Pegasus e o Fogo do Olimpo

Pegasus e o Fogo do Olimpo Kate O'Hearn

Resenhas - Pegasus e o Fogo do Olimpo

Cissa 19/05/2013

O livro infanto-juvenil, Pegasus e o Fogo do Olimpo, é o primeiro volume da série Olimpo em Guerra, escrito por Kate O'hearn e traduzido para o português por Cassius Medauar. A obra foi publicada no Brasil em 2011 pela editora Leya, possuindo 294 páginas.

Os protagonistas Pegasus, Emily, Joel e Paelen embarcam em uma aventura enquanto tentam fugir da Unidade Central de Pesquisas (UCP), para que consigam reacender o chama do Olimpo e salvar tanto os humanos quanto os olimpianos dos Nirads que, por sua vez, são monstros com quatro braços quase indestrutíveis.

Analisando a história percebe-se que as mesmas informações são dadas diversas vezes deixando o livro bastante chato. Durante a leitura é fácil deduzir o que ocorrerá nos capítulos seguintes, pois os fatos são repetitivos e acabam caindo na obviedade, desta forma os acontecimentos não são capazes de surpreender o leitor. Todavia é indiscutível que a obra trás informações consistentes acerca da mitologia romana e é capaz de transmitir a quem optar por lê-la o verdadeiro valor de uma boa amizade, apesar de ainda assim não ser uma indicação adequada para leitores com um senso crítico apurado.

Gustavo 14/04/2013

Pegasus e o Fogo do Olimpo
Essa Resenha é do Blog http://mundoaoavesso.com/
Pegasus e o Fogo do Olimpo é o primeiro livro da série Olimpo em Guerra, escrito pela Kate o'Hearn.O livro se baseia na mitologia greco romana.A história se passa nos dias atuais na cidade de Nova York e foi um dos livros que mais me surpreendeu em 2012 pelo seu bom humor.

Um belo dia, Pegasus cai em um prédio em Nova York,porem Pegasus esta muito machucado. Emily o acha e acaba salvando sua vida.Foi logo nessa parte que a escritora me conquistou,pois eu só ri nessa parte.O jeito como a autora conta a história te deixa com um sorriso na boca,pois o Pegasus é muito engraçado. Emily pega umas frutas para o Pegasus comer e também leva um pote de sorvete para ela poder se alimentar,só que o Pegasus pega o sorvete dela e o devora e a Emily fica confusa com tal ação do "cavalo".Os seres responsáveis por tudo isso são os "Nirads".No primeiro livro não é contado muita coisa sobre os Nirads,apenas que eles são tão fortes como os Deuses do Olimpo e que eles são os supostos "vilões". Emily parte em uma jornada para salvar Pegasus e o Olimpo e nessa jornada ela ira aprender muito sobre si mesma. Até a metade do livro,ele é bem engraçado e depois ele fica mais tenso e você fica roendo a unha de ansiedade.Foi uma leitura muito boa e morro de vontade de que saia um filme ou então uma série desse livro.

Trailer do livro

Karol Rodrigues 10/04/2013

Poderia ser melhor
Resenha postada originalmente em: http://www.booksjournal.org/2013/03/resenha-pegasus-e-o-fogo-do-olimpo-kate.html

Não vou dizer que esperava algo como Percy Jackson (apesar de ter ouvido muitas comparações com as duas histórias) porque eu não tinha ideia como seria a narrativa desse livro e nem como se passava a história em si. Costumo não ler a sinopse dos livros que eu pego sem conhecer a obra. Gosto de surpresas. Por isso evitei ler qualquer coisa a respeito do livro, já pra não criar expectativas e acabar me decepcionando. Ainda bem que fiz isso.

Em primeiro lugar, o livro de Kate não tem realmente nada a ver com a narrativa do Riordan. Um é mitologia romana, o outro é mitologia grega. Em um, os personagens são pré-adolescentes e aparentam ter essa idade, no outro, o Percy parece ter o dobro de idade e de maturidade da idade que ele realmente tem. Queria passar longe de comprar um com o outro, mas acho que vale ressaltar para não criar expectativas em ninguém.

Das muitas vezes que peguei esse livro para ler, a maioria delas no ônibus, quando eu estava voltando para casa do estágio, eu tive vontade de jogá-lo pela janela (é radical assim mesmo). A narrativa é fantasiosa demais, não um “fantasiosa” legal, mas um fantasiosa de uma forma que você exclama: “Que coisa sem noção!” Não consegui, em nenhum momento dizer: “pô, isso faz sentido”, mesmo se tratando de uma ficção onde Olímpicos existem e um cavalo alado não pode ser chamado de cavalo porque ele se ofende.

