Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Thaíssa Dilly 20/07/2011

O que é o Destino? Quem determina?
Eu comecei a ler esse livro e me surpreendi quando terminei. Li tudo em três dias. Me interessei pela história a cada página virada. O valor que a autora deposita nas palavras, a importancia de que se tem o ato simples de pensar. Pode parecer algo bobo, mas a nossa própria socieedade as vezes nos exige muito mais ação do que reação. Querem que sejamos algo que muitas vezes não somos. E nem temos tempo de pensar a respeito, por já ter sido imposto a nossos pais e avós. Mas se tivermos o desejo de escolher e lutar. Então podemos fazer nosso próprio destino, não é mesmo?

Vou descrever, sem spoilers, pois acredito que o leitor merece descobrir por si mesmo cada detalhe da história. É um romance bonito e leve, simples. Espero que gostem tanto quanto eu gostei. ;)

Em Destino conhecemos a vida de uma adolescente, Cássia, ela é uma jovem que vive numa Sociedade em que todos vivem em harmonia e paz. Não há doenças, não há fome, não há desemprego, nem preocupações. A Sociedade dá tudo do que há de melhor para os seus cidadãos. É ela quem determina qual comida as pessoas comem, onde moram, em que escola estudam e no que trabalham. É a Sociedade também quem determina com quem você vai se casar, quantos filhos vão ter e a data de sua morte. Cássia, que vai completar 17 anos, é agora convidada para um dos dias mais importantes de sua vida. É chamado de o Banquete do Par, o dia em que lhe será informado o nome do seu par perfeito. Aquele com quem ela vai se casar e compor uma família feliz e saudável. Cássia acredita fielmente nas escolhas que a Sociedade faz para a sua vida, e por isso mesmo acredita que a Sociedade encontrará um par perfeito para ela. Mas algo de inesperado acontece. O rosto de seu melhor amigo aparece na tela, ele é o seu par e isso parece perfeito para ela. Cássia está feliz com a decisão da Sociedade, só que por um instante o rosto de seu amigo desaparece da tela e outro rosto é revelado. É nessa hora que Cássia começa a se fazer perguntas. Perguntas que não deveria nem se quer pensar. E se a Sociedade estiver errada? Então o mundo de Cássia se transforma. Dúvidas lhe vem a cabeça. E ela é tomada pelo desejo de escolher. Ela não vê mais o mundo a sua volta da mesma forma. Será que Cássia tem escolha?

May | @vidadaleitora 09/07/2019

Mds que livro lindo
Li quase 60% do livro numa tacada, pq a cada capitulo eu queria mais palavras, mais da historia. Amei e amei e amei.

Vittória Brasil 05/06/2016

Eu adorei
Não entendo porque há tantas resenhas negativas sobre esse livro. De verdade.
Eu acho que muitas pessoas leem essa série esperando uma sucessão de acontecimentos eletrizantes e lutas contra uma distopia opressora.
Esse com certeza não é o caso desse livro.
Quando eu o comecei, fiquei meio com o pé atrás por causa de tantas resenhas negativas. Mas é como disse a cima, o livro não é um Jogos Vorazes/Divergente/Cidade dos Ossos/Maze Runner da vida.
Ele é uma distopia sensível que foca em uma menina que foi criada nela e acreditava no sistema. Trata na descoberta dela em querer uma liberdade que antes ela achava que não precisava.
Não há nada de errado com Destino. O problema está com o que você acha que ele é e o que ele é de verdade. Eu adorei cada palavra, eu me investi sentimentalmente e eu entendi a Cassia, o Ky, o Xander, os pais da Cassia, seu irmãozinho, seu Avô.
O ritmo foi ótimo. O romance foi dentro das limitações que foram impostas a Cassia e para mim soou verdadeiro e palpável.
5 estrelas e ainda digo mais. Não acredite no que dizem sobre esse livro.
Alguns podem achar devagar mas este livro nunca me chateou. E eu gostava de descobrir as coisas com a Cassia ao mesmo tempo que gostava quando ela simplesmente começava a questionar.
Leiam. Se apaixonem por esse romance tão sensível e esse sentimento constante de auto-descoberta e necessidade de liberdade.
Mayara.Isis 07/11/2017minha estante
Exatamente o que senti sobre esse livro, amei de verdade!

