Clarissa Erico Verissimo

Resenhas - Clarissa

Ana 03/02/2018

Demorei a ler esse livro, apesar de querer muito fazê-lo, e quando estava no quarto semestre de Pedagogia da Universidade do meu estado, fui pesquisar na biblioteca da instituição e o encontrei. Logo o emprestei e gostei muito da história de Clarissa, que sai de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Érico Veríssimo narra o despertar da consciência do mundo em uma adolescente. Clarissa retrata o dia-a-dia numa pensão familiar na Porto Alegre dos anos 30 e, ao mesmo tempo, a situação do Brasil e do mundo naquele tempo.
A menina Clarissa tem a alma pura e o coração esperançoso, por vezes ingênuo, e para ela é muito complicado ter que reconhecer o lado obscuro de cada um. Clarissa conhece seu Amaro, um pianista solitário, que sempre encontra conforto junto ao instrumento. Seu Amaro é visto por todos como um homem calado, melancólico e taciturno, mas Clarissa é a única pessoa para a qual ele é capaz de desnudar seus verdadeiros sentimentos.
Ele é um dos meus personagens favoritos do livro, mas também há outros bem marcantes, como a tia Eufrasina, o judeu Maurício Lewinsky, etc. Um livro bonito. Sem mais.

Aline 29/01/2018

Esse livro foi uma aquisição no sebo da minha cidade, um mês antes dele fechar. As páginas estão amareladas, mas a capa está em perfeitas condições, é meu novo queridinho! Mas vamos a história...
Clarissa já me conquista desde o início do livro, ela vê beleza no dia-dia, nas pequenas coisas, nas pessoas aleatórias; é uma adolescente de 13 anos, que sai da pequena cidade do interior para morar com a tia e estudar na "cidade grande". Sua tia é dona de uma pensão com pessoas bem diferentes umas das outras. O autor escreve sobre rotinas cotidianas com uma leveza que a vontade é de não parar de ler. E um livro simples, sem romance dramático, sem mistério, mas com uma beleza marcante.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 28/03/2018minha estante
Não sei se é propriamente uma continuação, mas em Música ao longe, Clarissa retorna com 16 anos. E tem outro livro ainda que ela aparece.

Marcia 01/12/2017

Não é resenha, apenas meu parecer sobre o livro
Leitura do livro Clarissa, de Érico Veríssimo concluída!

Que leitura gostosa, tranquila....
Assim como nos outros livros que li dele, há sempre personagens críticos, discussões politicas muito interessantes. O cenário é a pensão da tia da Clarissa,em Porto Alegre, onde Clarissa, menina de 13 anos esta hospedada para estudar pois sua cidade é muito pequena e não tem como estudar la.
Vejam os personagens:
= ) Levinsky: é um judeu, gosta de estudar defende sua raça e o comunismo.
= ) Gamalie é um prático de farmácia. Eu não sabia o que era um pratico de farmacia. É aquele que faz praticamente tudo que o farmaceutico faz, mas não tem diploma, não é formado em farmácia. Gamaliel é muito religioso, sempre cita algum trecho bíblico ,vira e mexe atiça uma discussão na pensão
= ) Major Pombo: um sr tranquilo, militar aposentado que vive sozinho.
= ) Nestor: típico galã. Rapaz jovem e namorador.
= ) Barata: um coitado! Ele trabalha como comerciante, esta sempre viajando e mora na pensão com sua esposa Ondina
= ) Ondina: esposa do sr Barata, não faz e nem fala nada de interessante. É uma esposa infiel.
= ) Zezé : Esse Zezé é um moço muito estudioso, sofre pressão da família para zser médico mas nãotem vocação nenhuma, sempre passa mal nas aulas praticas.
= ) Belmira: Uma figura! É funcionária na pensão e muito debochada.
= ) Belinha: é uma moça, ja de seus 35 anos que deseja casar-se;
= ) D. Eufrasina: Tia da Clarissa , tambem chamada de dona Zina, é dona da pensão. Trabalha muito e sem ajuda do marido , tio Couto, que é muito folgadão,
tio Couto: marido da d Eufrasia ,desempregado e sem vontade nenhuma de voltar a trabalhar.
= ) Amaro: Esse é um personagem peculiar e muito me chamou atenção. Espero encontra-lo no segundo livro da continuação. Ele trabalha num banco e é músico. Mas não obteve sucesso como músico.É muito calado, solitário, introspectivo e compartilha seus pensamentos conosco.
= ) Clarissa: Personagem principal, claro rs ra. É uma adolescente, de 13 anos, descobrindo a vida. Muito atenta a todos os detalhes do dia. Desde as plantas, caminhos, tempo e pessoas com suas características.

