Depois que você foi embora

Depois que você foi embora Maggie O'Farrell

Resenhas - Depois Que Você Foi Embora

Nana 29/07/2010

Triste, comovente e intenso!
O livro inicia com um mistério que de cara já desperta a nossa curiosidade. Em seguida nos é apresentada a vida de Alice, sua infância, sua família e seus amores. Tudo isto mesclando entre o passado e o presente dos personagens.
Apesar da estória ser contada com estas idas e vindas no tempo, não fica confuso, pelo contrário, é muito agradável e envolvente.
Um lindo romance (sem ser meloso), que trata de relacionamentos familiares com um leve toque de mistério. Adorei!!!
Este foi o primeiro livro que li desta autora e com certeza vou ler os outros.

LissBella 19/08/2010

Um livro que não é para ser devorado. É para se saborear...

Demorei mais a ler, creio que pela profundidade das emoções que o livro nos causa...

É lindo... e espantoso ao mesmo tempo. Como Maggie O'Farrell consegue nos fazer sentir parte do livro, ou, não sei, transferir algumas dores do livro para nós.

Parei diversas vezes para pensar em... puxa... como seria se fosse eu? Ou... Caramba... porque algumas pessoas vão embora?

Profundo, generoso, envolvente, lindo!

É muito mais que querer descobrir o que Alice Raikes viu... na verdade, boa parte do livro eu me envolvi tanto que nem estava mais curiosa quanto ao que ela viu ao descer do trem... A história é muito mais que esse fato em si.

Taí um livro para ler e reler. Ao chegar no fim, quis, voltar ao começo.

Algumas partes que ficaram marcadas...

"Não há como frear coisas nas quais você não quer mais pensar".

"Quer devorar o tempo, quer que os dias, semanas e anos passem voando para poderem fazer tudo agora. Mas ao mesmo tempo quer congelar o tempo: conhece bastante o amor para saber que é cego, que não existe nenhum amor sem sofrimento, que não se pode amar ninguém sem ter uma ponta de medo de como a coisa pode terminar".

"O amor não muda com a morte".

"Ela dá duas respiradas profundas e sente as ondas doentias e familiares do sofrimento passarem pelo seu corpo... espero que você nunca tenha que descobrir na vida que coração partido dói fisicamente".

"O que a gente deve fazer com todo o amor que sente por alguém que não existe mais? O que acontece com todo esse amor que restou? ... Nunca tinha pensado nas obras de caridade como um lugar cheio de sobras de tragédia e perdas".

"Meu coração sabia, minha cabeça sabia, meu corpo sabia. Ele nunca mais voltaria. Fiquei ali sentada... entorpecida... eu me sentia oca, como se meu corpo não tivesse nada mais que fumaça dentro... Só tinha conciência daquele buraco,daquele buraco absurdo onde devia estar meu coração."

"O passado revela-se em qualquer lugar" Michael Donaghy

Sem dúvidas, é um livro muito especial... Recomendo!

Thali 22/02/2022

No começo eu pensei em abandonar este livro, muitas vezes. A história parecia fragmentada, pouco fluida, não me prendia. Resolvi aplicar a dica das 50 páginas: ler as primeiras 50 páginas e então decidir largar ou não. E foi a melhor coisa que eu fiz. Em torno da 50° página, a história começou a me envolver de tal maneira que eu simplesmente devorei o livro em poucos dias. Depois é possível entender porque o começo é confuso e fragmentado.
A autora constrói muito bem seus personagens, parece que conheço a família Raikes. Vejo Ben com seu jeito tranquilo, Ann super controladora, Elspeth uma avó acolhedora mas firme. Acho que a história vai muito além do mistério sobre o que Alice vê e até mesmo sobre seu amor com John. O livro trabalha nas lembranças de uma vida inteira da personagem, desde criança, suas travessuras, seu temperamento, seus problemas familiares, coisas cotidianas, seus amores, suas dores. Achei incrível!
Por vezes nos vemos totalmente mergulhados na vida de Alice. Até mesmo na sua dor. Passei recentemente por uma perda e consigo me reconhecer em diversas passagens, e outra tantas me ajudaram a refletir sobre a minha própria dor, a tentar enxerga os acontecimentos e as minhas emoções de forma diferente.

"O amor não muda com a morte, nada se perde, tudo no final é colhido"

"Em momentos como esse, a incredulidade e terrível irreversibilidade do que aconteceu lhe causam tamanha dor que a deixam sem fala durante dias".

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Lindo livro!

O curioso é que não há uma história bem definida. É como se fosse um devaneio triste, mas bonito sobre a vida de uma família. Fiquei diversas vezes com - MUITAS - lágrimas nos olhos. Só não chorei pra valer porque estava dentro de um ônibus.

