Olga

Olga Fernando Morais




Resenhas - Olga


211 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Raiele 15/06/2015

Olga
O livro conta a historia de uma mulher chamada Olga, que viveu durante o Nazismo, na Alemanha, comandado por Adolf Hitler. Olga não aceitava as ideias do nazismo e sempre que podia fazia missões com pessoas Comunistas e finalmente entra para o Comunismo, e começa a viajar pelo mundo fazendo missões, a primeira missão foi com Otto, que meses mais tarde foram preso, mas foram soltos por outros cumplices.
Olga começou um relacionamento com Otto, mais só depois ele percebeu que ela andava muito ocupada para ficar junto a ele, e então resolveu terminar de um jeito que ela não acreditava, inventando que estava com outra.
Mas meses depois, Olga vai fazer outra missão, agora com Luís Carlos Pestes- Brasileiro que era contra a ditadura, que também acontecia no Brasil, liderada por Getúlio Vargas. Durante a missão começaram um relacionamento e entraram no Brasil como noivos de lua de mel, e com nomes falsos. Vargas fica sabendo que Prestes esta no Brasil, e coloca seus soldados atrás dele. Durante um tempo os soldados consegue encontrar ele e o prende junto com a Olga.
Depois de meses Olga descobre que esta gravida, e é enganada e levada para a Alemanha e lá tem seu bebê, que o sexo é feminino e seu nome é Anitta. Depois que ela completa 6 anos, é tirada da mãe e entregue a avó paterna sem que Olga soubesse, ela pensa que a menina foi para um internato nazista depois fica sabendo , por cartas, e Prestes também fica sabendo da existência da criança.
Prestes recebe outra carta feita por Olga anos depois dizendo que ainda tem esperança de serem felizes junto com a filha. E tempos depois descobre que Olga foi morta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mayara Marques 18/11/2015

Indico a leitura pra quem gosta de história!
Livro muito bem elaborado. O autor foca nos aspectos históricos de forma concisa o que não torna o livro cansativo.
comentários(0)comente



HL Castro 01/02/2016

Fantástico
É um livro delicioso de ler. Muito bem escrito, de forma que a cada capítulo você quer saber o que vai acontecer.

Ainda dá uma perspectiva do tipo de coisa que acontecia em tempos de ditadura. Um relato de uma mulher corajosa e inteligente. Leitura obrigatória!
comentários(0)comente



Samu 16/05/2016

Lindo!
A hist´ria é linda, comovente e encantadora, Morais consegue nos levar ao encontro da vida de Olga e a época em que tudo acontece. A leitura é facil, boa, organizada, com imagens muito interessantes que te situam muito bem. No entanto em alguns pontos o autor se pega divagando e tornando a leitura monótona.
comentários(0)comente



Livro e Neblina 21/06/2016

[Livro]Olga
Olááá, pessoal!
como vocês devem saber, a cada mês temos o Desafio Literário, assim, o desse mês é resenhar um livro baseado em fatos reais.
Bem, não existem tantos livros assim. em geral eles são biografias, gêneros que não costumo ler. Mas a biografia que vou resenhar é bem bacana. quero dizer, é bem escrita, apesar da história ser triste.
A resenha é de Olga, da autoria de Fernando Moraes.



Se você lembra das aulas de História, Olga Benário foi uma judia alemã que lutou ao lado de Luís Carlos Prestes na Intentona Comunista na década de 30. Mas bem antes de conhecer Prestes, ela já era uma guerreira. exilou-se na antiga URSS após participar de uma ação paramilitar libertando seu antigo namorado. É na URSS que ela conhece Preste e recebe a missão de escoltá-lo de volta ao Brasil. Devido a falsas identidades, precisavam fingir serem casados, mas...Acabaram se gostando de verdade.
Então, voltam ao Brasil para tentar implantar o comunismo aqui, o que resultou na Intentona Comunista, e deu errado, claro. Ainda mais no auge do Estado Novo, período mais conservador de Getúlio, onde comunistas eram incansavelmente caçados. E eles foram caçados, seus parceiros de luta barbaramente torturados e por fim foram encontrados e presos.
Bem, quem lembra sabe do final dessa história. Quem não lembra, sugiro ler o livro, assistir ao filme e pesquisar rs
Apesar de ser triste, o livro retrata a vida de Olga, pelo menos da juventude a sua "volta" pra Alemanha de forma que parece que a acompanhamos. É narrado em terceira pessoa e na edição que li tinha algumas fotos. Olga foi uma mulher interessante de ser conhecer. Punha a cara a tapa e arriscava a vida para tentar mudar seu país para melhor, era independente, inteligente e acho que hoje em dia seria feminista. Será?

