O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Grande Gatsby

julia5602 22/01/2022

o grande gatsby
é um romance que fala sobre o sonho americano, os anos pós primeira guerra mundial e apego ao passado. não sei muito o que falar além do fato de que eu gostei mais do que eu esperava. achava que ia ser uma leitura arrastada com um vocabulário complicado, mas achei de fácil compreensão e objetivo ao mesmo tempo que consegue ser poético.
Gustavo195 22/01/2022minha estante
Tava em dúvida se começava essa leitura esse ano, agora já quero ler o quanto antes, obg, rs. ?

charlie54 01/04/2024

Sou do time que defende que clássicos não precisam ser chatos só por serem clássicos mas meu. deus. esse foi insuportavelmente chato. absolutamente nada demais.
21evelyn 01/04/2024minha estante
sério? tenho muita vontade de ler por conta do filme :(

stephany :) 01/04/2024minha estante
nossa, eu amo esse livro

Ester479 01/04/2024minha estante
Eu comecei o filme mas tive que abandonar em 1 hora, de tão chato kkkkkkk. Mas ainda pretendo ler o livro por causa do assunto tratado.

Aurea25 01/04/2024minha estante
Eu senti isso com o senhor das moscas

alice 25/10/2023

A história de O grande Gatsby é narrada por Nick, um jovem estudante que é inserido na alta sociedade ao fazer amizade com seu vizinho, o rico e misterioso Jay Gatsby.

A fama de Gatsby gira em torno de fofocas e especulações acerca de sua fortuna e de como ele a obteve. Conforme Nick fica mais próximo dele, a fachada intocável de Gatsby é destruída e, por trás das festas luxuosas e da postura impecável, descobrimos a fragilidade e o vazio de um homem que busca o amor inalcançável de uma mulher.

O livro é um clássico, tem uma escrita fácil, narrativa fluida e a crítica certeira de Fitzgerald a elite da época reflete com proximidade assustadora a elite dos tempos atuais: a vulgaridade, a sedução e extravagância do dinheiro, a busca desesperada por status, a ideia de serem superiores à todos por conta de suas gordas heranças e a liberdade que só o dinheiro pode proporcionar; liberdade para falar e fazer atrocidades tendo a consciência de que jamais serão punidos por algo. Aqui, o dinheiro é como uma luz e às pessoas são atraídas em sua direção como mariposas.

Por outro lado, o autor também trabalha o ponto em que o dinheiro falha em preencher e essas pessoas tão abastecidas de privilégios são corroídas por um vazio aterrador, vazio de personalidade, de honestidade, de prudência... Eles são consumidos pela vaidade, pela mesquinhez de suas almas, pelo tédio de uma vida tendo certeza de que estão imunes das consequências de seus atos, eles não se importam mas desmoronam no primeiro rompimento de seus mundinhos perfeitos.

Todos os personagens aqui são fúteis, voláteis e vazios. Daisy que aceita às traições do marido porque ao lado dele sua fortuna é ainda maior, ela manipula todos ao redor com sua falsa inocência. Tom que é o típico rico com a crença de superioridade, suas atitudes violentas e falas são carregadas de racismo, machismo e ele se considera um homem inteligente porque ninguém é capaz de rebater às atrocidades que diz.

Gatsby representa o "sonho americano", a ideia ? irreal, ilusória ? de que um homem pode partir do nada e conquistar uma fortuna inigualável, basta ele ter força de vontade e correr atrás de seus objetivos. Conforme o passado de Gatsby é revelado, percebemos que seus meios para obter riqueza são deturpados, mas isso não importa, afinal, ele alcançou o tão almejado sonho.

Conhecemos a história através dos olhos de Nick, ele coloca suas percepções diante das situações que presencia, então só conhecemos o ponto de vista dele com base em seus julgamentos e esses julgamentos mudam constantemente. Acredito que por conta disso, cada um terá uma visão do Gatsby e do que ele foi.

Finalizei enxergando Gatsby como um homem solitário, que ansiava por algo que ficou no passado e moldou sua vida em busca de um amor inalcançável. Ele acreditava em uma ilusão criada por sua própria mente e essa ilusão foi sua ruína.

