Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Isa yumi 21/04/2021

Esse foi exatamente o tipo de livro que faz vc pensar. Ele não me cativou completamente, mas é impossível não admitir que em poucas e simples palavras ele conseguiu transmitir uma mensagem.

Jaffar 14/04/2021

A Mistura de Ficção com narrativa histórica te leva numa viagem incrível. O Autor não se preocupou em narras as coisas de maneira cronológica, sendo assim, a viagem que fazemos pelo fluxo de pensamento do protagonista/narrador se torna um passeio intenso. São muitas as alegorias propostas sempre com um "quê" de história e ficção que por vezes não deixa claro até onde as duas coisas se limitam; A Experiência vivida pelo autor na guerra faz desse livro um "compendio anti-guerra";

Luis Franceschi 14/04/2021

Pu-ti-uít?
Início um pouco confuso me fez quase abandoná-lo, mas a partir do momento em que entendi o estilo do autor, tudo fluiu muito bem. Excelente leitura.
Recomendo!

Yohans.N 11/04/2021

Matadouro-Cinco ou A Cruzada das Crianças
E se você pudesse viajar por todos os momentos da sua vida, de seu nascimento até sua morte, como você lidaria com isso?

Nesse livro de ficção científica misturado com realidade (um pouco autobiográfica) e pitadas de um humor muito peculiar, o autor Kurt Vonnegut conta a história da vida de Billy Pilgrim. Este que, assim como o autor, lutou durante a Segunda Guerra Mundial e foi prisioneiro de Guerra na cidade de Dresden, na Alemanha.
O livro tem uma forte mensagem antiguerra que fica clara nos momentos em que descreve os diversos horrores cometidos por todos os lados, sem apontar herois grandiosos e inspiradores. Além de mostrar como esse momento afetou a vida de Billy futuramente.
Por conta do "poder" de viagem temporal pela linha do tempo de vida do protagonista, a narrativa se faz "quebrada" de uma maneira interessante que contribui para o desenrolar dos diversos momentos da história sem deixar o leitor confuso (Uma coisa meio Nolan antes do Nolan).
O livro trás diversas reflexões sobre a humanidade, a percepção de tempo, vida/morte e o determinismo em nossas vidas, questionando o livre arbítrio.
Um ponto que me incomodou um pouco foi a falta de ação de Billy mas isso é bem compreensível levando em conta a proposta do livro e todas suas reflexões sobre nosso destino. Mas isso de forma alguma estraga a experiência.
Concluindo: É um livro interessantíssimo de leitura rápida e fácil por não ter muitas páginas e o texto ser bem dividido em pequenos blocos (coisa que no próprio livro é explicado). Fica a recomendação.
4.5 / 5

Off: Essa foi minha primeira resenha literária. Não sei se alguém vai ler isso mas estou escrevendo como forma de tentar organizar minhas ideias e transmiti-las de uma forma clara. Coisa que as vezes tenho muita dificuldade. Obrigado por ter lido até aqui!

de Paula 10/04/2021

Sim, é um livro sobre guerra
Este é o meu segundo contato com o autor e por isso foi mais fácil entender o absurdo intrínseco a críticas sociais e do comportamento humano. Ler um Vonnegut é uma experiência necessária e por isso, se você está lendo essa resenha, não tenha mais dúvidas, largue tudo e vá ler!

Billy Pilgrim é um homem que estava em Dresden, Alemanha, quando o maior bombardeio da História aconteceu, muito maior que Hiroshima, embora não fosse um ataque nuclear. Ele era americano e estava preso, fazendo trabalhos forçados para os alemães. Habitava o matadouro número cinco, já desativado e usado como dormitório. No dia do ataque aéreo, todos os americanos se esconderam no frigorífico enquanto mais de 135 mil pessoas eram carbonizadas, a maioria civis. Esse é o evento marcante que permeia a obra, entre viagens intergalácticas, no tempo e no delírio de um homem sobrevivente a este período bizarro da humanidade.

