Perto do coração selvagem

Perto do coração selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Larissa3099 28/04/2024

Para mim, ler Clarice é uma experiência. Tem que ser feito sem pressa e sem a ansiedade de querer entender cada palavra usada, pq ela é doida e é proposital. Agora to aprendendo isso e me acostumando, mas pensei em desistir algumas vezes pq parecia que só estava lendo um monte de coisas sem sentido.
Não abandonei pq as partes em que ela realmente conta da história me interessaram e eu queria saber oq ia acontecer no fim, mas definitivamente não sou a maior fã do fluxo de consciência.

O que me incomoda na escrita da Clarice é a falta de detalhes sobre aontecimentos ou personagens, coisas que fazem a gente se conectar com a história. A protagonista é escrita para ninguém gostar dela mesmo e com sucesso, nem quando ela sofria eu conseguia ter dó pq era como se eu só conhecesse as partes ruins dela.

Ainda assim quero reler em outro momento, com mais calma, anotando coisas.

hellen 27/04/2024

Joana é múltipla, é muitas, confusa, perdida, tem questões dentro de si desde a infância que acompanham quem ela vai se tornando na vida... Joana é complexa... e nós mesmos não somos todos assim?!
Se pudesse colocar em palavras soltas: solidão, abandono, medo, felicidade, dúvida, desejo. Joana me consumiu do início ao fim, questionando o vivido e o que ainda se pode viver, o questionando o outro, o do outro, para o outro, sobre o outro, sempre tão presente.

Lembrar que, alem de ser ideia é importante: "Não me perder em grandes ideias, sou também uma coisa" algo que se movimenta no cotidiano, que é afetada e afeta - "Eu me sinto tão dentro do mundo que me parece não estar pensando mas usando de uma nova modalidade de respirar"

Se "liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome", o que é esse além da liberdade? que sentir é esse? Clarice coloca a gente de frente com os desconfortos, as angústias, coloca no tom da palavra esses sentimentos indefiníveis, nos coloca cara a cara com si próprio. Esse é seu maior feito.
hellen 27/04/2024minha estante
Essas relações de Joana com os outros personagens vão revelar muito dela mesma: a perda da mãe, o pai, a boneca, a tia, o reconhecimento enquanto mulher, o casamento como uma instituição - de descobrimento de si própria, Lídia, Otávio...

Lets Aquino 25/04/2024

Continuo sempre me inaugurando ...
Quanto mais leio Clarice, mais difícil se torna falar de sua escrita e de seus livros, "Perto do coração selvagem" é poético como seu título, mas bem longe de ser um romance simples, pois quando se trata de Clarice, "o simples" passa longe.

Este livro traz a personagem principal, Joana, e sua vida dividida em partes, desde sua infância, adolescência, à vida adulta, embora não seja linear e vamos juntando as peças para compreender (tentar na verdade), euma ssa mulher que nasce ao longo dessa história.

O livro todo traz um universo feminino, personagens mulheres que vem trazer uma composição para os acontecimentos, o que é interessante dado ao fato que Joana é órfã de mãe, tendo passado a infância apenas com seu pai.

Também observamos ao longo da narrativa os elementos da natureza que Clarice traz como referências e analogias sobre as características dos personagens, e a ligação de Joana com a água (que tem a ver com nossa relação com a mãe).

O enredo é uma busca de Joana se encontrar no meio de tantas coisas que a sociedade e o mundo externo vê como aceitável - Joana é profunda, de gênio forte, sagaz, de uma inteligência ímpar e questionadora que não cabe nos moldes impostos e que se ditam aceitáveis, por isso também é uma personagem acima do que podemos julgar que é moral ou não.

Depois aparecem as figuras masculinas de um professor e de Otávio, seu marido e, a partir desses relacionamentos uma Joana amadurecendo como mulher adulta e dona de si, ainda questionando os padrões sociais e o ponto forte do enredo que é seu casamento e a infidelidade de Otávio, e essa crítica exposta sobre o papel da mulher e do comportamento patriarcal e a luta de Joana de quebrar esses padrões e ser livre em suas escolhas e atitudes.

É interessante que seja o primeiro romance de Clarice pois a escrita é extremamente madura, concisa e de seu estilo disruptivo, considerando a data de escrita/publicação.

