História do Brasil Boris Fausto

Resenhas - História do Brasil

JPHoppe 10/04/2018

Deve ser impossível fazer história sem inserção de opiniões pessoais, sejam elas implícitas ou explícitas. O autor deixa bem claro isso no início da obra, realçando que em alguns momentos isso pode ficar mais ou menos evidente. E de fato transparece em alguns acontecimentos da história, como a Guerra do Paraguai, a Era Getúlio e o período de redemocratização do país - este último mais devido à mudança de autor, provavelmente.

Muito didático, comprimindo 500 anos de história em uma quantidade similar de páginas. Todavia, estamos falando de meio século de história do quinto maior país em extensão territorial, incluindo relações internacionais desde a descoberta até as transações comerciais mais recentes. Por isso mesmo, bastante material fica faltando, ou abordado de forma um tanto mais rasa. Não é um ponto fraco, é apenas uma deficiência inerente a tratar muito em pouco espaço. Basta procurar outras obras para se aprofundar.

Recomendo a leitura.

Dalmo 07/01/2017

Começou bem terminou mal
Livro pretensioso, a julgar pelo título, que foi competentemente conduzido até os últimos capítulos quando, infelizmente, Boris Fausto, entregou a condução da importante obra a um militante do PSDB. Desnecessário.

Max 09/06/2016

Top!
O livro é muito bom, mas se você é de esquerda vai se decepcionar porque o autor não manipula os fatos, se for de direita a mesma coisa.

Ricardo Silas 12/01/2015

História do Brasil
Boris Fausto explicita na introdução do livro, sua tendência a tomar posicionamentos favoráveis ou contrários acerca de alguns episódios da história. Isso se torna perceptível apenas quando se dá o início do Estado Novo, com o Golpe de 1930 que instituiu a presidência de Getúlio Vargas. Daí pra frente, o leitor poderá conhecer os fatos que seguem acompanhados das interpretações e opiniões ideológicas do autor, especialmente no que tange ao governo de Jan-Jan (Jânio Quadros e João Goulart), perpassando o regime militar e, ainda, o período de redemocratização encetado por José Sarney. Nas elucidações pregressas, isto é, (reversalmente) da República Velha até as primeiras expedições espanholas desembocadas na América, embora se perceba algumas negligências do autor, a leitura não perde a leveza e opulência. O desdobramento dos capítulos permite fáceis consultas e recapitulações, sem deixar empobrecido o cerne de cada momento histórico ilustrado. O livro contém gráficos comparativos, imagens artísticas, mapas e elementos estatísticos, situando claramente o que está a ser abordado. A história do Brasil está acessível nesse livro maduro e, com alguns meandros aqui e ali, continua a ser um programa didático bem atualizado. Estudantes, acadêmicos, professores e diletantes são bem-vindos ao modo pelo qual o quase massacrado enredo brasileiro, alvo fácil de políticas imperialistas e colonizadoras, norte-americanas e europeias, conseguiu sua real emancipação em busca de autonomia econômica, identidade social e, sobretudo, autodeterminação mundial.

Isac 30/07/2013

Fruto da tese de Doutoramento de Boris Fausto, este livro traz um panorama acerca das principais fatos da História do Brasil.
Possue uma leitura de fácil entendimento, por isso, pode ser utilizado com alunos do Ensino Médio.
Traz em alguns capítulo a temática História da cultura Afro-Brasileira e Indígena, condizente com os novos paradigmas da educação.
Guia obrigatório para graduandos em História.

site: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4065759

Ricardo 25/07/2012

História equilibrada
Este clássico de Boris Fausto é um dos poucos livros que não tem o tradicional combate ao imperialismo e por esta razão dá uma visão mais equilibrada e centrada nos fatos sem exageros a esquerda ou direita.
Donaldo 24/12/2015minha estante
O que o faz ser odiado pelo professor de História mediano (mediano = petista)

Giuliano 08/01/2012

História do Brasil
A bíblia da história do brasil. É o melhor livro sobre a nossa história, não é a toa que é obra fundamental para os grandes vestibulares.

Garcia 07/07/2011

História Crítica
É um livro escrito por um professor da USP que conta a História do Brasil de uma maneira bem crítica e com linguagem acessível. Muito melhor do que os outros livros de história do ensino médio.

Rivanio.Raimundo 17/08/2010

Um Bom livro sobre a História do Brasil, onde Boris Fausto faz uma narrativa, que se inicia desde o periodo das grandes navegações e que finda na Redemocratização do País e uma analese das transformações ocorridas na Brasil no final de século XX. O autor faz um passeio Histórico de forma que este livro não é tanto um texto didatico, nem tão pouco livro acadêmico, entretanto se constrói como excelente leitura para todos os que dejesão entender de maneira mais clara e objetiva a História do Brasil.

Aline Memória 25/05/2010

Bem completo, o livro que me fez, finalmente, gostar de história do Brasil, já no último ano do colégio. Ótimo para se aprofundar, e recomendo não só para estudos para uma prova (vestibular, como foi meu caso), mas também para conhecer e aprofundar história do Brasil. Recomendo principalmente para colônia/império. O único defeito é que eu notei, a partir da República, um certo regionalismo, concentrando-se basicamente só nos acontecimentos do Sudeste, principalmente São Paulo, não dando tanta importância ao que acontecia nas outras regiões. Sei que o livro é da editora da USP, mas mesmo assim não gostei dessa imparcialidade.
Disotelo 27/03/2018minha estante
Também tô notando essa tendência, mas talvez isso esteja relacionado a especialização do próprio autor, que ficou famoso por ter escrito um livro do conflito paulista de 32...

T. Richter 22/02/2010

Escrito por um historiador renomado, "História do Brasil" de Boris Fausto é um dos melhores livros de referência para estudantes e interessados em história brasileira, destacando-se na obra as análises sérias dos tópicos trabalhados e sua escrita acessível.

Por se tratar de um "manual" de cunho didático que trata desde questões referentes a expansão marítima portuguesa e das culturas indídenas nativas do território até o período Brasil pós-ditadura militar, o livro não se aprofunda em detalhes nos assuntos que aborda, mas indica bibliografia para leitura e consulta.

hmajr 27/12/2009

Muito bom!
Um livro essencial para quem está querendo conhecer a história do Brasil a fundo.
A linguagem é de fácil compreensão. Brilhante trabalho de Boris Fausto, ao analisar os fatos de diferentes vertentes.
Porém deixou a desejar ao analisar os acontecimentos ocorridos durante o Império, obrigando aos mais curiosos uma leitura complementar ao do livro.

Betão 30/09/2009

Ótimo livro! Essencial para professores de história.
Donaldo 24/12/2015minha estante
O problema é quando o professor de História é petista...