A Bruxa de Portobello

A Bruxa de Portobello Paulo Coelho

Resenhas - A Bruxa de Portobello

Matheus 27/04/2011

Um livro diferente
Esse é o segundo livro do Paulo Coelho que eu leio. O primeiro foi O Alquimista há uns anos atrás. Confesso que não lembro direito do livro, mas não foi um livro que chamou muito a minha atenção.
Ler esse livro não estava na minha meta, por assim dizer. Peguei emprestado pois estava sem livro nenhum para ler. E não foi que o livro me surpreendeu?!

Conta a história de uma mulher meio diferente das outras, sendo chamada de bruxas por muito. Definitivamente, uma mulher amada por muito e odiada por outros muitos. Mas o que mais chama atenção na personagem principal é a sua maneira de viver e sua visão de mundo.

Foi uma leitura completamente diferente das que eu estou acostumado a ler, e foi justamente esse o motivo que me fez gostar desse livro. Com frases belíssimas e que podemos interpretar como ensinamentos para o nosso dia-a-dia, considero defitivamente como um bom livro.

Tes 08/04/2011

O livro A Bruxa de Portobello trata da história de Athena (a bruxa) entre os anos de 1973 e 1994 onde ela sobre todo tipo de provação em meio a peregrinação em um Oriente Médio imerso em uma constante guerra civil. Este livro de Paulo Coelho segue a trama de mistura de acontecimentos fantásticos, como os dons sobrenaturais de Athena e seu misticismo ao próprio

belassuncao 03/04/2011

Melhor Twitada sobre Paulo Coelho
Reescrevo aqui a melhor twitada sobre Paulo Coelho

@fschuler
Fabiano Schuler

"Obama citou Paulo Coelho no Brasil. Dilma, devolva citando Dan Brown quando for aos EUA."

Só pra que vcs tenham uma noção do nível de escritor que é Paulo Coelho.

Marlon Teske 03/01/2011

Magia Perdida
Muito melhor do que o último, mas ainda não traz aquela novidade que a gente espera de um livro, ou pelo menos de um autor que vende tanto. Em A Bruxa de Portobello, Paulo Coelho reuniu dezenas de depoimentos sobre uma mulher conhecida como Athena, que teria se tornado "A Bruxa de Portobello". Citando um resumo:

Menina orfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia e adotada por emigrantes libaneses na Inglaterra. Já adulta, ela trabalha como bancária e vendedora de terrenos em Dubai até se transformar numa sacerdotisa em Portobello Road, rua do bairro de Notting Hill, em Londres. O enredo é construído dentro do tempo cronológico de 21 anos, entre 1973 e 1994 - período que se passa a história.

Ou seja, é meio que mais do mesmo. Narrando de que forma Athena é colocada diante dos "segredos da Mãe", a forma como foi discriminada pela Igreja Católica, os malogros pelos quais passou até aprender o caminho para ser feliz. É meio que um livro de auto-ajuda misturado com misticismo, mas nem por isso é uma leitura de toda perdida.

Volta e meia se tira algo de bom, além de realmente fazer bem ouvir umas palavras de otimismo as vezes.

Lido em Janeiro de 2007

Tati 29/12/2010

Dos livros do Paulo, esse é o que tem o final mais interessante... adorei!
Silvia 19/12/2012minha estante
Este foi o primeiro livro que li de Paulo Coelho, tbm gostei muito.

Flávio Augusto 21/12/2010

A misteriosa Athena!!
A Bruxa de Portobello é uma história baseada em fatos reais que narra a vida de Athena, a Bruxa, uma pessoa intensa, cativante ao excesso e manipuladora que consegue sempre o que deseja, fazendo com que o mundo gire em torno de si. O livro proporciona uma leitura prazerosa com trechos emocionantes. Em certos momentos deixa lições que todos nós devemos seguir; são ensinamentos, palavras sábias do autor. Em nenhum momento senti vontade de parar de ler, pelo contrário, fiquei atraído pela história e pelas aventuras de Athena, uma mulher que viveu intensamente sem se preocupar com o que a sociedade falaria ou pensaria dela.

Adriana 08/11/2010

Virgem? Santa? Mártir? Louca?
Quem é Athena? A órfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia. A criança levada pelos pais adotivos para Beirute. A funcionária de um grande banco em Londres. A bem sucedida vendedora de terrenos em Dubai. A sacerdotisa de Portobello Road. Athena é o personagem principal de A Bruxa de Portobello. Ela enfrenta a intolerância religiosa que remonta os tempos da Inquisição quando aqueles que eram considerados Hereges pela Igreja católica, eram punidos e queimados vivos.

