O Discurso do Rei

O Discurso do Rei Mark Logue...

Resenhas - O Discurso do Rei

1 | 2 | 3 | 4

Jojo Cristine 28/09/2020

Eu amo livros que me trazem lembranças de outros que ja li, de filme que assisti. E o discurso do rei além de ser uma história real e fabulosa, conta uma época trágica para muitos.

Hugo. 31/05/2020

Surpresa
Ganhei esse livro e foi até um pouco difícil de ler porque foi o primeiro livro não ficcional, mas a leitura foi bem divertida. As histórias foram bem legais, traz bastante curiosidade. É uma boa pedida para quem gosta de saber mais sobre a família imperial. 4 estrelas por causa da folha branca.

Andressa 24/05/2020

Surpreendente
Eu achei o livro muito bom! A leitura é super prazerosa, e expõe uma visão diferente sobre a Segunda Guerra Mundial que considero interessante conhecer.

Vanessa 08/03/2020

Achei ele um pouco arrastado pela forma que o autor resolveu colocar as memórias de Lionel Logue.
Mas mesmo assim gostei bastante de ler sobre a persistência do rei em se tornar realmente bom naquilo em que era sua maior fraqueza.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2019

O discurso do rei: como um homem salvou a monarquia britânica é uma visão do mundo privado da realeza. Os diários de Lionel Logue revelam as dificuldades enfrentadas pelo Rei George VI por causa de seus problemas de fala.
É um retrato da monarquia britânica - por ocasião de sua maior crise - visto pelo olhar de um plebeu australiano que se orgulhava de servir, e salvar, seu rei.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788503011044

yuri29 01/08/2019

Sempre em frente e superando as dificuldades
O Discurso do Rei 0é um livro para quem deseja uma leitura bem leve. Não espere que a obra, mesmo que ela tenha como pano de fundo adventos históricos, traga profundidade. Não, esse não é um livro que trata mais densamente coisas como a Segunda Guerra Mundial. E este nem é o intuito. O autor possui como principal objetivo, enaltecer a evolução de George VI, que sofria com a gagueira. A falta de densidade nos eventos históricos é compensada, de maneira surpreendente, na narração de como desenvolveu-se a relação de George VI com Logue, seu terapeuta australiano.
Eu creio que todo livro tem de passar algum tipo de mensagem ao leitor, seja ela positiva ou negativa. E tenho de dizer que o Discurso do Rei veio para agregar de maneira positiva à minha vida. Observando o crescimento do rei inglês no que tange a sua dicção, pude constatar que sempre podemos vencer os obstáculos da vida se acreditarmos em nós mesmos.
Recomendo o livro para àqueles que querem inspiração para poder vencer um obstáculo em sua vida.

cris.leal 10/09/2017

Belo relato sobre amizade...
Apesar do livro de Mark Logue e Peter Conradi apresentar um retrato bastante fiel e interessante da época, e narrar a incrível superação da gagueira do rei britânico George VI (pai da atual Rainha Elizabeth), o que realmente chama atenção é a história da amizade entre um nobre, segundo filho de Sua Majestade o rei George V, e um plebeu da colônia australiana. A princípio, esses dois homens não deveriam nem ser conhecidos, mas as suas histórias de vida, a amizade genuína e a lealdade que há entre eles, é o que, de verdade, nos emociona.

site: http://www.newsdacris.com.br/2010/04/eu-li-o-discurso-do-rei.html

Dalves 07/07/2017

Interessante
Retrata a dedicação de um homem em guiar um império mesmo ciente de sua gagueira.
Em paralelo, mostra bem como um profissional especializado no assunto é fundamental nessa caminhada.

