O Rei do Ferro

Resenhas - O Rei do Ferro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rhian 23/11/2012

O Rei da decepção
O livro contém uma trama ótima, enredo ótimo, e grande criatividade. Da para ver que a escritora tem potencial, porém, ela acabou com a personagem principal. Não deu nenhuma vida a garota, a transformou numa personagem sem graça e sem personalidade, onde se torna impossível se identificar com ela. Vários momentos onde poderíamos esperar alguma atitude ou alguma emoção e nada. Dou uma estrela pela criatividade!
evelyn 19/12/2013minha estante
EXATO! quantas vezes essa menina tropeça, fica paralisada e sem reação ou fica gritando igual tonta enquanto tudo acontece à sua volta?! nenhuma personalidade, carisma, NADA! arrgh! fora que achei o romance pobremente envolvente, o clima entre eles foi desenvolvido de forma muito fraca!

Lanny 29/10/2015

Expectativa vs. Realidade
Acho que vi esse livro no Skoob enquanto pesquisava algumas coisas e fiquei completamente fissurada em lê-lo. Outro dia baixando alguns livros epub para ler, encontrei os disponível e dei um grito quando vi, de felicidade por ter achado assim sem nem estar procurando, mas ter altas expectativas em ler um livro não é coisa boa, muito provavelmente você acaba se decepcionando.

Não é que o livro seja ruim, muito pelo contrário, é um bom livro, mas eu esperava MUITO mais pelas resenhas que tinha lido anteriormente e ficou a sensação de "É isso?" Talvez se eu tivesse me interessado em ler apenas porque vi no site e baixei sem pretensão alguma eu tivesse me entusiasmado um pouco mais.

Acho que o formato do livro (digital) também ajudou um pouco a me desestimular com o livro porque as referências de palavras desconhecidas ficavam pelo meio da página atrapalhando um pouco a leitura.

Outra coisa, se não me engando, alguém falou anteriormente que o livro é previsível e você consegue adivinhar o que vai acontecer mais adiante... algumas previsões que eu fiz ainda não se concretizaram, mas eu tenho uma visualização perfeita de como a história vai seguir adiante, e mesmo que eu esteja enganada, acho que essa previsibilidade deixa a história menos emocionante já que a emoção de um livro é você ficar tipo "Meu Deus! E agora?" E com esse livro não aconteceu isso, era mais uma coisa do tipo "Ah, entendi o que vem depois" e mesmo não acertando houve um "entendimento" da história que tira um pouco o suspense, o medo, a ansiedade e deixa a leitura mais "comum"

Vanessa Vieira 17/02/2012

O Rei do Ferro_Julie Kagawa
O livro O Rei do Ferro, primeiro volume da série Os Encantados do Ferro, de Julie Kagawa, nos conta a estória de Meghan. Meghan sempre se sentiu deslocada no meio em que vive, como se fosse um peixe fora d'água. O seu pai desapareceu de forma repentina quando ela tinha apenas 6 anos de idade e esse mistério a intriga até hoje. Sua mãe casou novamente com Luke, e teve outro filho, Ethan, a quem Meghan ama muito.

Meghan possui um amigo muito brincalhão e companheiro chamado Robbie, que sempre está presente ao seu lado. No dia do seu aniversário de 16 anos, ela recebe uma notícia chocante: seu irmão Ethan foi sequestrado por fadas e levado para o reino de Fey, e elas o substituíram por um changeling. Ela fica em polvorosa e conta com a ajuda de Robbie para embarcar à Fey e resgatar seu irmão.

Em Fey, ela conhece o gato Grimalkin, que a acompanha em sua busca, e Ash, um príncipe lindo e extremamente frio. A jornada por Ethan se torna árdua e repleta de perigos, ao mesmo tempo em que ela vai descobrindo fatos até então ocultos sobre o seu passado. Ela descobre também que o verdadeiro nome de Robbie é Puck e que ela é filha de Oberon, rei das fadas.

Em meio a muita magia, mistério e uma busca incessante pelo seu irmão, Meghan acaba despertando para o amor. O seu coração bate de forma descompassada quanto está perto de Ash, mas o gelado príncipe parece não perceber os seus sentimentos, se tornando quase que impossível que ele retribua o seu afeto. E mesmo se um dia ele notar o que se passa no coração de Meghan, ele será alguém confiável para conviver ao seu lado?

