A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

manuzickuhr 22/07/2022

Demorei muito pra ler meu deus, eu acho a leitura de got meio complicada mas gostei muito do livro, principalmente do final.

Natalia 06/03/2021

Esse com certeza foi o melhor até agora. É tanta coisa acontecendo, tanta reviravolta.
Me surpreendi muito, mesmo já tendo assistido a série. Ansiosa para o próximo.

Caio.Henrique 27/05/2020

Stark nasceu pra sofrer
Eu poderia escrever extensos parágrafos sobre esse livro, mas não é esse o método que sigo nas minhas resenhas, então serei breve. Antes de mais nada, infelizmente foram inevitáveis as comparações com a série, e não foi um susto descobrir que a mesma a partir daqui começa a tomar rumos diferentes na narrativa. Claramente o plot que George Martin está criando ao longo dessa saga irá culminar em algo que arrisco chamar de apoteótico, diferente de certas séries hihihi. Como sempre, aqui acompanhamos personagens em diferentes núcleos, separados por pequenas ou grandes distâncias. Os detalhes e o cuidado com que o autor dá vida ao Mundo de Gelo e Fogo é impressionante, e uma das coisas que mais me prende. Não vejo a hora de ler o 4 volume e ver como os Stark que restam vão começar a sua jornada de justiça/ vingança (principalmente depois daquele epílogo de tirar o fôlego).

Danilo sm 06/09/2020

O verdadeiro conflito
As primeiras 300 páginas são de localização de personagens, suas movimentações - como um jogo realmente - com uma preparação para algum grande evento. Ele espande bem o universo com várias histórias do passado, mitos e profecias.

E quando o evento chega...

Eu realmente não sabia que tudo isso ia acontecer, me surpreendeu mesmo.

São vários desdobramentos em todos os núcleos. Desde Jon Snow na Muralha, passando por Tyrion em Porto Real até Daenerys na Baía dos Escravos. E algumas mortes que... Enfim. Já é característica das Crônicas.

Esse foi realmente um divisor de águas, pois o que vem nós próximos livros foi definido em consequência deste, consequências difíceis de se resolver.

Matheus Alves Carmo 13/04/2021

Intrigas, estratégias e mortes
"-Em Porto Real, há dois tipos de pessoas. Os jogadores e as peças." (p. 665)

Nesse terceiro livro, tudo o que admirei nos outros dois, chega ao seu ápice. Não é uma leitura tão rápida, não só pelo número de páginas, nas também por a escrita ser em alguns pontos bem densa, com poucos diálogos, mas em diversas horas é quase impossível largar o livro.

A construção de mundo de Martin é impressionante. Ler o apêndice é estonteante, vendo todas aquelas casas, árvores genealógicas e pessoas associadas, e saber que ele não deixa a peteca cair. Além disso, as histórias que são contadas ao longo do livro, sobre acontecimentos de um passado próximo, de um passado distante, e até lendas, enriquecem demais o mundo, e nos deixam com sede de muito mais.

Nesse livro temos mais de magia do que houve na série até o mesmo ponto. É menos pé no chão do que na série, e um acontecimento no fim foi bem diferente e muito interessante pro futuro.

"Nas mãos erradas, uma moeda é tão perigosa quanto uma espada"(p. 200)

Os jogos políticos continuam em um nível ainda maior. É incrível ver os personagens conversando, conspirando, ou descobrir o que realmente aconteceu em determinada ocasião. Descobrir que personagens tão quietos tinham planos tão ambiciosos, é demais.

O desenvolvimento de personagens é sem igual. Temos aqui vários pontos de vista, mas todos os personagens, sejam os que têm ponto de vista, seja os que estão com eles, tem um desenvolvimento incrível. Todos são personagens "cinzas", com suas qualidades e defeitos. Alguns pioram em caráter, outros melhoram, mas todos são extremamente coerentes.

"Meias-verdades são mais valiosas do que completas mentiras." (p. 647)

Em relação às tramas, todas também são bem trabalhadas e nos deixam curiosos. A que menos me interessava no geral era a de Bran, que aparece pouco, e quase não anda em todo o livro. Outra trama que aparece pouco, e também não anda tanto assim é a de Daenerys, mas ao contrário da de Bran, era a que mais queria ver. Jaime também tem uma trama ótima, e se tornou um de meus favoritos, como foi na série, e Tyrion ainda é meu personagem favorito, junto de Dany; Catelyn mostra o ponto de vista de Robb, e Davos o de Stannis, todos ótimos personagens; Arya tem um desenvolvimento enorme, precisou crescer muito rápido, enquanto Sansa era usada como moeda de troca; Jon e Sam nos trazem a trama de 'pra-lá-da-muralha', que é ótima, e faz crescer ambos; entre vários e vários outros personagens.