Luiz Pereira Júnior 21/06/2017

Um chafariz de jardim...
Dizer que um livro é chato não significa muita coisa (sempre digo que "chato" é aquilo de que não gostamos). "O Discurso do Rei" é simplesmente superficial, com descrições repetitivas e altamente elogiosas ao protagonista - o que já seria de esperar de um dos autores do livro - por motivos óbvios. Além disso, não há uma descrição verdadeiramente apurada dos métodos usados pelo terapeuta da fala para a cura ou a amenização da gagueira (bem, para isso teria sido melhor comprar um livro específico) e a idealização da nobreza britânica beira o ridículo (talvez seja melhor dizer "risível"). Quanto ao título da resenha: bonito, nobre, aristocrático, mas raaaasoooo... No mais, aproveite-o para uma leitura descompromissada em um domingo anterior a uma semana estressante...

Karol Cremonini 17/04/2017

O discurso do Rei
Eu sou louca por história mundial, principalmente os assuntos que envolvem as Duas Grandes Guerras. E também sou apaixonada pela Família Real Britânica. Juntando os dois assuntos, eu fico no paraíso.

Temos aqui a história verídica de como foi para Albert, então Duque de York, superar sua gagueira, ao se ver obrigado a assumir o trono da Inglaterra e se tornar o Rei George VI (pai da atual Rainha Elizabeth II).

Desde pequeno Albert apresentava problemas na fala; não conseguia se comunicar com clareza e coesão em situações normais e muito menos quando estava sob pressão. Após muitos tratamentos inúteis ele havia praticamente desistido de tentar melhorar.

E foi assim que os caminhos do futuro Rei e de Lionel Logue, se cruzaram. Logue era um tipo de terapeuta da fala e sua ajuda foi fundamental para suavizar os problemas de fala do Rei, que passou por muitas provações, afinal, assumiu a Coroa em uma época de guerra (a Segunda, no caso) logo os discursos eram constantes.

No livro vemos a relação dos dois, que começou de forma profissional, mas evoluiu para uma sólida amizade entre um plebeu e seu Rei. Percebemos nos relatos os esforços de ambos para conseguir o melhor resultado possível.

A leitura é rápida e fluida, e pra quem gosta de história está muito mais que recomendada.

Há também uma adaptação cinematográfica, onde as atuações são impecáveis e que inclusive ganhou 4 Oscars, sendo o de melhor filme, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado, ou seja, IMPERDÍVEL.

Recomendo o livro e o filme. ?

Gleiciane.Marques 08/12/2016

O Discurso do Rei - um reflexo de cada um de nós
Sempre quando leio procuro extrair algum ensinamento da obra em questão. Este é um dos critérios pelo qual me baseio ao julgar o valor de uma obra. Sempre penso as lições que aprendi durante a leitura. Com o discurso do rei, de Mark Logue e Peter Conradi não foi diferente. Ao narrar a dificuldade de fala do rei George VI ao longo de sua vida, bem como o papel fundamental de Lionel Logue neste trajeto fui várias vezes levadas à reflexão.
Em primeiro lugar, amei a descrição do contexto histórico da época. A minha mente formou imagens de lugares que eu sempre desejei ir e pessoas que eu ficaria encantada em conhecer. Eis um dos feitos da literatura, esta capacidade de te transportar para o mundo. Refleti sobre o comportamento e visão das pessoas daquela época.
Ponderei também sobre a família real e como eles também possuem desafios de conviverem entre si com as suas diferenças e dificuldades pessoais. Toda família tem isso.
Além disso, senti-me tocada pela descrição do rei George VI. Por meio dos extratos de seu diário, matérias de jornais e cartas pude atentar para o fato de que todas as pessoas tem obstáculos a serem enfrentados, seja da realeza ou não e o quão difícil é deixar de fazer o que você quer por um bem maior. Por isso todas as pessoas também passam em algum momento da vida.
Enfim, uma ótima leitura que reflete cada um de nós.

site: https://www.youtube.com/watch?v=REMuB7tn3J4

Ludmila119 31/08/2016

O Discurso do Rei
Aclamado pela crítica, o livro que deu origem ao filme ganhador de 4 Oscars, em 2011, mostra que a Monarquia Britânica se manteve firme, com a imagem de um Rei, graças à um homem: Lionel Logue. Excelente trabalho dos autores Marke Logue e Peter Conradi ao construírem uma obra que retrata o esforço de um homem cuja deficiência estava na fala e no esforço em ajudar o seu próprio Rei, driblando as dificuldades por não ser um doutor, por parte de outro.

