O Diário de um Mago

O Diário de um Mago Paulo Coelho

Resenhas - O Diário de um Mago

ana.romio 24/08/2023

Releitura com a mesma emoção
Sim! Eu leio Paulo Coelho e gosto do que leio. E estou re-lendo todos em ordem cronológica, mas faz tanto tempo que li os primeiros que tanto o Alquimista quanto O Diário de Um Mago eu não lembrava de quase nada...o que é bom porque a sensação é como ler pela primeira vez.
Paulo decreve tão bem cada momento da sua peregrinação que é quase como se estivéssemos fazendo o Caminho com ele.
Amei!

Evelinxcs 22/08/2023

No começo eu achei um pouco chato, não mt interessante, mas depois que me apeguei a história, a procura da espada, consegui compreender muitas mensagens que o livro queria passar. Confesso que foi uma leitura cansativa para mim, não é o tipo de livro que eu leio, mas no fim valeu apena.

Luci_books 17/08/2023

"O Diário de um Mago" é um romance que segue a jornada do protagonista em busca de um objetivo maior, um tema recorrente nas obras de Paulo Coelho. A história gira em torno de Santiago, um jovem pastor espanhol que parte em uma jornada espiritual pelo Caminho de Santiago, na Espanha, em busca de tesouros internos e autoconhecimento. A busca por um propósito maior na vida, a jornada espiritual e a exploração das forças ocultas são temas proeminentes na obra.

Santiago é o protagonista, um jovem pastor que inicia uma jornada rumo à autodescoberta e à realização de seus sonhos. Ao longo de sua jornada, ele encontra diferentes personagens que representam diferentes aspectos da sabedoria espiritual. Cada encontro contribui para o crescimento e desenvolvimento pessoal de Santiago.

Paulo Coelho é conhecido por seu estilo simples e direto de escrita, que muitas vezes combina elementos místicos e espirituais. Sua prosa pode ser considerada acessível e cativante para um público amplo, embora alguns críticos possam considerar essa simplicidade como uma limitação estilística.

"O Diário de um Mago" é repleto de simbolismo e alegoria, refletindo o gosto do autor por explorar temas esotéricos. A jornada física de Santiago pelo Caminho de Santiago também espelha sua jornada interna em direção à iluminação espiritual. O alquimista Melquisedeque, por exemplo, representa um guia espiritual que auxilia Santiago em sua jornada de transformação.

lua 16/08/2023

Não sei até que ponto o relato de Paulo é real ou inventado, mas é certo que o livro traz diversas reflexões marcantes sobre a vida humana e o universo.
Me vi mais ávida na leitura para encontrar as reflexões do que saber se enfim ele encontraria a espada ou não. E só por essas reflexões, pra mim, a leitura já valeu a pena.
Um livro bem do jeitinho Paulo Coelho de ser.

Melissa.Micheletti 05/08/2023

Surpresa boa
Eu comecei a ler esse livro pois estava procurando informações sobre o Caminho de Santiago e como o Caminho se popularizou devido a esse livro, eu decidi ler.

No início eu fiquei na dúvida se os acontecimentos eram verdadeiros ou só ficção.

Eu gostei muito do livro, das experiências durante o Caminho.

Para mim, cada experiência tem um significado que pode ser trazido para a nossa vida atual.

Valeu a pena.

Gysselle.Almeida 28/07/2023

O Mestre aluno , o aluno Mestre.
"... as pessoas sempre chegam na hora exata nos lugares onde estão sendo esperadas."

Buscando - sua espada - símbolo de seu pacto com a ordem RAM e sua ordenação como Mestre, ele não imaginava que sua caminhada como peregrino no " Caminho de Santiago" iria fazê-lo encontrar muito além que seus olhos pudesse enxergar ; Ele próprio e o objetivo de sua espada.

Passou uma jornada de aventuras e treinamentos com seu guia Petros, conhecendo o verdadeiro amor #agape ?

Pensei comigo...
Em toda jornada de busca do nosso EU , o verdadeiro EU desnudo de qualquer vestígio de ego, trás lições profundas que trarão experiências e exemplos para outros . Nos fará mestres e com nossos ensinamentos iremos compreender muito mais o que nos foi ensinado.
?????

Lucas.Wijk 27/07/2023

O extraordinário reside no caminho das pessoas comuns
Esse foi meu primeiro contato com Paulo Coelho, e escolhi Diário de um Mago justamente porque tenho vontade de fazer o caminho de Santiago de Compostela.
O livro nada mais é que um relato sobre a peregrinação do próprio Paulo Coelho. É carregado de misticismo, lições e práticas que, por não fazerem parte da minha realidade, não me impactaram muito.
Na verdade, achei algumas partes enfadonhas e as lições meio bobas. Não sei até que ponto acredito nos relatos, o que divide a ficção do real. Mas não é isso que importa no final das contas, pois "o extraordinário reside no caminho das pessoas comuns", e acho que essa é a maior mensagem que o livro consegue passar.
Alguns dos tópicos abordados são bem interessantes e conseguiram me deixar instigado. No final, terminei o livro com mais vontade de trilhar o caminho e viajar pelo mundo.

