Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Bea 29/08/2023

"? Você é uma pessoa diferente, querendo ser igual. E isto, no meu ponto de vista, é considerado uma doença grave.

? É grave ser diferente?

? É grave forçar-se a ser igual."

Rafabearmayfield 29/08/2023

Veronika Decide morrer
É um livro ?? bem interessante é De Auta reflexão. A História é bem interessante mais para quem têm depressão é um gatilho então não recomendo para quem tem gatilho

miss 26/08/2023

Especial tive que comentar sobre
O toque pessoal, a maneira como impacta em minha vida. Me marcou a parte em que ele falou sobre como a menos que você sirva para a sociedade parece que não merece uma atenção especial, um tratamento. Achei corajoso o Paulo publicar esse livro com todos seus preconceitos que vem das pessoas da geração dele, que vejo em meus pais.

redsadandmad 23/08/2023

Perfeito
Adorei, mudo minha vida, nem parece que é o mesmo cara que escreveu aquela bomba atômica chamada Nas margens do rio piedra eu sentei e chorei

isinh4z 20/08/2023

Veronika decide morrer
Eu ENGOLI esse livro em quase exatas 4 horas. a escrita é fluída, mesmo que o assunto seja pesado e profundo.

o paulo coelho apresentou tudo com uma delicadeza e honestidade que só podem ser feitas em obras com características autobiográficas. mesmo que ele tenha se colocado como personagem explícito em apenas duas páginas, toda a história traz experiências importantes para a formação dele enquanto escritor mas, principalmente, enquanto ser humano.

quanto o autor teve que atravessar na vida para escrever de maneira tão simples a tortura e beleza de se estar vivo? quanto de si escondeu para não ser mais torturado do que já foi? ao mesmo tempo, ele nos diz que esconder não encerra a tortura, só a transforma em uma prática interior, a agonia e solidão de ser o único a saber quem verdadeiramente é.

o amor em pauta pode parecer clichê, mas é essencial para compreender a obra. não podemos deixar de ser quem somos e as pessoas ao nosso redor não podem selecionar quais partes amar: devem amar todas as partes intrínsecas ao outro, sem condená-lo ou tentar arrancar isso dele.

mais importante do que tudo isso, a obra de paulo foi extremamente necessária para o avanço de discussões em tópicos sobre saúde mental, tratamento e os supostos asilos psiquiátricos. passar a observar o dia a dia de um desses asilos e a representação de seus habitantes enquanto seres humanos complexos trabalhou a compreensão social de maneira muito mais ampla, mostrando também a importância da literatura enquanto ferramenta de reflexão social acessível, fora de contextos exclusivamente acadêmicos.

impressionante como o autor foi capaz de produzir, em menos de 250 páginas, uma reflexão completa sobre sociedade, política, economia, loucura, amor e tantas outras características determinantemente humanas.
Roberta Pereira 20/08/2023minha estante
Eu li esse livro tem uns 15 anos... Não lembro nada específico. Mas lembro que gostei muito. Tenho vontade de reler

Márcia 15/08/2023

Você já decidiu morrer?
Eu gosto dos Paulo Coelhos, ponto! Chegou a vez de ?Veronika decide morrer? que, descubro, ter muito de autobiográfico, pois Paulo utiliza-se de sua própria experiência de vida para tecer a trama de Veronika e seus colegas de internação, visto que esteve internado pelos próprios pais (com boas intenções), em clínicas psiquiátricas, por algumas vezes durante a juventude. Nele, é contada a história de Veronika, uma eslovena de 24 anos que decide tirar a própria vida. Como de praxe, Veronika parecia ser dona de uma vida perfeita, tendo pais que a amavam, dona do seu próprio nariz, bem afeiçoada e possuindo vários pretendentes. Como de praxe também, nada disso importava, pois ela se sentia vazia, não encontrando sentido em viver.

Mas ela não morre e vai parar em Vilette, uma clínica psiquiátrica. Lá ela descobre que apesar de ter sobrevivido à tentativa de suicídio, seu organismo estava seriamente debilitado devido à quantidade exorbitante de comprimidos que havia tomado, dessa forma poucos dias de vida lhe restavam. Em seu caminho rumo à morte, Veronika começa a descobrir sentimentos que até então desconhecia. Constrói alguns relacionamentos dentro da clínica, se descobre, encontra prazeres em novas atitudes antes jamais pensadas e começa a se arrepender de ter tentado o suicídio. Decide viver os últimos dias com intensidade e redescobre a paixão pela vida que tinha perdido. ?Quando tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que detestava. Não sabia que existiam, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar?.

