Caninos Brancos

Caninos Brancos Jack London

Resenhas - Caninos Brancos

Marco 18/12/2009

Pra quem leu Marley e eu querendo ler uma história interessante do homem e seu melhor amigo e achou aquele livro horrível e infantil, leia este que não irá se arrepender. Não é à toa que é um clássico!
Vívian Rezende 19/03/2010minha estante
Marley e eu não é infantil!!

Tainara 10/07/2010minha estante
Como já dito, Marley & Eu não é NADA infantil. o.O

Paulo.Vitor 14/07/2023

Me surpreendeu positivamente
Eu não sabia muito o que esperar desta leitura, visto que acabei comprando o livro por estar com desconto (inclusive, li a edição capa dura da panda books, mas como não tinha aqui no skoob, registrei como essa versão da Penguin), mas, digo que me surpreendi. Acabei me deparando com uma leitura muito fácil, quase como se deslizasse, com uma temática interessantíssima, narrando as aventuras do lobo-cão Caninos Brancos, desde seu nascimento e aprendizados com Kiche, com o desenvolvimento de seu lado lobo quando jovem, até seu lado cão aflorar quando mais velho.
Creio que o autor foi muito preciso ao explorar os sentimentos de Caninos Brancos, sempre com as descrições feitas na medida certa.
Vemos também as relações de Caninos com seus diferentes donos durante a vida, mostrando como este pode, por ter sido moldado pela natureza selvagem, ser totalmente adaptável a qualquer situação, seja essa selvagem ou domesticada. Quando domesticado, o lobo-cão passa por 3 experiências diferentes, e mesmo assim, esse se adapta rápido, e compreende as leis colocadas por seus "Deuses".
É incrível como o narrador se assemelha muitas vezes aos narradores de programas do National Geographic e Animal Planet, e ao final do livro, assim como dos documentários destes canais, estamos completamente apegados ao personagem principal.
O livro nos mostra essa relação social entre humanos e animais e entre animais e animais, sempre nos ensinando algo novo.
Ainda sim, creio que é importante ressaltar que fiquei indignado e enojado ao chegar na parte em que o autor demonstra algumas ideias eugenistas.

Paguei 39 reais na versão que li, e gostei bastante do prefácio e das anotações laterais da versão.

Maria.Batagin 22/07/2023

Que livro gostoso de se ler, leitura fluida.
Que história de amor onde nem tudo está perdido, o de pequenos gestos pode fazer toda diferença.
Um lobo maltratado que de tanto apanhar da vida se torna agressivo e uma pessoa disposta a dar carinho aos poucos ensina que nem todo mundo é igual.

Sarah.Porfírio 24/12/2022

Impossível ler Caninos Brancos e não lembrar da sensação nostálgica de quando assisti White Fang, levando em consideração que o filme foi inspirado no livro.
Inclusive Caninos entrou na lista de leituras pretendidas, por causa do filme, posso dizer que a experiência foi ainda melhor, o livro é muito bem escrito, é fluido até um certo ponto.
Envolvente e incrível.

Nando 17/06/2014

Leitura fácil, porém diferenciada pela singularidade deste grande escritor. Me surpreendi do inicio ao fim, e considero uma das maiores obras primas literárias. É difícil até mesmo de descrever.

Franco 09/08/2011

O livro ganha seu leitor já nas primeiras páginas quando narra o sufocante cerco dos lobos a dois homens isolados do mundo. E se a pessoa não gostar desse 'prefácio' é porque não gosta de Jack London.

Indo adiante, a história toda se constrói em base de um argumento principal: as condições que a vida nos impõe são como inescapáveis forças a nos modelar, e adaptar-se é questão fundamental de sobrevivência.

É o argumento já presente em outras obras de London - O Lobo do Mar e O Chamado da Floresta, mais especificamente. Mas aqui há o diferencial: o argumento está mais intenso, cruel, brutal e sangrento.

Há também um detalhe curioso que, como nas outras obras dele, vale a pena perceber. Suas personagens, animais e homens, desenham uma alegoria, ou talvez metáfora, a respeito das relações entre dominados e dominantes. O que é, afinal, uma sacada social muito bem posta por Jack London, que as explora com inteligência e dinamismo.

Um ótimo livro que vale a leitura. O único problema é que depois de conhecer Caninos Brancos, algo como a compilação animal de todos os personagens mais durões de Clint Eastwood, será inevitável o olhar de desprezo para o seu dócil e bem talhado cãozinho doméstico.

Solitário 01/03/2022

Canino Branco
Um livro simplesmente fantástico. Aprendi muito. E me fez refletir sobre como cuido dos meus bichos. E quão importante e ser selvagem nos dias de hoje.

Antonella.Fendrich 17/02/2023

Um dos meus livros preferidos
Caninos Brancos é um livro que me tocou, a narrativa e a história são muito boas e assim que você começa a ler você não consegue mais parar.

Eduardo394 22/03/2023

Caninos Brancos - ?
O livro é rápido de ler, tem uma boa escrita e possui muitos aspectos e pontos de reflexão.
Uma parte interessante é que a narrativa muda e fica com a perspectiva do lobo que é o personagem principal da história e isso não afeta nenhum pouco a história, pois ela não fica superficial e muito menos boba.
Sem dúvida é um clássico que merece ser lido. É uma história muito bem construída que nos traz muitos pontos de reflexão sobre a condição humana em relação aos animais, abordando temas como: medo, solidão, capacidade de adaptação, maus tratos, e sobretudo o amor e seu poder de recuperação e transformação.
Valeu muito a leitura ? desta indicação ?

