Depois do funeral

Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

Ibagcaetano 07/08/2020

Falta de sorte
Acredito que não estou mais acostumada com a escrita da autora.
Apesar de ter achado a trama interessante, a conclusão inteira do crime me pareceu uma variação sem sentido.
Inclusive a ?pista chave? foi feita de uma forma forçada. Enfim, acho que não venho dando sorte nas leituras da Agatha.

Ricardo.Sigalla 13/07/2020

Instigante
O livro é instigante do começo ao fim. Leitura muito agradável e, apesar de não ter achado o desfecho tão interessante, é um livro que eu recomendo.

Gi 16/05/2020

Que plot twist...
Richard Abernethie falece de forma inesperada, mas não suspeita, em sua casa. Os poucos familiares vivos, com exceção de seu irmão Timothy, um inválido, comparecem ao seu funeral. E no momento da leitura do testamento sua irmã caçula Cora faz um comentário inquietante.

"Cora Lansquenet olhou para a família com os olhos arregalados de surpresa. Inclinou a cabeça para um lado, em um movimento que lembrava o de um pássaro.
- Mas ele foi assassinado, não foi? - disse ela."

É com esse comentário, aparentemente confuso, que as suspeitas começam a surgir. Teria Richard sido mesmo assassinado? Se sim, então qual seria o motivo? Se fosse a herança isso colocava todos os beneficiários como prováveis suspeitos.

E dessa forma se inicia mais um incrível e intrincado enredo escrito por Agatha Christie. Sou muito suspeita em falar dela. Minha mãe foi quem apresentou os livros da Rainha do Crime para mim quando eu tinha 10 anos e desde então sempre me presenteia com os livros dela, principalmente os encontrados em sebos, como é o caso desse em especial. Tento aumentar minha coleção sempre que possível, mas sei que ainda faltam muitos.

Nesse livro nos deparamos com os métodos nada ortodoxos de Hercule Poirot, um detetive belga bem excêntrico, mas genial. E uma história muito bem desenvolvida nos é apresentada, fazendo os leitores tentarem chegar a uma conclusão, mas provavelmente falhando várias vezes no decorrer da leitura.

E acho que é isso que mais me encanta nos livros de Agatha Christie, a forma como toda a história parece nos confundir, parece não fazer o menor sentido, e como tudo se encaixa de forma perfeita no final, quer sejamos capazes de descobrir isso antes ou não no decorrer da leitura.

Aos leitores que gostam de uma boa trama, cheia de plot twists e pistas a serem compreendidas, personagens aparentemente comuns e provincianas, mas que podem vir a esconder grandes segredos, recomendo Depois do Funeral. É um excelente livro, uma leitura que vale a pena.

miya 01/05/2020

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que consegui terminar de ler. Já tentei vários outros da mesma escritora, mas nunca fluía a leitura, mesmo sendo de um gênero que gosto bastante, tanto que até troquei os livros. Bem, esse livro foi cansativo demais no começo. Li várias resenhas e não achei sequer uma negativa desse livro, no máximo alguma que criou expectativas demais e se decepcionou ou que os outros da autora eram melhores. Pois então, após eu insistir um pouco, me vi grudada no livro, o que fez eu terminar rapidinho.
Enfim, o que parecia óbvio para mim se transformou em uma idiotice quando soube o enorme plot twist que Agatha havia criado. Foi um livro surpreendente bom para mim, acho que é impossível não ficar chocada com o final dele. Os personagens me deixaram muito envolvida na história, e a cada capítulo eu ficava mais desconfiada (da pessoa errada, claro).
Bem, acho que é uma ótima recomendação para quem quer se aventurar no gênero. E vou ir atrás de outros livros da Agatha, com certeza rsrs eu amei demaissss.
Anderson 01/05/2020minha estante
Já tentou até os badalados (O Caso dos Dez Negrinhos/E não sobrou nenhum) e O Assassinato no Expresso do Oriente? Eu só li esses dois dela e gostei tanto que li cada um de uma vez só.

miya 01/05/2020minha estante
Anderson, eu tentei O Assassinato de Roger Ackyord e Os Crimes ABC. Não consegui ler nenhum.
Eu me interessei bastante pela sinopse de O Caso dos Dez Negrinhos, acho que vai ser o próximo dela que vou ler. Os outros, só ouvi falar mesmo. Vou pesquisar mais sobre. Muito obrigada pelas indicações.

Thais645 31/01/2020

Quantos suspeitos
Meu primeiro livro da Agatha Christie. Amei a história, suspeitei de várias pessoas - bem planejado Agatha ;) - e no final, SURPRESA!
Que trama!

Fabio Shiva 19/01/2020

Astúcias de Agatha
Foi uma delícia reler esse livro! Dessa vez eu lembrava claramente da trama, então pude acompanhar de camarote a maneira magistral como Agatha vai apresentando ao leitor as pistas para a solução do mistério. A Rainha joga limpo com seus leitores, e realmente deixa todas as peças do quebra cabeça à mostra e bem visíveis. Por outro lado, a autora é muito astuciosa ao apresentar as dicas verdadeiras embaralhadas em meio a uma profusão de pistas ilusórias. E o mais impressionante é a habilidade de induzir o leitor a apostar em falsas premissas.