O grande Gatsby trás a perspectiva de uma verdade incontestável que suplanta fortunas, status e festas grandiosas: morreremos sozinhos.
Gleidson 25/10/2023minha estante
Excelente resenha, Alice! ??

alice 25/10/2023minha estante
Muito obrigada ??

Gabriel 14/04/2022

Um clássico surpreendente
Comecei o livro com zero expectativas, mas fui bastante surpreendido. A narrativa é bem fluída e a ambientação é agradável.

Não gostei de nenhum personagem em especial, mas o enredo foi envolvente e a forma como as "surpresas" vieram foi surpreendente. O livro me agradou mais pelos acontecimentos inesperados do que pelo resto. É um clássico interessante que vai falar sobre assuntos pertinentes e fazer certas críticas à típica vida estadunidense dos anos 20.

Myria.Viana 20/04/2024

O grande Gatsby para mim foi mais como as aventuras de Nick e seu vizinho estranho rsrsrsrs
A leitura não tem nada de extraordinário, a não ser o fato de traição, morte seguida de fulga do flagrante e suicidio. O personagem narrador achei muito mais interessante do que o personagem central da história. Em alguns momentos para vida mais um delírio do narrador do que retratação da vida do Gatsby.
skuser02844 20/04/2024minha estante
ja estou olhando a 10 min mas ainda nn consigo acreditar nessa capa horrorosa desse livro

Myria.Viana 21/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk

luvsmengo 24/03/2024

? [...] poeira imunda que flutuava no rastro dos seus sonhos
O grande gatsby é muito mais que o retrato de um sonho americano nos EUA dos anos 20: é um retrato de um lado oculto desse sonho tão almejado, um lado oculto cheio de poeiras que foram jogados pra de baixo do tapete.

nos é mostrado gatsby, um jovem que busca alcançar esse sonho, como uma prova de amor à sua daisy, mas...a que custo essa procura pode levar para sua vida, para daisy e tantos outros personagens que passam por essa obra? posso adiantar: os custos desse esforços são meio que catastróficos.??

cheias de detalhes quanto a uma época taxada de muito glamour, o grande gatsby vem como um olhar indiferente desse tempo, tirando um pouco desse brilho em volta desse período e trazendo o leitor a uma reflexão necessária e atemporal.
caokasaki 24/03/2024minha estante
Amo demais esse livro!! Ótima resenha :)

Mimi Macedo 24/03/2024minha estante
???

ErranteLiterári 07/01/2013

Menos do que eu esperava...
De acordo com a descrição encontrada no Wikipedia, The Great Gatsby (O Grande Gatsby) é um romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em 10 de abril de 1925. A história se passa em New York, e na cidade de Long Island, durante o verão de 1922 e é uma crítica ao "Sonho Americano".

Pois muito que bem... Esse livro foi escolhido em razão de meu desafio literário (um clássico norte-americano), mas não sei se minhas expectativas eram grandes demais ou se não consegui entrar no espírito da tal crítica ao superestimado “sonho americano”, mas enfim... não gostei do livro...

Eu sei, eu sei... não precisam me matar por isso, mas eu achei a história rasa, boba e que de crítica não tem nada.

O autor tentou ambientar sua narrativa entre os endinheirados de New York da década de 20, que, para variar, não tinham muito mais do que o próprio umbigo na cabeça... mas isso é possível observar em qualquer camada social, até mesmo entre os mais pobres.

Algumas festas, um amor antigo, uma fatalidade e tudo cai por terra. Não achei que a fórmula convenceu muito e, por se tratar de um clássico, realmente achei que poderia oferecer mais.

Não acho que os eventos do livro representam uma crítica ao sonho americano, pois, quando muito, representam as escolhas superficiais de pessoas sem fibra ou caráter. Fato este que, com certeza, não é monopólio da classe A...

Por mais que eu tenha me esforçado para gostar do livro, a leitura foi sofrida e somente cheguei ao final por não gostar de abandonar um livro pela metade.

