Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Felipe1503 19/10/2023

Conheci Paulo Coelho através de um colega no ensino médio, me apresentaram o "Alquimista" e na época a obra me conquistou logo pelas primeiras paginas, é inegável a genialidade de Paulo Coelho, e todos os livros que eu já li me deram alguma coisa em troca por gastar meu tempo com isso. Porém esse livro é o meu favorito de cabeceira, me deu muito mais do que eu poderia imaginar e me pegou como chuva repentina em dia ensolarado.
Veronika transmite uma sensibilidade imensa sendo quase impossível não se identicar com ao menos um ou dois de seus pensamentos absurdos. Já no início entre as primeiras páginas quando somos pegos sem filtro com a descrição da protagonista cometendo seu próprio suicídio, parece um absurdo compactuar com isso, mas ela te convence a simplesmente ter um pouco de empatia por sua decisão, e isso toca ainda mais quando ela professa a seguinte frase "eu sei qual é o meu estado, e não é o que você está vendo em meu corpo, é o que está acontecendo na minha alma".

As discussões filosóficas entre os personagens sobre o que é um louco são simplismente geniais, isso foge muito do conceito básico de loucura que em geral temos definidos em mente, e esse é justamente o objetivo que o autor trás a tona, te fazer pensar se não estamos todos um pouco loucos assim como Veronika, apenas fingindo ser normais e só performando nossa real personalidade entre 4 paredes, já que a realidade é apenas o que a maioria das pessoas achou que deveria ser e quando se abre mão disso, todos te rotulam de "louco".

- O livro aborda muitas coisas, mas em geral, o resumo disso tudo seria que, pensar na própria vida é assustador, criamos problemas imaginários por medo de confrontar a nossa realidade, mas "o preço de enfrentar estes pequenos problemas é bem menor do que o preço de não reconhecê-los como nossos". Se não vamos correr o risco de estar vivos porque estamos sendo loucos, então, pelo o que estamos vivemos?
Estamos impregnados constanteme com tantos problemas imaginários que esquecemos com frequência do que de fato é verdadeiro e o que de fato é necessário.
"Ser louco talvez seja a única maneira de ser sadio neste mundo doente". Talvez, "pior são aqueles que não sabem que são loucos, porque ficam repetindo apenas o que os outros mandam".

Obrigado Paulo, por essa obra extremamente sensível e tocante!

Marianna 09/10/2023

Acabei mais um livro do Paulo coelho, com muitas marcações, estou cada vez amando mais a escrita dele, que é bem fluída, também gosto dos assuntos que ele traz.

Tive uma experiência única lendo esse
livro, minha irmã leu ele e fez marcações/
anotações, então me sentir mais próxima
dela, entendi mais como ela se sentia em
relação ao tema abordado no livro, fiquei
triste em várias partes, mas também me fez
pensar muito, nos livros do P.C eu sempre
penso muito. foi bom sentir ela presente,
não sei, parecia que estávamos lendo
juntas.

Sdd's Inha

É um livro que prende, nos fazem pensar sobre a vida, recomendo muito, 5 estrelas

Yasmin 02/10/2023

Fantástico!
Lendo esse livro percebo o quanto a rotina monótona sem novas experiências e novos prazeres nos transforma em zumbis existências, causando até problemas psicológicos.
Também me fez refletir o quanto de julgamento podemos receber da família e da sociedade ao decidir tomar decisões, que de acordo com o nosso patamar social, podem ser consideradas diferentes, impossíveis ou como "coisa de louco". E como esses comentários acabam por nos limitar e aprisionar, levando até a desistência da realização de sonhos pessoais para agradar terceiros.

Delaine.Ferreira 26/09/2023

Eu gostei muito das reflexões que o livro traz, sobre a morte, sobre a vida, sobre a loucura.
A consciência da morte é a consciência da vida.

Porcuxa 24/09/2023

A primeira vez que li esse livro faz 6 anos e então resolvi reler, porque eu lembrava de partes que me marcaram muito. na época eu era adolescente e gosto muito de reler alguns livros, ver o que ainda faz sentido e o que não faz mais.

Foi uma leitura interessante. Não tive o desapontamento que costumo ter ao reler um livro que em algum momento da minha vida fez sentido e ao reler não me identifico mais.

Acredito que por ser uma ficção inspirada na vida do autor, acaba sendo um diferencial cativante. E Paulo Coelho conseguiu expressar de forma muito perspicaz a vida dentro de um hospital psiquiátrico, visão sobre depressão, síndrome do pânico e dentre outros quadros que por muitos anos resumiam as pessoas a "loucos".

A narrativa nos faz refletir um pouco sobre o dilema da consciência da vida e morte e, por fim, o ponto central da narrativa, nas palavras do autor, "os riscos de ser diferente e o horror de ser igual."

LAvia.Lino 22/09/2023

Veronika decidi morre
Minha primeira leitura de Paulo Coelho é estou completamente apaixonada todos os personagens são incríveis com suas imperfeições ou não. Gostei que retratou vários problemas como ataque de pânico, depressão e etc, tinha alguma cena que eu acho que não precisava e que dava muito detalhe de muita coisa inútil mais mesmo assim isso não atrapalha a leitura, eu achei ótimo ler esse livro no mês do setembro amarelo esse livro é o melho anti suicídio recomendo muito

Cibele.Veras 18/09/2023

Tenho me sentido meio Veronika das ideias e esse livro foi uma grata surpresa para entender e refletir sobre alguns pontos da minha vida.

