Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

Resenhas - Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sídnei 05/09/2023

Um clássico!
Um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler, sem dúvidas. Retrata a situação dos nativos americanos em meio às invasões de suas terras tanto por aventureiros como pelo próprio governo americano.

Marivaldo.Barreto 31/07/2023

Uma ótima leitura, a nossa história sempre se repete, é um querendo se dar bem às custas de outros, a qualquer custo. Ajuda a entender um pouco a humanidade.

arthurzito 29/07/2023

"Enterrem Meu Coração na Curva do Rio", escrito por Dee Brown, é um livro aclamado que narra a trágica história do povo indígena norte-americano durante o avanço implacável da dos homens brancos nos Estados Unidos. Com grande expectativa, mergulhei nesta obra esperando uma narrativa repleta de imagens vívidas e emocionantes, capazes de retratar a riqueza cultural e a profundidade dos personagens envolvidos nesse conflito histórico.

No entanto, minha leitura foi marcada pela frustração, pois descobri que o autor abordou os eventos deixando de lado a chance de criar uma atmosfera mais imersiva e emocional. Ainda que a história seja cativante por si só, senti falta de elementos que dessem vida aos cenários e personagens, resultando em uma leitura mais seca e menos impactante do que eu esperava.

DBAlves 04/07/2023

Enterrem meu coração na curva do rio
Depois deste triste relato sobre o genocídio cometido contra os povos originários norte-americanos fico a pensar: "Quando perdemos nossa humanidade? ou Quantos terão que morrer para que todos possamos viver em paz?" Sinto-me mal, triste e ansioso pelos foram e por aqueles que hão de ir (em vão) moídos pela ganância e arrogância dos iludidos defensores do famigerado "progresso". A todos os que se foram, presente. Aos que hão ir, sejam resilientes. Aos demais, consciência.

Moises Celestino 20/06/2023

Na curva do rio...
A presente leitura deste arrojado "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio" é um verdadeiro soco no estômago. Extremamente pesado e dilacerante, é uma obra profunda e realista, nada fácil de ser lida na íntegra. O renomado escritor estadunidense Dee Brown reconta detalhadamente e com precisão a história dos índios estadunidenses no Oeste dos Estados Unidos no final do século XIX. Romance visceral e dolorosamente triste. Deve ser lido para entender o seu contexto histórico.

Aline 03/05/2023

"Disseram que desejavam nos colocar numa reserva, construir-nos casas e fazer-nos tendas para curar. Não quero nada disso. Nasci na pradaria, onde o vento sopra livre e não existe nada que interrompa a luz do sol. Nasci onde não havia cercas, onde tudo respirava livremente. Quero morrer ali, não dentro de paredes. Conheço cada corrente e cada bosque entre o Rio Grande e o Arkansas. Cacei e vivi nesse território. Vivi como meus pais antes de mim, e como eles, vivi feliz."

"Essa guerra não nasceu aqui na nossa terra; essa guerra foi trazida para nós pelos filhos do Pai Grande que vieram tomar nossa terra sem pagar e que, na nossa terra, fizeram muitas coisas más... Essa guerra veio do roubo - do roubo de nossas terras"

É impossível ler esse livro e não ficar indignada e se sentir mal com tanta injustiça. A história foi contada pelos "vencedores". É bom conhecermos a verdade sobre o passado, para evitar sua repetição.

Aline.Pendragon 23/04/2023

A triste face da formação dos EUA
"Enterrem meu coração na curva do rio" conta o outro lado da história, o das tribos indígenas: um povo altivo, com uma cultura própria, que só entrou em guerra para defender o direito de viver nas terras que sempre foram suas. O livro, de Dee Brown, foi lançado nos Estados Unidos em 1970. Para quem não está familiarizado com História Americana, foi exatamente na época da Guerra do Vietnã. Com o lançamento da obra, a opinião pública que estava focada na guerra voltou-se totalmente para o índio, revelando enfim, o que a sociedade americana omitiu e distorceu por décadas: a visão do homem branco como ele foi, um usurpador e "poluidor", aquele que trouxe a fumaça dos trens para a natureza e as doenças infecciosas para os índios. E o que mais posso dizer? Finalmente um livro que nos leva para o lado REAL da História, com dezenove capítulos de relatos e passagens das batalhas e massacres indígenas, pesquisados e relatados pelo já falecido Dee Brown - que também era bibliotecário. Além disso, a edição, da L&PM Pocket, de 2019, é sem igual. A capa é a foto de um chefe Sioux, de 1868, cedida como cortesia da fundação Nebraska State Historical Society. Ao meu ver, é a edição mais íntegra possível em português, pois, além de trazer um mapa do Oeste Americano de 1865 a 1890, inúmeras notas e referências bibliográficas, tem a inclusão de trechos que faltavam nas que foram publicadas antes de 2010.

site: https://www.amazon.com.br/gp/customer-reviews/R1KGAPSB0XUVI2/ref=cm_cr_dp_d_rvw_ttl?ie=UTF8&ASIN=8525412937

Maria290 10/02/2023

A maldade do ser humano na sua forma mais pura...
Eu ainda estou sem palavras diante desse livro... Não estava esperando uma história tão trágica assim. Quer dizer, eu já sabia que os indígenas norte americanos haviam sofrido, mas ler um livro que traz essas histórias com as perspectivas índias faz com que a gente perceba que o nível de crueldade a qual eles foram submetidos foi muito maior do que a gente imagina!