É daqueles livros cheios de frases e quotes famosos de Clarice e é preciso sentir mais do que entender tanto Joana quanto sua história.

Rafaellamfferreira 24/04/2024

Clarice é única!
Uma narrativa intensa e introspectiva, que mergulha nas profundezas da alma humana.
Amo a Clarice porque ela sai do habitual, do padrão, e esse livro é exatamente assim, com uma narrativa que não segue uma linearidade temporal rígida, mas sim uma trajetória emocional, onde passado, presente e futuro se entrelaçam.

Tem muito simbolismos e metáforas e uma protagonista - Joana - como uma mulher complexa, sensível na sua eterna busca por compreensão e identidade. Passando pela solidão, amor, morte e a busca pela liberdade, explorando as contradições e os conflitos da condição humana.

É um livro que transcende as barreiras do tempo e do espaço, que sempre vai me emocionar! Clarice, você é atemporal. Você é ímpar! Obrigada!

JoJo 24/04/2024

"Havia uma força pronta para arrebentar em violência"
Estar perto do coração selvagem é sobre a intensidade de se entender não através da inteligência mas sobre entrar em contato com a extrema sensibilidade, sobre a busca constante e consciente de encontrar a razão de sua existência.
Viver é uma difiícil alegria, é jogo e risco.

Mc Brendinha Carvalhão 24/04/2024

E perto da minha loucura
Não sei o que dizer, nem se entendi. Vou fazer uma releitura futuramente, por que acho que dessa vez não foi pra mim.

stephanie.2 21/04/2024

Ser feliz é pra se conseguir o quê?
Joana é uma menina questionadora e uma mulher intensa, procurando o sentido de sua vida. Mais que isso, Joana é uma mulher que não se contenta com padrões, que quer ir além, que quer a liberdade plena ? mas, como ela mesma diz, "o que eu desejo ainda não tem nome". Foge da imagem de "mulher boazinha" que tinham à época.

É difícil falar de uma forma lógica desse livro e dessa personagem, que é tão complexa. Só posso dizer que me identifiquei em muitos momentos, compartilhei medos com Joana.

Talvez o livro da Clarice que eu mais tenha me conectado até aqui. Gostei muito!

Clarafsantos 19/04/2024

E o meu coração selvagem tem essa pressa de viver
Ninguém soa como Clarice.

Diz muito sobre esse livro saber que ela escreveu aos 20 e poucos, logo depois de casar, já que a leitura sendo um romance, reune vários pensamentos fragmentados sobre vários aspectos da vida.

Clarice escreve uma personagem intensa muito complexa, quer e não quer, pode tudo e não pode nada, ama viver mas pensa em morrer.

A narração do livro toma consciência de todos os pensamentos, dos personagens, nos fazendo estar imersos em vários momentos filosóficos.

Cakichi 19/04/2024

Muito bom e muito relatável. meio confuso em algumas partes por ser o primeiro livro dela, mas é bem bom

Paula1735 18/04/2024

é sempre difícil ler clarice porque sinto que meu mundo vai desabando e vai abrindo um buraco no chão e ai é preciso semanas pra conseguir me recuperar porque é tipo uma faca me rasgando uma luz me cortando enquanto vou me recuperando sinto meu coração selvagem bombeando

giovanna 18/04/2024

Infelizmente me vejo mto em vc joana
Talvez esse tenha sido o melhor livro da Clarice que li. nao sei dizer, mas com certeza o romance dela que voce mais consegue conectar com a personagem principal. a Joana é um fenômeno (em epocas de manicomio ela se encontraria feliz la!!), a profundidade que ela sente a vida e questiona os sentidos me pegou mto. mais uma vez lia questionando "oii Clarice quando foi que vc entrou na minha cabeça ".

e pensar que esse foi o primeiro romance da Clarice meu deus imagine viver no lançamento deste livro

Bia 17/04/2024

"De profundis..."
Primeiro romance da incrível Clarice já estreia trazendo a personagem forte e marcante que é Joana e nos mostrando o seu coração, seus pensamentos, sua profundidade. Maravilhoso, poético, cativante! Clarice nunca deixa de me surpreender.