Beca 03/09/2011

BLOG: http://foiumfinalfeliz.blogspot.com/
No futuro, o governo controla tudo a seu respeito. Você não tem direito a quase nenhuma escolha. Eles decidem o que você aprende, com quem você se casa, onde você mora, o que você veste e até o que você come. Tudo em busca da sociedade perfeita.

É assim que Cassia Maria Reyes vive, perfeitamente adequada e satisfeita aos padrões sociais. E agora, com 17 anos, será anunciado em seu Banquete do par o homem mais adequado geneticamente, para que junto a ela, construa uma família com filhos saudáveis.

Nada poderia deixá-la mais feliz do que ver no grande telão quem era seu par: Xander, seu melhor amigo. Um caso muito raro, pois normalmente os pares não se conhecem. Tudo parecia estar perfeito. Mas apenas parecia...

No dia seguinte, em casa, Cassia decide checar em um micro cartão as informações sobre seu par (apenas por curiosidade, afinal, não havia nada a respeito de Xander que ela não soubesse) e lá está a imagem do seu par perfeito. Até que de repente outro rosto aparece. Um rosto também conhecido. O rosto de Ky.

Daí em diante, a adolescente começa a pensar, se o seu destino programado pela sociedade é realmente o melhor caminho a se seguir.

A narrativa de "Destino" é rica em detalhes, o que faz o leitor se envolver facilmente com as personagens. O livro é repleto de mistérios, e você não quer parar de lê-lo até desvendar todos os segredos.

No começo, a sociedade parece realmente perfeita, mas ao longo do livro é revelado segredos sobre ela, que mostram uma sociedade bem longe da perfeição.

Eu adorei o livro, porém não amei, pois em vários capítulos me encontrei entediada. Mas é um livro que eu recomendo e vou aguardar ansiosamente as continuações :)

Meu Blog: http://foiumfinalfeliz.blogspot.com/

JcTvO 20/04/2014

#1 - Resenha "Destino" de Ally Condie
O livro “Destino” é o primeiro livro de uma trilogia distópica (que se passa no futuro). A leitura foi fantástica, eu simplesmente não conseguia largar o livro. A história é sobre uma rapariga chamada Cassia Maria Reyes, que vive numa numa sociedade que decide onde a pessoa vive, o que vai fazer da sua vida, quando vai morrer, etc. Cassia nunca duvidou da capacidade dessa sociedade para governar, pois ela acabou com doenças como alzheimer, doenças hereditárias e outras. Para isso a sociedade controla o estilo de vida de cada cidadão, as pessoas não tem liberdade e apenas seguem a rotina diária que a sociedade determinou para eles (como por exemplo, não se pode correr nas ruas...). Quando os jovens fazem 17 anos, eles vão a um banquete onde vão conhecer a pessoa com quem vão casar mais tarde. E é aí que tudo acontece! Quando chegou a vez de Cassia, acontece o inesperado, ela descobre que não tem um par mas sim dois, uma coisa que nunca antes aconteceu. Um deles é o seu melhor amigo Xander, a pessoa por quem ela estava apaixonada, o outro era Ky e apenas o conhecia de vista. A partir desse momento Cassia começou a ver Ky de outra forma e a querer saber mais sobre ele e como é que ele se transformou, por acaso, no seu par, pois ele é uma “Aberração” (nome dado ao cidadão(ã) que cometeu uma infracção contra a sociedade, e também se for filho de uma aberração) e esse tipo de pessoa não pode se casar ...