Sinopse: Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Acompanhando o olhar da jovem alegre e otimista, Erico Verissimo narra o despertar da consciência do mundo em uma adolescente. Clarissa retrata o cotidiano numa pensão familiar na Porto Alegre da década de 30 e, ao mesmo tempo, as convulsões do Brasil e do mundo naquele período

marquessjuh 20/10/2017

Leitura leve
Este livro aborda a história do ponto de vista de Clarissa uma adolescente sonhadora e de Amaro um homem maduro de semblante triste, decepcionado com suas escolhas de vida, que se vê apaixonado por Clarissa e pela vivacidade de sua juventude. É livro um bem descritivo, de leve e boa leitura.
Já tendo lido Caminhos Cruzados pude perceber muito da essência de Clarissa neste livro... Érico Veríssimo tem uma escrita peculiar e seus pontos fortes são observados em seus diversos livros.

Barbie 08/10/2017

Clarissa
O nome é simples, forte, curioso, diferente e comum ao mesmo tempo. E é assim que se constrói a personagem adolescente que envolta em um cenário pacífico, monótono e cotidiano traz beleza aos dias de uma pensão cheia de indivíduos vítimas das mazelas sociais.
Érico Verissimo como sempre em suas obras, conta cada rotina com muito detalhe e nos faz um observador perspicaz.
Gostei muito da obra e espero que em "Música ao Longe" eu encontre uma Clarissa madura mas com a mesma inocência de quando criança.

Cristiano.Santos 12/04/2017

Leitura para relaxar
Romance simples. O dia a dia de uma menina sonhadora, sob cuidado da tia controladora em sua pensão. Personagens uns engraçados, outros falantes; um bastante fechado... Há alguns debates sobre política e religião. Uma viagem pelas impressões, pensamentos e questionamentos de Clarissa, descobrindo a vida. Enfim, leitura para relaxar.

Thalles.Henrique 28/08/2016

Clarissa tem na faixa de 14 anos, vive na pensão da sua tia Zina para estudar na cidade, uma vez que sua família vive no campo. Clarissa é uma garota curiosa, muitas vezes contente, inocente, numa fase de transição e amadurecimento. O romance se trata muito mais do seu cotidiano. São narrados episódios, vividos na mansão, que se desenrola em volta de clarissa.

Outro personagem, também muito presente, é o Seu amaro. Seu amaro tem por volta de 35 anos. Vive tocando piano, a compor, e lendo seus poetas, mas teve seu futuro como musico frustrado. A opinião comum a respeito desse personagem é a de ser infeliz. Amaro vive a observar clarissa, cultiva por ela uma afeição, amaro a ama em segredo e sabe que nunca a terá. Num trecho amaro revela a opinião a respeito de si, sobre a qual é um ser repleto de ternura.

Clarissa e Amaro representam pontos opostos. Clarissa é branco e Amaro o preto.

O livro é escrito de uma forma bastante poética, sendo as descrições feitas dessa maneira.

Craotchky 05/08/2016

Verissimo, as palavras, a vida, e Clarissa
"Desejei saber compor música para traduzir em melodia aquele momento poético; ou então pintar, para prender numa tela as imagens daquele minuto milagroso."

