Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Eduardo 20/04/2012

Muito bom!
Um lado obscuro de nosso país é contado nesse livro.

Celia 12/07/2012

Olga
Livro que virou filme, o relato de um episódio que não foi ilegal, mas foi imoral cativou muita gente e Olga fez muitas fãs que, mesmo os que não simpatizaram com o comunismo, simpatizaram com Olga, além de apreciarem a coragem e o ímpeto libertário de Luís Carlos Prestes.
O livro é bem escrito e angaria a empatia para com o casal de revolucionários. Vale ler porque se trata da história recente do Brasil e, gostemos ou não, ainda há reflexos dessa história nos nossos dias. Sem contar que é um livro muito bem pesquisado, uma leitura prazerosa.

Blog PL 22/09/2012

Incrivelmente bom!

Olga Benário, nascida em Monique, na Alemanha, era filha de um renomado advogado que tomava a direita, alinhado ao capital e poder vigente. Porém, desde seus quinze anos, Olga se encontrava ligada ao comunismo – partido voltado à esquerda – onde o proletariado tomava o comando. Demonstrando-se apropriada para a liderança, mesmo tratando-se de uma mulher, Olga assumiu vários protestos e cargos no partido, tornando-se então, uma comunista a ser treinada, prioridade por ter se transformado em uma valiosa “arma” que poderia, posteriormente, atingir os países que ainda não haviam adotado o PC (Partido Comunista).
Em uma de suas missões, Olga invade uma prisão, falsamente armada, para refugiar seu namorado – um líder comunista –, Otto Braun, preso por “traição à nação Alemã”. Procurada por seu país de origem, encaminha-se junto à Braun para Rússia, onde poderiam permanecer em liberdade sem a intervenção da Alemanha. Mas é na Rússia que Olga se separa de Otto e recebe uma missão muito importante. Treinada, e boa a altura, o PC manda a revolucionária para o Brasil, na companhia de Luis Carlos Prestes, responsável por iniciar revoluções contra governo autoritário e populista de Vargas.
É nessa longa viagem para América do Sul que Olga e Prestes se casam e aproveitam suas estadas nos países conforme paravam, antes que a difícil tarefa começasse. Já no Brasil, fazem os preparativos para a “tomada do poder” com a ajuda de vários estrangeiros treinados e enviados pelo partido comunista.
Quando a melhor oportunidade apareceu, os comunistas tomaram frente e invadiram várias sedes do exército brasileiro. Entretanto, Vargas parecia preparado demais para deixar-se cair. Os capitães da “revolta” foram presos e então, iniciaram-se as buscas pelo comandante Prestes, que se refugiara em um apartamento simples com Olga, a fim de que nunca fossem encontrados.
Contudo, Prestes e Olga foram descobertos assim que os exército encontrou o apartamento que se instalaram. Foram presos e mandados para presídios diferentes. Olga, dias depois, se deparou com um inconveniente receio: de que se encontrava grávida.
Vagas e o comandante Filinto Muller viram uma grande oportunidade de penalizar Prestes, ao enviar sua esposa – grávida – para seu país de origem, onde Hitler prendia todos os comunistas e judeus. Olga, infelizmente, além de comunista perigosa, era uma judia alemã. Desse modo, a jovem revolucionária parte para o seu terrível destino, e quando desembarca na Alemanha, dá a luz à sua filha Anita Leocádia – que depois de amamentada por meses até que o leite de Olga secasse – foi entregue à avó paterna.
Sem o marido, a filha e qualquer lei que a protegesse do nazismo, Olga se encontra em um campo de concentração, onde é torturada e forçada á trabalhos cansativos e sem fim. Mas é em 1941 que os nazistas encontram uma lei que os autoriza – indiretamente – a matar todos os presos. Muros de fuzilamento, câmaras de gás e entre outras artimanhas são criadas para dar fim aos “criminosos”, como eram vistos os judeus. É aí, então, que Olga percebe que nunca mais veria seu marido, nunca mais sentiria sua filha em seus braços.
A obra é de tamanho pequeno comparada aos fatos que nos são informados. Monótona e de difícil compreensão, tive enorme dificuldade em prosseguir com a leitura, afinal, o livro é informativo, objetivo e não narrativo, como me encontro acostumada. As dúvidas, no entanto, se vão assim que chegamos ao meio do livro. Aprendi muito com as informações de Fernando Morais, pois, como qualquer outro estudante, tinha impressões e conclusões erradas sobre o Partido Nazista, o qual eu acreditava ser uma doutrina e não um partido como outro qualquer (PT, PC, PSL, PTB e etc). Acreditava também que as mortes de judeus aconteceram logo que Hitler tomara o poder, e que não havia lei nenhuma que pudesse “salvar” os presos, ou lhes garantir direitos.
Ao iniciar a leitura, prometi a mim mesma não chorar nesse livro, e pensei que conseguiria manter minha promessa até a última página, que guardava a última carta que Olga escrevera. Chorei tudo que não havia chorado antes e ainda me sinto entorpecida.
A falta de envolvimento e ligação que temos no começo e meio do livro parece tola quando nos deparamos com seu final. Não li esse livro por escolha, mas por dever, pois minha professora de literatura nos obrigara a ler um livro nacional. E, no entanto, foi um dos livros que mais teve impacto sobre mim, e me arrependi de não te-lo lido mais cedo.
Indico todos a lerem essa obra, a compreenderem Prestes e Olga, e principalmente, absorverem os fatos reais. Esse é um dos livros que o faz analisar sua vida e perceber o quanto é boa e perfeita. E o quanto perdemos nosso tempo lendo história e dramas – desastres – fictícios. Mas não precisamos de ficção, não é? Os desastres são reais e duros demais.
Aqui está a curtíssima carta de Olga. Leiam o livro, vejam o filme, mas se não se sentirem preparados a enfrentar cenas tão maldosas, peço para que leiam, pelo menos, a carta. Essa obra tem tanta informação e poder sobre as pessoas que mal consigo me expressar. Parem um pouco de ler ficção, somente para encarar essa obra, encarar a realidade.
Tenham conhecimento primeiramente do mundo que os cerca, para depois terem conhecimento do mundo criado por outros autores. Essa é a minha dica!