Sei que muitos não comungam da minha opinião, afinal... é um clássico... mas o que escrevi foi somente minha opinião (e só minha), sem maiores pretensões, pois não sou nenhuma literata, sou apenas uma leitora comum que gosta ou não das histórias que lê...

BLOG:oerranteliterario.blogspot.com.br

lazymoose 10/01/2013minha estante
Concordo com a tua opinião. Não sei como esse livro foi eleito o segundo melhor romance de língua inglesa do século XX... "Mrs. Dalloway" (enquanto crítica à sociedade burguesa) e "O mundo se despedaça" (enquanto romance) são incomensuravelmente superiores, só para citar duas obras que são do meu escasso conhecimento.

Elias 26/06/2013minha estante
Me identifiquei com sua crítica/apreciação da obra. De fato, fiquei com a sensação de que poderia ser melhor ou que não consegui entender muita coisa além do básico.
A leitura também foi sofrida pra mim, principalmente do meio para o fim.

Maria Fernanda 19/01/2014minha estante
Concordo com a resenha e com os comentários. O livro é superestimado, sim!

Diego 28/01/2019minha estante
Ótimo, exatamente o que eu penso. Talvez tradução da edição do livro que li tb tenha ajudado a fazer minha leitura pior, mas de modo geral, tb achei uma história boba e sem crítica alguma... me pergunto pq esse livro virou um clássico... talvez por ser antigo e naquele tempo as pessoas ficaram impressionadas/maravilhadas em conhecer um pouco da vida fútil da alta sociedade.

Rogéria Martins 04/11/2023

"Eu a amava. E este é o começo e o final de tudo."
O livro nos conta a obsessiva história de amor de Gatsby para com Daisy. Aqui também conhecemos Nick, um amigo muito fiel.

Até onde você iria para salvar quem ama? Que preço está disposto a pagar? É o que vamos descobrir aqui.

Foi uma leitura fluida, rápida mas muito impactante. Adorei a atmosfera das festas com jazz como trilha sonora!

O único ponto negativo ? na minha humilde opinião ?, foi que Fitzgerald passou a impressão de ter confiado demais no final da história, baseando assim todo o enredo em propósito somente do final. Foi uma boa história mas sinto que poderia ser melhor. De qualquer forma, acredito que cada experiência de leitura é única, estes foram meus comentários sobre minha experiência.
Titi 04/11/2023minha estante
Quero muito ler esse livro

Rogéria Martins 04/11/2023minha estante
Thiago, leia sim! Se pegar a mesma edição que eu (da Penguim), pule a introdução, porque tem spoiler.
É uma leitura bem rapidinha, acredito que você vá gostar bastante!

Titi 04/11/2023minha estante
Obrigado pelo conselho!

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

O Grande Gatsby
Esse foi meu primeiro livro concluído de 2015 e também minha primeira meta do ano alcançada. Decidi que para 2015 iria encarar alguns clássicos da literatura e esse tendo lançado um filme recentemente que eu ainda não tinha visto, parecia uma boa opção para começar.

O Grande Gastby vai nos apresentar, em 1922, Nick, um jovem de uma boa família que após de formar e voltar da guerra está tentando encontrar seu lugar na sociedade, tentando a sorte em Wall Street. Ele se muda para West Egg, uma área cheia de casarões, e a casa de Nick, uma pequenina residência no meio dos ricos. Seu vizinho é misterioso Jay Gatsby, um homem que ninguém sabe muito bem o que faz e de onda saiu, mas que dá festas glamourosas em sua residência, onde grande parte da elite novaiorquina comparece.

Nick recebe um convite de Jay para umas dessas festas e acaba descobrindo que o interesse desse homem cheio de segredos vai além da sua amizade. Jay quer algo em troca. Ele viveu um amor torrencial na juventude com Dayse, prima de Nick e vai usar o amigo para se introduzir novamente na vida dessa mulher, que hoje vive casada do outro lado da baia.

A partir desse reencontro e com algumas histórias paralelas vamos acompanhar uma história sobre um sonho e sobre a tentativa de reconquistar um grande amor através de meios errados.

