O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Alaminos 26/09/2022

"Tanto em sua vida como após sua morte"
Mais um da série: livros gigantes que eu li por conta da escola.
N sou muito chegada a livros que tenham uma escrita muito dificil, pois gosto de ler uma vez e já compreender 100% (principalmente se vou fazer um trabalho/prova sobre esse livro)
Gostei, entretanto, das visões que os filósofos tinham do amor ser relacionado aos deuses.
O que eu mais gostei foi a visão de Sócrates, por mais que eu discorde.
Sócrates diz que amor é desejo, chega a ser doentio, pois desse modo nunca poderemos alcançar o amor, pois se desejamos, não temos, então assim que tivermos tal coisa ou pessoa deixaremos de amar, achei a visão mais linda, distorcida, doentia e verdadeira.

Fabio Coronel 10/09/2022

Grande Sócrates...
O Banquete é uma espécie de elogio ao amor, ao mesmo tempo que é também um elogio ao próprio Sócrates. Várias personalidades representando segmentos culturais da Antiguidade se reúnem em torno de uma mesa de festa para competir quem traz o melhor discurso sobre o Eros (amor). Os seis discursos falam a respeito de como o amor desperta o nosso melhor; como se expressa duplamente (divino e carnal); como depende do equilíbrio entre o que é bom e mau; como é fragilidade e incompletude; como é a mais superior das virtudes; e como é (segundo Sócrates) desejo e carência pelo que não se possui. Toda a estrutura narrativa é construída para que a fala de Sócrates seja o clímax de sabedoria da reunião. O último discurso (de Alcibíades) existe apenas para elogiar Sócrates.

Amanda 05/09/2022

Infelizmente, só consegui me estressar com essa leitura. Foi impossível deixar de lado o contexto histórico, a única coisa que consegui pensar foi:
Velhos brancos discutindo sobre o que é eros, grande parte justificando o amor entre homens mais velhos e garotos jovens, ou então depreciando o amor de uma mulher.
Fui atrás de algum artigo que tenha como temática a posição feminina nesse livro, achei um... ESCRITO POR UM HOMEM!!
Sem comentários, desculpa Platão, mas não rolou.
Amanda 05/09/2022minha estante
E quem não concorda, não ligo!

Lys Coimbra 26/08/2022

Que belo banquete
A obra traz a narrativa de um banquete com ilustres comensais que discursam sobre o amor.
Cada um expõe a sua perspectiva, numa abordagem filosófica e mitológica.
Um deleite para os apreciadores deste gênero literário.

Regis 25/08/2022

Em uma festa é proposto aos convidados (figuras ilustres da sociedade grega: Fedro, Pausânias, Erixímaco, Aristófanes, Alcibíades, Aristodemo, Sócrates) e Ágaton, o anfitrião, fazerem elogios ao deus Eros (deus do amor)... Assim, todos um por um, apresentam suas teses e discorrem sobre o assunto.

Tentando definir o que é o amor, Platão cria o mito da alma gêmea, faz um belo elogio a filosofia e reabilita Sócrates que dedicou sua vida a Atenas e, mesmo assim, foi condenado a morte.

Já no início da narrativa somos bombardeados com vários nomes da mitologia grega, de grandes poetas e filósofos da época. Buscar pelas histórias destes, enriqueceu a leitura e me deixou cada vez mais curiosa sobre o que cada um iria falar sobre o amor.

Gostei de todos os exemplos contidos na obra: o sacrifício de Alceste, de Aquiles e de como os Deuses tiraram de Orfeu a chance de ter sua amada de volta (por enxergarem nele, a covardia).
São todas histórias fascinantes, que tornaram esse simpósio memorável!

Me senti sentada em meio a eles, ouvindo seus pensamentos e conclusões, achei que fosse ser difícil compreender tudo que estava sendo dito mas, deu para entender e adorei as observações de cada um, sendo meus preferidos: Aristófanes, e sua explicação de que o amor é "desejo e a procura do todo", e Sócrates com sua afirmação de que "o amor é desejo, verdade, retribuição e nós, só desejamos aquilo que não possuímos".

A chegada de Alcibíades e seu elogio a Sócrates, é a perfeição.... encerrando assim com chave de ouro o simpósio, que eu gostaria que tivesse mais algumas página, apenas para passar mais tempo apreciando tudo aquilo.

O livro é maravilhoso e o clássico estilo de diálogo de Platão foi deleitável e magnífico de se ler.
Adorei a leitura, e recomendo.
Caio 25/08/2022minha estante
Resenha belíssima só pra variar um pouco.

Regis 25/08/2022minha estante
Obrigada Caio!
Gostei muito do livro, e gostei de escrever sobre ele. ?

