O Ninho dos Gaviões

O Ninho dos Gaviões José Maviael Monteiro

Resenhas - O Ninho dos Gaviões

pabloviniciusra 13/09/2020

Série vaga-lume é nostálgico
Livro infanto-juvenil da série vaga-lume de ótima leitura. É para se ler de uma única vez e saborear as aventuras da turma jovem do clube de montanhismo. Mistério e aventura em uma trama simples porém ótima como são todos os livros desta série.

Sudan 30/05/2009

O Ninho dos Gaviões
Três jovens alpinistas escalam o Ninho dos Gaviões, sem imaginar que teriam de enfrentar uma quadrilha de traficantes que usava a montanha como esconderijo. As ameaças estão em todos os momentos da escalada.

Taay 22/07/2010

...Ou covil dos bandidos ?!
Uma história aparentemente inocente,que com uma disputa começa a intrigar,um quer impedir o outro? Errado! Querem impedir os dois grupos. Mas quem,por qual razão ou motivo? Esse romance, que beira um romance policial,fascinante,intrigante,merece ser lido! Quem diria que uma simples escalada,iria acabar em uma grande reportagem policial? Pois é, coisas de 'La dolce vita'.

Juliane4 02/12/2023

A narrativa inclui elementos que exploram a amizade, o crescimento pessoal e desafios enfrentados pelos protagonistas.

RAGGI0 27/03/2020

A Série Vaga-Lume é Demais
Eu, particularmente, gostava de todas as obras publicada pela Série Vaga-Lume, mas esta é demais! Eu recomendo a leitura a todos que a encontrarem nos sebos, porque, provavelmente, em lojas não exista mais.

Ananda.Torres 21/08/2020

O primeiro livro que li na vida!
Lembro que li esse livro na 6a série. Não me lembro da história, mas a experiência literária me fascinou tanto que nunca mais parei de ler. ??

Manu 04/05/2022

O ninho dos gaviões
O melhor Livro da minha vida e não tem outra opção, o desenvolvimento da história é tão perfeito. Apaixonada nessa história e não é de hoje esse amor ?

Wishbone 03/01/2009

Boa trama para um livro nacional. Bons detalhes sobre equipamentos de escalada.
vsc bibliotecária 22/04/2014minha estante
Wishbone, eu adorava assisti-lo na TV Cultura. :3

spideramiel 24/12/2009

Li quando eu era criança,nem lembro mais sobre o que é =) mais o que importa que eu li
Lilian 22/10/2012minha estante
não lembrar sobre o quê leu no livro???

Naldinh o/ 28/08/2019minha estante
Que resenha incrivel !!

TaynaMB 29/05/2011

...Ou covil dos bandidos ?!

Tama 28/02/2024

Soft reading
Leitura levíssima.
Só para relaxar e passar o tempo.
Mas agradável mesmo assim.
Bom para casos de ressaca literária.

leitorDedicado 29/06/2015

Leitura Rápida !!!
Os livros da coleção vaga-lume são excelentes para uma leitura rápida, histórias simples e de fácil entendimento, esse não é diferente, recomendo !!!

Paula Maria 08/04/2016

Mistério sobre as montanhas
Para comemorar o bicentenário do alpinismo, um clube de alpinistas resolve organizar uma excursão ao Ninho dos Gaviões, pico localizado entre os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ronaldo, presidente do clube, tomou à frente anunciando quem participaria da subida.

A escolha do grupo fez com que Márcia, Oswaldo, Alfredo e Dagomir ficassem de fora. Revoltados com a escolha do presidente, eles resolvem se juntar e fazer a escalada por conta própria antes dos colegas. Tudo planejado, data marcada... E Márcia recebe um bilhete: "O ninho dos gaviões é uma montanha maldita, desista da escalada. Gavião Negro". Pronto, encrenca formada.

Esse é o mote de O Ninho dos Gaviões, escrito em 1988, por José Maviael Monteiro. O título faz parte da coleção Vaga-Lume, ou seja, curtinho, cheio de ação e voltado para o público infanto-juvenil.

A primeira vez que pensei lendo o livro foi: daria um roteiro incrível! Rs! A segunda foi: o final foi uma excelente sacada. Mas o livro poderia ganhar mais algumas páginas... Achei que o autor poderia explorar melhor o receio dos alpinistas em relação à viagem e até mesmo o término do namoro de Ronaldo e Márcia.

O livro traz algumas ilustrações, mas gostaria que ele tivesse desenhos mais detalhados da montanha. Confesso que me perdi um pouco imaginando os caminhos por dentro do pico. Mas, de quebra, no final há um sumário com todos os equipamentos de escalada citados, o que é bem bacana!

Vale muito a pena a leitura. Recomendo. Monteiro é autor ainda de A Estranha Montanha que Roncava, Os Barcos de Papel e O outro lado da ilha.