Jackie 30/04/2012

Maravilhoso!!!
Este foi um livro que realmente excedeu minhas expectativas. Apesar de ser um pouco lento do desenrolar dos acontecimentos, as mudanças pelas quais a protagonista vai passando traz o leitor pra dentro da trama, a pensar como ela pensa, a sentir como ela se sente.

A parte de como a sociedade funciona me remeteu lembranças de "utopia" de Thomas More, uma sociedade perfeita (dependendo do ponto de vista), no entanto diferente de More, o ponto de vista da protagonista vai mudando, exatamente por ela ser uma cidadã local e começar a questionar os motivos pelos quais algumas coisas influenciam sua vida.
Faz-nos pensar em qual seria nossa posição se estivessemos em uma sociedade como esta no lugar de Cássia.

A parte do romance é um pouco clichê, dois rapazes, um melhor amigo desde a infância, aquele primeiro amor, e de repente surge aquele cara misterioso que chama a atenção da protagonista. No entanto quem disse que clichê é sinônimo de ruim? rs.

Indico o livro sim!! Principalmente para o público mais jovens com idéias ainda em formação.

Rose 05/11/2011

Muito se falou sobre este livro, principalmente em redes sociais, e confesso que estava com medo que tudo não passasse de marketing, mas me enganei redondamente. O livro é daqueles que você começa a ler e quando vê já acabou. A base de sua história pode ser comparada com a trilogia FEIOS/PERFEITOS/ESPECIAIS, mas sem a parte louca das cirurgias plásticas. O que vemos aqui neste livro é uma verdadeira lavagem cerebral, onde as pessoas são levadas a crê que ter seu destino decidido pela "Sociedade" é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, onde todos são protegidos. A "Sociedade é quem decide tudo, o que você come, onde você mora, trabalha, vive e até com que você vai casar! Isso mesmo. E é justamente por conta disso que começa a nossa história. Cássia e Xander estão com 17 anos, época em que todos os cidadões conhecem o seu par, ou seja, aquele ou aquela com quem aos 21 anos vão se casar e formarem uma família típica de propaganda de margarina. Justamente no "Banquete dos Pares" que os dois apesar de seus desejos mais secretos, não acreditam na sorte quando são anunciados que foram feitos "um para o outro". Tudo vai muito bem, até que Cássia resolve assistir ao microcartão (uma espécie de chip que toda pessoa recebe e onde é contada toda a vida de seu par e algumas dicas de como será o namoro) do Xander, apesar de conhecê-lo desde criança. Sua surpresa é enorme quando a imagem de Xander desaparece e em seu lugar surge a imagem de Ky, um rapaz que segundo as regras da "Sociedade" não poderá nunca se casar. Cássia aos poucos fica dividida entre estes dois rapazes com histórias tão diferentes. Aliás, quem não ficaria, os dois são apaixonantes! E então nasce o grande problema do livro, pois nesta "Sociedade" você não decide nada, seu destino já é traçado em seu nascimento. Vários trecho me chamaram atenção no livro, mas vou colocar um que simboliza bem o livro, é um diálogo entre Xander e Cássia, onde ela conta para ele que está se apaixonando por Ky:

"-Eu também apareci na tela, Cássia - diz ele, em voz baixa. - Mas foi ele que você escolheu ver."

Em uma luta onde a liberdade está apenas na mente e no coração daqueles que tem coragem de viver uma vida sem limites onde a decisão e escolha deveria ser responsabilidade de cada um, Destino te prende do início ao fim. E como termina tudo isso? Eu também quero saber, pois o livro tem sequência e eu já estou me corroendo para ler.

Fabe 24/08/2011

Quando li a sinopse desse livro achei que seria interessante, mas achei a história muito fraca e acabei desistindo, uma pena...

gabbsnunes 19/01/2012

Destino - Matched (Ally Condie)
Imagine-se vivendo em uma era onde toda a sua vida é decidida pela Sociedade: o que você come, o que você veste, onde você mora, onde trabalha, com quem vai casar e até quando você deve morrer. É nessa sociedade que vive Cássia Reyes, uma garota de 17 anos que está prestes a descobrir quem será seu par, o companheiro que irá construir uma família com ela no futuro.

