Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Dennys 04/04/2022

Triste, intenso e poderoso
Veronika não tem nenhuma perspectiva positiva de um futuro, se vê apenas repetindo os dias, a interminável e tediosa rotina, e decide colocar um fim à sua própria vida.

O mais interessante da obra de Paulo Coelho é como toda a história é convincente, até mesmo os motivos pelos quais Veronika decide morrer são tristes, mas incontestáveis. É possível entender a personagem, e por tantas vezes (infelizmente) concordar com a visão pessimista (ou realista?) da eslovena. Além disso, somos inseridos em constantes reflexões sobre a vida, e a morte, sanidade e loucura.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, não conhecemos apenas Veronika, mas também alguns moradores do sanatório de Villette, e isso traz um certo vigor e enriquece ainda mais a narrativa.

Veronika decide morrer é um livro triste, intenso, poderoso, um choque de uma realidade implacável, mas também uma dose de esperança.

breynerk 04/04/2022

Fala com a gente
Já li outros livros do Paulo Coelho e esse é mais um que adorei. Mas diferente dos outros esse falou mais com meu psicológico e interior, sem falar as coisas particulares o livro ainda assim fala com o leitor, e joga na cara muita coisa que a gente vive e se propõe e não se dá conta como estamos presos e fazendo mal a nós mesmos.
Veronika somos todos nós.

Felipe.Colen 01/04/2022

Perspectiva de vida
É maravilhosa a forma que o autor aborda a vida de verônika e como nossa mente pode agir mediante os acontecimentos da vida!

Leticia.Monteiro 31/03/2022

Veronika moça bonita, independente, com uma família amorosa, vive tudo que uma jovem de 24 anos pode e sonha, mas mesmo assim ela não é feliz por ela decide m0rrer.

Depois de uma tentativa frustrada de acabar com a própria vida Veronika vai para um hospital psiquiátrico com várias complicações lá ela descobre que sua vida está com os dias contados. A certeza da m0rte faz com que ela repense a vida, mais será que já não é um pouco tarde?

Eu nao seu porque demorei tanto pra ler esse livro (tenho duas edições dele e essa é a mais linda!) ele nos questiona o que é ser normal e louco, valor da vida e a importância da m0rte e sobre o amor.

"A loucura é a incapacidade de comunicar suas ideias"

"A inconsciência da m0rte nos anima a viver mais"

"Como eu o conheci há uma semana, seria muito cedo para dizer: eu te amo. Como não devo passar dessa noite, seria também muito tarde para dizer-lhe isso. Mas a grande loucura do homem é da mulher é exatamente esta: o amor."

Com certeza uma das melhores leituras

Douglas.Milani 30/03/2022

Livro certo na hora certa

Sempre fui uma das pessoas que considerava as obra de Paulo Coelho um tipo de literatura menor, mesmo sem nunca ter lido nada dele.

Ou melhor, há mais de 10 anos tinha começado a ler esse livro e o abandonei, por considerar a escrita do Paulo simples demais.

Recentemente, esse livro me veio à mente e dei uma nova chance. E foi um soco bem certeiro na minha cara. Não poderia ter havido momento melhor para eu ler esse livro.

A escrita do Paulo Coelho é simples, sim, mas é um simples elegante, despido daquele estilo vazio que tantos autores buscam para maquiar o fundamento raso de suas próprias obras. Paulo Coelho, com uma escrita singela, conseguiu não apenas trazer à luz um leque de personagens complexos e ricamente explorados, mas uma obra com um tema universal.

De longe, agora consigo perceber que a escrita de Paulo Coelho é propositalmente simples. Ele se despe de todo um conjunto de adereços para mostrar diretamente ao leitor, e de maneira mais acessível possível, o que ele pretende.

Sem dúvida, a nudez do livro o deixou mais especial ainda, e agora sei que me faltou maturidade lá atrás para entender isso.

Bruna 28/03/2022

Excelente
Primeiro livro de Paulo Coelho e já adorei. Escrita perfeita, real, pessoal. Já quero ler mais do autor. Não acredito que demorei tanto pra ler algo dele!

"e o preço de enfrentar esse pequenos problemas é bem menor que o preço de não reconhecê-los como nossos"

Caio 25/03/2022

Eu não esperava menos. Baita livro que faz indagações pertinentes a loucura. O modo de viver e enxergar as coisas.

Ralph 24/03/2022

As vezes, a única maneira de ver a luz é estar em completa escuridão
A história de Veronika já começa no fundo do poço, com dor e morte; Mas, termina como uma lição de vida e, principalmente, de viver.