(Tudo bem, essa resenha é meio exagerada, não pude evitar)

Posso afirmar que, se me fosse dada a oportunidade de viver em qualquer lugar do país, eu escolheria morar na região Sul. Não me considero tradicionalista, mas gosto do meu estado, sua riqueza histórica, e suas manifestações culturais. Aqui é muito forte e presente os costumes regionais tradicionalistas; aqui o hino estadual é cantado com mais veemência do que o nacional. Existe a "brincadeira" que o Rio Grande do Sul é quase um país dentro de um país. Não à toa realmente existe uma campanha separatista dos estados do sul. Vide:

Dito isso, é uma vergonha para mim dizer que esse é o primeiro livro de um gaúcho que li. Clarissa, de Erico Verissimo, lançado em 1933, não atrai o leitor pela trama pois essa é quase nula; o livro conta apenas uma parte mínima da vida da pequena Clarissa e das pessoas que a cercam. No entanto, o que nele encanta é a prosa do autor; a composição do texto, a narrativa cheia de lirismo e beleza.

As descrições de Verissimo para as coisas mais comuns do dia, para as coisas mais simples do quotidiano, são inspiradoras. Vemos beleza onde não víamos; tocamos paixão em cada toque; escutamos romance em cada som; cheiramos poesia em cada odor; sentimos a vida em cada coisa. Uma vida viva, colorida e pulsante.

"Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. Clarissa é música e é poesia, menina e moça – olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece."

Clarissa vive o fim da infância e o começo da vida adulta. Clarissa nutre uma paixão, uma paixão à vida. Clarissa está apaixonada pela vida e tem reciprocidade. Clarissa ama a vida numa brisa fresca em um dia quente; ama a vida numa visita ao jardim e no perfume das flores; ama a vida no calor do sol em sua pele; ama a vida no canto de um pássaro ao longe; ama a vida numa caminhada descalça pelo campo, livre. Em suma: nas pequenas coisas.

Lógico que o livro não gira tão somente ao redor da pequena Clarissa. Muitas outros personagens provocam empatia no leitor, cada qual com suas peculiaridades e maneirismos. Destaque para Amaro, homem soturno, pacato, de vida aparentemente monótona. Amaro está aqui para ser o contraponto exato de Clarissa e toda sua vivacidade. Lá no fundo a história esconde uma mensagem ainda mais bela e importante, uma mensagem como que criptografada nas palavras de Verissimo, e cabe a cada leitor decodificar, extrair a mensagem e aproveitá-la como melhor lhe for. O livro cativa aos poucos e cada vez mais, até o fim.

Você aí, você mesmo! Pare um pouco e vá com calma. Olhe ao seu redor e perceba melhor as coisas, "as coisas tão mais lindas". Observe o céu em qualquer noite dessas. Aprecie a vida numa corrida tresloucada por um campo aberto! Tome um banho de chuva! Quando foi a última vez que você tomou um banho de chuva? Qual foi a última vez que você sentiu a vida? Quando foi a última vez que você viveu?

"Este momento é de beleza, mas vai fugir..."
Ana Paula Sinueh 05/08/2016minha estante
Dia 2 vote Sul! Brincadeira... Hhahaha.
Parabéns pela resenha, me fez pensar que também nunca li obras gaúchas. Vou pensar com mais carinho em "Olhai os lírios do campo" a partir de agora...

Craotchky 05/08/2016minha estante
Sim, agora sei que Clarissa aparece em mais duas obras do autor e também vou procurar esses livros.

Márcio_MX 05/08/2016minha estante
Separa não! O Churrasco vai ficar mais caro. Rsrs

Ana Paula Sinueh 05/08/2016minha estante
Hahahahha. Essa é boa, Márcio!

Samara 06/08/2016minha estante
Ótima resenha, ainda não li livro desse autor

Craotchky 06/08/2016minha estante
Obrigado pessoal. Pois é, esse é o primeiro romance dele e, apesar de ser bastante curto e simples, já apresenta características no texto que o tornam agradável e muito bonito. No entanto, outros livros dele devem ser bem diferentes pois a trama deve ganhar mais importância e provavelmente não contenham tanto lirismo quanto esse. Como disse, a personagem Clarissa aparece, já adulta, em mais dois livros: Um lugar ao sol e Música ao longe.

Jess 04/01/2017minha estante
Você se expressou lindamente nessa resenha! Amo você!