Conheço pouquíssimo ou quase nada de mitologia romana e mesmo lendo um livro se tratando do tema, não consegui distinguir quem era mãe, irmão ou pai de Júpiter, Diana ou Hércules. Acabou tudo em uma “mistureba” de nomes e parentescos confusos. Dentre Emily, a personagem principal bobinha e o Pegasus, o cavalo que se ofende quando é chamado de cavalo, em termos de simpatia e identificação, eu fico com Pegasus. Na trama inteira, ele é o único personagem que se destaca, mais que os humanos, claro. E olhe que ele nem fala!

Quando o livro pega um ritmo bom e consegue prender o leitor é exatamente no final, onde ocorre a batalha com uns monstros chamados Nirads que são doidos para destruir o Olimpo e seus “moradores”. Há também o fator: “onde foi parar esse personagem?” De repente, o pai da garota simplesmente some e ninguém, nem as sandálias voadoras de Mercúrio (não lembro se as sandálias são dele mesmo), sabem onde ele está. Vale uma leitura para passatempo, não espere nada extraordinário.

Mari 05/04/2013

Ficção boa para iniciantes
Apesar de ter uma linguagem muito simples, uma personagem principal sem muito "sal", o livro se propõe a ter uma narrativa direta, sem muita enrolação. A autora dispara na história, algo normal em literatura voltada para adolescentes.
Temos Pegasus como um dos personagens principais e, apesar dele não falar, ele é o centro das atenções.
Gosto muito de monstros, e achei interessante os tais "Nirads" da história. Parecem bem maléficos.

Sem dúvida, é um livro que pode ser lido para as crianças.

Camilla 21/03/2013

Pegasus e o Fogo do Olimpo, de Kate O'Hearn
O primeiro volume da série Olimpo em Guerra, escrita por Kate O'Hearn e publicada no Brasil pela editora LeYa, é uma história encantadora e fácil de se apegar. Apesar de ainda não ter me interessado em ler nenhum volume de Percy Jackson & os Olimpianos, acabei me interessando por Olimpo em Guerra, sem nenhum grande motivo. Não posso fazer comparações entre as duas séries, obviamente, já que só li uma e os autores não são os mesmos, então não pense que estou tentando... apenas quis deixar claro que caí de paraquedas na série de Kate.

Quando Pegasus, o majestoso e mitológico cavalo alado, é atingido por um raio e cai em seu terraço durante uma violenta tempestade que deixa Nova York no escuro, a vida da jovem Emily transforma-se em uma lenda. Buscando ajuda para tratar os graves ferimentos de Pegasus, Emily recorre ao garoto estranho da escola, Joel. Trabalhando juntos, eles rapidamente descobrem que o cavalo alado tem mais do que ferimentos da tempestade.

O que se pode dizer quando um livro te ensina mitologia de uma forma simples e suave? Emily é uma garota de treze anos solitária e que sente a dor da perda da mãe, ainda que o pai a faça feliz. Quando Pegasus aparece em seu telhado, precisando de ajuda e, obviamente, uma ajuda muito especial, a sintonia entre os dois é imediata e deste momento em diante, uma forte e linda amizade nasce entre eles. O problema é que ela não faz ideia de como cuidar do “cavalo” e acaba pedindo ajuda a um mal humorado colega de escola, Joel, já que este parece se interessar por mitologia e, por alguma razão, ela confia nele. Como esperado, o garoto decide ajudá-la e não esconde a surpresa ao ver que os fatos são verdadeiros e que eles estão de frente a um verdadeiro olímpico.
Por acaso, a dieta de Pegasus parece ser baseada em coisas doces e, logo ele está recuperado. Porém inimigos estão à espreita e surgem, saídos dos boeiros de Nova York, causando tumulto e terror em toda a cidade. E, dado momento, Emily e Joel se juntam a Pegasus em uma fuga arriscada e cheia de consequências, pois o “cavalo” acaba sendo visto nos arredores da cidade, fazendo com que os três precisem se esconder. Durante a fuga, Emily tem uma perna gravemente ferida por um dos monstros que os perseguiam, fato que provocará mudanças e influenciará nas decisões dos demais. Na correria por suas vidas e a de Pegs, o pai de Emily também se envolve e as coisas se complicam ao serem capturados pela UCP, uma unidade do governo que investiga eventos fora do comum. Seus caminhos se cruzam com o de um olímpico encrenqueiro chamado Paellen, que promete ajudá-los a escapar. O problema é que o próprio Paellen não está em condições de fugir, facilmente, já que está tão preso quanto os outros. Logo, Diana, que já havia cruzado com os garotos antes, precisa intervir para salvar Pegasus e encontrar o Fogo do Olimpo, que nada mais é do que uma criança que vive na Terra e precisa ser levada ao Olimpo para realimentar a chama e salvar os deuses...

continue lendo em: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2013/03/pegasus-e-o-fogo-do-olimpo-de-kate.html

Marcelo 21/03/2013

Leitura agradável
Li este livro em menos de uma semana. O texto muito agradável, a ação é envolvente, apesar de ser previsível. Não traz muitas citações da mitologia, o que me decepcionou. É voltado mais para o publico jovem. No início é um pouco confuso o que fez meu filho desistir de ler. Recomendo como uma leitura sem muitas perspectivas.