O personagem não é construído para ser amado, simplesmente é um mecanismo de narrativa para apresentar eventos absurdos com alienígenas e liberdade no tempo em contrapartida ao verdadeiro absurdo que é a guerra. Ele vive uma vida comum, mas os transtornos psicológicos estão presentes e conviver com tudo o que a guerra marcou é muito complexo.

É uma leitura muito reflexiva, embora satírica, o misto de gêneros e a adaptação de uma situação tão triste em uma história envolvente e interessante. Como soube em Salmão da Dúvida, agora confirmado, Douglas Adams era muito fã do autor e do livro, por isso vemos uma fonte para o que viria a ser o Guia do Mochileiro das Galáxias, o absurdo como prerrogativa para falar de assuntos importantes.

É um livro excelente, sem ficar na mesmice e falar sobre coisas importantes para humanidade. Vale muito a pena dar a oportunidade para Vonnegut.

Julcimari 10/04/2021

É assim mesmo...
Livro construído nessa viagem no tempo, brincando com os acontecimentos de forma "aleatória" mas muito bem colocada, nos mostrando como ficou o psicológico do personagem após a guerra. Conseguimos entender como a mente dele viaja "do nada" para alguns acontecimentos e, aos poucos, vamos entendendo a história e percebendo as situações traumáticas que o personagem viveu.
O personagem, além de ficar com esses gatilhos que o fazem "viajar" no tempo relembrando acontecimentos, acaba criando um mecanismo de defesa, onde ele diz que é abduzido por alienígenas e vai para esse novo planeta que acaba sendo o seu refúgio mental.
Ao mesmo tempo que o autor conta essa triste história de guerra, que em alguns momentos acaba se misturando com sua autobiografia (o autor esteve nesse bombardeio), ele faz crítica a guerra, atos cruéis que acontecem e são encarados como "normal" e, em momento algum, ele romantiza a guerra, apenas relata de forma nua e crua, sem herois.
É interessante a maneira como o autor descreve o tempo (essa quarta dimensão), não de forma linear, mas sim solta e tudo junto acontecendo simultaneamente, o passado, presente e futuro, nos fazendo refletir sobre o destino, pois ele exclui o livre arbítrio e nos encoraja a focar apenas nas coisas boas, pois tudo que deve acontecer já está premeditado e "É assim mesmo".

Muito bem escrito, um livro com várias camadas, mistura história de guerra, ficção científica e nos faz refletir sobre muitas coisas (não mencionei tudo aqui). Super indico! Boa leitura ?

LanNa 09/04/2021

Tudo num só
Um clássico da ficção científica que traz uma mistura de guerra, abdução e viagem no tempo. Sim, é uma loucura! Porém é uma loucura organizada. ?

Escrito por Kurt Vonnegut, traz toda a crítica do autor aos absurdos da guerra com pitadas pontuais de humor. Acompanhamos vários momentos da vida de Billy Pilgrim de quando ele esteve no exército, sua carreira de optometrista, seu casamento e de suas abduções.

Logo de cara parece que você não vai entender nada, a história por vezes vai e volta no tempo, mas embora a narrativa não seja linear, a escrita de Kurt é direta e deixa a leitura bem rápida. Kurta não poupa cfríticas à guerra e ao modo de vida americano.

?Entre as coisas que Billy Pilgrim não podia mudar estavam o passado, o presente e o futuro.?

O personagem principal é desmotivado, fatalista e parece que se arrasta pela vida. Tem um excesso de conformismo que chega a incomodar, sempre dizendo ?É assim mesmo?.

Curiosidade: Na história, Billy era um prisioneiro de guerra que testemunhou um bombardeamento na cidade de Dresden e esse bombardeamento realmente aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial pelos aliados da Força Aérea Real e as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos entre 13 e 15 de fevereiro de 1945 que soltaram cerca de 3900 toneladas de bombas destruindo 39 quilômetros quadrados do centro da cidade

Juliana.Melo 09/04/2021

"Coisas da vida"
Confesso que a princípio me causou estranheza associada a uma dificuldade em me apegar ao estilo da história. Contudo, a narrativa do Vonnegut te deixa muito próximo ao personagem. A história parece até que está sendo narrada numa conversa casual. Do ponto mais horrível, como o ataque a Dresden, ao ponto mais cotidiano que uma pessoa vive os seus dias, não há um ápice. Grande parte da narrativa se encerra em "coisas da vida", como quem se acostuma facilmente a tudo. De fato, nos acostumamos...

