Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

anoca 22/07/2020

Mais que perfeito
Se até Gabriel Garcia Marquez dormia abraçado com esse livro quem sou eu para não considerar uma leitura impecável???? Deveria ser mais conhecido, definitivamente uma leitura obrigatória

taynna cavalcanti 26/07/2020

eu ainda não sei se entendi
esse livro é certamente COMPLICADO. foi legal de ler, mas eu to confusa sobre muitas coisas ainda. acho que preciso reler no futuro pra compreender pelo menos 10% das vozes que sussurram.
mas sem dúvida, juan rulfo foi sensacional em sua escrita.

Jaqueline Felix 31/07/2020

Pedro Páramo é o único romance do escritor mexicano Juan Rulfo, publicado em 1955, e seu segundo e último livro. É uma obra aclamada pelos críticos e elogiada por escritores como Jorge Luís Borges, Gabriel García Márquez e Carlos Fuentes.

Alguns o definem como um romance regionalista tanto quanto como um expoente do Realismo mágico, pois o texto. Eu o enquadraria como um drama - terror leve, com uma pitada de romance.

A metáfora que me vem à mente é uma cebola, pois o livro tem muitas camadas e nada é o que parece ser, num primeiro momento. Não há capítulos, e sim fragmentos, que vão se alternando entre o passado e o presente.

Na narrativa, lugares e personagens são marcados pela acidez, morte e decadência. E, aos poucos, vamos entendendo como isso tem relação com Pedro Páramo, seu caráter e atitudes.

Para finalizar, deixo as palavras de Eric Nepomuceno, no prefácio dessa edição: "Depois de Pedro Páramo não houve outro livro de Juan Rulfo. Ele foi, sim, o mais silencioso dos escritores latinoamericanos. Um gigante que preferiu seguir a lição extrema, que indica que quando não há nada que efetivamente valha a pena ser dito, mais vale o silêncio. O que ele havia dito antes já foi suficiente para permanecer valendo a pena para sempre".

Gueu.Schade 02/08/2020

Terei que reler novamente rsrsrsrs. Acabei enrolando com a leitura e demorei muito tempo com concluir o livro, daí fiquei perdido na história, pois a narrativa não é linear e conta a história de 3 gerações da família, com destaque maior para Pedro Páramo.

Beth 03/08/2020

Misterioso.
Obra mexicana aclamada do "realismo mágico", Juan Rulfo nos trás mistérios com muita leveza. A história é bem simples mas aborda muitos temas importantes como: o coronelismo e o incesto.
Muitas vezes, fica a cargo do leitor usar sua imaginação e ao mesmo tempo ter várias interpretações das histórias que envolvem os personagens.
Vale muito a pena a leitura e com certeza pretendo reler mais adiante.

Marj 06/08/2020

Através de memórias, sussurros e ecos, acompanhamos a triste história de um povoado, que reflete tantas histórias do nosso povo.

arthur966 09/08/2020

"E esta é a razão disto aqui estar cheio de almas; um vagabundear de gente que morreu sem perdão e que não conseguirá ser perdoada de jeito nenhum."
por deus que escrita perfeita. admito que umas partes eu não entendi totalmente mas é um livro incrível

Maria Paula 11/08/2020

Estava esperando MUITO do livro, mas não foi bem o que eu imaginei. Talvez seja daqueles livros que eu precise ler daqui alguns anos para amar...

leuu_lima 16/08/2020

Ode à morte!
Juan Rulfo carrega em sua narrativa a escrita crua que só um escritor latino-americano sabe conduzir com destreza. O realismo mágico é, não somente o gênero, como se confunde também ao próprio enredo da história, atirando em nós a condição irrefreável da crueldade humana e da subjetividade do que entendemos por nossa existência. Pedro Páramo é, antes de tudo, uma ode à morte dos nossos, condenados a viver!

Ãnimo Total 19/08/2020

Pedro Páramo
" Deixe de ter medo. Ninguém mais pode botar medo em você. Trate de pensar em coisas agradáveis, porque vamos estar muito tempo enterrados."

Elvis 27/08/2020

Li errado
Vendos os reviews e os youtubers eu chego a certa conclusão que não dei a atenção que este livro merecia.
A leitura não funcionou, quando a leitura flui entre passado, presente, várias vozes, primeira e terceira pessoa sem que isso seja muito bem definido eu fico TOTALMENTE perdido, demorei 7 dias pra terminar este livro minúsculo.

Vou reler com toda certeza, quando for o melhor momento.

Jefferson Martins 01/09/2020

Um Livro Feito de Sussurros
Apesar de ser bem curtinho, é um livro difícil. Custei a entender a dinâmica da narrativa. Mas acabei gostando bastante, e não consegui parar de ler para saber o desenrolar da história. Um livro diferente de tudo que eu já tinha lido... Foi, portanto, uma experiência única e gostosa.

Sandrinha 04/09/2020

Algumas coisas...
São difíceis de descrever, pense em uma história interessante!
Simplesmente amei todo o ambiente e os personagens que foram criados.
Falar sobre a morte é muito difícil

Marianne.Azevedo 05/09/2020

Muito bom!
Nada pode durar tanto tempo, não há memória tão intensa quanto possível que não apague

Um livro diferente, curtinho, intenso.