Joao.Gabriel 15/02/2022

Assim quando li A Peste Escarlate, me faltam palavras para descrever a experiência que tive com Caninos Brancos.

Sendo o segundo livro de London que eu leio, ainda tenho uma inerente vontade de experimentar mais da sua narrativa impecável.
A construção é simplesmente perfeita, genial. A forma como ele conduz tofo o desenvolvimento é espetacular.

O livro é forte, para quem é apegado à vida animal. Eu sou bem apegado em cachorros mesmo, por exemplo. Então não é uma leitura fácil. Mas é uma leitura necessária. Acho que todos deviam passar por essa experiência, por mais sufocante que possa parecer as vezes.
Ellen256 28/02/2022minha estante
Eu também gosto muito desse livro, gostei muito das descrições do autor, e foi uma surpresa porque eu li sem esperar nada.

Joao.Gabriel 28/02/2022minha estante
Eu fui com uma expectativa meio alta porque adorei o primeiro livro que li dele
Uma pena não lançarem tantos dele aqui

Jessé 21/09/2020

Uma aventura emocionante.
Quando peguei esse livro pra ler, eu não tinha noção do que iria encontrar. A minha única familiaridade quando decidi ler Caninos Brancos, era com os escrito Jack London, pois já tinha lido um outro livro dele ?O Lobo do mar? e não tinha gostado nenhum pouco. Então confesso que peguei esse livro com certo receio.

E como não tenho costume de assistir vídeos de pessoas falando sobre livros, ou de ler resenhas na contra capa, eu jamais imaginei que o protagonista dessa estória era um lobo!

Pois bem; nesse livro, vamos acompanhar a estória de Caninos Brancos, antes e depois de ele chegar ao mundo, e todo o processo de crescimento desse personagem e sua luta pela vida em meio à natureza que o cerca.

Sabe aqueles documentários sobre a vida animal como por exemplo Planeta terra? Então, é algo bem similar o que você irá encontrar aqui. O escritor mostra de maneira espetacular, e por muitas vezes de maneira violenta, como a sobrevivência no reino selvagem não é para os fracos. É tudo muito detalhado e escrito de maneira minuciosa. Durante a leitura, fiquei até me perguntando se esses documentários não se basearam nesse livro.

Mas não só isso. O livro também explora como Caninos Brancos enxerga a raça humana, e também os sentimentos que ele experimenta ao se deparar com vários tipos de personalidades dos homens que cruzam seu caminho, e as diferentes adaptações que esses encontros provocam nele, muitas das vezes indo diretamente contra os seus instintos.

Caninos Brancos é sensacional, e jamais imaginei que um livro que tem como protagonista um Lobo, iria se tornar um dos meus livros favoritos da vida. A relação que Jack London nos faz ter com Caninos Brancos é muito forte durante toda a leitura, e você sofre e se alegra com ele o tempo todo.

Essa estória vai ficar um bom tempo comigo, e é um daqueles livros que entraram naquela seleta lista de futuras releituras. Recomendadíssimo com certeza!

JP 30/04/2020

Redenção
Ótimo clássico para iniciantes. A escrita de Jack London tem a capacidade de prender o leitor de tal forma que, pelo menos para mim, foi difícil parar de ler o livro. A história acompanha um meio lobo/meio cão desde seu nascimento até a sua idade mais avançada. O escritor dá ao animal uma espécie de consciência e mostra como ele lida com cada situação apresentada. O livro trata sobre violência e sobre como um ambiente molda um indivíduo, e no final mostra a possibilidade de redenção que embora exista, muitas vezes é negada. É um livro que vale muito a pena ler, recomendo demais.

Alipio 10/06/2020

Caninos Brancos
Caninos Brancos, uma obra literária de Jack London, escrito em 1906, tornou-se um clássico da literatura mundial, sendo traduzido para mais de oitenta linguas.
Caninos Brancos, é a história de um lobinho que tem mistura de sangue canino e que logo cedo precisa se adaptar para que possa sobreviver em um mundo totalmente ameaçador. O animal através das próprias experiências aprende que existe apenas uma lei: " A lei do mais forte " . Para Caninos brancos, os humanos são deuses, pois tinham a capacidade de dominar e aplicar as leis.
Jack London utiliza-se de antropomorfismo, ou seja, a narrativa é feita sob a perspectiva do animal.
Caninos Brancos, vive tempos de sofrimento e dor, passando de dono em dono, sofrendo castigos e obrigado a lutar em rinhas de cães. até ser salvo das lutas por um bondoso homem que o leva consigo. Desconfiado e arisco, relutou em confiar em seu benfeitor, porém com amor e carinho e muita paciência, foi construído um sentimento de afeição e amor ao seu novo dono.
Caninos Brancos, retrata a enorme adaptabilidade "social" de uma criatura selvagem, e o seu " progresso" gradual para a civilização.
Juliana.Rissardi 10/06/2020minha estante
Interessante, quero ler!

Alipio 11/06/2020minha estante
sensacional....a narrativa prende, amarra o leitor. só não devorei em 1 dia porque estava envolvido com outras atividadrs em casa. mas li em 2 dias ?????

Juliana.Rissardi 12/06/2020minha estante
Existem livros que simplesmente não conseguimos parar, não é? Eu até creio ter esse livro em casa, não cadastrei todos, mas já vi esse nome por aqui!

Sil 06/04/2020

Perfeito!
Livro simples e maravilhoso. Envolvente e muito bem escrito. Esse autor virou um dos meus favoritos da vida.