Olga

Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Leila 19/09/2023

A biografia Olga, escrita por Fernando Morais, é uma obra que nos proporciona uma profunda reflexão sobre os eventos históricos e as personalidades que moldaram o Brasil e o mundo durante um período conturbado. A história de Olga Benário Prestes é, sem dúvida, um testemunho da força, coragem e compromisso de uma mulher que lutou incansavelmente por seus ideais, mesmo diante das adversidades mais cruéis.

Olga Benário Prestes era uma mulher guerreira e comprometida com suas convicções políticas, e sua vida é um exemplo do que muitos indivíduos enfrentaram durante os anos de repressão política no Brasil e na Europa. Sua ligação com Luis Carlos Prestes, um renomado líder comunista brasileiro, a levou a participar ativamente da luta política e, eventualmente, a se tornar alvo do regime autoritário de Getúlio Vargas.

A história de Olga atinge seu ápice de tragédia quando ela foi deportada para a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, estando grávida de sete meses. Esse ato é, sem dúvida, uma vergonha nacional, um exemplo marcante das atrocidades cometidas contra aqueles que ousavam desafiar o poder estabelecido. Sua deportação para os campos de concentração nazistas, onde encontrou um fim trágico e hediondo, é um episódio sombrio da história do Brasil e do mundo.

A obra de Fernando Morais nos permite mergulhar na vida e nos momentos cruciais de Olga, e ao fazê-lo, somos confrontados com as injustiças e horrores que ela e tantos outros enfrentaram. A biografia não apenas descreve os eventos da vida de Olga, mas também nos faz questionar o sistema político e as circunstâncias que permitiram tais atrocidades.

Ao ler a biografia, é difícil não se emocionar com a trajetória de Olga Benário Prestes. Sua resiliência, sua dedicação à causa e sua coragem diante das adversidades são dignas de admiração. Ela é um exemplo da importância de se lembrar das figuras históricas que enfrentaram o sofrimento e a opressão em busca de um mundo melhor.

Em resumo, a biografia é uma obra que nos apresenta a história de uma mulher extraordinária que enfrentou os horrores do regime nazista e as injustiças do regime de Getúlio Vargas. É uma história que nos lembra da força da determinação humana em meio à adversidade e nos faz refletir sobre as consequências das decisões políticas e ideológicas. Olga Benário Prestes merece ser lembrada como uma mulher corajosa e uma lutadora incansável por seus ideais, e sua história deve servir como um lembrete das injustiças do passado e da importância de defender os direitos humanos e a justiça social. Livraço! Mais que recomendado ❤️

Anna 18/09/2023

Meu professor de história do ensino médio me deixou tão interessada por essa história que comprei logo que vi no sebo.
olga benário merece mais reconhecimento! guerreira e brasileira, morta no holocausto, um ícone da juventude da época!

sempre gostoso ler sobre a história do brasil como grande amante do país e de seus enredos que sou e fernando morais supre meus desejos!

Samuel920 31/08/2023

Olga ( Fernando Morais ??)

Não há como não se comover com a trajetória de Olga Benario. Uma mulher que já nasceu predestinada a militância,de personalidade forte,que era capaz de lutar até o fim por  seus ideais. Personagem que quase passou despercebida pela história, não obstante, Fernando Morais, o autor do livro,  tratou de não a deixar cair no esquecimento. O trabalho feito pelo escritor foi incrível, ele conseguiu trazer muita veracidade em seu texto por meio de uma ampla pesquisa que envolveu muitas entrevistas, cartas e jornais da época, tornando o texto único, direto e autêntico.

mrj8rie 24/07/2023

Uma mulher que seguiu firme até o final
Uma história muito bonita. Tem uma escrita cheia de detalhes e de arrepiar, e por trás de tudo isso uma documentação muito pesada e forte de fatos reais. Evidencia muito as torturas por trás do Estado Novo de Getúlio Vargas e sua corrupção, além de mostrar o sistema nojento dos campos de concentração da Alemanha Nazista. O jornalista Fernando Morais ajuda o leitor a ter uma visão crítica sobre essa época muito triste que acontecera.

"A tua, Olga"

Moony 08/07/2023

Tristeza
Como não se apaixonar pela bravura e coragem dessa mulher? O livro Olga trás a história de Olga Prestes, casada com Luís Carlos Prestes e presa em 1936. o livro trás mais do que a história dela. Mostra o panorama e a vida na ditadura de Vargas e na Europa.
As partes mais emocionantes são as cartas, que, infelizmente, aqui não são muitas. Falando em carta... A última carta dela para o marido e afilha são de fazer qualquer pessoa chorar. Só queria saber como Prestes a recebeu, anos mais tarde.

Enfim, recomendo este livro que todos deveriam ler.

"Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo."

Gessica 03/07/2023

Muito bom!!!
"Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo".

Biografia de Olga Benário Prestes, alemã, judia, comunista, esposa de Luis Carlos Prestes, entregue à Alemanha nazista pelo governo de Vargas.

ravi!! 27/06/2023

Nada menos do que SENSACIONAL. biografia incrível e verdadeira do que de fato aconteceu, isso que deveria ser leitura obrigatória no 9° ano. olga virou minha ídola, uma das maiores revolucionárias do mundo e lutou cada segundo de sua vida

Lydiane3 19/06/2023minha estante
???

Lydiane3 19/06/2023minha estante
também queria saber sobre o Otto! haha

mntainsound 03/06/2023

lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo.
Eu particularmente não gosto de atribuir notas pra livros bibliográficos, principalmente para histórias como as de olga, que tiveram uma vida e um fim tão marcados pela sua luta e por sua vida tão injustiçada, mas apesar disso, não consigo pensar em nada que se associe mais à palavra esperança do que olga benario.

Gaby436 13/05/2023

Historia emocionante
Olga foi uma mulher muito inspiradora, forte e corajosa, ela não pode ser esquecida nunca!!
Uma leitura maravilhosa com toda certeza.
Todos deveria ler e saber mais sobre a Olga.

Maria13835 23/04/2023

Formidável, revoltante e triste.
"Lutei pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo".

Foram as últimas palavras de Olga escritas em uma carta destinada ao marido e à filha.

Iris 30/03/2023

Um livro pesado, mas essencial para mostrar às pessoas o horror do nazismo e das perseguições da época. Quando o fato de nascer em uma religião já "justificava" ser presa. Fernando Morais fez uma grande pesquisa e consegue mostrar em detalhes a trajetória dessa mulher forte, presa no Brasil sem nenhuma acusação real e que lutou até fim.

Beatriz3345 21/03/2023

Olga foi magnífica
Esse lindo ele é rico em detalhes mesmo havendo pouco sobre a vida dela. A vida é toda contribuição que ela teve na vida e história foi sensacional! E a entrega para a execução dela foi um absurdo.

sofia.inui 28/02/2023

Puta historia foda, nao vou escrever todas as minhas palavras de admiração a olga, pois elas estao bem guardadas em uma carta que fiz aos prantos no final da leitura, olga foi forte e destemida, apenas adimiração e inspiraçao nesta grande mulher