Pedro Páramo & Chão em Chamas

Pedro Páramo & Chão em Chamas Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

Clarispectiana 11/04/2023

Mundo mágico de Pedro Páramo
Esperei tanto o momento certo para fazer essa leitura, e finalmente aconteceu!! O livro é incrível, preciso, mágico, cultural, reflexivo.

Uma boa pedida para quem gosta de realismo mágico ou que tenha lido Gabriel Garcia Márquez e gostado.

Eu já pesquisava sobre Juan Rulfo e a sua influência direta para Gabo escrever “Cem anos de solidão”, e “Pedro Páramo” é uma obra prima em todos os sentidos. É o tipo de livro em que cada palavra foi colocada meticulosamente, cada personagem e passagem, absolutamente tudo foi muito bem pensado.

Fiquem com um trecho:

“Eu imaginava ver aquilo através das recordações da minha mãe; da sua nostalgia, entre fiapos de suspiros. Ela viveu sempre suspirando por Comala, pelo regresso; mas jamais voltou. Agora, venho eu em seu lugar. Trago os olhos com que ela viu essas coisas, porque me deu seus olhos para ver.” (p. 26)

Alice1720 07/04/2023

Um livro enorme
Pedro Páramo foi o poder numa terra inflamada onde ninguém nunca conseguiu descansar, nem ele.
A cidade dos mortos que murmuram é um vazio cheio de histórias contadas por palavras que nunca poderiam ser outras.
Emanoel.Lucas 07/04/2023minha estante
Pelintra

Alice1720 08/04/2023minha estante
É quem chama

beatrizcsantos 26/03/2023

Resenha - Pedro Páramo
Esse livro foi o escolhido como leitura de fevereiro de um clube que participo. No entanto, não consegui terminar a tempo, pois o livro foi uma grande confusão para mim.

Em nenhum momento a escrita me pegou, não sei se foi a falta de capítulos, ou a troca repentina de narradores, mas não me conectei, tampouco compreendi a história.

Talvez quando discutir com os outros participantes, eu volte aqui e altere a nota, mas, por ora, não gostei.

anaclaraleitegomes 23/03/2023

Não entendi
?Infelizmente, não entendi nada do que esse livro quis passar, não entendi as críticas, nem as piadas, nem o que estava acontecendo no livro em si.
?A mudança de narrativa, me incomodou muito.
?Não sei se vale a pena uma releitura

Karina Paidosz 23/03/2023

Complexo
Essa é uma leitura obrigatória aos literários que gostam de conhecer um pouco de cada autor, e como venho num projetinho Gabo, fiquei sabendo que o realismo mágico usado por alguns autores, Gabo por exemplo, vem desse tbm latino americano, Juan Rulfo.

Fiquei bem perdida durante a narrativa, logo no início que Juan Preciado, numa promessa feita pela mãe, vai em busca do pai e não encontra pessoas, mas fantasmas e histórias que vão se desenrolando. É interessante e precisa estar bastante atento.

Pretendo reler daqui alguns anos.

Nica15 17/03/2023

Fonte onde García Márquez bebeu!
Esse livro se passa em vários momentos entre o presente e o passado, e o que pode parecer confuso acaba sendo finalizado de forma redonda, com o fim complementando o início.

Por diversas vezes esse livro fez com que eu me sentisse em "casa", acredito que pelo fato de se ambientar em um país latino-americano
Me pareceu facilmente uma história que a minha avó poderia me contar.

Pedro Páramo é sem dúvidas uma grande obra do realismo fantástico e o precursor desse estilo, sendo a uma das maiores fontes de inspiração de García Márquez.

É tipo de livro que você lê e sente que coisas passaram despercebidas e, logo sente vontade de reler...
Enfim, dá pra entender sa grande admiração do autor por Juan Rulfo.

Brendo4 14/03/2023

"O que fizemos? Por que nossa alma apodreceu?"
"O esquecimento em que nos deixou, filho, você deve cobrar caro". Com este úlitmo pedido de sua mãe, acompanhamos a jornada de Juan Preciado até o vilarejo de Comala, a procura do pai, o personagem-título, Pedro Páramo.

O livro é fruto de um autor perfeccionista que publicou somente este romance em toda a vida, mesmo aclamado como um dos maiores escritores mexicanos de todos os tempos. Juan Rulfo era conhecido por ler e reler inúmeras vezes os próprios escritos, sempre cortando palavras e por vezes destruindo manuscritos.

