. Como ele brinca com a mente do leitor e o respeita ao mesmo tempo. Sou fã dele e considero esse livro um dos seus melhores.
Zona Morta conta a história de um homem que, depois de um acidente, consegue prever o futuro das pessoas tocando-as. Desta forma, ele consegue ajudar as pessoas e irá enfrentar um desafio que pode salvar a humanidade como a conhecemos.

Recomendo!

Lívia Stocco 07/07/2015

Bom, mas cansativo
A trama é até interessante, mas neste livro o autor se estendeu tanto em todas as partes que ele se torna cansativo. Mais uma vez fui levada a acreditar que King deve sofrer de enxaquecas, pois Jonny tem as suas ao usar o poder mental. A parte que trata do período de coma e da convalescença de Jonny enquanto se recupera é massacrante, e não consegue prender o leitor da mesma forma que outros livros também de King. Além disso, os poderes de Jonny são muito parecidos com o de vários outros personagens de Stephen King, e eu o associei imediatamente a Andy McGee, de A INCENDIÁRIA. A namorada de Jonny, que acaba reaparecendo para um breve flash-back e em quem a história se foca no início, acaba não tendo nenhum papel relevante na história, diferente da mãe fanática religiosa, que faz um pedido a Jonny em seu leito de morte, e que o acompanha pelo resto da vida.
Zona Morta tem uma história legal, mas é bem cansativo de ler. Há outros livros deste autor bem melhores; no entanto, o final compensa a lentidão da linguagem, e dá ao próprio leitor a sensação de dever cumprido.

site: pargaia.blogspot.com.br; www.bhardo.net

Richard 15/04/2015

enredo super atual e gostoso de ler
raramente vamos ouvir ou ler alguem dizer que alguma obra do stephen eh ruim, pois embora seja cansativo ou calmo o enredo em algumas partes, ele conduz muito bem a narrativa.
john smith tem sua histpria contada desde criança e é contada sua primeira experiência paranormal (este é o termo usado no livro), dai em diante os anos avançam pro enredo enfim comecar a desenrolar.
em paralelo a estória de johnny, temos alguns fatos relatados que na hora nao entendemos mas futuramente se entrelacam.Eu o instante achei meio pórre essas histórias (do estuprador, o vendedor de biblias e o vendedor de para-raios), e pegando um rapido gancho vou citar em que alguns livros que li do king ele sempre faz questao de por um cristão fanático ao extremo.em SOB a REDOMA havia um reverendo malucao e assassino, CARRIE A ESTRANHA tinha sua mãe uma fanática de marte que jamais existiria na vida real e no ZONA MORTA era mãe de john. Sim eu sou cristão e acho meio que sem noção o extremismo de King, mas isso é pessoal e ele nao deixe de ser um otimo autor, sei separar as coisas.
durante o enredo vimos o dom do johnny sendo utilizado de forma involuntária apos um coma profundo.consegui compartilhar as emoções da familia entre o periodo do coma e no pós, king mandou super bem.
Mas resumindo, a historia brevemente fica chatinha em alguns instantes mas sao rápidos. E logo caminha pro motivo principal, a tal visao que johnny tem em relacao ao futuro dos EUA (que nao tao assustadora quanto as anteriores), mas vlw, ele sque durante o livro era passivo na maioria das situacoes ficou muito ativo, e assim a estória caminhou pro final.
o final do livro achei satisfatorio pois nao esperava o que aconteceria com johnny.
mas eu recomendo esta boa obra que se nao me falha a memoria esta entre as 5primeiras lançadas pelo stephen.
recomendo

Samuel Simões 22/03/2015

TOPP!
Pra resumir em poucas palavras,achei a história muito original e a forma como o autor conduz a história me deixou muito intrigado! Curti demais a leitura e os personagens marcantes deste livro que pra mim está no meu top 10 do SK!

De Cara Nas Letras 16/03/2015

Zona Morta - Stephen King
Filho de uma mulher extremamente religiosa e um pai doce que trabalha em construções, Jonny Smith, é um professor universitário na cidade de Cleave Mills no Maine e namora a colega de trabalho Sarah.