Bem, sua história e a história ade Carlos foram importantes para nossa história. A intentona Comunista, a Aliança Nacional Libertadora, Estado Novo, tudo influenciou o Brasil de hoje, a Alemanha naquela época influenciou a de hoje... enfim, fatos passados levam aos de hoje e o deles vale a pena conhecer.


site: http://www.livroeneblina.com/2016/04/olga.html
comentários(0)comente



Sil 13/01/2017

Livro real
Bem parecido com o filme, o livro retrata a história de Olga Benário.
comentários(0)comente



Andrade 10/02/2017

Fantástico!
"Olga" conta como foi viver na segunda guerra mundial, onde ela sofreu por ser judia e comunista. Ela relata os anos angustiantes que precisou viver longe daqueles que a amavam.
comentários(0)comente



Tatah 03/09/2017

Olga
Peguei esse livro por acaso e não me arrependi ,pois é um livro incrivel que conta a historia de Olga uma mulher que poderia ter escolhido viver com a mãe rica e ter uma boa vida mais escolheu viver a pro do comunismo, lutando pelos direitos do povo lutando contra um governo imperialista .
Uma mulher forte que apesar de todas as dificuldades não deixou seus conceitos de lado e persistir e permaneceu forte até seus ultimos dias.
Este livro tambem conta detalhadamente bem como era o governo do Brasil ,como o gertulio Vargas comandava e como era gerado tais impactos nas pessoas tanto as contras e as a favor daquela politica entre meios da 1 a 2 segunda guerra mundial.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 03/02/2018

Olga
Este livro relata a história de Olga Benario Prestes, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes. Olga foi entregue a Hitler pelo governo Vargas, quando estava grávida de sete meses e acabou assassinada nos campos nazistas.
A obra fala sobre a vida de Olga Benário, jovem militante comunista alemã, de origem judaica, que após participar de uma ação paramilitar audaciosa, na qual libertou seu companheiro de militância e namorado Otto Braun da prisão de Moabit, Alemanha, resultando na fuga de ambos para a União Soviética, envolveu-se com o militar e político comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. Ela foi enviada pelo Comintern ao Brasil ao lado de Prestes, para promover a revolução comunista neste país, unindo-se ao recém constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL). Na viagem de ida ao Brasil, com falsas identidades, a fachada de casal obrigava Olga e Prestes a intimidades imprevistas e eles acabam se envolvendo emocionalmente. Na chegada, Olga deslumbra-se com o Brasil e prossegue ao lado de Prestes na luta pelos ideais comunistas e contra o governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas. Após uma tentativa fracassada de golpe político e mititar, posteriormente denominado Intentona Comunista, ambos acabam presos. Olga então descobre-se grávida de Prestes na prisão, enquanto Prestes perde a patente de capitão e inicia um período de prisão política que durará nove anos. Olga é deportada grávida pelo governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas para a Alemanha, que se encontava então sob regime do nazismo. A criança fruto da união de Olga e Prestes, Anita Leocádia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha, tendo sido posteriormente resgatada pela mãe de Prestes, Leocádia, após uma intensa campanha internacional. Olga morreu em uma câmara de gás do campo de concentração nazista de Bernburg, em fevereiro de 1942, sem saber que Anita estava desde então sã e salva com sua avó Leocádia. Estimou-se em 2005 que na reedição da Companhia das Letras o livro de Morais tinha vendido mais de 170 mil exemplares, sendo considerado um sucesso editorial.[1]
A obra também foi adaptada para o cinema em 2004 pelo cineasta Jayme Monjardim - Olga (filme).
comentários(0)comente



Leiturinha da Bi 19/07/2019

À sombra de Prestes?
Filha da classe média e tendo a oportunidade de estudar em bons colégios, confesso que até a casa dos 20 não havia ouvido falar em Olga.
Nutrindo especial interesse por política e, consequentemente por história, acabei por me deparar com essa figura incrível da história mundial
Foi bom conhecer mais a fundo suas origens e ?background?, entretanto, senti falta de dados mais detalhados acerca da temporada de Olga em terras brasileiras.
Pela leitura do livro o que se depreende é que Olga teria ficado meio que a sombra de Prestes, com uma função única de acompanhá-lo e protegê-lo é isso me pareceu absolutamente incompatível com tamanha personalidade
Ainda que sinta necessidade de conhecer mais a fundo essa grande mulher, vale a leitura
comentários(0)comente



Antonio Maluco 05/12/2019

História
o livro conta a história de Olga Benário e sua luta junto com Carlos Prestes no Brasil
comentários(0)comente



Queila.Noemi 31/05/2020

Emocionante
Muito emocionante a história desta mulher forte, que lutou sua vida toda pela liberdade, por seus ideais e que morreu de forma tão cruel.
comentários(0)comente



Malu 23/09/2020

Excelente! A história verdadeira muito bem contada. Uma história tensa e triste.
comentários(0)comente



Nathália 05/10/2020

Uma obra incrível e que superou minhas expectativas. Muito bem contextualizado historicamente, rico em detalhes, mesmo não tendo um número tão grande de páginas. Particularmente, gosto da trajetória de sua vida, mas a maneira que foi escrita contribuiu. Em diversos momentos fiquei com aquele nó da garganta (sentimento comum quando lembramos deste triste período) e, ao final, chorei, algo raro de acontecer nas minhas leituras. Recomento muitíssimo!
comentários(0)comente



211 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR