Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

LAvia 11/03/2022

Não há talvez, porque não há escolha.
é bem chocante saber que esse livro foi, principalmente baseado nas experiências do próprio paulo coelho em um hospital psiquiátrico, a narrativa é bem fluída e trás pensamentos sobre o que é a loucura e quem determina quem é louco ou não. Trás muitas questões também sobre saúde e doenças mentais mas não de forma estigmatizada.

Pri Ruppenthal 11/03/2022

Vamos embora. Loucos fazem loucuras!
?Por que aquela primeira linha, justamente num momento em que havia começado a morrer? Qual a mensagem oculta que tinha diante dos seus olhos, se é que existem mensagens ocultas ao invés de coincidências??

O livro trata da emocionante história de uma mulher eslovena chamada Veronika de 24 anos que decide tirar a própria vida. O que Veronika não esperava é que fosse frustrada em sua decisão de morrer ao acordar em uma clínica psiquiátrica após ter sido socorrida pelas freiras que a encontraram inconsciente.

Assim passamos um tempo junto com Veronika, descobrindo o dia a dia da clínica psiquiátrica, dos tratamentos dela e de alguns pacientes e entramos um pouquinho nesse mundo de depressivos, esquizofrênicos e suicidas.

Veronika Decide Morrer  consegue ser delicada e sensível na medida certa, tratando todos os temas intensos com um cuidado e conhecimento de causa ímpar. Paulo Coelho utilizou de sua própria experiência de vida para escrever o livro de Veronika e seus colegas de internação, pois Paulo esteve internado em clínicas psiquiátricas por algumas vezes durante a juventude. Assim como acontece com um de seus personagens, Paulo também foi internado pelos pais com a melhor das intenções, mas o que o autor descobriu é que o erro em tudo isso reside em ser uma pessoa diferente e tentar ser igual a todos, para ele, é a verdadeira doença grave.

? Vamos embora. Loucos fazem loucuras!?

janayna 10/03/2022

Ótimo
Eu sou apaixonada nesse livro! Já li ele 3x e eu amo a reflexão que esse livro trás. A história é bem envolvente e você termina de ler bem rápido.

Julia 08/03/2022

" A consciência da morte nos anima a viver mais."
Que experiência, ao mesmo tempo avassaladora, fascinante e viajante.
No meu ponto de vista, devo dizer, é uma obra prima.

Que delicadeza esse livro que fala de maneira simples porém com palavras bonitas, sobre morte, vida, loucura e sanidade.

" O Universo sempre conspira a favor daqueles que lutam pelo que querem"

Thaminy1 02/03/2022

"A consciência da morte nos anima a viver mais".
Acho q todos deveriam ler esse livro, trás muitas reflexões sobre a vida e principalmente de como estamos vivendo ela. O fato de nos preocuparmos demais com o que os outros acham sobre a gente e ter medo de fazer as coisa pela opinião dos outros é completamente idiota da nossa parte. Assim que terminei o livro tive um momento de reflexão sobre a minha vida e pensei em tantas coisas que deixei de fazer por medo do que as outras pessoas poderiam achar.
Apesar de trazer alguns gatilhos, eu super recomendo!
Quando acaba o livro dá até uma vontade a mais de viver kkkk...
"Não tenha medo de ser diferente".

Teté 01/03/2022

A ESCRITA DO PAULO MDS
Que escrita, sério.
Uma das melhores leituras que ja fiz.
Ele aborda temas muito "pesados" de uma maneira leve.
O livro todo é uma obra de arte.
(não sei resenhar)

kamis 24/02/2022

Eu gostei. Gosto do jeito que Paulo Coelho enxerga a vida do mesmo jeito que eu, e acho uma leitura válida para todos. É simples, direta, qualquer um poderia entender. Pode não ser O Livro mais fod* de todos, mas por que todo livro precisa ser incrivelmente profundo e sem erros? Alguns livros foram feitos e podem ser só simplesmente bons.

[SPOILER]

Confesso que me incomodei com o fato de ser cliché algumas vezes e a solução da vida da Veronika ter se apaixonado por um guri aleatório. A história poderia ter sido além disso, ainda mais que a mensagem no início do livro era muito além disso

Mugano 21/02/2022

Conheci o livro pelo álbum (que gosto muito) de mesmo nome da banda Saturnus. Descobri que tinha o filme e o achei razoável. Então tive a oportunidade de comprar o livro e, quando o li, senti uma grande decepção.

Foi a primeira obra que li do Paulo Coelho. Não querendo passar uma má impressão do autor e de seu toque artístico, mas provavelmente não lerei outra obra sua nós próximos 20 anos, de tão traumatizado que fiquei com sua escrita.

Não é uma escrita difícil. É fluida, fácil e direta, mas também monótona, generalista e previsível. Se você prestar atenção, todos os personagens são iguais, e todos são a voz do próprio Paulo Coelho. Isso é horrível pois resulta em uma falta de originalidade e diálogos previsíveis. Compreendo que o livro retrata o ponto de vista do autor - que já fora internado várias vezes e se acha no domínio de abordar o tema "loucura". Não vou discutir esse mérito, a liberdade criativa é livre, mas acredito que não funcionou.

Se você gosta de livros de autoajuda, provavelmente vai gostar de "Veronika decide morrer". É um livro que fala o que você quer ouvir (ler). E isso é extremamente repetitivo, basicamente em todo o livro você encontra sugestões de como ser feliz ao se importar consigo mesmo e ignorando o julgamento alheio - que chato!

Outra coisa que não gostei é a ausência de conflito. Simplesmente não tem! O livro inteiro tenta apenas mostrar a situação psicológica dos personagens (os Paulos Coelhos, como gosto de dizer) e o que eles fizeram a respeito. Só isso.

Gostei apenas do arco do Eduardo, um personagem esquizofrênico. Não sei dizer, mas foi o único que me cativou. Pena que foi curto.

Ah, sobre os personagens, acredito que o autor falhou miseravelmente em tentar desenvolve-los. Enfim, a falta de carisma.

Bom, não é um livro grande, talvez você queira tentar a leitura. Para mim, foi um sufoco. Levei mais de 20 dias porque me dava gosto ruim na boca ao pegar o livro rosa. Mas resisti e fui até o fim.

Spoiler:

Fiquei extremamente raivoso, absurdamente puto e cheguei a jogar o livro na parede com o final.

Primeiramente porque eu queria mesmo que a Veronika morresse. Guria chata kkkk não peguei amor nenhum por ela.

Segundo, e acho que foi um pecado, ou melhor, um crime do Paulo Coelho, foi colocar a solução para a vida de Veronika o amor. Calma, vou lhe explicar porque eu mesmo acho que o amor é a salvação da alma - mas o amor próprio!

Veronika foge com Eduardo e deposita nele a sua perspectiva da vida que lhe resta. Ela enxerga nele a salvação, pois aprendeu a amar outro (e não apenas ficar por ficar como fazia antigamente). A questão é que ela não aprendeu a se amar.

O maior amor que devemos ter é o próprio, independentemente das circunstâncias. Porque o amor no outro um dia se vai, seja pela vida, seja pela morte, e você vai ter que conviver com isso. Amar a si mesmo, ou melhor, aprender e manter o aprendizado do amor próprio é a melhor ou uma das melhores coisas que você fará para seu psicológico, para sua saúde mental. Quando Veronika deposita no outro esse amor, ela continua dependente emocionalmente. E sua felicidade, seus anseios e suas alegrias vão ficar na mão de Eduardo. Isso é a pior coisa que achei no livro e sinceramente eu tava o tempo todo pedindo para que o final não fosse assim. Mas foi e o joguei na parede. Que livro merda. Caso tenha chegado até aqui, e tenha você concordado ou discordado da minha opinião, deixo a sugestão de leitura: Um aprendizado ou o livro dos prazeres, da Clarice Lispector. Livro erroneamente atribuído à lição de aprender a amar (o outro) dada por leitores desatentos. Na verdade, é uma verdadeira lição de aprender a amar a si mesmo e ter consciência disso. Abraços e beijos, até a próxima.

lexi 21/02/2022

Uma história que começou bem, mas perdeu-se em rasas lições de moral
Honestamente, Veronika decide morrer me decepcionou. Apesar da história ser autobiográfica, eu pouco gostei das mensagens transmitidas durante o passar dos capítulos, principalmente o desfecho: a protagonista, no fim das contas, não ia morrer. Fora cobaia de um experimento nada consensual!

A construção dos quatro personagens presentes no asilo de Villette é interessantíssima, vale admitir. Mari, a advogada que determinado dia passou a temer o público. Zedka, dependente emocionalmente do primeiro amor, embora casada. Eduard, que por amar a arte e não a política, foi dado como louco. E Veronika, negligenciada pelos desejos da mãe e infeliz. Contudo, o excesso de lições de moral tiradas nas mais variadas experiências de cada um é frustrante, fazendo do romance um genérico autoajuda. Sem contar a falta de embasamento ao retratar doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia e a síndrome do pânico, e as situações conservadoras as quais descreveram a terapia de choque de insulina e a ECT, hoje consideradas tratamentos um tanto quanto problemáticos, quiçá eugenistas. Em 1998, ano que Veronika foi publicado, Paulo Coelho poderia, se quisesse, criticar tais ferramentas de domesticação e desenvolver um pensamento antimanicomial para os seus leitores, mas infelizmente não o fez.

sttephany 20/02/2022

Sensacional
Esse livro me fez ter várias reflexões sobre a vida, de como devemos aproveitar, arriscar e não deixarmos levar para o que a sociedade impõe.

Achei a leitura excelente e gostei muito de saber sobre o que levou os personagens a irem para o hospício.

Vv 20/02/2022

A fronteira entre viver e morrer
Esse livro foi dado a mim só porque tinha meu nome e por anos ele ficou em minha estante, sempre me perguntei porque nunca havia parado para ler mas agora sei que a idade que ganhei, não era o momento. Tenho certeza que não iria entender o propósito desse livro.
Paulo Coelho e como tantos outros escritores brasileiros, não possuem o devido reconhecimento, esse livro mostra um pouco sobre sua história, e como ele sofreu (físico/mental) por não ser aquilo que os outros e a sociedade querem ou esperam.
Através desse livro, irei procurar outros de autoria brasileira e darei o crédito que muitos merecem.
A narrativa é sobre a eslovena Veronika, que está no auge da juventude, beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas havia meses em que procurava a melhor maneira de morrer, pelo simples fato de ter chegado à conclusão de que sua existência não tinha mais sentido, porque todos os seus dias eram iguais.
Esse livro gera muita reflexão, porque eu com 21 anos tenho tanto medo de está em uma vida normal, de viver só o que está no presente, viver aquilo que a sociedade impõe, e que as pessoas esperam de mim. Medo de não viver aquilo que eu quero, medo de não conseguir realizar meus sonhos e principalmente ser normal aos meus olhos. Espero superar esse livro kkk
Até a próxima, cheiro!

Gabi 17/02/2022

Li duas vezes e é um dos meus livros favoritos. Amo a história, a escrita, o desenvolvimento e principalmente, todos os personagens. Esse livro nos faz refletir sobre importantes questões da vida, que talvez nunca paramos para pensar. É incrível!

Correia 13/02/2022

Tenho q reler
Quando li era muito nova e não gostei muito
Vou ler de novo depois volto com atualizações sobre o caso