O Rei do Ferro é o primeiro volume com a temática de fadas que eu tenho a oportunidade de ler e confesso não ter me arrependido. A escrita de Julie Kagawa é envolvente e remete o leitor a um mundo de magia e fantasia pelas florestas de Fey, repleto de criaturas míticas e distintas.

A narrativa, em determinados pontos, me lembrou muito Alice no País das Maravilhas, inclusive o gato Grimalkin. Uma estória mágica e muito bem desenvolvida, repleta de aventuras e mistérios. O romance de Ash e Meghan não foi tão bem trabalhado como eu gostaria, mas creio que no próximo volume da saga, A Filha do Ferro, a autora o desenvolva melhor.Vale a pena conferir!

Key 23/06/2012

Apaixonada
Eu não marquei como spoiler porque se você já leu alguma resenha ou procurou sobre o livro, já sabe do que estarei falando.

Eu estava realmente precisando ler livros com mais romance, e a história de Meghan Chase me ajudou nisso.
Sinceramente, como não se apaixonar por Grimalkin, Ash e Puck?
E eu acho que sou a única team Puck do mundo, quem sabe minha opinião mude conforme eu leia os outros livros. Ash é realmente apaixonante, mas Puck... Ele tem aquele jeito engraçado e descompromissado que eu realmente amo.

Bom, vamos lá.
Quando comecei a ler, achei que a história começa rápido demais. Em um segundo Meghan é uma garota comum e do nada BOOM, ela descobre Fairyland. Não que isso seja uma coisa horrível, afinal, livros como The Host que demoram para começar a ação realmente me enchem.
Não dei um 5 aqui porque sou meio preconceituosa com garotas que vem o cara mal e se apaixonam - indireta para você Meghan. Sim, Ash é realmente tentador, mas ela se apaixonando por ele soou tão "oi, meu nome é Meghan Chase e sou uma Bella da vida", não que ela seja realmente parecida com a Bella - ela tem muito mais personalidade.
Grim e Puck são o humor da história - embora as piadas que Ash raramente faz sejam hilárias também.
Se você procura uma leitura fácil e que vicie, esse livro é totalmente indicado. Mas não comece a ler se você não gostar de séries, já que há várias continuações e os contos além disso.

Sei que a resenha não ficou muito legal, mas eu estava tão ansiosa para contar que SOU TEAM PUCK que nem liguei. Obrigada.

Nana 21/03/2020

Se prepare para devorar...
Primeiro livro de uma coleção viciante. Havia lido há pouco tempo a história de uma menina trocada no mundo mágico mas a história é bem diferente. Com suspense e aventura e coração batendo forte.