Luciana 08/03/2013

achei esse livro bem fraquinho...meio obvio na sequência da história ...mas tá valendo...minha filha adorou, então comprarei o segundo.

Deilane 07/03/2013

Ótima história, mas, a linguagem é muito simples.
O livro é empolgante e tal, mas eu achei a linguagem simples com frases rápidas. Ele segue a linha de raciocínio da Saga PJO, só que não na mitologia Grega e sim Romana, então quem não tem afinidade com as duas vai ter dificuldade de associar os personagens. Eu achei a personagem principal muito nova em relação ao tipo de aventura que ela segue. Mais no geral eu gostei muito dele.
Lucas 27/01/2015minha estante
Esse livro é F-O-D-A. Gostei muito, ao estilo meio ''Percy Jackson''. hehe :)

li_mfr 17/02/2013

Decepcionada com Pegasus e O Fogo do Olimpo
Me desculpe senhor Riordan, mas não concordo com sua fala a respeito do livro Pegasus. Segundo o autor da série Percy Jackson, "os fãs de mitologia grega encontrarão muita paixão em Pegasus e O Fogo do Olimpo. Kate O'Hearn narra uma vencedora mistura entre aventura moderna e fantasia clássica!"
Fazia muito tempo que eu queria ler este livro, então quando me deparei com ele disponível para viagem na rede social Skoob, rapidamente me inscrevi para recebê-lo.
Ao contrário dos livros de Riordan que embora também sejam para o público infanto-juvenil, a história de Pegasus é incoerente e chata, principalmente se for levado em conta o público ao qual o livro se destina.
O desenvolvimento da amizade entre Emily e Joel por exemplo é muito ruim. Em um único dia eles passam de completos estranhos a melhores amigos. É certo que em situações extremas as emoções tendem a se manifestar mais intensamente, porém a autora exagera. O ponto positivo que atribuo na narrativa é a falta de romance entre os adolescentes, a autora preferiu manter-se na amizade dos dois ao invés de sucumbir ao modismo e achar normal crianças de 13 anos desenvolvendo relacionamentos amorosos.
Kate O'Hear possui uma escrita fácil e gostosa de acompanhar, Pegasus é o tipo de livro que se você tiver tempo, consegue terminá-lo em uma única sentada tamanha fluidez da narrativa, porém não deixa de ser um livro bobinho.
Outra coisa que me deixou em dúvida foi o fato de que eu imaginava que Pegasus fazia parte da mitologia grega, tanto que Riordan assim menciona em seu "plot" na capa do livro. Então de repente me deparo com uma história sobre mitologia romana... Diante de tal impasse fui pesquisar sobre Pegasus e o que encontrei me fez ficar ainda mais decepcionada com a verossimilhança do enredo. Em nenhum texto sobre mitologia encontrei algo que relacionasse Pegasus como pertencente às duas mitologias, como normalmente ocorrem com a maioria dos deuses que possuem correspondentes em ambas as culturas.
Enfim, na minha opinião um livro recomendado para crianças de no máximo 12 anos de idade, para que elas possam vir a desenvolver o hábito da leitura, mas de maneira alguma recomendada para adultos que como eu adoram uma boa aventura juvenil e que cresceram lendo Harry Potter.

Cacau 11/12/2012

Não é bem o que eu esperava. o livro é fraco em alguns pontos, desisiti e não li todo...

Luciana 05/12/2012

Sempre gostei muito de mitologia, mas esse livro propicia uma leitura leve,jovial cheia de aventuras e nos prende do começo ao fim.

Leeti 21/11/2012

Em Pegasus e o fogo do Olimpo, Kate O'Hearn nos traz a maravilhosa jornada de Pegasus o "cavalo" alado pela Terra, em busca da filha de Vesta a única que pode reacender o fogo do olimpo e salvar todos os deuses da destruição total.
Tendo como obstáculo nessa jornada um bando de Nirads(seres de 4 braços, feitos de rochas e imortais), e a escolha de Emily.
Nessa emocionante história conhecemos mais sobre a mitologia romana(prefiro a grega), além de ver até onde as pessoas vão por um bem maior e por quem elas amam.
Com uma linguagem fácil e rápida você vai devorar esse livro e ansiar pela continuidade dessa saga emocionante.
Pode ser que alguns não gostem por alguns pontos fracos do livro, mas esse me agrado bastante, ainda mais por causa da mitologia.