No dia do anúncio, o Sistema de Pares da Sociedade revela que o par ideal de Cássia é Xander Carrow, ninguém mais, ninguém menos que seu melhor amigo. Parecia a escolha perfeita, até que algo extremamente incomum acontece: a tela se apaga e no lugar da foto de Xander, a foto de outro garoto surge: Ky Markham.

Mesmo nunca tendo visto Ky com outros olhos, a idéia de que ele talvez pudesse ser seu par ideal, mexe com Cássia e a faz mergulhar em questionamentos e dúvidas a respeito de si mesma e da Sociedade em que vive. Até onde vale a pena sacrificar a liberdade de escolha em prol de uma melhor qualidade de vida?

A idéia central do livro é muito boa, a sinopse que me fez lembrar o clássico 1984, de George Orwell, foi o que me fez desejar ler esse livro. Porém, embora não tenha sido uma decepção completa, para mim, Destino deixou um pouco a desejar. A leitura é fácil, rápida, mas não contém grandes seqüências de ação, talvez por se tratar do dia-a-dia da personagem... Também senti um pouco de falta de maiores explicações sobre a evolução da sociedade, de que forma ela chegou ao ponto de ser como é.

Mas acho que o que mais me incomodou é que embora teoricamente Cássia, Xander e Ky formem um triângulo amoroso, pelo menos nesse primeiro livro, parece ficar claro a preferência de Cássia por um deles, visto que este aparece na história (e nos pensamentos dela) com muito mais freqüência que o outro (e pelo o que vocês podem notar, eu torço por esse outro, mesmo que os dois sejam fofos, cada um ao seu modo. Hehehe.)

De qualquer forma, aguardo o segundo livro com esperanças de que seja melhor que o primeiro, e recomendo o livro, nem que seja só para nos fazer refletir e valorizar a liberdade de escolha que ainda temos. ;)

Livia 09/10/2011

Bom...
Era meu aniversario e eu corri pra livraria porque ta louca pra comprar tormenta da serie fallen.então na livraria me deparo com destino e fico louca pra comprar(ainda mais depois de ler a sinopse) e fiquei semanas procurando resenhas na net e etc.Até que minha querida amiga comprou ele!!!! eu corri logo pra ler e...

é um livro bom não se pode negar, não fala de vampiros nem anjos e sim de uma sociedade alternativa ou do futuro.começa com a personagem principal-Cassia-no baile do par onde eles escolhem os seus pares(pessoas com quem voce vai se casar futuramente)so que incrivelmente o par de Cássia é seu melhor amigo e vizinho Xander(que eu particulamente acho bem fofo) so que há um erro e aparece na tela(so quando ela chega em casa,se voces lerem vão entender) e aparece o rosto de outro garoto,Ky.

então ela fica nesse triangulo tendo que escolher entre qual caminho seguir, se ficar no lado da sociedade "perfeita" ou enfrenta-lá.
então o livro se passa na vida de cassia e ela meio que lhe apresenta a sociedade e fala como tudo funciona.as vezes fica até meio chato.

ela vê Xander todo dia e Ky só quando(geralmente) vai caminhar na floresta-é umas atividades que eles tem lá-então eles ficam coversando e tal.

e o livro fica nisso tem uns momentos mais romanticos com Xander e até com Ky tambem mais nada muito grande.
pra mim o livro fica meio frio e depois fica mais morno quando vc pesa que vai ficar quente esfria novamente.

Geralmente vc tem aquele famoso---> Team Xander-Team Ky
mais no meu caso eu gosto bastante dos dois e acredito não ter um preferido.

pra terminar é um livro bom e vale a pena ler mais não tenha tantas expectativas porque(na minha opiniao) ele não chega a ser ótimo.