"O homem é o único ser na natureza que tem consciência que vai morrer. Por isso, e apenas por isso, tenho um profundo respeito pela raça humana, e acredito que seu futuro será muito melhor que seu presente. Mesmo sabendo que seus dias estão contados e tudo irá se acabar quando menos espera, ele faz da vida uma luta digna de um ser eterno. O que as pessoas chamam de vaidade - deixar obras, filhos, fazer com que seu nome não seja esquecido - eu considero a máxima expressão da dignidade humana.
Acontece que, criatura frágil, ele sempre tenta ocultar de si mesmo a grande certeza da morte. Não vê que ela é o que motiva a fazer as melhores coisas de sua vida. Tem medo do passo no escuro, do grande terror do desconhecido, e sua única maneira de vencer esse medo é esquecer que seus dias estão contados. Não percebe que, com a consciência da morte, seria capaz de ousar muito mais, de ir muito mais longe nas suas conquistas diárias - porque não tem nada a perder, já que a morte é inevitável."

"Poucos aceitaram o fardo da própria vitória: a maioria desistiu dos sonhos quando eles se tornaram possíveis."

E que sigamos lutando a boa luta.

Keully.Faro 02/07/2023

Intrigante
Meu conhecimento é bem vago em religiosidade, todavia já que o livro trata deste tema, me veio a alusão de que algumas coisas iriam ficar dispersas. A narrativa é clara, porém me deparei com determinadas questões religiosas inexplicáveis.
O personagem é o próprio narrador (Paulo), o que deixa a história carismática.
A linguagem é clara sem sofisticação, o que permite um avanço na leitura mais fluente.
Trás algumas reflexões do cotidiano, ao qual me permite pensar:
- O simples é valioso e em tantos momentos a resposta está tão próximo e não é vista.
- O desejo de querer e poder é tão intenso e imenso que naturalmente a lucidez se esvaece.
- A mente está prontamente ambientada para as fantasias, em sua maioria ruins que o cerebelo se dispersa.
Os exercícios eu achei bastante pertinentes, porém não tentei fazê-los nenhuma vez, alguns me pareceram aterrorizantes de praticar, outros transmitiram tranquilidade, apenas de ler.
As questões sobrenaturais me deixaram na dúvida, se é ficção para enfatizar a história ou ele descreveu algo que ocorreu de maneira verídica?!
O livro me fez em alguns momentos me sentir atônita, com vergonha e com dúvidas de minha própria fé, diria que foi uma experiência de leitura cabulosa para mim.

Rafael Cerdeira 29/06/2023

Paulo coelho estava prestes a concluir o ritual de iniciação, mas acaba cometendo uma gafe no último momento. Seu mestre lhe dá uma bronca e o manda para uma aventura no caminho de Santiago para encontrar a sabedoria e a sua espada.
Leitura extremamente agradável, através dizer que gostei mais deste volume do que o alquimista, sua obra mais célebre.
Não sei até onde a narrativa é factual, apesar de se tratar de uma aventura abstrata que se passa no caminho de Santiago em algum lugar da Espanha e também nos meandros da psique do autor.
Aventura garantida com boas doses de sabedoria hermética. Com certeza irei me debruçar em outras obras de Paulo coelho, o mago.

Marina 25/06/2023

Uma longa jornada
Foi meu 1° contato com o autor. De início, não estava entendendo muita coisa, achando tudo aquilo muito cansativo. Mas fui absorvendo tudo lentamente e sentindo o significado dessa busca pela Espada. O livro nos passa muitos ensinamentos e muitas reflexões. No fim, foi uma leitura diferente e muito introspectiva que valeu a pena.

Allan 16/06/2023

Fascinante.
A cada nova página e a cada nova curva no caminho a Santiago, uma nova e agradável surpresa invadia minha mente. Escrito de forma envolvente, a história nos prende com muitas oportunidades de reflexão, nos conduzindo a grandes aprendizados.

Lua 09/06/2023

Uma jornada de autoconhecimento, aprendizado de como se valorizar aa coisas simples e seus mistérios.

paim.journals 23/05/2023

Simplesmente, Paulo Coelho.
Confesso que o livro não é o que eu estou acostumada a ler, então no começo foi difícil e até um pouco maçante, demorei bastante para "engatar" a leitura, por assim dizer.
Mas depois que acostumei com o modo de escrita do autor e o enredo, foi uma leitura super fluída e profunda, bem gratificante.
Já ouvi muito falar sobre o Paulo Coelho ? seja bem ou nem tanto ? mas, embora eu não saiba ao certo se todos os fatos são baseados na vivência do escritor, conseguimos nos conectar com ele e entender suas crenças, sua visão e as razões para tomar determinadas atitudes.
Não tenho nem como descrever a maneira como esse livro, e (menção honrosa) "O Alquimista" mudaram minha perspectiva da vida e do mundo ao meu redor.