Uma Estranha Simetria

Uma Estranha Simetria Audrey Niffenegger

Resenhas - Uma Estranha Simetria

Silvio 07/09/2018

Audrey Niffeneger é uma escritora que sabe fugir da fórmulas românticas batidas. Provou isso com o extraordinário "A mulher do viajante do tempo", uma história envolvente, criativa e muito bem escrita.

Infelizmente essas qualidades também se tornaram uma maldição, já que passamos a esperar o mesmo padrão de qualidade em seus novos trabalhos. É o que acontece com "Uma estranha simetria". Embora o livro comprove o talento de Audrey em apresentar situações fantásticas como plenamente plausíveis, a história sobre as duas gerações de gêmeas (Edie e Elspeth, Julia e Valentina), não tem o mesmo fôlego do romance anterior.

A autora se prende demais a detalhes sem importância que tornam o texto um pouco cansativo em certos momentos. Por outro lado, os segredos da trama envolvendo as gêmeas mais velhas Edie e Elspeth, que moram em lados opostos do Atlântico e não se vêem há mais de 20 anos, assim como o relacionamento das gêmeas mais novas (filhas de Edie) com a tia são revelados de forma apressada, perdendo o seu impacto.

Ainda assim, Uma estranha simetria é um romance muito acima da médio do que vem sendo lançado hoje.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/08/2018

Enquanto tentam desvendar os mistérios que envolvem a historia da tia Elspeth e sua mãe, elas começam a vivenciar novas experiências e e pelo menos uma delas começa a questionar suas própria vida. Julia era a menina forte, decidida e cheia de atitude. Ela era que tomava todas as decisões para as gêmeas, enquanto Valentina era tímida, frágil e doente, e seguia os passos da irmã.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788560280797

Moonpierre 23/09/2017

Minhas opiniões sinceras
Como se percebe pela sinopse, esse livro tem como característica o mistério e o suspense. Eu o li de forma bem rápida, querendo saber a todo instante o que iria ocorrer. Esse foi um dos pontos fortes.

Consegui me identificar com as personagens Julia e Valentina, apesar de tê-las achado bem infantis em alguns momentos, como se a autora não tivesse dado a idade correta para elas. Até aí tudo bem, existem pessoas e pessoas.

O que detestei de verdade, foi como algumas coisas não são plausíveis nem explicadas. Os personagens mudam de opinião muito rapidamente, e você se pergunta: "Por que ele/ela fez isso?", só que não consegue entrar na mente deles, e a autora não explica suas motivações, ou quando explica, é tudo muito fraco e implausível.

De qualquer forma você, mais do que tudo nesse livro, percebe que todos os personagens tem seus defeitos. O que é uma boa coisa na literatura - personagens perfeitos de mais não são como a vida real! Afinal, até o mais perfeito dos seres tem um pequeno defeito.

O começo foi um pouquinho lento, mesmo assim o li com avidez. Não foi tão lento assim para mim, para alguns pode ser (já que vi pessoas reclamando nesse aspecto).

Foi a parte final que me decepcionou. Muito rápida, não me fez acreditar. Todos aqueles plot-twists (dos quais não posso falar, já que seriam spoilers), feitos com velocidade da luz, tornou o negócio um pouco confuso, e nada crível.

Eu não posso dizer que não gostei do livro. De verdade, foi uma boa leitura - eu ter lido rápido prova isso - porém, na minha opinião sincera, tem algumas falhas que poderiam ter sido evitadas. Em algumas partes foi previsível e apressado.

O final me deixou surpresa. Tentei até procurar no Google para ver se encontrava uma explicação, vai que havia deixado passar alguma coisa. Eu gostei dele, pois condiz com o livro. Talvez você ache ele muito aberto, então se não gosta de livros do tipo fique avisado.

Sobre a escrita, a autora escreve bem. É detalhista e simples ao mesmo tempo. É bonita, de um jeito que dá vontade de continuar. Acho só que ela podia ter trabalhado melhor aquela questão "um pouco lento/muito rápido" do desenvolvimento da história e ter encontrado melhores motivações para seus personagens, além de ter nos mostrado mais os sentimentos deles (já que muitas vezes não consegui acreditar nos sentimentos também).