Tudo começa quando na véspera do Halloween, ambos vão para uma feira comemorar a noite das bruxas. Com pouco dinheiro eles conseguem se divertir nos brinquedos do parque, e já no finalzinho, quando ambos estão indo para casa, John é atraído pelo mediador de uma maquina chamada "Roda da Fortuna", e resolve gastar as poucas moedas que sobraram no jogo, no entanto, ele não esperava que em todos os palpites ele fosse acertar. Durante as jogadas, Sara passa mal e pede para ir embora. E é aí que as coisas se sucedem, John a acomoda na casa dela, e pede um taxi para a sua casa. Durante a viagem ele sofre um acidente que causa traumatismo craniano e o deixa em coma por quatro anos.

Passado os quatro anos, Jhony acorda em uma novo mundo com um cenário bastante diferente do que antes do acidente. Sarah se casará e já era mãe de um bebe, o cenário politico havia mudado
sua mãe estava cada vez mais religiosa e em busca de ir ao encontro de Deus, ele havia perdido o emprego e durante o coma, seu pai havia rezado para que ele morresse e acabasse com o sofrimento.
Mas ao acordar, não é só o mundo ao seu redor que está diferente, mas ele também, sem perceber jhony acordou com um poder capaz de revelar algo relevante de uma pessoa com um simples toque, e é a partir daí que as maiores mudanças começam a acontecer para ele.

Todos nós sabemos que quatro anos é bastante tempo. Acontecimentos são intensos, e as mudanças constantes, num piscar de olhos já estamos diante de uma tecnologia diferente, uma noticia nova. Agora imagine para alguém que passou quatro anos numa cama apagado como deve ser para ele acordar e se deparar com varias mudança. É isso o que acontece com ele. Além de está desatualizado, John está também "enferrujado" e possivelmente poderá ter perdido a capacidade de andar.

Zona Morta é o quarto livro do Stephen King lançado aqui no Brasil primeiramente pelo Grupo Editorial Record (ano de 1979), e foi nessa edição que fiz a minha leitura, aliás, minha primeira leitura do King, vale salientar.

Com personagens fortemente construídos, o autor conta a história de uma forma contagiante e surpreendente. É como se estivéssemos degustando um prato e que de tão bom não queremos que acabe, mas o autor não nos deixa demorar na leitura, pois ele joga elementos que instigam a curiosidade do leitor, deixando assim uma sede maior por informações que nos fazem chegar rapidamente ao desfecho de Zona Morta. Mas não espere muito do final, apesar de ter umas cenas bem eletrizantes, muitas coisas esperadas para acontecer surpreende o leitor não acontecendo, e por mais que eu tenha entendido a forma como se fechou essa história, me deixa triste o fato de não ter terminado como eu queria, o que não quer dizer que não possa agradar a outro leitor.

Para finalizar, posso dizer que estou muito satisfeito em ter começado a ler o mestre com esse livro, pois não me decepcionei e só pela escrita que o autor tem podemos notar que sua vasta obra tem muito a nos oferecer.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Pedro 25/12/2014

Wheel of Fortune

site: decaranasletras.blogspot.com.br/2014/12/resenha-47-zona-morta-stephen-king.html

thamirisdondossola 24/06/2014

A Zona Morta
Johnny Smith é um jovem professor de inglês, um típico homem querido por todos que estão a sua volta. Sua vida normal como professor querido por seus alunos, amado por seus pais e namorado de uma jovem igualmente simpática chamada Sarah, também professora, toma um rumo diferente e inesperado.

Um acidente de carro acontece e Johnny passa a ter algumas alucinações que sempre acontecem quando ele toca algum objeto ou alguma parte do corpo de alguém. Mas isso acontece após alguns anos, enquanto Johnny ficou em coma por conta do acidente. Uma parte do cérebro de Johnny torna-se incapaz de raciocinar e ele resolveu chama-la de Zona Morta.

Sua vida normal se dissipa completamente e ele passa a lidar com uma dúvida: Será que ele foi concebido com um milagre ou uma maldição? Quais atitudes tomar? É só depois de conhecer Greg Stillson, um político decadente e assustador, que Johnny parece finalmente decidir qual decisão tomar.
O livro me assustou no inicio, não vou mentir, pensei até em desistir de ler. Mas continuei e foi uma decisão sensata e correta. O livro é positivamente agonizante. Chega a um ponto que largá-lo é impossível. Uma construção excepcional, com detalhes essenciais e realistas. Para amantes de um bom terror, suspense e até para os admiradores de forças sobrenaturais, este é o livro ideal.

É certeiro o fato de que vou indicá-lo. Recomendo demais a leitura. "A Zona Morta" é um livro excelente, uma obra extremamente inteligente e enlouquecedora.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/