DANILÃO1505 26/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 26/08/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Quero fazer essa leitura apenas para sentir tudo que suas palavras me despertaram enquanto falava sobre sua experiência.

Regis 05/10/2022minha estante
Espero mesmo que goste tanto quanto eu Leandro. ?

Larittrix0 06/08/2022

O que é o amor?
Com esse livro você encontrará alguns candidatos para responder essa relevante pergunta. Não falamos só do amor apaixonado, é óbvio, mas do que ele é em ampla essência.
Recomendo muito muito

Clara.Brogliato 02/08/2022

Uma boa reflexão
Farei minha resenha com base no discurso de Sócrates, que consiste em: amamos e desejamos algo até possuí-lo, assim que possuímos, deixamos de desejá-lo.
Em partes eu concordo com Sócrates, pois quando estamos em um relacionamento, com a rotina e com o passar do tempo, a relação se desgasta e você acaba se distanciando um pouco da pessoa, e ela passa a não ser mais suficiente para você, o que leva a busca por mais.Corroborando com a tese do Sócrates, amamos o que não temos e quando temos, deixamos de amar. Na minha visão, o tipo de relacionamento descrito acima somente os amores passageiros se aplicam, pois os verdadeiros amores desejamos manter sempre por perto.

Fora o discurso do Sócrates, eu achei muito interessante os outros discursos, sobre a origem do ser andrógeno, erastes e eromenos, muito bacana.

Mariana 28/07/2022

O Banquete, de Platão.
Em um banquete, os personagens fazem discursos ao Amor, sobre sua natureza, sua história, sua origem, suas mercês para com os humanos. Uma linguagem por vezes difícil, vale uma releitura de outra edição. Sem dúvidas uma leitura que vale a pena!

EduardoCDias 11/07/2022

O que é o amor?
O poeta Agatão reune alguns amigos para um banquete, entre os quais encontra-se Sócrates. Contrariando os costumes, resolvem não se embriagar, bebendo, cada um, o que acha que deve beber. É então feita a sugestão de um ?concurso? de discursos sobre o amor. Achei a tradução e o posfácio técnicos demais. Acho que merece a leitura de outra tradução.

Nelson.Uezu 07/07/2022

aprendizado
tu sai com várias perspectivas sobre o que é o amor, realmente um aprendizado p levar p vida, não é tedioso, é interessante pra caramba, ainda mais que não apresenta um, mas vários pontos de vista sobre o amor, além de que vai te ajudar bastante na vida acadêmica, mas não leiam somente para isso.

Renata.Oliveira 01/07/2022

Um livro que aborda filosofias acerca da natureza do amor não tem como dar errado.

É um livro bem curto, mas demanda um tempinho, tanto pela linguagem (algumas traduções também não ajudam), como pela própria reflexão necessária a cada discurso.

Acho incrível como desde a antiguidade a necessidade de se explicar esse sentimento, no meio de tanta coisa que se queria explicar, já era tão latente.

Apesar de ter o meu discurso preferido, eu vejo que não há apenas uma verdade absoluta; o amor pode ser um deus, pode não ser, pode ser filho de dois deuses, pode ser a busca da "alma gêmea", pode ser belo e bom, pode não ser belo nem bom, pode ser carnal, espiritual...... Enfim, a profundidade das reflexões é absurda.

Algumas partes se encaixam tão bem com o que eu penso sobre que é impossível não destacá-las: o trecho em que Agatão diz "o que não se tem ou o que não se sabe, também a outro não se poderia dar ou ensinar" e quando Fedro afirma "o Amor é dos deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso para a aquisição da virtude e da felicidade entre os homens, tanto em sua vida como após sua morte"

fernandinha 21/06/2022

li pra faculdade. TENHO que dar cinco estrelas
muito bom saber que todos os reunidos ali no banquete praticavam a broderagem. muito interessante, também, como eles tratam o Sócrates mal.

Thais.Coletto 17/06/2022

Clássico
Um clássico que vale a pena ser lido. O livro é muito interessante para pensarmos o amor e seus desdobramentos

izzy 15/06/2022

uma discussão crucial sobre o amor
?O Amor deve dirigir a vida de todos os homens que quiserem vivê-la nobremente; é também responsável por algo que nem a riqueza, nem as honras nem a estirpe pode incutir tão bem: ?A vergonha do que é feio e apreço ao que é belo?.?

silmarkk 07/06/2022

O amor e os amantes
Uma discussão sobre o eros, o amor e os amantes. Os filósofos criam um imaginário explicativo baseado na vivência e no saber de cada um, defiindo significado, características, práticas e origem daquilo que chamamos de amor