Muitas pessoas disseram nos sites que vistei que gostaram mais de "A mulher do viajante do tempo" e pretendo ler esse. Vamos ver o que acho.

Sobre "Uma estranha simetria", é uma obra divertida, mesmo com essas falhas. Recomendo, pois gostei bastante e achei original em alguns aspectos.

Se você leu o livro gostaria muito de conversar com alguém sobre ele (assim, podemos discutir todos os spoilers, sem medo nenhum!).

site: lendoparaescrever.blogspot.com
Dé C. 14/05/2020minha estante
Leia a mulher do viajante no tempo', é FANTASTICO!!!!

Moonpierre 21/05/2020minha estante
Que legal! Vou sim :)

Tatiana 22/04/2017

Não vale a pena, não é explorador
A sinopse é interessante ao mesmo tempo que não é, como algo monótono que você olha sem saber direito o porquê. Um fã nato de ação é suspeito pelos dizeres seguintes, contudo, o desenvolvimento é entediante. Longas páginas para conhecermos os personagens até finalmente chegarmos a proposta inicial, podando nossa imaginação ao simplesmente deixarmos nossos olhos seguirem as linhas.
Esforcei-me para prosseguir a leitura, porém, nas partes finais, devorei as últimas folhas, que depois do tudo, conclui como bizarro no mais péssimo sentido, mas não surpreendente. Fez quase ter válido a pena ler, mas por diversos fatores, não o recomendo, explicando-os abaixo;
Os personagens são pouco aprofundados, terceiros chegam a ser totalmente neglicenciados mesmo com papéis a desempenhar de grande importância as protagonistas. Não houve empatia em momentos tensos ou melancólicos. Seus objetivos e motivações pareceram fúteis mesmo sendo o centro dos capítulos, o que fez tudo parecer sem sentido.
O local em que é passado é tão recluso que nos faz ter a impressão de que Londres era só ali, na companhia de gêmeas. São jogados nomes e nomes em nosso rosto, frutos de uma pesquisa da autora, porém, ela pareceu esquecer o porquê de querermos saber memorizar ruas e túmulos, que em nada ajudaram sem alguém com conhecimento prévio do local para uma boa ambientação.
Os romances são superficiais, como se estivesse ali para não ser tão parado, envolto de sangue familiar que fora totalmente ignorado para dar lugar a perguntas inseguras comuns sem a devida importância. Poderia ter sido muito mais bem explorado, mas como não, recebeu uma nota baixa.

Adri.Amaral 07/01/2017

O principal personagem do livro não são as gêmeas é o cemiterio Highgate.

Vini Birkheuer 30/12/2016

bananabronzeada.blogspot.com / envie sua obra para receber uma resenha completa
Resenha (não contém spoilers):
Olá, abiguinhosss mais lindíneos do mundíneo. Estou viciado no sufixo ÍNEO.
Bom... Eis-me aqui para relatar uma experiência definitivamente controversa numa relação entre leitor e obra. Sempre ouvi meus amigos dizerem o quão era normal começarem a ler um livro e se decepcionarem totalmente com este, mas, comigo, tal fenômeno por incrível que pareça: NUNCA ACONTECEU! NEVER! Até o dia em que comecei a ler Uma Estranha Simetria.

Achei a capa meio careta, e sinopse, apesar de bem genuína, um pouco morna. Iniciei o livro sabendo que ele era original de um outro pais e por isso achei a tradução muito bem feita, numa escrita visivelmente afinada, mas, descritiva até se tornar exaustiva.

A trama é narrada em terceira pessoa e inicia-se com as duas gêmeas Júlia e Valentina, que se chamam carinhosamente de ''ratinha'', que vão morar na casa de sua falecida tia Elspeth e a partir daí coisas estranhas começam acontecer a medida que a questão da paranormalidade começa se tornar um tom vivo da história.

Robert, viúvo da Elspeth, se vê atordoado pela aparência das irmãs ser tão absurdamente equivalente a da sua esposa, e por conta disso, relações misteriosas tendem a se concretizar.