Biah @garotapaidegua 27/01/2012

O Rei do Ferro estava na minha infinita listinha de compras desde seu lançamento em inglês, mas só veio a fazer parte da lista tenho-que-comprar-já quando soube que seu tema fazia parte da mitologia nórdica. Isso porque eu sou uma louca-fanática-apaixonada por livros que envolvam mitologia, seja ela qual for. E eu tinha acabado de ver Thor no cinema, e adorado a história, mesmo antes de saber que fazia parte da mitologia nórdica também. Então eu entendi como um sinal rsrs e fiz de tudo pra colocar minhas mãos no livro o mais rápido possível. Obrigada skoob plus!
No começo da leitura eu fiquei meio desapontada, pois me vi diante de inúmeros seres sobrenaturais novos: kelpies, bogies, glaistig, etc, e não conseguia gravar quem era quem, quem era a metade mulher metade cabra, quem habitava os lagos...argh, uma agonia! Não gosto de ler livros sem entender, e estava me irritando com o fato de não conseguir me familiarizar com os novos seres. Quase desisti, mas não ter desistido foi a melhor coisa que eu fiz!
Depois de decidir ignorar esses nomes confusos e seres encantados doidões, mergulhei em uma história fantástica! Com ação, drama, romance, tudo na medida certa! Me apaixonei pelos personagens, por suas qualidades e seus defeitos, pelos seus erros, seus acertos. Enfim, me apaixonei!
Meghan é uma adolescente normal que de repente descobre que é filha de um rei faérico, Oberon, tem como melhor amigo um elfo, Puck, e acaba se apaixonando por Ash, o príncipe da Corte de Inverno, e que parece ter o coração tão gelado quanto. E ainda tem que tomar cuidado com os novos seres que conhece, com as promessas que faz (promessa no mundo das fadas é coisa séria!) e com seu meio-irmão Ethan, que foi levado para esse mundo por forças malignas
E esse livro é um conto de fadas tão lindo!!! Uma mestiça que se apaixona pelo filho de sua inimiga, e que antes de tudo precisa derreter o gelo do coração de seu amado. Um conto lindo, mas que não fica só na parte do romance não. Há muitos outros elementos na história, como eu disse acima: drama, ação, aventura. E o livro também aborda alguns aspectos bem interessantes: a evolução da humanidade, a descrença no sobrenatural, a racionalidade x emoção...e como tudo isso afeta o mundo das fadas.
E vocês vão ter uma grande surpresa com o motivo do título do livro! Não é de cara que se descobre não, só passando da metade do livro, e vai te surpreender e te dar uma aflição também...E o final é ótimo, intrigante !! Não vejo a hora de ter A Filha do Ferro em mãos! Quero mais Ash, mais Meghan, mais Puck, mais mundo de fadas, mais seres encantados, mais tudo!

Mais resenhas em www.garotapaidegua.com

Melian 21/10/2015

Fraquinho
Comprei o livro Deus sabe a quanto tempo, Parei no meio da leitura e terminei somente agora. História fraquinha. Poucos ápices, Romance sem ênfase. não foi uma boa experiência com fadas. Não continuarei com a série (se é q ainda estão a venda já q a editora virou pó).

CarolM 21/06/2012

Fantástico!!
Esse livro foi o primeiro que li com a temática de fadas (já li ele faz alguns meses) e me surpreendi bastante com a forma com que autora mostrou o mundo das fadas, apesar de saber que esses seres não são tão amigáveis como estamos acostumados a ver nos filmes e livros por aí, principalmente os da Disney. Eu realmente não imaginava que eles fossem seres tão sombrios e perversos.

A história é narrada por Megan Chase, uma adolescente que perdeu o pai, misteriosamente, quando tinha seis anos e hoje vive com sua mãe, seu padrasto e seu meio irmão, Ethan, de quatro anos em uma pequena cidade no meio do pântano de Lousiana. Ela está prestes a completar dezesseis anos e de repente passa a enxergar seres esquisitos em todos os lugares. Até mesmo seu melhor amigo, Robbie Goodfell, tem parecido um pouco estranho ultimamente.

No dia de seu aniversário (o pior dia de sua vida), depois de passar por uma grande humilhação na escola, causada pelo garoto em que está interessada, Megan chega em casa e vê sua mãe caída no chão da cozinha com sangue escorrendo de um corte na cabeça, e seu irmão inclinado sobre ela com um sorriso assustador. Depois de socorrer sua mãe, com a ajuda de Robbie, e pedir ao padrasto para levá-la ao hospital, Megan vai conferir o que aconteceu com Ethan e descobre que aquele ser não era seu irmão e sim um Changeling, uma criatura do reino das fadas que estava ali para ocupar o lugar de Ethan que fora sequestrado pelos seres encantados.

Além disso ela descobre que, na verdade, é filha de Lorde Oberon, o rei da corte Seelie do reino das fadas, e seu melhor amigo é nada mais nada menos que Robin Goodfellow, o Puck de Sonhos de uma noite de verão, e enviado de lorde Oberon para proteger Megan dos outros encantados.

Megan decide ir atrás de Ethan para resgatá-lo daquele mundo sombrio e cruel e conta com a ajuda de Puck. Mas ela não imaginava os perigos que enfrentaria naquele reino mágico e desconhecido. Entre as criaturas que ela encontra pelo caminho está Grimalkin, um Cait Sidhe (um encantado em forma de gato) que, em troca de um favor, a ajuda a se libertar de um bando de goblins e a leva para a corte de seu pai. Uma vez na corte de verão todos os segredos são revelados e ela também percebe que não é bem vinda, principalmente pela rainha Titânia, mas seu pai decide mantê-la na corte, contra sua vontade, pois seus inimigos poderiam usá-la contra ele.