Tem muitos trechos que geram horas e horas para refletir e entender o que pode tirar do livro.
Se tornou um dos meus livros favoritos de 2023.
Quem já leu Biblioteca da Meia Noite com certeza vai gostar dele também, ambos tem o mesmo andamento da história, de acreditar que a vida seria melhor se fosse diferente e colocando muitos "e se" para se tornar feliz ou viver.

Ana 15/09/2023

Me deu vontade de viver!
Este livro me fez repensar a minha vida, as minhas escolhas.

Por meio da história da personagem principal e dos personagens à sua volta, pude perceber em mim, coisas que os personagens iam descobrindo neles.

Isso me ajudou a enxergar a vida de uma nova forma.
Rafa 15/09/2023minha estante
Meu livro favorito do Paulo Coelho??

Ana 15/09/2023minha estante
Eu achei maravilhoso! Fiquei repensando e muito as minhas atitudes e pensamentos

Jenni 13/09/2023

É engraçado como o presente é a única coisa que a gente tem, e alguns presentes atrás eu ganhava esse livro.Ele ficou na última prateleira da minha estante, junto com os livros que eu não sabia do que falavam. Peguei ele para ler como uma forma de combater uma saudade e acabei aprendendo coisas mais importantes do que esperava. De alguma forma, lá atrás ele acabou se tornando exatamente o que eu precisava agora.

Acho que nunca, em toda a minha vida, não lutei contra a loucura. Todos esses anos foram apenas lutas constantes e perdidas contra algo que só descobri o nome este ano. E eu gostei como no livro essa coisa toda de lutar contra é o que causa essa amargura maldita, o tal do vitriolo. Preciso ler e reler tudo que grifei e, quem sabe, o livro todo. É uma escrita honesta, arriscada, e que faz jus a história de si que o autor conta. Espero ter uma escrita assim, um dia. Talvez quando eu parar de tentar ir a favor da maré.

Torugo1 07/09/2023

Uma reflexão sobre tudo
Esse livro trata de muitos assuntos em um só e nos faz refletir sobre tudo ao nosso redor, como o conceito de tempo, vida, morte, religiosidade, escolhas, sonhos e nos fazem pensar em uma pergunta crucial para nossas vidas ?Eu estou aproveitando a vida como deveria aproveitar?? Afinal não existe resposta certa para isso e o fato de termos que ser ?normais? implica muito quanto a isso, porém, temos nossas particularidades e sonhos, e também somos um amontoado de moléculas definindo nossos propósitos enquanto vivemos. Espero que todos nós experimentemos um pouco de loucura para dar sentido as nossas vidas.

Carollina.Provier 07/09/2023

Um mergulho no livro
Foi o primeiro livro que li depois de uns bons meses sem ler (talvez anos). Foi uma leitura impactante.

Esse livro foi o primeiro do Paulo Coelho que li e tive uma ótima experiência. Li por recomendação e eu me prendi na leitura, parecia que eu estava no lugar da Veronika, vivendo tudo aquilo descrito. Sempre que eu parava de ler, me dava um choque de realidade do tipo "Nossa, eu não tô dentro do livro?.

? Vou falar de suicídio aqui!

E pessoalmente, eu amei o livro. Como alguém que já tentou isso, foi um choque de realidade, quase um tapa na cara. Isso me fez ter uma experiência melhor já que, pelo menos um pouco, dava pra se ver na personagem principal. Tudo que eu ia lendo era como se fossem mensagens escritas diretamente pra mim.

@sarac0mh 04/09/2023

Li, me vi e amei
Nunca tinha ouvido falar desse ator, escolhi o livro porque o título me chamou atenção. É incrível que esse livro consegue ser tão específico nas situações. Tipo, como ele sabe? Ele tem tanta certeza.
Recomendo muito!! Ele traz valor a vida. Não tomaria a decisão de Veronika, mas por quê? Ele me fez questionar muito. Até o sofrimento tem um propósito, mesmo que a felicidade esteja no fim da vida. Amei!! Livro perfeito pra terminar de ler em setembro amarelo. Deem valor a vida!!! Vivam até encontra um propósito, encontrar sonhos, realizar desejos. Viva até ser feliz. Viva a vida.

Helenilma 04/09/2023

Emocionante.
Me foi indicado por uma atendida e comecei a ler sem muitas expectativas. Me apaixonei pela simplicidade quase vazia da Veronika, trazendo de forma bem realista alguns sentimentos que podem levar pessoas a tentativa de autoextermínio. Veronika não começa triste, mas sim anestesiada, e esse ponto de partida é essencial para a construção da história e para as viradas que vão se produzindo a partir daí. Ainda que fantasioso em diversos pontos, o livro contra com um relato do autor sobre seu período de internação compulsória, o que o levou até ali e como essa experiência mudou sua vida. É um livro muito esclarecedor e importante para quem que ver uma outra perspectiva sobre a realidade psíquica dos que decidem deixar de viver.

liiiiaaa 04/09/2023

...
Mudou toda a trajetória da minha vida tabom se hoje eu sou melhorzinha da cabeça é pq na minha fase mais tantan insegura bluepill eu achei este livro e decidi ler
realmente mudou mt minha forma de enxergar as coisas e me fez perceber q ninguém liga pra mim então se ninguém liga é melhor eu viver sendo e fazendo oq eu gosto doque me dobrar pra agradar as pessoas à minha volta