Uma outra trama paralela também é formada, e em alguns momentos consegue ser mais instigante que o núcleo central. É o caso do transtornado Martin, vizinho das gêmeas, sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo, abandonado pela esposa por motivos esclarecidos a partir do momento em que ele começa interagir com Júlia.

O livro em si é audacioso, sombrio e cauteloso na questão da paranormalidade. Consegue fugir no clichê, embora seu final tenha se tornado deveras bizarro, mas isso é uma questão de ponto de vista.

Notas
Construção de personagens: 20/25 : Todos foram MUITO bem delineados.
Condução da trama: 16/25: O enredo consegue se manter mediante ao clímax, embora possa se perder da sua característica inicial.
Escrita/Tradução: 25/25 : Conseguiu realizar o feito de conciliar a escrita de uma trama estrangeira sem que ela perdesse sua essência original.
Fim: 16/25: O final é imprevisível, isso é um bom ponto, mas, como eu disse: é uma questão de ponto de vista, e no meu: BIZARRO!
Pontuação Final: 7,7

site: bananabronzeada.blogspot.com

ROBERTO468 10/01/2016

Sabe quando um livro te prende. Mesmo quando esse livro não tem uma GRANDE história ?
Uma estranha Simetria me prendeu de uma tal forma que não sei explicar.
Gostei muito da narrativa da autora. Achei o livro bem elaborado. Com um final bem legal. Mesmo que os personagens sofressem as consequências de atos do passado.
As gêmeas na minha opinião carregam consigo uma maldição do passado. Onde a única solução é tentar encontrar recursos que as fazem se libertar dessa maldição.
Enfoque total no Martin que na minha opinião é o melhor personagem do livro. Ele carrega a doença do " TOC" e eu achei magnifico esse detalhe na narrativa. Nunca tinha lido nenhum livro que falasse sobre a doença. Da vontade de cuidar dele. De abraçar. Emoções que são transbordadas a cada página.
O toque sobrenatural foi bem desenvolvido. Não esperava esse lado da escrita.
Gostei bastante. Apensar de não acreditar kkkk
Livro sensacional. Super recomendo. Já quero todos os livros da escritora.
Amei.

Iaa de Camargo 05/06/2013

Uma estranha historia
Desejei esse livro por um ano e decidi que o deveria ler.
Feita a compra, comecei minha leitura tão esperada.
Resultado: levei meses para acabar.
O livro se mantem em quase sua totalidade num ritmo quase monótono e sem grandes incidentes que nos causem surpresa.
Meses apos ler metade do livro o retomei e acabei.
A leitura já ficou mais facil e o ritmo ficou um pouco mais apreensor.
O final me surprendeu pois realmente manteve o grande segredo ate o fim.
Leitura monótona, mas mesmo assim recomendo.

Monaliza 04/02/2013

Estranho
Estranho porque me surpreendeu , estranho porque apesar não ser uma daquelas leituras gostosas, é uma leitura quase obrigatória . A minha visão dos personagens é que ficou meio distorcida, afinal, Valentina era depressiva ou só mimada e idiota ? Logo de cara fiquei com pena dela, afinal, enquanto Julia era saudável e de alguma maneira superior, a Ratinha ( apelido carinhoso de Valentina) era frágil, pequena e vivia constantemente recebendo ordens da irmã. E então isso já me fez desgostar da Julia, oras, quem ela pensa que é ? A dona do mundo ? Mas, algumas paginas depois, descobri o quanto Julia se preocupava com Valentina, e esta , por sua vez só pensava em se livrar de Julia. Ok,eu entendi o lado dela, mas o que me deixou fula da vida é porque ela simplesmente não disse isso pra Julia com mais convicção, com mais vontade, porque ela não se impôs? No final, constatei que Julia é a personagem mais real, mais normal do livro todo. E entrando na minha lista de personagens preferidos , Martin, me deixou louca com seu jeito louco, e eu adorei, simplesmente me encantei com sua doçura, com loucura, com seu amor. E sobre os outros personagens, todos anormais, só digo que se merecem. O livro , em si, tem uma historia legal e o segredo de Elseph e Eddie é o melhor do livro, me deixou confusa, não é um segredo sórdido, é um segredo estranho, muito estranho.
Natasmi Cortez 12/09/2013minha estante
Concordo contigo ! A estória me surpreendeu e tive a mesma sensação que você!No início fiquei com pena da Valentina mas depois fiquei com raiva da idiotice dela e essa deprê toda querendo se matar! Ah vai se catar! Tinha que ter ficado com o Robert e pronto! E essa tia dela! Mulher do mal ¬¬'

Erika 11/03/2015minha estante
Tive a mesma percepção do livro, bem igual a você!

sol 06/01/2016minha estante
To quase na metade do livro e to lendo pq gostei muito do outro livro da autora e tbem pq ja senti q tem algum segredo no final, mas tenho q confessar q o livro todo me causa uma sensação de repulsa, sim, é isso q eu sinto sobre todos os personagens, kkkk

Moonpierre 23/09/2017minha estante
O mais interessante do livro, é que mesmo que a Valentina fosse tratada como "a frágil"....
Spoiler:
foi ela que bateu na Júlia.
Não me fez nenhum sentido, e percebi que nesse livro os personagens "não são o que parecem ser", pelo menos foi essa minha impressão. Como se tudo que a autora dissesse, fosse uma mentira, que a gente tivesse que descobrir e montar as peças do quebra cabeças.

Fábio 10/01/2013

Não consegui continuar...
Estranha simetria poderia ser sinônimo de estranha leitura. Que livro mais desinteressante!Eu não consegui ler todo, não tem como você prosseguir em algo tão sem graça.Os personagens parecem seres de outro mundo, a autora não consegue fazer você acreditar que Robert é real,nem ser algum deste livro,com excessão do fantasma.
As gêmeas são insossas,chatas e repetitivas, você tem raiva da vida tão sem graça delas.A única parte que se salva é apresença de Elsepht que quando aparece enche o livro de vida, mesmo estando morta.Estava na metade do livro e não sabia quem era a pessoa mais importante da história (se é que tinha).Recusei-me a continuar uma leitura tão insignificante quanto esta, muita coisa irrelevante envolto de uma coisa extraordinária pouco explorada(vida após a morte).

Pandora 09/07/2012

Não sei se é porque não era o que eu esperava ou porque achei a tradução muito ruim ou ambas as coisas... o fato é que o livro terminou e eu não entendi qual foi a pretensão da autora - se é que ela teve alguma. As personagens eram interessantes: o obsessivo-compulsivo, o melancólico historiador da morte, gêmeas separadas por um segredo, gêmeas unidas demais... fora um fantasma que não conseguia sair de casa. Mas apesar de ter gostado do final, achei a leitura muito arrastada e as (poucas) boas situações mal aproveitadas. Sabe aquele livro que você torce para terminar de ler logo para poder começar outro? Então.

Rotina Agridoce 03/07/2012

Valentina e Julia Poole são gêmeas idênticas e totalmente inseparáveis. Ambas fazem tudo juntas, vestem-se iguais e dividem todos os sonhos, momentos e sensações.

De outro lado, estão Edie e Elspeth, mãe e tia -respectivamente, delas. Estas gêmas tinham uma forte ligação do qual fora quebrada há 20 anos atrás. Elas nunca mais se falaram, porém ninguém sabia o motivo disso tudo.

Percebendo que o seu fim estava perto, Elspeth resolve deixar uma herança para as sobrinhas: seu apartamento em Londres, com vista para o cemitério Highgate, sob a condição de que vivam juntas lá por um ano. Mas o testamento tinha uma exigência "básica", seus pais jamais poderiam entrar lá.

Aos 20 anos, as moças vão morar sozinhas e desvendar todos os mistérios obscuros que cercam sua família e os motivos que levaram à separação da sua mãe e da sua tia.

No prédio, elas conhecem Robert, o companheiro bem mais novo de Elspeth que, inconformado, ainda sofre amargamente pela sua morte. E conhecem também Martin, portador de TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo) e muito solitário, já que foi abandonado pela esposa.