[/SPOILER]
É difícil escrever algo sobre um livro desse tipo. A sinopse faz a gente acreditar que é uma história com pitadas de suspense, mas o que quer que Alice tenha visto na estação de trem passa a ser secundário diante de todo o drama de sua família.

E que romance, o dela com John, hein?! É daqueles para você sonhar em viver algo semelhante, e fica com aquela pontadinha de inveja, mas que se transforma em um temor apavorado de perder tudo depois como ela perdeu.
[/FIM DO SPOILER]

É uma história doída, mas contada de uma forma ágil. A narrativa não é linear e não foca em apenas uma personagem. O narrador, aliás, narradora, já que não lembro de algum dos homens ter passado por tal papel, se alterna, capítulo a capítulo, e no começo você se sente jogado em meio a um furacão sem saber quem 'fala a você' naquelas linhas.

Depois que as personagens ficam melhor delineadas, a confusão diminui, mas a intensidade da história não.

Enfim, belíssima surpresa. Indico!
LissBella 14/10/2010minha estante
Nessa, lindo mesmo. Li depois da sua resenha e simplesmente ADOREI! Bj.

KessyCosta 16/02/2011minha estante
Amei a sua resenha!

Nessa Gagliardi 04/07/2011minha estante
Oi, Ellen! Não lembro disso não, mas já tem um ano que li. :)

Patsy 18/05/2010

O jeito como a historia é narrada me fascinou. A principio achei que poderia ser um pouco confusa, por não ser contada em ordem cronológica, mas a autora desenvolve o texto de uma forma muito clara. O final foi inesperado e aberto. A vida da protagonista é narrada desde a infância o que explica todos os conflitos e mágoas familiares.
Fiquei encantada com John e Elspeth, para mim, eles são os que mais transmitem humanidade na historia. Durante a leitura eu ficava me perguntando se era possível realmente existir um amor assim, tão grande, que é capaz de consumir uma vida quase por completo quando se ausenta.
Enfim é um livro sobre ganhos e perdas. Simples assim.

Andréia 18/07/2010

Para não largar mais
Alguém sofre um acidente ao atravessar a rua, e certamente passamos a imaginar: ela morreu, e agora saberemos da vida dela de trás pra frente. Mas esse romance é bem mais do que isso. Leia e descubra uma história intensa para saber quem foi embora.

ALE 12/08/2010

Fazia tempo que não chorava com um livro.Adorei recomendo

Laura 04/03/2022

interessante, mas meio perda de tempo
no começo do livro eu tive dificuldade em me prender e achei que logo fosse mudar e a história começaria a ficar mais interessante, mas não senti que teve momento algum que eu ?não conseguia largar o livro?. achei que a história deu uma melhorada quando começou o romance em si e não só a história atual de alice no começo sem você entender muito da personagem e com um mistério que não fazia sentido em estar no começo, pois não me fez ficar mais presa e sim mais confusa, tanto que na metade do livro eu nem lembrava mais disso, lia puramente pela descrição e construção dos personagens e histórias deles que achei mais interessante, mas esse livro quase me fez cair numa ressaca literária, no final eu dei um gás só porque queria terminar logo. e inclusive não entendi direito o final do livro. ?

Laís 07/05/2016

História deliciosa!
Foi um prazer ler este livro, é uma história que acalenta o coração. Recomendo muito a leitura!
Aproveito para compartilhar um dos muitos trechos memoráveis do livro, mas que especialmente me marcou:
"Ele olha a foto de novo.
- Imagine se tivéssemos nos conhecido naquela época. Imagine se nesse dia você tivesse se virado para a esquerda e dito para mim: “John Friedmann, daqui a seis anos vamos nos apaixonar.”
- Você teria me achado uma maluca.
- Provavelmente teria pensado que era uma cantada! Mas por que, oh mulher sexy e misteriosa, tivemos que esperar seis anos?
- Eu era muito jovem. Não estava preparada para você. Ainda tinha que passar por Mario e Jason antes. Sem eles, não teria chegado a você.
- Então devo ser grato a esses cabeças de nabo?
- Não, o que quero dizer é que parece uma equação, uma equação emocional: Mario dividido por Jason igual a John.
Ele ri.
- Bem, obrigado por aparecer um tempo depois. Enfia a foto no bolso do casaco. Quando ela põe os braços em volta dele, ouve o barulhinho do papel embaixo da camisa."

cris.leal 27/10/2018

Narrativa muito original...
Alice Raikes é a personagem principal desta história e o que sabemos no início, é que ela está muito triste, sem vontade de viver. Numa manhã, dirige-se à estação ferroviária, compra uma passagem e vai ao encontro das irmãs, em sua cidade natal na Escócia. Ao chegar, ainda na estação, vê algo tão impactante, que a faz voltar imediatamente para casa, em Londres, onde é atropelada. A trama se desenrola enquanto ela está no hospital, em coma.