Eu achei esse depoimento pessoal que Paulo dá, ao final, GENIAL:
?Desde que você seja capaz de chegar às nove horas e sair às cinco da tarde do emprego, você não é considerado incapaz pela sociedade. Não importa se das 17h01 até às 8h59 você fique em estado catatônico diante da televisão, tenha as mais pervertidas fantasias sexuais na internet, fique olhando a parede, culpando o mundo, sentindo-se injustiçado, com pânico de sair à rua, com excesso de higiene, com falta de higiene, com crises depressivas e choro compulsivo. Enquanto você for capaz de comparecer ao trabalho e dar sua cota para a sociedade, você não constitui uma ameaça?.

Arthur 15/08/2023

De Liubliana ao coração
Paulo Coelho sabe, como ninguém, ensinar qualquer pessoa a viver verdadeiramente sua vida.

O decidir morrer da personagem se desenrola em uma série de encontros e histórias humanas para um fim em comum: decidir viver. A história é muito bem ambientada, e cada personagem importante tem sua vida bem narrada pelo autor, também personagem do livro, de maneira impactante.

Seguindo a linha de O Alquimista, Paulo Coelho nos entrega um clássico, sem prometer muita coisa. Um clássico mais cru e verdadeiro do que muitos por aí.

"Deus estava ali e, mesmo assim, as pessoas acreditavam que era preciso continuar procurando, porque parecia simples demais aceitar que a vida é um ato de fé".

Gus 01/08/2023

No início eu achei entediante, mas depois que a história engatou eu simplesmente amei, se você procura um livro pra refletir sobre a vida e o que é viver, leia Veronika decide morrer

Douglas.Fernandes 31/07/2023

Veronika decide morrer é um livro inesquecível
Paulo Coelho sabe escrever muito bem personagens femininas. Veronika decide morrer é, de longe, um dos meus livros favoritos. Devorei em poucos dias, mas me fez pensar por meses (e ainda penso vez ou outra) sobre a ideia que ele transmite. Não quero falar muito sobre o livro, apenas que vale SIM a leitura, e que você provavelmente vai amar, além de ter uma capa linda.
sweida 04/08/2023minha estante
esse é o maior ato do Paulinho

Douglas.Fernandes 04/08/2023minha estante
Com certeza!

Dailsonalmeida 27/07/2023

Experiências
Esse livro é incrível, eu estava esperando um final diferente? sim, estava, mas esse final não tirou nenhum brilho do mesmo, mesmo dentro de uma situação tão delicada ele mostra que a vida prega muitas peças, lições que ainda muitas vezes não estamos preparados para lhe dar e assim também como da valor as coisas simples, pequenas, momentos.

Crislayne 22/07/2023

Me identifiquei muito com o histórico de Veronika, me vi um pouco em Mari e Zedka, e até mesmo em Eduard com uma necessidade de viver em um mundo meu.
O plot realmente me chocou um pouco, não esperava.
Paulo Coelho conta um pouquinho da história dele, de suas internações e a experiência em hospícios.
Indicaria muito esse livro

Ju_allencar 06/07/2023

Esse livro não é pra todos.
Quando li este este livro, me peguei fazendo reflexões aos quais não estava preparada, esse livro mexeu comigo e não indico a todos lerem. Se você gosta da zona de conforto onde se encontra e se sente bem com seus pensamentos, não leia, esse livro vai lhe causar desconforto.

Sabrina.Lolli 04/07/2023

Mais uma vez o autor nos coloca diante da busca incessante do ser humano pela felicidade e sentido da vida, e não nos damos conta do processo, que a vida em si é o sentido e nos pequenos detalhes somos felizes. Somente diante do medo e do caos somos capazes de mostrar nossas melhores versões. Veronika precisa saber da morte pra se descobrir.

Dani 30/06/2023

Breves comentários sobre
O livro acompanha os últimos dias de Veronika e traz reflexões sobre a vida e a morte. ~a ideia até é boa, mas a execução é duvidosa~