Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

MRZA98 23/05/2021

A leitura de Matadouro-Cinco foi bem tranquila. O autor escreve de uma forma bem acessível. A história é bem engraçada em alguns momentos. Mas no final, eu digo que me senti angustiado com a obra. No livro acontecimentos bem tristes são relatados. Considero uma ótima leitura e vou procurar ler mais do Kurt Vonnegut. Seus livros devem continuar com esse humor ácido e tocando em questões da vida interessantes.

Anninha 22/05/2021

Não sei bem o que esperava do livro, mas fui arrebatada pela história. Quem ainda não leu está perdendo um livraço.

Rafael 18/05/2021

É assim mesmo.

Marcio Claver 17/05/2021

Matadouro 5
Publicado em plena Guerra do Vietnã, o livro conta a enlouquecida, fantasiosa, sarcástica, engraçada, irônica e triste história de Billy Pilgrim, um americano médio que passa a se deslocar no tempo e visita diversos momentos de sua própria vida

Gui 15/05/2021

Melhor livro de ficção científica. Kurt escreve com uma ironia absurda e quebra a cronologia sem deixar a história confusa.

Camila Westphal 12/05/2021

O tema da história é bom, a edição em si é muito bonita porém o desenvolvimento já é complicado, algumas partes parecem sem nexo, o final é aceitável.

Fernanda 11/05/2021

Interessante...
O livro tem uma boa escrita e mesmo se passando em tempos diferentes não fica confuso.
Apenas acho q não me interessei o suficiente por ele, o q fez com q eu o abandonasse por meses até a vontade de terminá-lo voltasse... Diria q minha nota não eh tanto pelo livro em si e sim pela experiência de leitura.

Ric 03/05/2021

Matadouro Cinco, um clássico antiguerra e atemporal
Sem dúvidas é uma das melhores leituras que já fiz. É revolucionário e muito político - provando que temática antiguerra pode ser sim popular com abordagem mais inclusiva e sem muitas firulas gramaticais e elitismo linguístico. É angustiante estar dentro desse desastre que foi o bombardeio de Dresden e o mais louco é acompanhar isso através de uma personagem completamente traumatizada pela própria vida. Várias questões sociais são levantadas de forma muito natural e nada impositiva. Um grande relato. Um grande autor. Um grande livro.

alex 02/05/2021

Matadouro Cinco, de Kurt Vonnegut (1969)
Iniciei a leitura sem grandes expectativas. Mas o livro, de escrita simples, traz bastante conteúdo.

Há aquela visão bem ficcional sobre a vida no universo tão em voga no período, mas tb há uma trama muito inteligente sobre as "viagens" intertemporais do protagonista - são reais ou decorrentes de sua mente não tão sã, cheia de traumas? Para além disso, a questão filosófica sobre o tempo e a vida humana. Essas sutilezas sustentam agradavelmente a obra.

No mais, há sarcasmos em relação ao mundo do período, ao horror das guerras, ao padrão família e profissional de sucesso, ao caldo cultural da transição dos 60 para os 70. Tb há passagens muito criativas e irreverentes.

Vale demais a leitura!

Tangerina 01/05/2021

Bom, porém...
O livro começa com uma escrita muito fluida e gostosa, e há uma parte muito emocionante que ocorre num diálogo sobre a guerra logo em seus 10/20%.
Logo depois vamos acompanhar uma narrativa um pouco confusa, e é aí que o livro perde uma estrela pra mim. Em alguns trechos eu me vi bem perdida tentando acompanhar o que era realidade, se ERA realmente uma realidade...
Relata de uma forma bem curiosa a morte, e a visão da vida como um todo.
Achei profundo, intenso, diferente, e minha única crítica é de fato ser muito confuso as vezes em principalmente suas voltas temporais, que me dispersou o foco, e li com a cabeça um pouco aérea.
Futuramente pretendo reler, na tentativa de entender melhor algumas coisas e assim obter uma experiência 5 estrelas.

Adna 29/04/2021

Pu-ti-uit?
?O livro é tão curto, tão confuso, tão desarmônico, Sam, porque nada de inteligente pode ser dito sobre um massacre. Todos devem estar mortos, sem nunca mais dizer ou querer nada. Tudo deve ser muito quieto depois de um massacre, e sempre é, exceto pelos passarinhos.

E o que dizem os passarinhos? Tudo o que pode ser dito sobre um massacre, coisas como ?pu-ti-uít????

Rogeria.Souza 28/04/2021

Inteligente!
MATADOURO CINCO OU A CRUZADA DAS CRIANÇAS:

Livro ácido, antiguerra e extraordinariamente inteligente!!

Guerra e comédia combinam?
Neste livro Kurt nos mostra que sim!!
Um livro antiguerra com alguns registros reais, impressionante e épico. Combina perfeitamente com aquela frase conhecida "RIR PRA NÃO CHORAR". É assim mesmo!

Matadouro Cinco, duvido você não se apaixonar. ?

Michele Boroh 25/04/2021

Vonnegut é das mais gostosas e necessárias 'janelas de tempo'
Apontar o óbvio e o absurdo com humor sutil e certeiro é coisa dos gênios.

Assim como é do gênio, nesses 'nossos tempos', não estar entre os mais ouvidos ou lidos e ser carimbado de bobo por ser desperto e de ingênuo por ser lúcido.
Uma tragédia, mas é assim mesmo.

Que um dia deixe de ser.

forbidden404 24/04/2021

É assim mesmo.
A cruzada das crianças, ou Matadouro Cinco, tem uma narrativa divergente, com pulos temporais e espaciais até entre um parágrafo e outro, e mesmo assim Kurt Vonnegut consegue manter a história fluída, mesclando críticas sobre a guerra, ficção científica e niilismo.

Uma belíssima história que pode ser lida de diversos pontos de vista, onde todos são satisfatórios.

gwasem 21/04/2021

Uma mistura maravilhosa!
Este é um livro que fala sobre temas muito difíceis e complexos, como a guerra e seus traumas; a sociedade capitalista doentia norte-americana; viagem no tempo e vida extraterrestre; e, principalmente, sobre memórias. Tudo isso narrado de uma forma louca, singela, triste e cômica... ao mesmo tempo!