O Banquete

Platão

Resenhas - O Banquete

Isabella 19/01/2023

O destaque vai pra Sócrates
Muitas coisas podem ser apreendidas desse rolê na casa de Agatão.
1) Sócrates era gente finíssima.
2) Aristodemo sabe fofocar como ninguém.
Como não pude escolher o melhor trecho entre os discursos sobre o Amor, segue fala de Erixímaco para curar o soluço de Pausânias.
?relendo tu o fôlego por muito tempo, quer parar o teu soluço; serão, gargareja com água. Se então ele é muito forte, toma algo com que possas coçar o nariz e espirra; se fizeres isso duas ou três vezes, por mais forte que seja, ele cessará.?

Sayd 13/01/2023

Difícil para iniciantes, mas compreensível.
Meu primeiro livro lido voltado a filosofia, não achei tão interessante os dois louvores iniciais a Eros, mas a partir daí, começa a ser mais interessante e cativante, com situações até mais verosimilhantes a nossa realidade fazendo com que possamos compreender com mais facilidade. De todo modo, o louvor de Sócrates a Eros é o ápice do livro, também interessei-me muito ao encômio de Alcebíades à Sócrates (com intenções de causar certa tensão entre ele e Agaton).

barb 13/01/2023

demais
Não sei nem descrever o que senti lendo, mas, meu Deus, que coisa mais linda. Todas as visões sobre o amor são tão interessantes e a de Sócrates é realmente a melhor.

Norman 09/01/2023

O amor, o belo
Esse livro é bem complicado. No começo eu não entendi muita coisa, mas depois começou a fluir. O final eu não entendi nada, não sei como chegou naquilo. Sinceramente, se esse livro fosse maior eu não leria.
Mas eu gostei das reflexões deles sobre o amor. A minha preferida foi de longe a do Aristófanes. Sobre o belo, eu não entendi direito o que eles quiseram dizer. Acho que eles nem entraram muito nessa questão, ficaram mais no amor mesmo.

lore 09/01/2023

- Já que estamos todos bêbados, vamos falar de amor!
o livro é INCRÍVEL! eu o amei muito e aprendi muito. Gostei da maioria dos discursos, mas o de Aristófanes, sobre os andrógenos, me ganhou. Mas o de Agatão também foi excepcional.

Thailla.Almeida 04/01/2023

?o amor é desejo e nós só desejamos aquilo que não possuímos.?
Sócrates

?Observa bem, continuou Sócrates, se em vez de uma probabilidade não é uma necessidade que seja assim, o que deseja deseja aquilo de que é carente, sem o que não deseja, se não for carente. É espantoso como me parece, Agatão, ser uma necessidade.?

Ana 26/12/2022

Para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em filosofia, a leitura é bastante cansativa e até difícil de acompanhar, devido a escrita rebuscada. No entanto, é possível entender o sentido geral das falas e fazer algumas reflexões.

nessa.combinato 14/12/2022

Encômio ao Amor
Eu já sabia que esse livro era incrível e muito bem escrito, só não sabia que tinha tanto a ensinar. Depois de ler, passei a ter uma visão muito diferente desse sentimento (o amor) e mais diferente ainda, de Eros. Sempre vi Eros como um portador(?) do amor, não como ele próprio. Esse livro nos mostra que tanto o deus Eros quanto o sentimento Amor, são muito complexos, mais ainda do que imaginávamos. Agora, eu realmente quero escrever um encômio ao Amor também

Marcelha.Leone 08/11/2022

Confesso que não me identifiquei com a leitura, não fluiu, foi arrastada. O banquete se trata de uma reunião de filósofos que se encontram para beber e fazer elogios ao amor. Apesar de Sócrates ter vencido com melhor discurso, eu particularmente destaco o discurso de Aristófanes com o mito sobre o gênero.

beca 07/11/2022

que viagem muito louca.

foi uma leitura relativamente tranquila e rápida. é interessante começar a ler o livro já conhecendo alguns dos personagens que são apresentados e as ideias centrais dos filósofos discutidos, mas dá pra ler de boa e é bem ok.

Thaysa 22/10/2022

um ótimo livro!
pretendo lê-lo uma segunda vez para fixar 100% as ideias que nele se encontra.
Sócrates, te amo!
Gostei muito do Alcibíades também.

Gustavo 15/10/2022

Um marco.
Tanto pra história da filosofia e até da humanidade, mas também pra mim, que após tantos anos sem ler um livro se quer (até mesmo os obrigatórios de escola) escolhi esse livro por ser tão recomendado.
Apesar de ser uma leitura ?difícil? as recomendações de usá-lo como introdutório a filosofia são corretas.
É um livro para se ler ?diferente? de outros, com bastante calma entre cada página, porque as vezes você vai ?empacar? em alguns trechos, mas é só ir relendo até buscar um bom entendimento.
Gosto de como é proposto o diálogo nesse simpósio pelo simples fato do sentimento de pertencimento que ele trás. Você se sente lá.
E é bem legal o fato de que cada discurso faz muito sentido se você se desprender de preconceitos.

djenifer.schneider 08/10/2022

Difícil.
É uma leitura beeeeem complicada.

Li por causa da escola (sim, filosofia sempre me matando).

Honestamente, eu nem sei muito o que falar sobre, até porque não entendi metade do livro kkkkkk.

Contudo, as visões a respeito do amor são sinceras e te fazem refletir muito sobre esse assunto. Não sei muito bem com qual visão eu concordo mais, já que todas parecem reais e possíveis. Talvez exista mais de um gênero de amor, realmente...

Uma leitura difícil, mas acho que os amantes da filosofia iriam adorar.

Alaminos 26/09/2022

"Tanto em sua vida como após sua morte"
Mais um da série: livros gigantes que eu li por conta da escola.
N sou muito chegada a livros que tenham uma escrita muito dificil, pois gosto de ler uma vez e já compreender 100% (principalmente se vou fazer um trabalho/prova sobre esse livro)
Gostei, entretanto, das visões que os filósofos tinham do amor ser relacionado aos deuses.
O que eu mais gostei foi a visão de Sócrates, por mais que eu discorde.
Sócrates diz que amor é desejo, chega a ser doentio, pois desse modo nunca poderemos alcançar o amor, pois se desejamos, não temos, então assim que tivermos tal coisa ou pessoa deixaremos de amar, achei a visão mais linda, distorcida, doentia e verdadeira.