Sem alternativas, Megan decide fugir com a ajuda de Grimalkin. Uma vez fora do território Seelie, ela encontra novas ameaças em seu caminho, entre elas está o belo príncipe Ash, filho mais novo da rainha da corte Unseelie que, apesar de parecer frio e desprovido de emoções, seu olhar faz o sangue de Megan ferver. Além disso, um novo rei está surgindo nesse mundo encantado e parece ser mais mortal do que qualquer outra criatura de Nevernever.

Repleta de referências a personagens e contos do foclore irlandês entre outros, O Rei do Ferro é uma história que vai encantar muita gente. Os seres e a atmosfera sombria me lembrou muito o conto de Alice no país das maravilhas. Os personagens também são muito bem construídos e a narrativa é bastante fluida.

Megan é uma personagem incrível, no início parecia insegura e buscava se esconder do mundo, mas à medida que mergulha cada vez mais fundo nesse mundo encantado e em sua própria história, ela se torna uma jovem forte, que busca enfrentar seus medos e está disposta a se sacrificar por aqueles que ama.

É perceptível nesse primeiro volume que teremos um triângulo amoroso entre Megan, Puck e Ash. Ambos são totalmente opostos e inimigos declarados de outras situações. Enquanto Puck é alegre e parece levar a vida na brincadeira, Ash é quieto e taciturno, com um olhar gelado e sombrio.

Resenha completa no blog Vida de Leitor

Nina @vicioseliteratura 31/05/2017

Bem diferente e original
Meghan Chase é a típica garota desajustada. Ela mora no interior de uma cidadezinha pacata e seus colegas de escola parecem nem perceber que ela existe, a não ser por seu melhor amigo e vizinho Robbie, a garota é muito solitária. Seu pai desapareceu misteriosamente quando ela era criança e sua mãe se casou novamente após um tempo e teve um filho chamado Ethan, um garotinho quieto que Meghan ama. Seu padrastro não liga muito para ela, mas bem, ele é assim.

Em seu aniversário de 16 anos, por alguns equívocos, Meghan é humilhada por seus colegas de classe, mas é salva por Robbie que a leva para casa. Percebendo que seu irmãozinho não está agindo de uma maneira normal, logo ela descobre que a humilhação no colégio não foi nada comparada a tudo o que ela acabara de descobrir. Assim ela e Robbie partem em uma missão de resgate, onde ela descobre coisas que nunca poderia imaginar, nem em seus mais loucos sonhos de verão.

A história do livro é fantástica! Com personagens baseados em “Sonhos de uma noite de verão” de W. Shakespeare (sim, o próprio) a autora nos apresenta uma terra de sonho e fantasia a Corte Seelie e a Corte Unseelie (uma coisa meio bem e mal, apesar de que todos têm muito mais de mal do que bem, hahaha’). Nestas cortes habitam várias criaturas mágicas e mitológicas. A Autora foi bem astuta em misturar várias mitologias, dando prioridade ao folclore Irlandês. Pode-se dizer que os habitantes das cortes são um tanto sanguinários e aproveitadores, aqui um simples ‘obrigado’ pode te deixar em dívida eterna com alguém.
Além do cenário bem ambientado, temos ótimos personagens. Alguns conhecidos da história de Shakespear como Puck, rei Oberon e rainha Titânia que seguem suas características já conhecidas. E outros novos como Ash, o príncipe da Corte Unseelie e inimigo declarado de Puck. Meghan no começo é muito medrosa e teimosa, mas logo ela reconhece seus valores o que a faz ficar muito mais interessante. As ‘criaturas mitológicas’ também são muito bem retratadas, dando ao leitor a chance de imaginá-las exatamente do jeito que a autora queria. Meu personagem favorito com certeza foi Grimalkin, o gato. Astuto, ele é a personificação de um gato falante, lembrando-me do gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas, mas um tanto mais adorável.