Viktorya Zalewski 16/12/2012

Um livro impressionante, possui um fantástico conteúdo jornalístico. Saiu da mesmice dos romances que costumo ler. O mais incrível é que a história é real. Me acrescentou MUITO culturalmente.
Apesar da frieza jornalística com que o livro é descrito, me emocionei MUITO.

Uma das minhas melhores leituras do ano.

Neide 26/01/2013

Livro excelente e o filme ficou melhor ainda, incrível como o diretor Jaime Monjardim soube captar a essência do livro, muito bom.

Beatriz 12/02/2013

Olga, o fascínio.
No princípio ele é um pouco confuso, mas em um instante de força você se vê devorando-o, consumindo-o por inteiro sem reservas. Minha força para lê-lo proveio do filme, senão, confesso já teria desistido de ler.

Ele é uma daqueles livros que você entrega sua alma, que você mergulha na leitura. É simplesmente fascinante. É a luta contra a repressão, é o NÃO para uma sociedade que se calava perante tudo, é a luta pela liberdade, é o mover de massas, é o invencível, é o derrubar do poder, é sofrimento que muitos passaram, é a história do mundo.
É um momento que você se vê dentro do livro lutando ao lado de uma das maiores heroínas. É vida de uma mulher como outra qualquer, mas que possuia em sua personalidade: a garra, a força.

iamleticiarodgs 01/05/2024

Um retrato extremamente chocante, fiel e cruel do que foi a ditadura militar para as mulheres e também para os judeus.
Confesso que tive dificuldade pra ler por conta do peso do enredo, por vezes tiver pesadelos e por vezes também eu perdi o sono.
Um livro incrível e triste.

Sil 13/01/2017

Livro real
Bem parecido com o filme, o livro retrata a história de Olga Benário.

