Caninos Brancos

Resenhas - Caninos Brancos

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

O livro conta a história de um lobo desde o seu nascimento e mostra toda a sua jornada até se tornar um cão doméstico. Todas as mudanças comportamentais sofridas pelo animal nesse novo ambiente são discutidas de maneira brilhante através da visão do próprio lobo. O pano de fundo é a corrida do ouro que aconteceu no Alasca no final do século XIX, da qual London participou.

O QUE ACHEI...

Simplesmente fantástico! Meu lado bióloga (como costumo dizer) ficou maravilhado com a forma como o mundo é descrito pelos olhos de Caninos Brancos.

Desde o seu nascimento e como ele acha que a toca é todo o mundo que existe; e como ele vê o pai entrando e saindo da parede de luz (entrada da toca) e acha que o pai possui poderes especiais por fazer isto. A primeira vez em que ele sai dessa toca e como percebe o mundo selvagem; até que ele é capturado e tem de aprender tudo novamente. A mudança de ambiente e a submissão dele ao homem.

Coisas que para nós parecem tão banais tem um significado totalmente diferente para ele e London consegue nos transmitir isso de maneira brilhante, como se realmente entendesse o que passa na cabeça do animal. Além de tudo isso, a história em si é muito bonita, é uma história de superação, o que torna o livro fortemente recomendado para qualquer um que tenha um animalzinho em casa.

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br

z..... 12/07/2016

Gostar da vida selvagem predispõe empatia com o livro, afinal, a história se desenrola no olhar do lobo. Mas não um qualquer, trata-se de Caninos Brancos, um animal turbinado por percepções e disposições caricatas à humanidade. Essa é uma graça em especial que vejo nesse tipo de literatura, pois os autores transferem algo humanizado às personagens, criando heróis, vilões e ressaltando valores no que poderia ser apenas puro instinto. Creio que é assim e sem essa caracterização, que em geral é interessantemente inverossímil, as histórias não teriam a curtição que as tornaram famosas.

E não é isso? Certamente, como vemos em sua linha de ação:
A história da loba mãe, uma periguete e também viúva-negra, muito consciente de suas armas de sedução e objetivos, tendo até nome de guerreira da causa - Kiche (KKKKK! Bobagens minhas!). A fêmea, de seus admiradores, não sendo besta e como é verdadeiramente natural (à vida selvagem e "periguetagem"), escolhe o de classe mais dominante na alcateia, o Zarolho.
Depois temos a história do lobinho descobrindo o mundo com desejos cativantes de aventuras (uma criança hiperativa) e a trama flui para sua adolescência como mascote do indígena Castor Cinzento, onde aprende a lidar com as diferenças, convivência social e o bullying do Lip-Lip. Vemos aprendizagem e fortalecimento em seu caráter.
A fase da juventude é barra pesada, onde se torna um lutador e, quase literalmente, tem de matar um leão por dia para sobreviver. É um jovem assolado por experiências que lhe calejam como pessoa (opa, digo, lobo).
Finalizando, na vida adulta tem que rever alguns de seus conceitos e aprender a se adaptar em um ambiente diferente de tudo que já viveu. Alcança enfim realizações que buscamos: ter segurança, tornar-se "um pai de família" e conquistar um ideal satisfatório, que no caso dele é ter se tornado um herói.
KKKKK! Será que essa arrumação que escrevi pode ser considerada spoiler... Pode-se dizer que sim, pois foi o que vi, e pode-se dizer que não, afinal não escrevi nada além de bobagens.

Gostei da obra e essa foi uma releitura. De negativo só não gostei da fase final que, para meu gosto, traz uma desconstrução na personagem. Prefiro o indomável e famigerado lobo das montanhas ao cachorro de família em que se transformou, que nunca estará no instinto dos lobos. Chatice minha né! Fiquemos então com o fantástico olhar de Jack London.

Rafael.Barbosa 29/03/2016

Muito bom!
Ótimo livro principalmente para os amantes de animais, você torce a todo momento pelo impetuoso Lobo com sangue de cachorro que mostra que honra e respeito são conquistados, e não impostos a força.

