O mistério do coelho pensante e outros contos

O mistério do coelho pensante e outros contos Clarice Lispector

Resenhas - O mistério do coelho pensante e outros contos

Steph.Mostav 25/06/2020

Lispector para crianças
Chegamos à sexta leitura do #MLI2020, no caso mais uma releitura dos livros infantis de Clarice Lispector. Por um lado, são contos melhores que os contidos em "Doze lendas brasileiras", até porque duram o bastante para nos importarmos com o que acontece. Porém, não são tão bons quanto eu lembrava - Lispector realmente é muito mais talentosa como tradutora e escritora para um público jovem e adulto. São histórias bem escritas, até porque a simplicidade não a impede de exercitar seu estilo peculiar de junção entre enredo e reflexão, íntimo e compartilhado. Todas as histórias começam muito bem, principalmente A mulher que matou os peixes, mas ao longo do enredo o interesse esfria. Não nego que são todas bem divertidas e para uma criança devem ser bem mais, e acho que o maior obstáculo, ao menos para mim, foi a grande expectativa por serem contos escritos por ela, logo minha escritora preferida. Meu conto preferido foi o já citado A mulher que matou os peixes. Mais parece a justificativa de uma acusada, tentando nos provar sua inocência ou, ao menos, que não matou intencionalmente os pobres peixinhos. E, ainda assim, nas entrelinhas dos casos que ela conta, fica evidente seu histórico de negligência e de desatenção. Em seguida vem A vida íntima de Laura, menos pelo conteúdo e mais pela forma com que foi narrado, cheio de frases que são tão a cara da Lispector que nenhuma outra pessoa além dela poderia ter escrito. Foi decepcionante, mas continua sendo um bom livro.
Matheus 25/06/2020minha estante
Valha-me, a sexta? Eu terminei a segunda ainda agorinha

Steph.Mostav 25/06/2020minha estante
Tô mantendo o ritmo de um livro por dia, ao menos enquanto consigo

Juninho 17/04/2024

A Clarisse conta vários contos infantis relacionados a bichos. Esse livro me provocou bons risos e lembrou os animais que já tive.

Samu 10/05/2023

"Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice."
Como disse Clarice em sua última entrevista: ?Quando me comunico com a criança, é fácil, porque sou muito maternal. O adulto é triste e solitário, mas a criança tem a fantasia. Ela é solta e feliz”?.
É incrível de pensar que tudo começou com seu filho dizendo: ?Por que você só escreve livros para adultos? Nenhum para crianças??, e mais incrível ainda ler o texto antes do conto que dá o nome a coletânea (O Mistério do Coelho Pensante), onde Clarice avisa que a história foi escrita para uso doméstico, e que deixou todas as entrelinhas para explicações orais, então é o papel dos adultos dar uma contribuição (forçada) quando lerem esse conto para uma criança hehehe.
Os contos, apesar de muito leves e divertidos, não deixam de lado a melancolia e os assuntos sérios, que vão de solidão à vingança, além de serem recheados de metáforas.
Me apaixonei pela forma que ela conseguiu se conectar com o leitor, fazendo e respondendo perguntas durante as histórias, nos fazendo sentir que realmente é uma mãe nos contando uma história e fazendo pausas para interagir. Clarice também foi extremamente perspicaz quando usou elementos textuais para representar o som no conto ?Quase de Verdade?, o tornando ainda mais imersivo, o que acredito que para crianças deve funcionar magicamente para a leitura fluir ainda mais.
Agora estou ansioso para ler ?Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas? e completar a leitura das cinco obras de literatura infantil de Lispector.