Agatha Christie jamais quebra as regras do romance policial, mas consegue “dobrar” essas regras de forma insuperável, chegando ao ponto de subvertê-las. A solução do mistério é inesperada porque, antes de ler tal livro, o leitor não chega a considerar aquela possibilidade específica como uma solução possível. Ao final da leitura, ludibriado mais uma vez, o leitor satisfeito é obrigado a admitir: “sim, essa é uma solução válida, uma boa solução. Eu nunca pensaria nisso, mas não posso dizer que o jogo não foi justo.”

Foi assim que Agatha obteve alguns de seus maiores êxitos, como “O Assassinato de Roger Acroyd”, “A Casa Torta”, “E Não Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos)” e “Assassinato no Expresso Oriente”. Obras às quais se soma, certamente, “Depois do Funeral”.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Alcione13 19/01/2020minha estante
Também estou relendo ela esse ano. E alguns não lembro nada. Então serei enganada novamente pela rainha. Coisa que amo.
Principalmente quando a solução é tão óbvia que não acreditamos.

Fabio Shiva 20/01/2020minha estante
Oi Alcione, valeu pelo comentário! Realmente, gostamos mais quando somos enganados em um livro de Agatha do que quando acertamos a solução, né? Eu já li praticamente todos os livros dela duas ou mais vezes!

Alcione13 20/01/2020minha estante
Também já li e reli que até decorei rsrs
Amo

Fabio Shiva 20/01/2020minha estante
Não consigo enjoar de ler Agatha! Pretendo ler a Autobiografia em breve.

Alcione13 20/01/2020minha estante
Está entre meus desejados. Assim que conseguir comprar,lerei.

Nathália 24/02/2019

Excelente
Livro excelente. Agatha Christie era sem duvidas uma mulher com uma mente criativa magnífica. Meu primeiro livro dessa autora, acho que criei muitta expectativa. O que eu me entristeci foi o final ter sido um pouco apressado, e como Poirot chegou naquela conclusão do assassino. Eu estava em dúvida entre duas pessoas, eram um pouco suspeitas, mas jamais imaginaria que fosse alguém tão... ah... sugiro que leiam!

Fimbrethil Call 10/12/2018

Gostei!
Muito legal esse livro, um assassinato butal por um motivo bem besta.

Jenny 31/07/2018

Interessante!!
Sempre fui uma fã das engenhosas histórias de Agatha Christie, fico colocando "minhas engrenagens" a mil para advinhar o criminoso no final e é claro que erro. Esse livro não foi diferente, por mais que tenha ficado frustada com o final da história (por não ter chegado nem minimamente perto), achei muito bom o desenrolar da história. Conseguiu me prender.
Recomendo o livro e os desafio a acertar o criminoso! (Não me digam que acertaram, please).

DIÓGENES ARAÚJO 20/07/2018

Abaixo da média
Um livro razoável para os padrões de Agatha Chrtistie, mas ainda assim é bom, vale a leitura para quem é fã do gênero ficção policial.

Katia 30/04/2018

Mais um livro magistral dessa excepcional autora, foi um dos primeiros livros que li dela, na época que ainda existia o círculo do livro, e me viciei até ler praticamente todos, se não todos.
Depois do funeral, é surpreendente, onde simplesmente nada é o que parece ser.

Mr. Jonas 12/02/2018

Depois do Funeral
Um ótimo livro para quem é fã de Agatha Christie ou gosta de romances policiais.com certa dose de mistério e suspense.

É um livro instigante, com um roteiro criativo e inteligente, adequado para quem ama a Rainha do Crime.

"Ninguém consegue escrever [um romance] com uma árvore genealógica, um testamento duvidoso e uma família cheia de assassinos em potencial tão bem quanto Agatha Christie."
The New York Times

Na mansão dos Abernethie, após a morte do patriarca, o advogado da família, sr. Entwhistle, procede à leitura do testamento. Quando ele está prestes a revelar como a herança será dividida, uma frase dita pela irmã do falecido milionário deixa todos pasmos: "Mas ele foi assassinando, não foi?". Até então ninguém questionara as causas naturais da sua morte. A situação se agrava em seguida com o assassinato violento de um dos presentes na leitura do testamento... Só resta uma saída ao sr. Entwhistle: ligar para o velho amigo Hercule Poirot.

Jansen 23/01/2018

Muito bom. Uma morte normal numa família normal e rica quando, de repente, uma irmã do defunto que andava desgarrada da família solta: "Foi um assassinato..." A partir de então a história se desenvolve com o advogado da família meio perdido até que resolve chamar quem? Poirot. Daí em diante o Hercule já envelhecido dá o seu show.

Sarah 15/01/2018

Incrível!
Não é possível que não exista um livro dessa mulher que não seja tão engenhoso. História muito bem elaborada, adorei me sentir "trouxa" mais uma vez tentando desvendar o caso.