Gatsby é um personagem complexo que é bastante difícil de se decifrar durante a leitura. Ele é leve e intenso, sincero e misterioso, obstinado e relutante. O livro é super rápido e com frases curtas, porém há grandes reflexões no meio da história, e por vezes é preciso parar a leitura, voltar e ler novamente.

Como não sou familiarizada com essa literatura mais clássica, tive algumas dificuldades na leitura e por isso, ter assistido o filme depois foi super importante para que a minha experiência com essa história fosse completa. O autor não dá muitos detalhes sobre ambientes ou vestimentas, o que dificulta na imaginação das cenas se você não estiver familiarizado com os Estado Unidos dos anos 20, o que era o meu caso.

Vi algumas críticas ao filme e entendo que alguns pontos são divergentes e diferentes, porém ter assistido a adaptação cinematográfica minutos depois do fim do livro foi esclarecedor. Acho que uma coisa acaba por complementar a outra. O Gatsby do filme e a interpretação do Leonardo DiCaprio está muito boa, a única coisa que me decepcionou foi ver o quão não natural estava o Tobey Maguire como Nick. Acho que deixou a desejar e fugiu completamente da personalidade do personagem.

“Se isso for verdade, ele deve ter sentido que perdera seu velho e cálido mundo, que pagara um alto preço por viver durante tanto tempo acalentando um único sonho. Deve ter fitado o céu desconhecido através das folhas assustadoras, arrepiando-se ao descobrir o quão grotesca pode ser uma rosa, e quão rude pode ser o sol incidindo sobre a relva recém plantada. Um novo mundo, material sem ser real, onde pobres fantasmas deslizavam furtivamente, respirando sonhos como se fossem ar… como aquela figura pálida, fantástica, deslizando em sua direção através das árvores amorfas”.

Acho que a grande mensagem que esse livro trás é que a gente não pode mudar o passado, não há volta no tempo ou concerto do que deu errado. Só há o futuro e o futuro a gente tem que construir pensando pra frente. Tirei desse livro que não devemos mudar a nós mesmos para agradar o outro. Que se o outro não gosta da pessoa que eu sou, ele não é merecedor. Enxerguei no livro os gritos do autor para a compreensão do amor e de até onde ele pode nos levar a fazer loucuras.

Apesar das dificuldade acredito que comecei o ano com o pé direito com esse livro. Tive dificuldades, mas aprovei o resultado final e recomendo pra quem se interessa por livros clássicos :)

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-o-grande-gatsby-f-scott-fitzgerald/

Gabms 29/11/2021

Muito bom!
"O Grande Gatsby" é um livro ambientado na Nova Iorque da década de 20. É uma história sobre o sonho americano e um retrato de sua hipocrisia.

Gatsby é a figura que representa o sonho americano. Dono de uma imensa mansão e anfitrião das festas mais luxuosas da cidade, o personagem Gatsby intriga todos os moradores da redondeza, incluindo o recém chegado Nick, que é o narrador da história.

É através do relato de Nick que descobrimos Gatsby e seus mistérios. Além de ser uma crítica, a história também traz sobre amores proibidos e não correspondidos, traições, amizade e egoísmo.

letAcia203 19/07/2021

Este livro é tão triste. Eu estou tão triste.
Não esperava isso.
...................................

heronthxrn 08/01/2023

tomara que o filme seja melhor
ta longe de ser ruim mas também não é BOM só é arrastado e tem narração e descrição desnecessária principalmente no começo mds fui guerreira
M. Júlia 08/01/2023minha estante
Eu detestei o livro, mas amo o filme

Aline.Fiori 08/01/2023minha estante
O filme é bom

Arnaldo.AlcAntara 08/01/2023minha estante
O filme é muito bom

Leiliane R. Falcão 08/01/2023minha estante
Leia de novo daqui a alguns anos. Minha primeira leitura foi um parto. Li uns 10 anos depois e foi outra experiência. É um dos meus favoritos.

Lorena 08/01/2023minha estante
O filme é ótimo, produção perfeita e me deixou pensativa