O remorso de Baltazar Serapião

Resenhas - O Remorso de Baltazar Serapião

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Debora 07/12/2018

Uma história que dói
É muita dor junta. Li o livro há mais de 1 ano e ainda posso senti-la. É muita solidão, desumanização. Falta de ... falta de tudo. É um bom livro, mas dói, de tão duro

Cezar 25/04/2014

Denso
É um livro denso, pesado, maçante.
Apesar de relativamente pequeno, minha leitura não progrediu com facilidade. Gera angústia, incomoda, mas não me comoveu.
Sem dúvida é um livro muito bom, só que eu não gostei. Se o reler em outro contexto, com outros olhos, quiçá passarei a apreciá-lo.

Isa Nascimento 23/01/2019

Violência
Valter Hugo Mãe tem o poder das palavras. Mesmo sem pontuação você consegue ler e perceber, de acordo como a história é contada, perguntas diálogos e outras nuances que tornam o uso de pontuações desnecessária. Fora a magia das palavras e dos vocabulários. Você quase consegue entrar no contexto da história, na época, em tudo. E é uma característica que está presente em todas as obras que eu ja li dele. Mas esse livro em especial me trouxe uma angústia que até hoje nao sei se gostei ou não totalmente do livro. Uma violência, submissão e confusão além do que eu imaginava ler (mesmo tendo visto comentários sobre isso). Além do machismo exacerbado, quase como coisa certa a se fazer. Mas eu gosto muito desse lado "caricato sobrenatural"(sei nem como descrever) de como as coisas são ditas e são interpretadas pelos personagens. No mais, não é o melhor do VHM, mas no fim, passa uma mensagem poética (ou não).

Sabrina758 14/01/2022

O remorso de Baltazar Serapião é um dos livros mais brutais que já li, sem deixar de conter a marca registrada de VHM, com sua escrita poética, onde eventos traumáticos são contados com tanta naturalidade. Ao longo da narrativa, conhecemos a família Serapião, ou os Sargas, como são conhecidos. Vivem em constante sofrimento e são animalizados, tratados como um nada. Ironicamente, a criatura mais estimada do livro é Sarga, a vaca e animal de estimação da família. As mulheres ainda sofrem o triplo, violentadas em todos os aspectos possíveis, isentas de qualquer direito. Pessoas que vivem na verdadeira miséria, e é triste conseguir identificar traços na realidade de hoje, ainda que seja um livro que retrate um período medieval. Não foi fácil de ler, pois muitos dos eventos violentos são retratados com detalhes, mas ainda vale a leitura. VHM é realmente brilhante em nos fazer sentir, e eu senti muito pela vida de cada personagem neste livro.

elske 30/12/2021

Grotesco
Algumas partes foram difíceis de ler pelo seu conteúdo. A história se passa na Idade Média, mas não é algo idealizado e idílico, e sim muito violento, sujo, grotesco. 4/5

Carol.Cuofano 05/03/2019

Ainda não consegui descobrir o meu sentimento por esse livro. A única certeza que tenho no momento é a de que ele não é, para mim, o melhor do autor.

Em alguns momentos a leitura ficou cansativa e arrastada, demorei a entender a trama narrativa, talvez não fosse o meu momento de ler VHM.

Apesar disso, o autor mostra toda a sua genialidade de escrita com o uso nada convencional dos sinais de pontuaçãoe a ausência de letras maiúsculas. O lirismo é tamanho que esses elementos não fazem falta para o livro.

Com certeza é um livro que precisa ser relido para que eu o compreenda melhor. Ou talvez eu ainda esteja tão emocionante abalada com A desumanização que não me permitir sofrer com as personagens dessa obra.

Não podemos perder de vista que esse livro foi elogiado por José Saramago na entrega do prêmio que leva seu nome. Por isso acredito que não o li no melhor momento, com certeza não enxerguei o que era necessário para amar o livro.

De toda forma é uma leitura muito necessária.

Ana 27/01/2017

Brutal
"sabe, senhor paulo, as mães são como lugares de onde deus chega. lugares onde deus está e a partir dos quais pode chegar até nós. porque só através delas nos encontramos aqui. e, por isso, não há mãe alguma que não mereça o céu, porque, em verdade, as mães transportam o céu dentro delas..."

Priscila (@priafonsinha) 13/07/2017

Não rolou.
Tentei dar mais uma chance pra VHM, pois este livro ganhou o prêmio Saramago em 2007 e foi elogiado pelo próprio dizendo que era um "tsunami literário", mas infelizmente não consigo gostar de nada que ele escreve. :( Achei o livro tão violento e maçante! A história se passa na Idade Média, quando as mulheres eram tratadas piores que os animais. A escrita arcaica que usou e o "estilo Saramago" só funcionam mesmo com Saramago.

Nico 02/03/2020

Mulheres caladas e homens mal ditos
Violento, e Valter não nos esconde, já na primeira página podemos saber qual tratamento esperam as mulheres na vida de Baltazar Serapião, que narra as violências mais revoltantes com suma naturalidade. Ainda assim, talvez pela escrita poética de Valter Hugo Mãe, que nunca me falha, não consegui odiá-lo, Baltazar não é um personagem fora da curva de sua sociedade, mas um mero retrato da mesma, sua crueldade é estrutural. As personagens femininas são todas silenciadas, mais tarde ao fim e ao cabo, nunca constroem pensamentos completos, o narrador sempre nos impede de ao menos considerar suas vozes. Diferentemente de outros livros do autor, O Remorso de Baltazar Serapião não é um livro belo, mas atrai pela repulsa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5