Para continuar a leitura, visite o blog

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/01/eu-li-o-rei-do-ferro.html

Vivi Barini 17/04/2011

Confesso que há tempos queria ler este livro, mas outras leituras sempre passavam na frente. Até que me deu os quinze minutos e resolvi que o leria já. Não me arrependi dessa decisão. Além de a história ter fadas e seres místicos – coisa que eu adoro –, ela também superou todas as minhas expectativas.

“Ferro. Gelo. Um amor amaldiçoado desde o princípio.”

As coisas que Meghan Chase mais queria eram que Scot a notasse, tirar a permissão para dirigir e ter umas coisinhas melhores. Mas parece que esse não é o seu destino: no dia anterior ao seu aniversário de 16 anos, estranhas coisas começam a acontecer, e bem no seu dia especial seu irmãozinho Ethan começa a agir de forma muito diferente.

- leia mais no The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2010/08/iron-king-o-rei-de-ferro-por-julie.html

KeziaGarcia 16/03/2015

Bonitinho, divertido, porém, esperava mais.
A história é protagonizada por Meghan, uma adolescente que vive com a mãe, o seu padastro criador de porcos, e o seu meio-irmão de 4 anos de idade, Ethan, em uma casa no meio do nada. Vitima de Bullying na escola, ela tem apenas um amigo: Robbie Goodfell.

Prestes a completar 16 anos de idade, ela sonha que sua vida possa melhorar de alguma forma: Conquistar o coração do Quarterback do time de futebol da escola, tirar sua carteira de motorista... Mas o que ela não esperava, é que sua vida realmente fosse mudar, porém, de pernas para o ar.

Na véspera de seu aniversario, coisas esquisitas começam a acontecer à sua volta, ela tem a impressão de estar sendo seguida, e seu melhor amigo começa a agir de forma estranha. Mas tudo começa a tomar um rumo diferente de tudo que ela imaginara quando, seu irmão é sequestrado e substituído por um changeling. E para tornar tudo ainda mais maluco, ela descobre que a verdadeira identidade de seu melhor amigo é Robin Goodfellow, também conhecido como Puck - Famoso personagem de Sonho de Uma noite de Verão - Willian Shakespeare.

"Senti um arrepio, estremeci, e meu estômago se contraiu. Tudo isso ainda parecia um cenário saído de um pesadelo. Mas Ethan havia desaparecido, e fadas existiam de verdade. Eu tinha de aceitar isso agora. Puck ficou ali parado, olhando para mim cheio de expectativas."

Esse livro é bastante divertido, mas acabei não me sentindo muito presa à ele, talvez por já ter lido tantos livros parecidos. Nas verdade, até então não havia lido uma saga que abordasse a temática do mundo das fadas, mas infelizmente, Os Encantados de Ferro contém aqueles elementos que já se tornaram bastante clichês: A adolescente nerd, o melhor amigo divertido, o mocinho perfeito... Por estar calejada de histórias com esse elementos, o livro acabou não me agradando muito. Talvez se tivesse lido esse livro algum tempo atras, eu teria gostado mais. ( Ok, preciso confessar. Achei a protagonista sem sal, o Príncipe Ash também, e... bem... O Puck é até divertido. mas o único personagem que me cativou foi Ethan, o irmãozinho da Meghan.)

"A ciência não pode provar a existência dos encantados, então, naturalmente, nós não existimos. Esse tipo de não-crença é fatal para a alma encantada."

Carol 13/05/2013

O livro perfeito
Megan Chase. Uma garota que pensa que terá o melhor dia de sua vida 24hrs antes de seu aniversário. Mas esse dia pode transformar o seu aniversário de 16 anos num pesadelo. Com o pai desaparecido aos 6 anos de idade, a mãe resolve se casar de novo com um homem chamado Luke e criar porcos no meio do pântano, a 4km da casa mais próxima. Desse casamento provem um garoto de 4 anos chamado Ethan, seu meio-irmão. Mas embora tudo desse errado no dia do seu aniversário, coisas bem piores a aguardam nos próximos dias que se seguem.