Vânia 06/10/2011

Medo
Esse livro me deu um certo medo. Medo do que nos espera, medo do que pode acontecer. Uma vida cheia de controle, como a retratada em Destino, pode ser confortante, mas ao mesmo tempo é tão sem surpresas... Eu adoro escolher a roupa que vou usar e o que vou comer. Imagine se eu tivesse desde o meu nascimento os meus passos traçados por outra pessoa, que graça teria viver? Fazer escolhas pode ser dificil, mas eh o errar e acertar que da graça a vida!

Felipe 08/01/2012

Resenha - Destino, Ally Condie
DESTINO
de Ally Condie,
editora Suma de Letras.

Cássia confia absolutamente na Sociedade.Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para constituir uma família.
Ela acabou de completar 17 anos e o grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro.
Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso e íntimo dela a tantos anos - , tudo parace bom demais pra ser verdade.
Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo - o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece desmoronar.
Agora Cássia vê a sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo Mundo.

Lá, na sociedade eles, os moradores não tem que se preocupar com nada, por exemplo, com dinheiro, pois tudo do que eles precisam é oferecido pela Sociedade. Não se preocupam com roupas, pois a Sociedade oferece-lhes roupas para toda situação, desde exercícios, à festas. Teve certos momentos da história que dava vontade de morar naquela Sociedade perfeita, mas graças a Deus, essa passava rápido rs'. E Cássia, durante a história você desenvolve uma paixão por ela, se identifica com certas coisas. Tem também o Xander, um garoto que pelo que me parece segue rigorosamente as regras, até certa parte , porque depois...se rebela. Destino é foi uma ótima leitura, uma leitura muito agradável.

Tudo em seu devido lugar, ja imaginou viver assim, não poder escolher noivo? Sua casa? Sua comida? Suas roupas? Então, Cássia vive assim durante toda sua vida, até que aparece Ky, um garoto que já era amigo de Cássia na infância, mas que depois perderam contato.Ele reaparace misterioso e tem uma história de vida um tanto comovente. É dele o segundo rosto que aparece no microcartão de Cássia. A sociedade é perfeita, portanto não admite nenhum erro; mas se apareceram dois rostos no cartão, então ela não é tão perfeita assim. Não é? Eu odiaria viver lá, e tenho quase certeza que vocês também não, por que lá eles não podem nem correr em público!

Nesse livro, a protagonista - Cássia, vai perceber como é absurdo viver nessa sociedade, como viveram até agora.
A história foca muito na vida dela, em seus dia repetitivos, e a sociedade faz sim com que todos os dias de sua vida seja exatamente iguais. Chega a ser previsível

Não, não foi como outros - em que na maioria - não apostava nada. Em Destino eu apostei, e valeu a pena, nele apostei pois a capa e sinopse me cativaram; porém não foi tudo isso que esperava , mas foi uma ótima leitura. Como já disse uma leitura muito agradável. Um livro fino, rápido e contagiante. Já to louco pra ler CROSSED, o segundo volume da trilogia.

Avaliação: 5/5

Enfim, para finalizar o livro é 10! Vale super a pena.

Cecília 07/01/2012

Destino não foi um livro que achei me interessei logo de cara, foi indicação de uma amiga, mas que acabou me agradando bastante.

O livro não enfoca muito "o futuro", em como as coias serão diferentes, até porque o livro é narrado em primeira pessoa por Cassia, uma garota que sempre viveu na Sociedade e que sabe que a Sociedade é boa para ela - ou era.

Mas ao longo do livro a autora sabe exatamente como desvendar cada pergunta surgida, cada novidade para nós "que vivemos no passado". Cheguei até a pensar que nem é uma sociedade tão utópica assim, já que ela faz com que tudo faça sentido, sem extremismos no "futurismo".

A vida de Cassia tem tudo para ser perfeita, está prestes a descobrir quem será seu Par, aquele com quem viverá e será feliz para sempre. E a surpresa da descoberta é melhor do que esperava, até um erro acontecer, aparecer outro garoto na tela que não é seu Par. Um erro leve, mas que pode mudar tudo que ela já conheceu até agora.