A história da família Raikes é contada de forma não linear por Alice, de dentro do coma quando tem algum nível de consciência, por sua mãe Ann e por sua avó Elspeth, em diferentes fases de suas vidas. Eu não sou muito fã de histórias que avançam e voltam no tempo e têm muitos narradores. Geralmente fico meio perdida, mas desta vez a narrativa funcionou lindamente para mim. A escrita de Maggie O’Farrell é de tal qualidade que a gente sempre sabe naturalmente qual das três mulheres é a narradora. E a cada narrativa, vamos conhecendo melhor Alice e John, o grande amor da sua vida.

O que impulsiona a história e prende a nossa atenção, é a sensação de mistério que paira no ar. Por que Alice está tão triste? O quê — ou quem — ela viu na estação de trem que a fez voltar tão depressa para Londres? E o atropelamento? Foi acidental ou Alice tentou se matar? É através das narrativas que, aos poucos, os segredos dos Raikes vêm à tona e vamos compreender o motivo de Alice estar onde está. Gostei bastante do livro! Recomendo.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/10/resenha-depois-que-voce-foi-embora-de.html

Deborah 28/12/2009

Lindo
Tristíssimo, comovente! Terminei com lágrimas nos olhos. Sou fã dessa escritora!

FabyTedrus 23/12/2012

Depois Que Você Foi Embora - Maggie O' Farrell
Um livro extremamente forte e tocante!

No começo foi difícil me habituar como a forma que o livro é escrito, mas depois que peguei "o jeito" me deliciei com a história!

É uma das histórias de amor MAIS lindas que já li, tocante, a forma como o amor deles nasce e as historias engraçadas são tão casuais e tão profundas ao mesmo tempo!

Uma das frases que li nesse livro, apesar de não lembrar exatamente dela, foi uma das que mais me tocou dizia mais ou menos assim "Espero que você nunca descubra que sofrer de amor pode causar dor física".

Outra história que nunca vou me esquecer!

Ane Queiroz 06/01/2013

Uma linda história de família, amor e perda
Simplesmente maravilhoso e bem feito!

A principio não tinha muita certeza da leitura do livro, mas a cada página me sentia mais envolvida no enredo e sentia uma necessidade quase física de ir dando continuidade. Tinha um tempo curto para terminar, por isso mesmo por cima de muitos sentimentos dei prosseguimento a cada página com milhões de coisas girando na minha cabeça.

A vida é mesmo muito engraçada, quando eu li esse livro fiquei muito emocionada e chorei em muitas partes. O tema luto estava sendo algo um pouco constante nas minhas leituras, mas, até então, nunca havia perdido nenhuma pessoa significante para a minha vida... Pouco mais de um mês depois que eu terminei minha mãe faleceu repentinamente e fiquei lembrando de diversas partes do livro durante os primeiros dias.

O que é mostrado da infância e juventude da Alice Raikes era muito bem trabalhado, inteligente, intrigante e totalmente inter relacionado com o mistério, que inevitavelmente fica de lado quando começamos a conhecer melhor essa figura incrível e todas as relações que anda vivendo.

A frase que hoje mais faz sentido:
"O amor não muda com a morte"

A frase que mais me marcou na época (o medo):

Recomendo demais...

JbC 22/12/2016

Até agora sem ar...
Adiei o máximo que pude, terminar esse livro, mas já havia chegado a um ponto, que não dava mais para não ler.
No começo, para uma pessoa que tem um certo grau de déficit de atenção, ele tem um ritmo um pouco difícil de acompanhar, até que lá pela página 60, você pega o embalo. E foi nesse embalo que eu me estrepei de vez, cada página era emocionante e sufocante. E havia o pressentimento de que algo, alguma hora, iria mal, daí surgiram as dúvidas, os questionamentos, as perdas, os segredos, os risos frouxos e por fim, mas não menos importante o choro. Pois, fazia tempo, que um livro me tirava lágrimas. E meu Deus, que livro, que história... e que aperto no coração... Acabei de finalizar a leitura e estou estarrecida, tem um grito preso na garganta, eu quero gritar por Alice, eu quero mais páginas no final desse maldito livro, mas acabou... e deixou esse gosto de "quero mais", assim como também deixou o gosto amargo.
Belíssima história, mas é para corações fortes, não para os cheios de remendo, igual ao meu.