Nelson da Luz Junior 09/04/2021

Billy Pilgrim parece estar anestesiado com suas experiências na guerra. Ele narra seus horrores como se uma pilha de cadáveres fosse algo normal, cotidiano. É assim mesmo.

A humanidade já viveu conflitos suficientes para aprender que eles não são um bom negócio. Mas seguimos nos matando, como se fosse parte da nossa natureza assim como acordar e trabalhar.

Quem sabe essa seja a crítica mais contundente aos conflitos armados. Colocar no mesmo balaio o maior conflito armado do século XX, viagem no tempo, um zoológico em um outro planeta. Nada disso faz a sentido, mas a guerra existe.

rafa_._cardoso 07/04/2021

Humor da desgraça
Com um livro decorrendo no período da segunda guerra mundial era de esperar um clima denso e melancólico.

Até é, mas tem um humor do tipo "nossa, estou rindo disso?"

Vale a leitura, principalmente para entender que os "ganhadores" das guerras são os que nunca viram os campos de batalhas.

Matheus 05/04/2021

Incrível.
Já sabia que o Kurt Vonnegut era um grande escritor mas tinha um pé atrás pelo fato desse livro ser sobre guerra. Achei que poderia ter algum tipo de glorificação da mesma. Não poderia está mais errado.
Este livro é crítico, louco, extremamente tristes em alguns momentos e em outros muito engraçado. Muito difícil definir a escrita do Vonnegut. O mais próximo que posso chegar é que me lembra muito Douglas Adam porém menos louco e com bem menos piadas. Pretendo ler mais livros dele.

Nando.Costa 03/04/2021

Kurt vonnegut você me ganhou
Primeiro livro que li do Kurt vonnegut, já de início o livro me prendeu, me chamando atenção com guerra, um assunto que me prende, e aliens.

Renato375 01/04/2021

Um manifesto pela vida!
Cada vez mais o estado e suas “autoridades” vêm defendendo que a resolução dos conflitos sociais (conflitos gerados pela ineficiência do estado) passa pelo uso da violência.

Esse livro apresenta através de uma linguagem clara, simples, inteligente e cômica; o quanto inverídico é esse argumento. Além de demostrar que o valor da vida para a opinião pública depende da perspectiva e da narrativa utilizada, para justificar tamanha atrocidade que se constitui a guerra.

Encadernação: 5/5 (capa dura)
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 23,90

P.S. Livre-arbítrio e suas consequências, cuidado!

Bia 30/03/2021

Matadouro cinco!
Consegui finalizar esse livro, finalmente, depois de outras quatro tentativas as quais abandonei a leitura! Dessa vez foi tão rápida e fluida que mal posso acreditar ser o mesmo livro! No início confesso é um pouco confusa a intenção e o estilo da narrativa, é o Kurt contando a história dele em primeira pessoa? é o Kurt contando através de uma ficção inventada salpicada de fatos verdadeiros sobre a guerra? é o Kurt contando a própria história através da do Billy? No final das contas são todos esses cenários juntos e de uma forma muito sutil! É um livro que trata da guerra como ela é, crua e sangrenta, desnecessária. A forma como o Kurt mescla uma narrativa histórica com "delírios" de ficção científica é algo que nunca tinha visto em outra obra, muito peculiar. Uma forma de narrativa tão simples narrando passagens grotescas da guerra é uma característica! A intenção, o por que dos "delírios" sobre viagem no tempo, as peculiaridades do Billy.. isso tudo é deixado sutilmente nas entrelinhas para o leitor entender seu por que e propósito e é simplesmente genial!!

Thami 28/03/2021

Incrível
Incrível, sarcástico, tocante. Um retrato surpreendente sobre a Segunda Guerra. Quero ler tudo desse autor.