O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Holly 05/02/2022

Foi muito bom de ler, meu segundo Platão, me fez refletir bastante, recomendo. Próxima leitura será a república.

Cat 04/02/2022

"Em verdade, a visão do pensamento começa a enxergar com agudeza quando a dos olhos tende a perder sua força;"

maducfe 31/01/2022

??
Ao começar esse livro, sabia que iria sair de minha zona de conforto. Já li outro livro de filosofia, mas esse tornou-se, apesar de ter sido uma leitura meio difícil, essencial para reflexões sobre o belo e o amor.

gigiann 25/01/2022

Foi bom
Li para faculdade e no começo estava bem confusa. A linguagem é difícil mas, no final consegui terminar entendendo mais ou menos

Lidiany Paschoal 20/01/2022

Consegui o que eu queria!
Resolvi ler esse livro porque me falaram que nele tinha a história dos andrógenos, consegui ler e entender bem, mas precisa de muita atenção pra isso, de certa forma abandonei o final do livro, no final do banquete dos deuses porque não é um livro que me prendeu, mas gostei bastante da experiência e consegui ler a história das almas gêmeas que eu sempre ouvi falar.

Marion 13/01/2022

Falando sobre o amor
Platão se junta a Sócrates , Fedro, Aristótanes, Diotimia entre outros em um jantar para falarem e filosofarem sobre o amor. Atenção para que no começo do livro eles decidem não beber em demasiado pois alguns entre eles ainda estão com ressaca do dia anterior. Sabedoria de 300 AC.

Fsanz 12/01/2022

Ótimo livro!
Leitura agradável. Conteúdo interessante.
A linguagem é acessível, nada muito complexo.

De resumo, filósofos se reúnem para um banquete e falam sobre o amor, suas origens e como ele deve ser exercido.

Páginas Mais Páginas 09/01/2022

Minha primeira leitura de Platão foi um sucesso!
????? ??????...
Decidi que a primeira leitura do ano seria "O Banquete" de Platão. Bem diferente para mim, que amo romances e o mais besta possível. Mas depois de ler Sêneca e gostar bastante a ponto de já tá com a 3a obra dele na minha estante, meu amigo me indicou Platão. Como meu pai me disse "uma boa introdução pra quem quer ler sobre filosofia". De fato, algo mais fácil do que começar a ler sobre filosofia com o tema amor?
Pois é, "O Banquete" narra um encontro entre grandes pensadores da época que decidem fazer uma espécie de concurso de discursos sobre o amor, ou Eros(o deus grego).
O amor pode ser ligado ao belo, ao bem bem idealizado como discursa Fedro. Para Pausânias é importante lembrar que o amor pode ser visto em meio que duas formas, uma carnal e outra mais intelectual, e aí vem toda a defesa dele do amor entre homens mais velhos e homens bem jovens. Em sua visão é um amor a ser apreciado, pois traz uma espécie de aprendizado nisso, como se o mais velho fosse um mestre, trazendo esse amor intelectual que seria o mais valioso. Erixímaco defende a harmonia, que o amor tem que buscar o equilíbrio. Aristófanis traz aquela ideia de alma gêmea, que os seres eram um só, mas depois de irritarem os deuses foram divididos em 2 e passam a vida buscando sua outra metade. Agaton fala que o amor busca pelo semelhante, então atrai o igual. E por último tem o discurso de Sócrates, que vamos combinar? É um pirracento. Já começa questionando a todos os detalhes dos últimos discursos fazendo todo mundo meio que bugar sem saber o que seria mais o certo. Para ele o amor é desejo, e para desejar você não pode possuir, então o amor é meio que imperfeito, por isso não podia ser representado por um deus, mas sim por um "semi-deus", filho do recurso e da pobreza. Daí que vem essa ideia de amor platônico, aquele inalcançável. Se o amor é desejo, então ao alcançar deixaria de ser amor.
Enfim, uma leitura muito boa mesmo, interessantíssima e indico a todos.