Xander e Ky, dois opostos de seu coração, que ela tentará descobrir qual seguir, qual será o melhor pra ela. Dois apaixonantes personagens, assim como o Vovô, seus pais e Cassia também.

Juh 11/04/2022

Escrita boa e poética da autora, enrendo cheio de mistérios, gostei mesmo, não liguei muito pro romance não, achei sem sal

Roberta 15/12/2011

Resenha | Destino
para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2011/09/resenha-destino.html

"Quando chegamos no alto da colina, tudo parece completamente diferente em alguns aspectos, mas não em outros. Ele ainda é Ky. Eu ainda sou Cassia. Mas estamos juntos em um lugar onde nenhum de nós esteve antes."

Título: Destino
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 240
Resenha:

Aposto que não sou a única que fica pensando como será o meu futuro daqui há 5, 6, alguns anos...
Fico pensando o que vou conquistar e o que vou desejar e talvez nunca ter.
Tenho certeza que perguntas sobre o futuro sempre vem em suas cabeças, também. É normal. Mas quando li Destino, fiquei com aquele sentimento de não poder pensar o que quiser, ou até mesmo sentir... Sentir o que quiser por quem eu quiser.

A cada página que passava sentia mais e mais o drama de Cassia e os sentimentos que ela não podia sentir... Era tudo proibido na Sociedade.

Vejam bem, a Sociedade age como se quisesse ser um Deus. Eles controlam o que você come, onde você mora, com quem vai se casar, onde você vai trabalhar e até quando você vai morrer. Tudo é decidido por eles e ninguém NUNCA se opõe a isso. Ninguém nunca pergunta o porque das coisas, até aquele dia, logo após o banquete do par de Cassia.

O par dela é ninguém mais ninguém menos que seu (melhor) amigo de infância, Xander. Isso é raro acontecer. É raro o par já se conhecer. Porém, no microcartão que vem dentro da caixinha prata que dão logo após o banquete do par, não foi só o rosto de Xander que apareceu. Apareceu o rosto de outra pessoa... Que Cassia também conhece... Ky.

Olhe só a situação. Me apaixonei por Ky e seu jeito tão singular de ver a vida.
Ky não é igual aos outros que vivem na Sociedade. Ky veio das Províncias Exteriores, sofreu, perdeu os pais, e veio morar com os tios, sob os olhos da Sociedade e seus funcionários extremamente irritantes (falei!). Não gosto de ver o quanto Ky sofre, tudo o que acontece com ele, me faz sentir como se fosse aquele último fio de esperança. Como se o mundo estivesse no fim, mas restasse aquela pontinha de esperança... É o que eu sinto sempre quando leio os sentimentos de Ky. Ele conhece como é viver fora da Sociedade. Sabe como é ter liberdade de verdade e não a liberdade que a Sociedade diz que eles têm. Enfim, Ky é um doce e vê tudo de maneira diferente.

"...Eu fiquei tão assustado que tirei da mão dele e perguntei o que ele estava tentando fazer. Foi quando ele me disse que a gente não joga com a vida de outras pessoas."

Outro ponto que devo ressaltar é que o Xander é um doce de pessoa. Tão compreenssivo e é o homem que toda mulher sonha em ter, mas eu tenho certeza que quando você ler, vai concordar com a Cássia (e comigo!) que o Ky é o que deveria ficar com a Cassia no final das contas, já que eles fazem um casal mais lindo impossível.

Nunca ninguém tentou enfrentar a Sociedade, mas depois que Ky apareceu de verdade na vida de Cassia, ela começou a ver as coisas como realmente são. Ela viu que não poderia viver aquilo pra sempre. Resolveu por si só mudar... Enfrentar... Poder escolher!

Eu gostaria que vocês lessem e me dessem a opinião de vocês. Porque eu totalmente aconselho a lerem e a se encantarem com a história.

Ally Condie está de parabéns. Mal espero para que o próximo livro saia. Quero mais um pouco de Ky.