Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Carolina Del Puppo 20/06/2021

Foi mesmo genial
Que livro foi esse??? Foi simplesmente fenomenal, muito fácil de ler e acompanhar, mas com muito conteúdo. Recomendo!!

Cleudna 18/06/2021

Um ótimo livro, bem diferente dos que vemos sobre a 2gm
Neste livro conheceremos Billy Pilgrim, um alter ego de Vonnegurt,  ele quer escrever um livro sobre o ataque a cidade de Dresden.
Ainda jovem ele foi jogado na guerra, acabou preso pelos nazistas e testemunhou os horrores dos acontecimentos. Quando ele volta para casa, tenta retomar a vida normal, mas percebe que não consegue, tudo o que passou deixou uma marca muito profunda nele.
A princípio nada faz sentido neste livro, mas logo o leitor entende do que se trata e o livro se torna uma obra espetacular. Os diálogos do protagonista com os outros personagens trazem reflexões interessantes, a visão da guerra neste livro surpreende, ela é muito diferente dos livros que abordam a temática da segunda guerra mundial.

bia 17/06/2021

esse livro é precioso demais. ele muda nossa perspectiva sobre o tempo,sobre as coisas ruins/boas que acontecem,ao mesmo tempo que faz uma sátira de uma tragédia,não dando o gosto para aqueles que veem a guerra como um mal necessário...'tudo foi lindo,e nada machucou.'

Criss 16/06/2021

Que doideira!!!
Com uma escrita simples, direta e inteligente, Kurt Vonnegut consegue misturar comedia com guerra de forma muito eficaz. E ainda tem o fator FC no meio de tudo isso.

Lucas.Fioravante 10/06/2021

É incrível como Kurt Vonnegut faz tudo soar tão natural, eu nem estranhava as coisas que aconteciam com Billy Pilgrim, só aceitava

adhara 05/06/2021

Esse livro retrata a guerra de maneira muito mais realista e de uma maneira muito crítica.
A viagem no tempo foi um artifício muito legal de se usar.

T.N.T.Rock 05/06/2021

Uma viagem entre segunda guerra e abdução.
Uma viagem entre a segunda guerra e uma "abdução" , Matadouro 5, é um livro que descreve os horrores da segunda guerra mundial mais especificamente um fato que até então era desconhecido por mim, o bombardeamento da cidade de Dresden na Alemanha feita pelo exercito aliado já no final da guerra, algo que até hoje é descrito como um dos piores crimes de guerra do período já que essa cidade não apresentava nenhum perigo sendo formada praticamente por civis e prisioneiros de guerra, Vonnegut constrói a guerra e seu personagens sem nenhuma forma de heroísmo ou virtuosidade, muito pelo contrário, os personagens são meros expectadores que por sorte ou não podem sair vivos das atrocidade cometidas no caos bélico que os permeia.
Então o livro é chato estático? Na verdade o livro não é linear, o personagem que nos conta todas essas historias está numa viagem eu diria alucinógena, como ideias de um mundo alienígena onde presente, passado e futuro não existem, vivemos todos esse momentos juntos e em todos os momentos (Curioso lembra a forma que o personagem de Watchmen Dr. Manhattan vê o mundo na historia escrita por Alan Moore), então o livro é formado por uma série de viagens, o tempo o espaço a qualquer momento podemos está em Dredem e na página seguinte acompanhar o personagem no casamento de sua filha muitos anos depois, o mais incrível de tudo isso é que em nenhum momento nos perdemos na narrativa, Kurt Vonnegut é genial, sua prosa é simples e faz com que estejamos conectados a todas as variações da historia em qualquer momento linear.

blacktonks 03/06/2021

Nunca sei o que falar sobre o Kurt. Esse é o segundo livro dele que tenho contato e nunca consigo por em palavras a forma como esse homem consegue montar uma história incrível e aleatória.
A história de matadouro 5 me intrigou quando soube que era quase um relato pessoal, caralho, o cara foi pra fucking guerra e agora estava escrevendo um livro sobre a vivência bem merda dele lá, MAS NÃO É SOMENTE ISSO, como também não é somente uma história aleatória. É na verdade uma porra de um tapa na cara sobre como os países usam crianças em suas guerras, é uma reflexão sobre como estamos hoje e como estaremos amanhã e sobre o que estamos fazendo agora.