Mark e Peter utilizaram os diários reais, deixados pelo monarca George VI, que retrata a sua evolução ao curar, ou melhor, minimizar sua gagueira, fruto de acontecimentos traumáticos durante a infância. Para completar e enriquecer a obra, os autores também tiveram acesso aos diários de Lionel Logue, além de entrevistar a nora do australiano, ainda viva, porém muito idosa. O resultado não poderia ser outro: uma excelente pesquisa histórica moldada em uma escrita simples e de fácil leitura.

Mesmo tendo um período curto da amizade e cumplicidade entre George VI e Lionel Logue, o livro tende a relatar a preocupação dos autores em transmitir a evolução de um simples atendimento, enquanto Albert ainda era conhecido como Durque de York, à necessidade em se ter Logue ao lado do Rei durante os seus discursos, apoiando e auxiliando para que sua imagem como Rei se mantivesse com imponente e não desmontasse a qualquer sinal de sua gagueira.

Ampliando o breve período retratado no livro, os autores também tiveram o cuidado de dar um passo para trás, na história dos personagens a fim de ilustrar acontecimentos passados e que possibilitariam maior entendimento e profundidade ao lermos o livor. Desde os relatos de antepassados, como também as infâncias, de Albert e Lionel, vemos a construção de dois homens que deixaram as diferenças sociais e burocracias impostas, entre Rei e plebeu, para fundarem uma bela e invejável amizade.

Divididos em capítulos que possuem conexões entre si, a organização do livro nos faz ler trechos da vida de cada personagem presente na história da Monarquia Britânica, passando por momentos incomuns para os curiosos, porém servindo de excelente referência para os estudiosos da história mundial. Material também que possui imagens, além de trechos transcritos diretamente dos diários e cartas entre as famílias e seus representantes, sem contar os casos e relatos pessoais, como também muitas vezes curiosos e engraçados, desde a dores de barrigas e enjôos, como também sentimentos e sensações expressas pelo próprio Bertie, como carinhosamente era chamado, e Logue.

Por mais bela história, não estamos isentos de momentos tristes; os autores não deixaram de fora tragédias e revoltas, como também dificuldades em acertos e erros, que, na minha opinião, se tornam artifícios necessários para criar o drama existente na história. Sem pender para algo romântico, muito menos para o dramático, o livro se mantém numa linha tênue entre os dois gêneros, apresentando uma configuração única e característica dos autores.

Incomparável e superior ao filme, “O Discurso do Rei” se mostra um excelente livro, melhorando a experiência de quem assistiu a adaptação, a ponto de não esquecermos facilmente dessa bela história verídica sobre um Rei e um plebeu. Livro obrigatório na estante de qualquer pessoa…

Fernanda 06/02/2016

Minha opinião sobre: "O discurso do Rei"
Achei o livro muito bem escrito. Mark Logue quis vangloriar bastante seu avô, Lionel Logue, cujo o ato me incomodou bastante. Achei a história bem fraca! Não acontece nada inusitado, na verdade parece que não acontece nada. Tudo é muito bem detalhado o que na minha opinião é um aspecto positivo. Mas, não me prendeu um único momento, passei o livro todo achando que iria ter alguma coisa inusitada, o que não aconteceu o livro inteiro. O filme eu não vi mas, segundo meus familiares é muito bom. Então, resumindo achei o livro ruim, e dei apenas uma estrela, uma estrela só por causa da escrita. Não recomendo.
Rosane. 01/08/2019minha estante
Acho que voce nao entendeu o pq do livro existir. Nao e uma história inventada, em que qualquer coisa "inusitada" pode acontecer. E um livro quase biografico, de historia.

1 | 2 | 3 | 4