O livro é cheio trechos toscos, repetitivos e lógica emocional rasa, mas como obra completa ele faz um bom trabalho e satisfaz. Não é uma obra excelente, mas é um queridinho meu.

dani2vi 24/03/2022

Veronika decide morrer
Fala sobre Veronika, uma moça que cansou de viver. Ela não tinha problemas muito graves para isso, apenas achou que viveu tempo suficiente e que não teria nada mais para a frente. A mulher tentou se suicidar, mas foi salva e colocada em um hospício(se passa em mil novecentos e alguma coisa), no qual se desenvolve uma história "de louco" que realmente te prende e te faz refletir sobre diversos assuntos.

Kamonmila 17/03/2022

Muito interessante.
Não é exatamente o que eu pensei que seria. Trás muitas questões de saúde mental, relacionamento com a família, com o mundo e suas dinâmicas e principalmente, consigo mesmo. Apesar do nome, é um livro otimista e que nos leva a refletir sobre o valor da vida. Só não dou 5 estrelas pq o ?romance? foi algo que eu até agora, eu não entendi. kkkk Mas adorei o livro, o Paulo é genial.

sarah778 16/03/2022

sempre me identifico muito com os livros do paulo coelho, quando comecei esse nem imaginava os sentimentos que estavam por vir. paulo pode dizer que na história de veronika tem muito dele, mas com certeza tem muito de nós também. a mensagem final para aqueles que entendem e se encontram ali é a mais acolhedora e real possível.

Rafa Mendes 16/03/2022

Queria mais
Veronika decide morrer é um livro que abordar temas sensíveis, e como a consciência da morte eminente pode querer te fazer viver. É claro que todos nós vamos morrer um dia, mas e se você pudesse saber como e quando, o que você faria? Quando lhe é dada a oportunidade de se tornar alguém diferente, no meio dos normais, o que você é capaz de fazer? Se você tivesse somente o amanhã, pra sentir o que nunca sentiu, você sentiria? Você se jogaria de cabeça, se permitiria viver sem vergonha e sem restrições?
Essas são algumas das perguntas que Veronika faz a si mesma no livro, o que nos deixa muito a pensar, se não fossem nossas amarras, se tivéssemos essa liberdade de nos comportarmos da maneira que a gente quisesse, sem julgamentos, o quão louco nós seríamos?

Olha, eu só não dei 5 estrelas porque eu queria mais, não gosto quando o livro deixa um final muito incerto, poderia ter pelo menos um posfácio, mas o fato é que eu amei o livro, é uma história bem construída e estruturada, mostra o ponto de vista de vários personagens e isso ganhou muitossssss pontos comigo, parabéns Paulo Coelho, arrasou, sem contar nos diversos pensamentos incríveis e muito reais que ele aborda, me identifiquei com a Zedka e com a Veronika, consegui entender os personagens e suas histórias de vida. Definitivamente é um livro de cabeceira, e eu quero muito ler outras obras do autor, achei uma escrita fácil, fluída e profunda.

Carine 13/03/2022

Ainda me agradou
Li na adolescência e decidi reler agora, anos depois. Foi uma leitura divertida e ainda gratificante.
Não entendo por que o autor é tão criticado, seus livros são bons, podem não ser excelente, mas cumprem bem a proposta de leitura por distração

LAvia 11/03/2022

Não há talvez, porque não há escolha.
é bem chocante saber que esse livro foi, principalmente baseado nas experiências do próprio paulo coelho em um hospital psiquiátrico, a narrativa é bem fluída e trás pensamentos sobre o que é a loucura e quem determina quem é louco ou não. Trás muitas questões também sobre saúde e doenças mentais mas não de forma estigmatizada.

Pri Ruppenthal 11/03/2022

Vamos embora. Loucos fazem loucuras!
?Por que aquela primeira linha, justamente num momento em que havia começado a morrer? Qual a mensagem oculta que tinha diante dos seus olhos, se é que existem mensagens ocultas ao invés de coincidências??

O livro trata da emocionante história de uma mulher eslovena chamada Veronika de 24 anos que decide tirar a própria vida. O que Veronika não esperava é que fosse frustrada em sua decisão de morrer ao acordar em uma clínica psiquiátrica após ter sido socorrida pelas freiras que a encontraram inconsciente.

Assim passamos um tempo junto com Veronika, descobrindo o dia a dia da clínica psiquiátrica, dos tratamentos dela e de alguns pacientes e entramos um pouquinho nesse mundo de depressivos, esquizofrênicos e suicidas.

Veronika Decide Morrer  consegue ser delicada e sensível na medida certa, tratando todos os temas intensos com um cuidado e conhecimento de causa ímpar. Paulo Coelho utilizou de sua própria experiência de vida para escrever o livro de Veronika e seus colegas de internação, pois Paulo esteve internado em clínicas psiquiátricas por algumas vezes durante a juventude. Assim como acontece com um de seus personagens, Paulo também foi internado pelos pais com a melhor das intenções, mas o que o autor descobriu é que o erro em tudo isso reside em ser uma pessoa diferente e tentar ser igual a todos, para ele, é a verdadeira doença grave.

? Vamos embora. Loucos fazem loucuras!?