"-Algumas pessoas machucam as outras só porque podem fazer isso"(p. 250)

A Tormenta das Espadas nos trás alguns dos acontecimentos mais marcantes da saga. No final do livro vi aquela que foi, pra mim, a principal mudança da série em relação ao livro. Resta ver o quanto os próximos trarão mudanças, apesar de estar ansioso mesmo é pra ver os livros que ainda serão lançados, e se serão menos decepcionante que a série.

Não sei mais como elogiar esse livro, mas definitivamente entra nos melhores que li!

Paola.Stabile 15/02/2020

Já sabia o que esperar da história, porque já havia assistido a série, porém algumas coisas ganharam mais clareza e contexto com a leitura. E o parágrafo final desse livro e algo que eu gostaria de ter acompanhado na série, surpreendente!

Nanda.Olive 10/01/2023

Se não até agora o mais atormentador
Convenhamos que a tormenta da espada é um livro que você deve estar preparado emocionalmente para o que está por vir.
A história se desenvolve de forma magnifica, entretanto, quebra diversas expectativas que voce possui durante a leitura. A mitologia ainda está desenvolvendo aos poucos, porem, cumpre o papel de apresentar novos personagens e o destino de muitos que ja odiava-mos rsrs.

Wesley.Sancho 12/12/2021

\0/
Sensacional até a última página!!
Não esperava pot esse final, mas rm inúmeras vezes o livro me deixou sem palavras.
Gostei demais, não vejo a hora de começar o próximo!!!!

Amanda.Fernandes 02/10/2021

Fantástico!
Com a correria da vida, demorei para ler esse livro, mas apreciei cada página, cada detalhe?
Que livro fantástico, esse já possui elementos diferentes da série, mas é simplesmente fantástico, o George soube criar um mundo espetacular?
Amei!

Jota 24/05/2020

Empolgante e cheio de surpresas
Um livro que é muito empolgante e a cada capítulo uma nova revelação e surpresa. Quando você pensa que a história caminha para uma direção, acontecimentos mudam totalmente essa direção.

Da série, até agora, dos três que li foi o que mais me empolgou e surpreendeu. Excelente leitura. Não se assunte pelo tamanho do livro, pois a leitura vale muito.

Sem dar spoilers, mas alerto que neste livro temos que aprender a desapegar...

Que venha "O festim dos corvos"!

Julio.Cesar 29/03/2020

Que livro incrível,

Fernanda.Gois 11/09/2020

Do metade pro final é um berro atrás do outro. Com certeza o melhor da série até agora.
Paulo Ferreira 11/09/2020minha estante
Vou começar a ler os livros agora! Muita expectativa

Vini Car 11/09/2020minha estante
Arrasouuuu

Vinicius.Marques 11/09/2020minha estante
Que saudades de dar esses berros no 3 livro. O nome devia ser: "A Tormenta de Leitores"

Daironne 09/12/2020

Impressões sobre a leitura de A Tormenta de Espadas
Terceiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo. Após a Batalha da Água Negra, Tyrion é destituído de seu posto de Mão do Rei Interina por seu pai, que se instala em Porto Real. A campanha Stark segue em sucessivas vitórias e, do outro lado do Mar Estreito, a outrora menina Daenerys se torna aos poucos uma líder habilidosa e reúne considerável poderio militar, acumulando feitos e títulos.

Este livro possui o maior número de (boas) reviravoltas seguidas que já li. A trama bem construída assume certa "organicidade" que proporciona ao leitor uma imersão e imprevisibilidades excelentes: não há cartas marcadas nas Crônicas. As qualidades e defeitos dos volumes anteriores se mantêm, inclusive com atenção demasiada (ao meu ver e até então) a alguns arcos da história que parecem só tornar a leitura mais lenta. Me deu uma baita ressaca (não aguento mais as andanças de Arya heheheh).

Recomendo se você já leu os dois anteriores. Uma dica que recebi e repasso é não se ater tanto aos arcos mais lentos, embora eles estejam repletos de detalhes. As incríveis reviravoltas vão fazer valer a pena.
Ophélia 16/12/2020minha estante
Agora lê o 4° skksksks

Nicole710 15/05/2021

Favorito dos favoritos
O melhor da série até agora e também um dos melhores da vida. Tem tantos personagens e cenários, tantas reviravoltas, surpresas e situações. Foi uma leitura maravilhosa, cada ponto se encaixou perfeitamente, cada um na história é fiel a seus ideais, não existem vilões ou mocinhos, assim como na vida real, o que existem são opiniões, personalidades e objetivos particulares. Amei demais!