HENRIQUE BREGONCI 06/08/2011

Eu acho que o irmão de Paulinho ajudava
o coelho a fugir.
Não? rsrs

Ferferferfer 20/04/2024

Clarice é letramento literário
Enquanto leitora, sempre penso como é o autor fora do ofício escritor, como é a visão dele para as coisas, como vivencia o próprio cotidiano. Inevitavelmente, penso isso sobre a Clarice. Eu já venho conhecendo (e me conhecendo) suas obras aos poucos, porque essa mulher atravessa a existência feminina de tal maneira que talvez não percebamos. A minha primeira experiência com ela foi “Laços de família” e, já nas curtas narrativas, percebi o quão profunda minha relação com ela seria. Para além da excelente escrita e excelente técnica, aquela mulher estava falando comigo e me olhava nos olhos, sem parar. Depois, com “Perto do coração selvagem”, bom... Estou digerindo esse livro até hoje.
Aqui, neste livro, eu consigo ver a Clarice mãe, e foi uma incrível experiência. Imagino que, em algum momento de lazer, ao ver seus filhos, ela tenha entendido essa parte de contadora de histórias, e decidiu escrever para eles. É muito bom ver os personagens sendo amáveis uns com os outros, e não só isso, sendo “humanizados” ironicamente pelo seu lado fofoqueiro, julgador e, também, malandro. Clarice desde sempre soube ler essa coisa indizível sobre a personalidade humana, que nada mais é uma grande mescla – não há pessoa 100% boa e nem 100% ruim. Somos tudo isso e mais um pouco.
Sugiro que esse livro seja um desses livros que a gente trabalha letramento literário. Independente da idade, eu não consigo imaginar um leitor que não se pegue imaginando nas teias lispectorianas. Eu DUVIDO que isso seja possível.
Clarice é para todo mundo.

Mari 13/06/2020

Este é um livro infantil, que inicialmente foi escrito apenas para ser lido pelos filhos da autora, sem pretensões de ganhar o mundo. Mesmo aqui temos os traços característicos da escrita da Clarice, uma escrita bem hermética e cheia de metáforas. Mesmo sendo para crianças, carrega a tristeza que lhe peculiar. Não vai ser um favorito, porém não deixa de ser interessante.

Karine 27/07/2020

Clarice sendo Clarice
Como fã da autora reconheço sua essência em cada conto, porém sua sinceridade em excesso para as crianças penso que pode não trazer o mesmo efeito que traz para os adultos. Para as crianças pode soar muito triste, trágico ou algo do gênero. Parece inadequado para crianças pequenas e talvez desinteressante para as maiores.
Melissa 02/01/2021minha estante
Me parece que estamos tão acostumados com Disney, onde tudo é lindo e perfeito com final feliz que acabamos achando que crianças menores não podem se deparar com assuntos mais densos, o que na minha minha opinião é subestimar as crianças

LariLeitão 05/06/2021

Não deve ser pra criança!
A métrica ortográfica é cansativa e, por vezes, torna cansativa e difícil a leitura.

Ceds 19/01/2022

Sem muitos comentários
Achei que foi uma história legal para criança, mas sem muita ensinamentos ou algo parecido, como as fábulas.

Jhana Monteiro 23/01/2024

Clarice e os bichos
A escrita de Clarice é impecável, sem dúvida, mas esses contos me fizeram pensar que ela tinha menos jeito com animais do que imaginava...

Gosto tanto da forma que as histórias são contadas, convidando a criança à participar... "O mistério do coelho pensante" é tão precioso que não consigo lê-lo sem sorrir.

Infelizmente não posso dizer que tive uma experiência tão boa assim com "A mulher que matou os peixes". Minha leitura foi repleta de "isso é mesmo um conto para crianças?" e palavras de baixo calão, que, sem dúvida, não seriam proferidas por crianças (ou pelo menos não deveriam).

(a história da macaquinha segue partindo meu coração)

Fernanda 29/08/2023

Clarice sendo Clarice.
Ela nos envolve em suas fantasias, sendo agora literalmente, infantis, nos transportando para um mundo leve e gostoso de ficar entre galinhas, cachorro, peixes e coelhos.

chanwyeolz 05/09/2023

? resenha | o mistério do coelho pensante & outros contos
Estou simplesmente maravilhada com todas as histórias que li, foi minha primeira leitura da Clarice e eu já amei muito. espero poder ler outros livros dela e gostar deles o tanto que eu gostei desse compilado de contos infantis :)

o modo como ela escreve me agradou bastante, é como se eu estivesse lendo uma pessoa totalmente aleatória e muito expressiva, consigo até imaginar ela gesticulando enquanto me conta pessoalmente as histórias.

apenas leiam Clarice Lispector

Rinaldo 26/03/2020

Clarice e seu mundo mágico.
Não importa o bicho, animal, pet o que importa é que eles são personagens que fazem a gente pensar... E imaginar...

Mari56_ 04/09/2022

achei os contos da clarice bem leve e bons para passar o tempo, valeu a pena ler mas eu li por estar atoa mesmo.