A percepção de mundo real e imaginário da garota muda do dia para noite. Quem é esse garoto que diz ser seu melhor amigo desde sempre? Quem é esse garoto que diz ser seu irmão de 4 anos? E principalmente, que segredos a aguardam do outro lado do guarda roupa?

Nárnia, Percy Jackson, Harry Potter, etc. etc. São vários os livros que podem ser percebidos no universo real e imaginário do mundo dessa nova série de Julie. Nevernever existe ao mesmo princípio do mundo de A História Sem Fim, que é um mundo onde tudo é possível e nada é desmentido.

O livro se baseia principalmente em Sonho de uma Noite de Verão, mas é impossível se dizer com certeza em que ele não se baseia. É um livro que vai desde romance a luta. Um livro que no meu caso não deixou nada a desejar.

Um Príncipe do Inverno misterioso que quer te matar. Um melhor amigo cheio de segredos. Um irmão jogado no meio dessa história. E uma garota que o destino lhe reserva várias surpresas. Em quesito de criatividade Julie não faltou em nada, na verdade até transbordou! Criatividade, humor, romance, lutas, histórias/cenas tristes e tocantes. O livro está recheado disso e mais! Foi como a ler vários livros em um só.

Agora os pontos ruins. Bem, mesmo com muitas paginas, vejo que a história poderia ter sido um pouco mais demorada, principalmente nas cenas de romance, onde tudo aconteceu muito rápido. Na verdade, todo o livro passou muito rápido, mal acreditei quando as paginas acabaram. Mas mesmo sendo muito rápido, eu não senti falta de nada muito crucial que não foi falado.

Camilla 14/02/2013

No mínimo, encantador!
A primeira impressão que tive quando li a sinopse de O Rei do Ferro foi de mais uma historinha no estilo vampírico, dessas que eu até gosto, mas não posso dizer que são realmente boas, enfim... não curtia o tema fadas, sempre achei infantil até mesmo para mim. A princípio, estive relutante para começar a leitura e só a fiz quando estava sem outras alternativas (o tédio já era mortal). De fato, o livro me surpreendeu, positivamente, a ponto de se tornar um de meus favoritos. A escrita de Julie é clara e a personagem Meghan não é irritante. Ash e Puck também são cativantes, embora eu tenha meu preferido. A história tem um bom desenrolar e não te confunde com aquelas enxurradas de informações imprecisas. Temos uma boa pitada de romance (muito fofa, se quer saber), aventura (óbvio), drama e comédia. É, sem dúvida, minha série de fadas favorita (sim, aprendi a gostar do tema) e ainda, uma dos melhores Yas que já li.

leia também em: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2013/02/o-rei-do-ferro-de-julie-kagawa.html

Juliana.Giacobelli 17/04/2012

Um livro sobre o poder das histórias
Resenha originalmente postada em http://julianagiacobelli.com

------

"Os senhores das fadas são imortais; aqueles que tem canções, baladas e histórias escritas sobre eles nunca morrem. Crença, idolatria, imaginação; nascemos dos sonhos e medos dos mortais, e se somos lembrados, mesmo que seja bem pouco, existimos para sempre."

Meghan Chase sabe que há alguma coisa errada com seu mundo desde que seu pai desapareceu sem deixar rastros, dez anos atrás. Essa desconfiança só se intensifica quando seu meio-irmão de quatro anos, Ethan, parece repentinamente… diferente. Violento, respondão, nada parecido com a personalidade doce do menino, ele parece até mesmo ameaçador.

E é quando Meghan descobre que, na realidade, aquele não é Ethan. É um Changeling, um encantado vindo do mundo das fadas que foi colocado em seu lugar… Mas então, onde está seu irmão?
Com a ajuda de seu amigo de infância Robbie – que na verdade é Puck, aquele de Sonhos de Uma Noite de Verão – Meghan decide ir até o Nevernever, lar dos encantados, para resgatá-lo das garras de quem quer que o esteja mantendo em cativeiro. Lá, ela descobre profundos segredos sobre sua vida, sobre os governantes das cortes de Verão e Inverno, e conhece um jovem Príncipe, frio como o gelo, marcado por dores do passado. É claro, também faz um punhado de inimigos, prontos para matá-la sem o menor remorso.