Essa resenha ficou confusa, não sei explicar melhor que isso.

Julia.Nunes 02/06/2021

É assim mesmo
Livro mto louco com guerra, história, viagem no tempo, comédia com humor ácido, alienígenas. Uma loucura. Pretendo ler mais livros do autor.

Sabrina 28/05/2021

É assim mesmo
Livro incrível, tragicamente cômico.
Mistura segunda guerra mundial com abdução alienígena.
"Por que você? Por que nós, a propósito? Por que qualquer coisa? Porque este momento simplesmente é."

Beth 25/05/2021

Billy Pilgrim sobrevive ao bombardeio de Dresden, durante a Segunda Guerra Mundial, em fevereiro de 1945, e, profundamente traumatizado, não consegue mais viver num tempo linear.

Essa obra tem um quê de autobiografia, na verdade, tirando as partes de viagem no tempo, viagens espaciais e afins, até pode ser considerada como tal, pois, assim como Pilgrim, Vonnegut foi prisioneiro de guerra, viu de perto os resultados do bombardeio e, de alguma forma, conseguiu voltar "incólume" a uma vida relativamente comum, casar, ter filhos e prosperar.

O texto inicia com um prólogo onde o próprio Vonnegut vai até a casa de um amigo que esteve com ele na guerra para pedir autorização para escrever essa história, e logo de cara vemos que esse livro nem de longe tenta glamourizar o conflito, dizer que é algo nobre ou algo assim, muito pelo contrário. Vonnegut diz que um dos subtítulos do livro será "A Cruzada das Crianças", e vemos isso em como Pilgrim e seus companheiros, e tantos outros rapazes, foram sendo levados por acontecimentos muito maiores que eles, sem que pudessem fazer nada para detê-los ou sequer evitá-los, afinal de contas a vida é assim mesmo.

Esse sentimento de resignação no sentido de impotência é presente o tempo todo. Eu só posso imaginar o quanto deve ter sido dolorido para Vonnegut visitar todas aquelas memórias, apesar de todo o horror, apesar de todo o trauma, e, ainda assim, escrever uma das coisas mais tocantes que já li.

Resumindo, Matadouro Cinco é um manifesto antiguerra, a obra-prima de Vonnegut, um livro sensível, emocionante e que com certeza entrou pros favoritos da vida.

luana.carolina.9480 25/05/2021

Confuso
O livro é bastante confuso, não traz uma trama, reviravoltas ... são só relatos da guerra e da vida cotidiana do personagem se intercalando entre passado, presente e futuro (as vezes eu nem tinha certeza se era do mesmo personagem) e, quando vc menos espera, o livro acabou. Demorei para ler por ser bem parado e conter apenas relatos, mas n vou falar que foi uma leitura ruim, só foi difícil. Não é tbm um livro informativo sobre a guerra e tal, conta apenas a visão do personagem, que n estava na linha de frente, mas pra quem gosta de ler sobre a guerras, é uma abordagem diferente, mais psicológica. Talvez eu n leria de nv, mas sinto que na pressa de terminar logo, acabei perdendo alguma reflexão q o livro traz.

Bruno Silva 24/05/2021

Precisa dar título?
O livro é muito interessante, mas confesso que não me prendeu. Li, gostei, porém não tive aquela ligação com ele e minha leitura sempre esteve um pouco distante do personagem e das situações. A ideia de tempo colocada pelo personagem, aprendida com seres de outro planeta, é uma ideia bem desenvolvida no livro, porém isso também impede de o livro ter um início, meio e fim. Mas quem sou eu pra julgar Kurt Vonnegut?

Moya2 23/05/2021

Propositalmente confuso
A sinopse me atraiu, e infelizmente só ela mesmo.
O livro é propositalmente confuso em sua jornada tragicômica, que relata um personagem profundamente detalhado e ao mesmo tempo inocentemente raso.
A história se desenrola sem pretensão e quando vc menos percebe, ela acabou. Sem grandes tramas, sem reviravoltas, sem um vilão.
Simples como começou.
É assim mesmo.