Thiago 04/01/2022

O texto em si enquanto obra filosófica é produtivo, embora desafiador. Não caminha na segurança do que são as narrativas modernas. Ao contrário, é truncado, com grande prolixidade. Deve-se ter em mente seu contexto histórico, escrito por Platão como narrativa de um diálogo informal, com opinões tão diversas quanto o número de interlocutores. Nesse sentido, é documento histórico e como tal deve ser lido.

A ressalva fica, nesta edição, com os comentário de Donaldo Schüler, o tradutor. O mesmo é enfadonho, cansativo, rebuscado, em um desejo constante de esbanjar erudição sobre um simples texto filosófico, de maneira vergonhosa. Donaldo estraga a edição com comentários intrincados e professorais, tentando costurar referências que, ao não iniciado, nada agregam à interpretação da narrativa e afastam o leitor sobre qualquer entendimento daquilo que está lendo. Platão tem obras puras e claras, mesmo aos curiosos e sem formação na área, podendo ser apreciado por todos. O tradutor, no entanto, em seus comentários, faz de tudo para construir uma redoma onde somente ele transita com segurança, tentando elitizar e ocultar a simplicidade da filosofia grega antiga.

bella 27/12/2021

Sendo apaixonada pela ideia e prática do amor, tenho muita curiosidade em ler sobre o mesmo. Então assim fiz, nessa minha primeira leitura de uma obra de Platão. É um texto um pouco difícil mas sinceramente foi muito bom ver os diferentes pontos de vistas sobre o amor, as ideias se desenvolvendo nos discursos para logo serem refutadas por Sócrates. Com certeza apenas lendo de novo para compreender tudo com exatidão, mas mesmo assim, nesse livro se encontram lindas e verdadeiras reflexões, então se você gosta de filosofia, recomendo bastante!!

ludmila139 26/12/2021

um livro curto, mas profundo!
Algo que marca esse livro e principalmente o que Sócrates aponta em seu diálogo, é que para alcançar o amor os homens devem criar beleza, segundo o corpo e segundo o espírito. É por isso, então, que os homens possuem o anseio de procriar o que é belo. E para com o amor, tal processo é valioso.

the moon 10/12/2021

Eros
Nunca tinha lido nada escrito por Platão e para ser bem sincera,se não fosse uma leitura obrigatória da universidade é muito provável que não leria nem tão cedo.
Essa obra foi uma grande surpresa,não é nada como eu imaginava. Os discursos são altamente ricos,interessantes e trazem questões que nos colocam para pensar.
O discurso vencedor foi o de Sócrates,porém o que eu mais gostei foi o discurso de Aristófanes,com seu mito da criação que nos faz procurar nossa outra metade da esfera.
Pobre Alcibíades...mais um sofrendo por conta de uma paixão não correspondida. Certamente sua narrativa foi uma das minhas preferidas.
Vale ressaltar a maneira como o amor homossexual é retratado no texto,de maneira leve e ao mesmo tempo profunda. Achei incrível!

hyocha 28/11/2021

Já tinha lido a muito tempo atrás, o livro é interessante, porém tem muita enrolação, muita coisa desnecessária. Não recomendo não, só pra quem gosta mesmo desse tipo de livro.

Pri 28/11/2021

Meu favorito de Platão
já li esse diálogo duas vezes. é sem dúvidas meu livro favorito de Platão.
Ele descreve um banquete, em que há uma competição para entre os convidados, para decidir qual o mais bonito discurso sobre o amor.

Mel 27/11/2021

Finalmente terminei essa merd@ (com td respeito)
Foi okay, as melhores partes sem dúvida foram: 1. A parte que falam da crença das almas gêmeas e 2. Sócrates yag passando rodo nos novinhos gatos
Sim, sou totalmente superficial e isso é o máximo que posso comentar sobre esse clássico aclamado ??