Andrade 10/02/2017

Fantástico!
"Olga" conta como foi viver na segunda guerra mundial, onde ela sofreu por ser judia e comunista. Ela relata os anos angustiantes que precisou viver longe daqueles que a amavam.

Mr. Jonas 03/02/2018

Olga
Este livro relata a história de Olga Benario Prestes, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes. Olga foi entregue a Hitler pelo governo Vargas, quando estava grávida de sete meses e acabou assassinada nos campos nazistas.
A obra fala sobre a vida de Olga Benário, jovem militante comunista alemã, de origem judaica, que após participar de uma ação paramilitar audaciosa, na qual libertou seu companheiro de militância e namorado Otto Braun da prisão de Moabit, Alemanha, resultando na fuga de ambos para a União Soviética, envolveu-se com o militar e político comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. Ela foi enviada pelo Comintern ao Brasil ao lado de Prestes, para promover a revolução comunista neste país, unindo-se ao recém constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL). Na viagem de ida ao Brasil, com falsas identidades, a fachada de casal obrigava Olga e Prestes a intimidades imprevistas e eles acabam se envolvendo emocionalmente. Na chegada, Olga deslumbra-se com o Brasil e prossegue ao lado de Prestes na luta pelos ideais comunistas e contra o governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas. Após uma tentativa fracassada de golpe político e mititar, posteriormente denominado Intentona Comunista, ambos acabam presos. Olga então descobre-se grávida de Prestes na prisão, enquanto Prestes perde a patente de capitão e inicia um período de prisão política que durará nove anos. Olga é deportada grávida pelo governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas para a Alemanha, que se encontava então sob regime do nazismo. A criança fruto da união de Olga e Prestes, Anita Leocádia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha, tendo sido posteriormente resgatada pela mãe de Prestes, Leocádia, após uma intensa campanha internacional. Olga morreu em uma câmara de gás do campo de concentração nazista de Bernburg, em fevereiro de 1942, sem saber que Anita estava desde então sã e salva com sua avó Leocádia. Estimou-se em 2005 que na reedição da Companhia das Letras o livro de Morais tinha vendido mais de 170 mil exemplares, sendo considerado um sucesso editorial.[1]
A obra também foi adaptada para o cinema em 2004 pelo cineasta Jayme Monjardim - Olga (filme).

Leiturinha da Bi 19/07/2019

À sombra de Prestes?
Filha da classe média e tendo a oportunidade de estudar em bons colégios, confesso que até a casa dos 20 não havia ouvido falar em Olga.
Nutrindo especial interesse por política e, consequentemente por história, acabei por me deparar com essa figura incrível da história mundial
Foi bom conhecer mais a fundo suas origens e ?background?, entretanto, senti falta de dados mais detalhados acerca da temporada de Olga em terras brasileiras.
Pela leitura do livro o que se depreende é que Olga teria ficado meio que a sombra de Prestes, com uma função única de acompanhá-lo e protegê-lo é isso me pareceu absolutamente incompatível com tamanha personalidade
Ainda que sinta necessidade de conhecer mais a fundo essa grande mulher, vale a leitura

Antonio Maluco 05/12/2019

História
o livro conta a história de Olga Benário e sua luta junto com Carlos Prestes no Brasil

Queila.Noemi 31/05/2020

Emocionante
Muito emocionante a história desta mulher forte, que lutou sua vida toda pela liberdade, por seus ideais e que morreu de forma tão cruel.

Malu 23/09/2020

Excelente! A história verdadeira muito bem contada. Uma história tensa e triste.

Nathália 05/10/2020

Uma obra incrível e que superou minhas expectativas. Muito bem contextualizado historicamente, rico em detalhes, mesmo não tendo um número tão grande de páginas. Particularmente, gosto da trajetória de sua vida, mas a maneira que foi escrita contribuiu. Em diversos momentos fiquei com aquele nó da garganta (sentimento comum quando lembramos deste triste período) e, ao final, chorei, algo raro de acontecer nas minhas leituras. Recomento muitíssimo!