Roberson 28/02/2017minha estante
Essa ultima frase "Este momento é de beleza, mas vai fugir..." de certa forma lembra a frase dita por Rutger Hauer em Blade Runner de 1982, "Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva"

Craotchky 02/03/2017minha estante
Esta frase está logo no início do livro, e quase parece que está solta, perdida, dentro do texto. Já vi o filme que você menciona, Roberson, mas admito não lembrar da frase citada.

Raynara 16/09/2017minha estante
A saga Clarissa, Música ao Longe e Um Lugar ao sol é fantástica! Acho que Caminho Cruzados tbm faz parte, mas não sei ao certo, pq não li. Estou adorando suas resenhas, e por alguns do Érico renasceu uma vontade enorme de lê-los. =D

Craotchky 16/09/2017minha estante
Olá Raynara. Fico muito feliz com os elogios. As resenhas dos livros de Erico são algumas das minhas favoritas, adorei escrevê-las e o ver o resultado final. Infelizmente esse autor não tem tanto público quanto merecia e isso se reflete no baixo número de resenhas e na pouca qualidade das mesmas.
Clarissa aparece no livro que leva seu nome e depois em Música ao longe, Um lugar ao sol e Saga. Fui feliz ao ler esses livros nessa ordem e apreciar o crescimento de Clarissa, além de resenhar cada um. Clarissa não aparece em Caminhos cruzados mas temos neste personagens que irão conviver com ela em Um lugar ao sol e Saga.
Erico é dotado de uma sensibilidade ímpar para escrever e isso me faz escrever também. Tenho três livros dele na estante esperando para serem lidos e provavelmente resenhados. Obrigado novamente.

Miria80 24/06/2015

Simples, cotidiano, sem grandes acontecimento, mas com significado importante.
O livro, que é a primeira obra escrita por Érico Veríssimo, narra em uma linguagem fácil e leve a história da adolescente de 13 para 14 anos, chamada Clarissa que vinda do interior do estado do RS, onde morava em uma estância, passa um ano morando na pensão de sua tia localizada na capital, onde foi mandada exclusivamente para continuar os estudos.
Clarissa é uma menina simples, inocente, feliz, otimista, meiga, muito inteligente e observadora. Érico vai descrevendo por meio de acontecimentos comuns do cotidiano, o despertar da garotam e vai retratando o impacto que certas observações e acontecimentos têm na formação de sua personalidade, no seu crescimento e na sua maneira de enxergar a vida.
O livro é bem simples e não dá para esperar grandes acontecimentos e ações muito impactantes. A história é composta por cenas da vida cotidiana dos anos 30 e dos moradores da pensão.
O que eu mais gostei na história é a descrição da personalidade de cada morador da pensão e na maneira como Clarissa enxerga cada um. Cada elemento ali dentro possui seus mistérios, suas dores, seus traumas. D. Zina nunca teve filhos, tio Couto está desempregado a seis meses, Belinha não consegue arrumar um casamento e Amaro vive triste e quieto no seu canto, nunca fala com ninguém e está sempre lendo seus poetas ou tocando piano. Amaro é o personagem que mais me marcou e eu gostaria muito que houvesse mais participações dele na história. A maneira como ele observa Clarissa é muito marcante e comovente. Confesso que eu espera um final um pouco diferente, mas como eu já disse, essa história não possui ''grandes acontecimentos''. Tudo é como deve ser, sem fugir do cotidiano. Enfim, não é um dos melhores livros do mundo e muito menos um dos meus preferidos, mas possui uma história muito especial e com certeza, de significado muito importante.

Dany-l 15/06/2015

Clarissa
Clarissa,moça, doce, viva! Quando li pela primeira vez meus olhos pareciam querer saltar da caixa para dentro do livro!
Olhava a vida ao meu redor, minha pensão, e só pensava em como eu queria ser Clarissa...

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Clarissa
Um mundo revelado pela perspectiva de uma garota é a atração principal do primeiro romance escrito por Érico Veríssimo. À primeira vista, a obra pode ser vista como um mero retrato meloso e adocicado da vida pintado por uma jovem protagonista, quando na verdade trata-se de uma composição de tons realistas, abordando figuras e situações bem cruas. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/12/12/15-clarissa/