A questão é, será que Meghan conseguirá salvar Ethan de seu raptor? Será que ela abrirá mão de sua própria liberdade e aceitará sua verdadeira natureza para levá-lo de volta? Será que conseguirá derreter o coração de gelo de Ash, o príncipe de Inverno? E, principalmente, será que conseguirá salvar Nevernever da descrença humana?

O Rei do Ferro foi uma belíssima surpresa. Comecei a ler sem nenhuma expectativa, só porque estava no clima de literatura fantástica e ele me olhava da minha estante. E, adivinhem? Me apaixonei pelo livro.

Se tivesse que compará-lo com outros livros que já li, diria que é uma mistura bem feita de Percy Jackson e Filha da Tempestade. O tema, fadas, e o modo como é abordado – além de algumas características da trama – lembram bastante a série Dark Swan da Richelle Mead. Já os personagens em si e a dinâmica dos capítulos – ágeis e engraçados – me fizeram lembrar de Percy Jackson. Se você gosta dessas séries, é um prato cheio.

A narração é feita em primeira pessoa, pela Meghan, e é muito simples e rápida. Mesmo com capítulos relativamente longos, as páginas voam, justamente por causa dessa dinâmica. Outra coisa que ajuda o livro a passar rápido, é que sempre tem algo acontecendo: Sempre há um encantado a ser enfrentado, um lugar de que eles precisam escapar, algo que eles precisam encontrar: Exatamente como em Percy Jackson. É um ritmo alucinante, que não para até a última página.

O livro tem bastantes referências a Sonhos de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, mas, se assim como eu, você também não leu, nãos e preocupe: É possível se situar facilmente na trama, e não é preciso conhecer os personagens previamente para entendê-los.

Aliás, os personagens… Julie Kagawa acertou em cheio em cada um deles. Meghan é outra garota durona, sem frescura, que tem medo, mas que vai atrás de seu irmão, custe o que custar. Ela me agradou muito e acho que nem cheguei a ameaçá-la de morte durante a leitura.

Puck é incrível. Ele é o personagem mais engraçado e sarcástico – mas sem ser arrogante – e acho que é meu preferido. Ele sempre consegue sorrir para tudo e, mesmo quando briga com Ash, nos faz dar boas risadas.

Ash… O que falar do Ash? Ele é um daqueles personagens frios e misteriosos, mas que você sabe que, no fundo, é apenas sofrido. Eu adoro personagens assim, então ele ma ganhou desde o início, porque tem uma história e um motivo para ser como é. A relação dele com a Meghan também é muito bonita, sem ser forçada em nenhum momento.

Aliás, esse é um ponto que eu gostei muito: Nada de amores instantâneos, e nada de triângulos amorosos – pelo menos por enquanto. O foco da história é nitidamente outro, e o romance é apenas parte do que acontece e, apesar disso, é muito gostoso de ler. É exatamente o tipo de trama que eu gosto, então vomitei arco-íris o tempo todo durante a leitura.

Uma das coisas que eu mais gostei foi a construção de Nevernever e a relação que ela tem com o nosso mundo: Nevernever é o resultado das nossas crenças e fantasias. Enquanto os humanos continuarem escrevendo e falando sobre fadas e todos esses seres mágicos, ela existe. Agora, que a ciência e a tecnologia querem provar a existência de tudo, Nevernever começa a ser destruída. A desaparecer. E é justamente contra esse monstro que Meghan, Puck e Ash precisam lutar. Para uma fã incondicional de literatura fantástica – que quase vive mais lá do que aqui – foi a sacada mais genial do mundo. Se eu pudesse, entraria lá e ajudaria os três também.

Mais uma vez, me deparei com um livro que nos mostra a importância das histórias e da imaginação humana. Porque Nevernever existe: Está em nossas prateleiras, entre páginas empoeiradas de livros de fantasia e filmes de ficção. Está em nossa imaginação e na capacidade que temos de acreditar naquilo que não precisa de explicação. Assim como Nevernever, o que sobraria de nós se tudo precisasse ser explicado e provado? Acho que não muito, não é?

Como Nevernever, nós também precisamos de imaginação e fantasia para sobreviver.

1 | 2 | 3 | 4 | 5