Eduardo Pedroso 26/01/2016

TOP
Um livro encantador, recheado de histórias da vida de Caninos Brancos. Demais

Jessica 24/01/2016

Caninos Brancos
O motivo de eu ter abandonado a leitura não foi de forma alguma por falta de qualidade no desenrolar da história, mas pela descrição de certos acontecimentos. Não gosto de ver ou ler sobre maus-tratos contra animais. Fora isso, até onde eu li (página 100) a história é interessante e parte de mim não queria abandonar a leitura, mas o desconforto que estava me causando foi mais forte.

Daniel.Fernandes 31/12/2015

Da selvageria à domesticação: A fascinante e visceral história de um lobo.
No clássico "Caninos Brancos"(1906), Jack London conta a jornada de Caninos Brancos, um lobo nascido na floresta que, após ser capturado, precisa aprender a se adaptar à vida na civilização.
O romance é marcado pelo recurso narrativo da antropomorfização, ou seja, atribuir aspectos humanos à um lobo. Com isso, Jack London consegue passar com maestria os sentimentos e a personalidade do protagonista animal, que sente vergonha, medo, raiva, tristeza, desprezo e até mesmo amor, apartando assim as suas condutas meramente instintivas.
A narrativa é bastante descritiva, mas nem por isso o texto perde fluidez. O recurso descritivo funciona muito bem, uma vez que somos transportados para o mundo de Caninos Brancos, e como leitores sentimos a sua brutal realidade de fome, frio, dor e raiva. Estabelecida uma singela relação de alteridade, somos levados a uma profunda reflexão sobre os limites da relação entre homens e cães.
Esta edição de "Caninos Brancos", de Jack London, que compõe a série de clássicos da parceria Penguin-Companhia, nos brinda com uma bela introdução de Daniel Galera, jovem escritor brasileiro que consagrou-se em "Barba Ensopada de Sangue" (2012). Apresenta também um breve perfil biográfico de Jack London composto pelo historiador britânico Andrew Sinclair.
Vale muito a pena conferir!

Tayene 28/12/2015

Muito mais que aventuras caninas
Caninos Brancos é um livro que surpreende desde o início por ser um história narrada em terceira pessoa, cujo protagonista é um lobo ou "quase lobo", mas que em nenhum momento se torna enfadonha ou desinteressante no que tange a sua temática.
Acompanhando a vida de Caninos Brancos, Jack London narra detalhadamente a evolução do animal por meio de descrições precisas do ambiente que o cerca e dos sentimentos e instintos que o movem e o fazem parecer tão humano e dotado de uma extraordinária capacidade cognitiva para sua espécie.
Em meio às aventuras do lobo, o leitor é transportado ao habitat selvagem onde o personagem viveu, ainda que em meio a civilização, conectando o leitor com os pensamentos do lobo e com ele criando empatia, por meio de seu sofrimento, das dificuldades vividas, das primeiras descobertas e do desenvolvimento e construção de seu caráter.
O livro transmite uma bela mensagem de como a sociedade e o ambiente em que um ser vivo é criado pode moldar a sua personalidade, tornando-o um ser solitário e odiado ou amoroso e leal, por isso impossível desvincular a obra dos ideais darwinistas, de evolução e seleção natural.
Considerando que a obra foi publicada em 1906, por vezes observa-se na linguagem do autor demonstrações de como a sociedade da época poderia ser preconceituosa, como por exemplo, quando o autor fala dos deuses brancos superiores e deuses inferiores, que eram os índios.
É um livro recomendado por sua riqueza literária e narrativa fluida, que tira o leitor de sua zona de conforto e o desafia a ter uma nova percepção da sociedade, totalmente diferente, a partir do ponto de vista de um animal, ainda que, por vezes, peque ao atribuí-lo pensamentos muito humanos, sem que essa tenha sido a intenção do autor.
Victor Leonardo 29/12/2015minha estante
Ainda não li Caninos brancos, mas a "prequel", "O Chamado da Florest". Gostei muito na época.