Várias passagens do livro me deixaram indignada e nervosa, mas acredito que seja uma leitura necessária, essencial para a criação de uma empatia que precisa existir quando se vai estudar a história de alguém.

Além disso, queria ressaltar como essa história permanece atual e no paralelo que podemos fazer entre os povos indígenas norte americanos do século XIX e os povos yanomamis do Brasil em pleno século XXI. É muita tristeza.

Enfim, não é uma leitura fácil, mas é necessária!
Jabuticaba cacheada 10/02/2023minha estante
Eu achei bem interessante, mas sou um pouco sensivel, acha que as cenas sao muito explicitas e pesadas? Eu posso ler?

Maria290 10/02/2023minha estante
Olha, não acho q as cenas sejam muito explícitas, mas tem bastante sangue sss... Mas acho q é mais a questão d ser uma história bem triste

Nandara.Secco 04/02/2023

A história não contada
Que leitura necessária! Para todos que querem conhecer um pouco mais da história dos nativos norte-americanos e da chamada "conquista" do oeste pelos brancos.

Mas que leitura pesada... É impossível ler e não se indignar, refletir sobre as narrativas que sempre chegaram até nós - enganosas e deturpadas sobre os indígenas - e pensar em nosso próprio povo, nas violências, roubos, enfim... genocídio que sofreu.

Como nos afirma na introdução do autor, Dee Brown, "E se os leitores deste livro alguma vez puderem ver a pobreza, a desesperança e a miséria de uma reserva índia moderna, acharão possível compreender realmente as razões disso".

De fato, passamos a entender tudo. Neste momento, que o nosso próprio povo sofre, sinto falta de uma livro desta magnitude, com tantos dados e fatos históricos, com o olhar dos povos originários brasileiros.

Claudio 01/02/2023

Riqueza acima de tudo, violência acima de todos não brancos
?Minha mãe, Faça Cega, pegou metade do bando e rendeu-se perto de Fort Robinson. Entregaram as armas, e os brancos mataram todos?

Enterrem meu coração na curva do rio apresenta a versão dos indígenas norte-americanos sobre o genocídio cometido contra eles. Uma história real da crueldade, desonestidade, ganância, preconceito e sangue derramado.

Um livro de doer o coração com a capacidade humana de destruir o próximo com as desculpas mais esfarrapadas para perpetuar um sistema político económico que só promove dor e desigualdades. Riqueza acima de tudo, violência acima de todos (não brancos)?

Obs: Em 1998 um deputado federal irrelevante disse que ?a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e, hoje em dia, não tem esse problema em seu país?. Não é coincidência e nem incompetência o resultado da presidência deste indivíduo sobre a degradação da Amazónia e do povo Yanomâmi. Foi tática, a mesma empregada no genocídio documentado em Enterrem meu coração na curva do rio.

carol 24/01/2023

esse livro me destruiu.. demorei pra terminar porque cada capítulo era uma pedrada diferente.. meu deus do céu ainda não superei

Amanda.Ramos 22/01/2023

Pelas injustiças e violências relatadas, é uma leitura difícil, porém, extremamente necessária. É necessário conhecer a história dos povos originários e saber como as coisas de fato foram. Conhecer a história para não repeti-la.

Mary.Hellen 01/01/2023

Os piores do mundo: brancos.
Eu comecei a ler esse livro durante a pandemia, mas não consegui terminar porque achei forte, pesado.
Conseguimos compreender um pouco sobre como o processo de colonização afetou os indígenas no Brasil porque estudamos isso, mas esse livro traz um relato detalhado de como se deu o nascimento dos Estados Unidos em cima das terras indígenas e todo o sofrimento que foi infligido a diversas tribos que já estavam no território.
Não tenho muito o que falar aqui sobre esse livro porque seria uma repetição de críticas sobre os brancos, sua ganância, estupidez e mania de grandeza. Ninguém consegue explicar o TANTO de coisa ruim que eu desejei a essa raça enquanto lia esse livro.
Caso se interessem na história dos indígenas norte-americanos (ou, nesse caso, na história de como eles foram dizimados, já que não é apropriado resumir a história de diversas tribos apenas ao momento que tiveram que lidar com o homem branco, eles já viviam ali há tempos) e da construção do espaço dos Estados Unidos, recomendo esse livro.

Luiz 13/09/2022

Ótima leitura.
Para vocês que gostam de histórias (verídicas) que nunca sequer foram ensinadas nas escolas, em filmes ou até mesmos em livros didáticos, este é definitivamente um bom exemplar que vai fazer você querer lê-lo em apenas um dia. Contém um mix de boas histórias que vão se juntando ao decorrer da leitura. Espero que vocês tenham a oportunidade de adquirir um exemplar deste livro e devorá-lo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6