A história é contada pelas pessoas que conviveram com ela, em alguma época de sua vida. Sua mãe adotiva, um jornalista interessado em vampirismo, um padre, um mestre de caligrafia, uma atriz, entre outros. Eles traçam diferentes perfis da personagem, mesclando acontecimentos com impressões, crenças próprias, anseios.

O romance é interessante do ponto de vista literário, pois mostra uma inovação de Paulo Coelho como escritor. Fugindo um pouco do estilo exotérico dos livros que lhe consagraram, Paulo Coelho, por meio de idéias cronologicamente dispostas, força o leitor a perceber as diversas faces de Athena. Na verdade, o livro inova na construção do enredo, mas, a figura mítica esta presente: Athena.

Comecei a leitura, mas não consegui concluí-la. Achei um pouco massante, talvez por ter criado uma expectativa com o título, que pensei tratar-se de mais uma história de magia. É uma estória totalmente diversa das contadas por Paulo Coelho, não tem nada de místico, mas o clima como ele aborda a personagem principal tem um quê de mistério... Vou voltar a ler algum dia! Lançado em 2006; Editora Planeta; 293 páginas; Média de preço: R$ 16,90.

Leo 25/10/2010

Decepçao
Muito Ruim o livro , foi uma decepção porque eu gostava da escrita do Paulo Coelho , mas depois desse livro vou pensar duas vezes antes de comprar outro livros desse autor.
A Leitura não flui ,é muito complicada , fiquei varias vezes perdido durante a leitura. Mas o final foi muito legal porem de longe o pior livro que já li .

Ioná 12/10/2010

Nada demais
A curiosidade para saber o que realmente havia acontecido a Athena foi o que me fez perseverar na leitura deste livro.
A narrativa em forma de depoimentos me aborreceu muito.
Admito que o final foi inesperado, mas na minha opiniao o livro eh fraco, nao acrescenta nada.

Polly 17/08/2010

No inicio achei muito chato, pois estou acostumada com livros com narrativa de primeira pessoa.
O livro foi escrito em forma de documentário, o que no começo não me agradou muito e quase me fez desistir do dele, mas o conteúdo em si é interessante se você tiver paciência de ir até o fim.
Gosto particularmente da visão que Athena tem da vida! E confesso que depois de ter lido o livro, também quero ter um filho, pois só assim vou conhecer o que é amar de verdade. Bem mas isso é uma opinião totalmente minha rsrsrsr

O que me chamou mais atenção que mesmo que o livro seja na 3º pessoa, ele transparece bastante os sentimento da Athena, principalmente sua inconformidade com os fatos de sua vida!!!

Amei...

Albuquerque 31/07/2010

Razoável...
A inovação no modo de escrever (como se fosse a compilação de vários relatos) foi um ponto positivo do livro! Segue mais ou menos o estilo do "Drácula" de Bram Stoker. Porém a estória não me agradou muito... não sei, acho que não curti muito a protagonista, não. O Paulo Coelho, na minha opinião, escreve bons livros, como "O Alquimista" e "O Monte Cinco", mas também escreve alguns que não me agradam, como "Brida", por exemplo.

Lu 02/08/2010minha estante
Eu tb não curti muito Brida não...mas adoro os livros do Paulo Coelho!A bruxa de Portobello ainda não li...

Luiza3302 21/07/2010

Nããão gostei!
Já tinha lido (e gostado) alguns livros do Paulo Coelho, mas esse eu não tive PACIÊNCIA para terminar.

Duas palavras: Muito CHATO!

Carina143 07/06/2010

Inconscientemente marcante
Não achei a história revolucionária e nem um dos melhores livros do Paulo Coelho.
Mas sim, é absolutamente bom.

De alguma forma esse livro deixou algumas marcas em mim.
Não sei exatamente oque, mas em diversas situações que passo no dia-a-dia, momentos e frases desse me vêm em mente.

Ely 26/05/2010

Um dos livros que mais gostei de ler. Me emocinei e fiquei fascinada com a história da Atena. Quando eu crescer, quero ser igual a ela.

Paulinha 10/03/2010

O livro foi uma grata surpresa, após o decepcionante 'O vencedor está só". Tanto a forma como a narrativa foi construída quanto a história em si formaram um conjunto envolvente, uma trama articulada, e um final muito interessante, quando um personagem tão somente citado enfim aparece, confirmando tudo aquilo que Athena, a protagonista da história, falava desde o início. Por ser retratada como se fosse real, a Bruxa de Portobello garante um charme a mais e pode ser considerada uma ótima leitura.