O resultado desse processo é Pedro Páramo ser um livro de somente 140 páginas em que cada palavra importa profundamente e nada é dito por acaso.

A história carrega o nome de seu personagem mais influente, mas em verdade a protagonista é a cidade de Comala, caída em desgraça, abandonada pelos céus, mas que se tornou um reflexo simbiótico de seu morador mais poderoso, o senhor de terras Pedro Páramo.

A narrativa é fragmentária, alternando por inúmeros narradores, indo e voltando no tempo. Trata de vida e morte, pecado e culpa, miséria e futuro. A leitura não é fácil para muitos e, nessa razão, pode não ser entendida pela média dos leitores.

Para os que quiserem e puderem, é leitura essencial.

Natalia 12/03/2023

Autores latinos me encantam. A forma que o livro é escrito é simples e lindo, descreve muito bem sem precisar entrar nos mínimos detalhes. Demorei um pouco para entender o que estava acontecendo confusa pela forma que o livro é escrito, mas fui gostando cada vez mais. Acredito que lendo uma segunda vez será 5 estrelas.

Mirielly6 11/03/2023

Um livro complexo
Comecei a ler Pedro Páramo como uma atividade acadêmica, mas confesso que finalizei por pura e espontânea vontade KKKKKKK. O enredo é bastante complexo, Pedro Páramo é o tipo de livro que necessita uma releitura (ou duas). Em sua história, ele mistura passado e presente, vida e morte, cheio e vazio, há vários narradores e nenhum, os acontecimentos são como lembranças misturadas ao presente, o leitor se perde várias vezes, nem sempre é possível reconhecer de quem é a fala ou a lembrança, então é preciso voltar algumas partes para entender, mas ainda assim não é o suficiente para compreender tudo. É uma leitura curta, estranhamente atrativa e sem lógica.

11/03/2023

?Este mundo que nos dilacera por todos os lados, que vai esvaziando punhados de nosso pó aqui e acolá, desfazendo-nos em pedaços como se regasse a terra com nosso sangue.?

Jussara 05/03/2023

Não imaginei q um livro desse tamanho fosse demandar muito tempo de leitura.
Pois o livro de início e confuso, não se entende muito de início, até vc perceber q trata-se de uma de uma história de fantasmas, e com várias narrativas, q de uma maneira ou de outra convergem no personagem título.
Pedro Paramo lembra o coronéis das nossas histórias, a cidade lembra sertões brasileiros, sendo assim os problemas de Comala tbm são parecidos, um homem q é praticamente dono da cidade (na base da força) e um povo pobre como consequência.

Monisaur 03/03/2023

Os fantasmas se divertem, choram, contam..
Ecoamos pela eternidade pelo o que somos.
É a maneira mais sublime de dizer como as histórias são contadas e o fio do destino de cada personagem se enlaçam.

Ninguém anda a procura de tristezas...

Prim 01/03/2023

Pedro Páramo
Não posso dizer que entendi. Também não posso dizer que não é mágico.

A escrita é bonita, sentimental, onírica e estranha. A história não segue uma linha do tempo habitual, e tem um pouco daquela sensação de estar indo de ré. Um causo narrado de forma "simples", no qual o começo é o fim e o fim, não necessariamente, é o começo hahah.

Sei que muito se fala das idas e vindas da narrativa e de que parece uma confusão. As vezes fica difícil de saber quem está contando o que, se o personagem está ali mesmo ou é uma memória, um fantasma ou uma impressão. Mas esse livro é como vivenciar um sonho trocando de "cena" em "cena", porém as cenas são as memórias dos personagens sobre a vida é as mazelas de Pedro Páramo.

Fiquei muito com a sensação de que me faltou entendimento cultural para pegar as nuances do que está escrito. O que vai me fazer pesquisar bastante sobre o livro, o autor e o México e, provavelmente, me levar a uma releitura em menos tempo do que normalmente faço.

Enfim, entendo porque esse é um clássico que inspirou tantos grandes escritores.

Bia 28/02/2023

Eu amo os latinos. Como enriquecem as histórias. Mostrando o colapso que uma cidade chegou, com voltas no tempo. Onde todos morreram ou fazem parta de uma ilusão ou uma fantasia talvez. Onde mostra um patriarcado honesto, sem entrelinhas. Pedro páramo é tudo isso. Temos um filho que vai em busca de um pai, no qual descobre que já morreu. Acho q ficou um pouco confusa minhas linhas, tanto quanto o livro talvez. Kkkkk