RodrigoBoscato 09/09/2015

Final frustrante
Durante a leitura fiquei mt envolvido com a transformação do lobo. Esperava um final a altura do personagem

Hadassah Sorvillo 07/06/2015

Caninos Brancos - Jack London
Desde que li “Walden, Vida nos Bosques” de Thoreau, fiquei fascinada por narrativas que trazem a natureza como ambiente principal, o selvagem como centro da história. Está certo que Walden é mais um relato autobiográfico, mas foi à partir dele que busquei autores que escrevessem aventuras em ambientes selvagens. E não há como separar histórias de aventuras na natureza de Jack London.

Caninos Brancos foi meu primeiro livro do autor e só posso dizer que me apaixonei do começo ao fim da leitura, fiquei vidrada! Achei de uma maestria enorme London conseguir escrever um romance tendo como personagem principal um lobo.

Caninos Brancos é uma história de aventura centrada na jornada de um herói canino desde sua origem primitiva nas florestas nevadas até conhecer seres humanos e o mundo civilizado, a selvageria da domesticação, a batalha contra outros cães, seus instintos naturais, submissão ao homem, o ódio ao homem e finalmente o amor ao seu homem. A brutalidade constante da narrativa, como a maioria das obras de London, descreve uma visão de mundo materialista e científiica, em que a lei do mais forte e a pureza ancestral da violência entre os seres vivos prevalecem.

O ambiente criado por London é de uma qualidade e riqueza inacreditáveis. Todos os pormenores da vida selvagem são descritos minuciosamente. A floresta torna-se um palco habitado por bestas selvagens, seres ferozes em que reina a dança dos extremos e a voz dos extintos.

Para ler a resenha completa acesse o blog VUOU

site: http://vuou.com.br/caninos-brancos-de-jack-london/

gabriel.alanobo 18/05/2015

Fiz uma resenha sobre o livro no blog com músicas tema tudo :D passem lá pra ver.

site: http://melivrandoblog.blogspot.com.br/2015/05/melivrando-16-caninos-brancos.html

SakuraUchiha 23/03/2015

London é um contador de estórias.
Uma incrível estória de sofrimento e desespero, e crescimento pessoal e força. A história de um cão notável que transcende o assunto para se conectar com o leitor em muitos níveis.
Um clássico que ajuda a ensinar que a adaptação é necessário para sobreviver e ter sucesso.
É um pouco difícil de ler para quem ama os animais por causa da crueldade para com o Caninos Brancos, especialmente quando ele é jovem.
Londres fez um grande trabalho mostrando que circunstâncias ruins podem moldar uma pessoa ou animal de forma negativa, mas não se aplica à todos. Mesmo nas piores momentos, Caninos Brancos superou a moldagem de influências negativas, e aprendeu a amar verdadeiramente.
Uma excelente leitura, inspiradora e bem escrita. London é um contador de estórias.

augustomw 06/03/2015

O singelo espetacular
"O deus sentou-se a pouca distância, e Caninos Brancos não viu perigo algum nisso. Quando os deuses castigavam, faziam-no de pé. De resto esse deus não trazia qualquer pau ou arma de fogo. Demais, ele estava solto; nenhuma corrente nem vara o prendia: poderia pôr-se a salvo, enquanto o deus se levantaria."

A emoção de percorrer linhas que descrevem a capacidade de adaptação de um ser vivo ao pior dos meios, associado a narrativa leve, quase juvenil de London; fatos esses nos trazem a magnífica oportunidade de ler este livro. Merece releituras em diferentes fases da vida.

Taiani 13/02/2015

Não, eu não me orgulho disso, mas abandonei esse livro. Não que ele seja ruim, mas a forma de escrita dele e a linguagem me cansaram. Não direi que não recomendo, cada um deve tomar sua decisão, mas eu não pretendo continuar de onde parei.

vinicius 29/07/2014

caninos barancos
os caninos brancos e um cachorro que fugiu de seu bando e arranjou ema namorada e ela era uma loba muito linda e eles ficararão muito tristes porque um dos 6 filhotes deles morreu esoiso que eu li ate agora