Nesta vida nova, Valentina e Julia vivenciam novas experiências e a segunda, começa a questionar sua própria vida. Uma mulher cheia de atitude, forte e decidida, é Julia quem toma todas as decisões por ela e pela irmã, enquanto Valentina é frágil, doente e tímida.

Até que chega um momento em que as gêmeas [principalmente Valentina] começam a sentir uma presença sobrenatural muito forte e percebem de que se trata da tia, que se manteve ligada ao apartamento durante todo esse tempo.

O fantasma de Elspeth passa a conviver e interagir com as sobrinhas, onde tambem é criada uma relação de cumplicidade e amizade, do qual em vida não foi possível ter.

Ao longo da leitura, vamos ...

leia o restante em meu blog

GiselleC 24/06/2012

Terminei de ler este livro há um ou dois meses atrás e ainda não sei exatamente o que achei dele. "Uma Estranha Simetria" me chamou atenção primeiramente por causa do nome, devido a uma música do Engenheiros do Hawaii e a capa também despertou minha curiosidade, li a sinopse e me pareceu no mínimo interessante, então resolvi ler.

Confesso que não li o romance best-seller da autora, assisti ao filme e achei bonitinho, fofinho, até mesmo original, mas nada de surpreendente. Eis que, por algum motivo, Uma Estranha Simetria acabou me dando a mesma impressão.

A ideia da obra é genial, a maioria das famílias escondem alguma coisa e tem alguma briguinha que os descendentes jamais poderão entender, e é isso que acontece aqui. Elspeth Noblin mora em Londres e tem uma irmã gêmea que vive nos EUA com o marido e as duas filhas, também gêmeas, com quem é brigada há anos. As duas nunca ousam comentar com alguém o motivo da sua separação, o que poucos entendem considerando que gêmeas geralmente são melhores amigas, extremamente próximas, etc e tal.

De repente, Elspeth morre e resolve surpreender a todos, deixando tudo em seu testamento, inclusive seu apartamento de frente para o cemitério onde foi enterrada, para as suas sobrinhas gêmeas, com quem nunca teve contato. Mas ela dá uma condição: as meninas terão de morar por um ano no apartamento e seus pais não poderão entrar lá nesse meio tempo. E é lá que seu fantasma resolve ficar, "assombrando" as sobrinhas e ajudando todos nós o que realmente aconteceu para conturbar tanto sua relação com a irmã gêmea, Edie.

A personagem mais encantadora do livro, em minha opinião, é a Valentina, uma das sobrinhas gêmeas, a Ratinha. A relação das meninas desperta uma sensação de ser muito mais conturbada que a da geração anterior, e o história tem um ambiente espetacular para ser narrado, já que fica praticamente toda entre o apartamento de Elspeth e o Cemitério de Highgate.

De qualquer forma, recomendo. Foge bastante dos clichês e os personagens tem a humanidade, o egoísmo e os defeitos reais de um ser humano, ninguém é perfeito demais.
Telma 25/06/2012minha estante
estou para ler esse livro, em algum momento.
Sua resenha, super bem escrita, me fez protelar um pouquinho mais. Mas, chego lá! ;)

Iris 19/09/2012minha estante
Concordo contigo em relação à Valentina, foi o único personagem do livro que conseguiu me cativar.

E quanto essa sua frase: "Gostei muito de como a história se desenrolou, achei vários detalhes fascinantes e muito bem-pensados, mas acabei me decepcionando no final. Não necessariamente na forma em que acaba a história, mas sim em como foi descrita, talvez como se a autora estivesse com pressa para terminá-lo e tivesse corrido nas últimas duas páginas ou coisa assim." Eu concordo COMPLETAMENTE contigo.

Ela criou uma trama tão fantástica, tão cheia de detalhes, e o final praticamente não explorou nada disso. Sinto que o final foi um tanto pobre e que foi feita as pressas mesmo.

Gostaria que tivesse um segundo livro para explorar o final do primeiro, que tinha um potencial imenso.