Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

nelolzinha 08/01/2023

Veronika
EU AMO ESSE LIVRO. Meu primeiro professor de literatura (e único), vivia dizendo que durante muito tempo também adorava esse livro até ler "a morte de ivan ilitch". Mesmo o tempo passando, eu ainda adoro esse livro e tenho memórias afetivas muito boas dele. Lerei a morte de ivan.

Perdida_nas_Estrelas 08/01/2023

Adorei!
Eu não sei se gostei do livro porque amei o filme quando o vi há mais de 10 anos, mas o fato é que gostei. Nada genial, porém o autor consegue nos inserir naquele local e naquele tempo, com aquela personagem de uma forma boa; os temas tratados são de extrema importância, mais ainda por serem discutidos nos anos 90, são falados sobre alguns transtornos de personalidade e mentais, e como se eram tratados de forma negligente.
Quando o autor fala sobre alguns aspectos religiosos e eu simplesmente ignoro, até porque não são muitas vezes e nesse caso eu consigo me abster, pois não possuo as mesmas crenças e opiniões.
Foi meu primeiro livro do Paulo Coelho, pretendo ler mais uma ainda, entretanto, não creio que vou ler mais que isso pelas minhas primeiras impressões.
Recomendo, sim e preciso rever o filme.

Amandazzoc 08/01/2023

incrivel
cara q livro bom, de verdade eu nao esperava tanto mas recebi muito, me prendeu demais do inicio ao fim, saber a história dos personagens era incrível, a vivencia de cada um e como eles chegaram ali é incrível.
se eu ainda estivesse no meu estado depressivo ao ler esse livro eu tenho certeza que ele me ajudaria muito e me faria repensar na minha vida e me daria vontade de viver, pois nesse momento esta me dando muita vontade de viver tudo oq eu conseguir
"o risco de uma aventura vale mil dias de bem estar e conforto"

Larissa.Andryws 11/01/2023minha estante
Concordo, nesse livro ele deixou muito o eu em evidência, tanto pela crença quanto pelo fato dele já ter sido de fato internado pelos pais em um manicômio (em uma época que quem entrava lá não costumava sair). Quando li esse livro (11 anos) fiquei chocada de que era assim que tratavam pessoas com deficiência ou qualquer tipo de transtorno que não sabiam como lidar, por esse lado foi bom porque me liguei na luta pcd e anti-manicomial, mas depois fiquei incomodada porque raios ela se masturbou do nada(cena super forçada), foi constrangedor e vergonha alheia demais, é o livro que envelhece como leite tipo cada vez que paro para refletir acho mais coisas pra contestar, mas aquelas né, vai ver que pra alguém serviu para refletir sobre lutas e causas importantes assim como foi pra mim ou só pra tirar umas boas risadas né.

valentine 14/01/2023minha estante
As resenhas positivas que eu vejo por aqui geralmente espelham um pensando de "ótima reflexão, vamos aproveitar mais a vida!" que o Paulo quis passar mesmo, acho que esse é o público que ele quis atingir e conseguiu. Não tenho nada contra a palestra motivacional, só não acho que tem que usar a doença mental, uma coisa fora do controle emocional e comportamental, como base. A experiência de quase morte traz isso mesmo, mas não é cura. Mas mesmo assim, achei a escrita ruim e o protagonismo feminino muito sexualizado HAIHAUA Mas sim, o alerta pra luta anti-manicomial é um bom ponto. Uma pena que não foi nessa lição que ele focou.

Nery 27/12/2022

Que obra maravilhosa
Se hoje alguém vier me pedir ajuda pra começar a ler , sem dúvidas essa será uma das minhas indicações , a leitura é leve , sem muita enrolação, a história é muito interessante e acaba prendendo o leitor .

Narniaworld 26/12/2022

Esse foi o primeiro livro q eu li, e sem duvida foi ele q desencadeou minha paixão pela leitura, pq sem duvida esse livro é a melhor coisa q já li ate agora.
Esse livro te prende a ele de tal forma q vc nem imagina, a forma q a história foi feita é tão bem escrita q ate chega a assustar.
Uma garota q descide morrer pq sua vida é tão comum q ate perde a graça.
A construção dos personagens e da vida deles antes de conhecer Veronika é tão bem feita e traz sentido a muitas coisas no livro.
O romance construído q n tira o foco do livro é incrível, Paulo Coelho consegue juntar o amor e a parte central da história em um livro só, e isso é surpreendente
Sem dúvida Veronika descide morrer é o meu livro favorito, e nunca vai deixar de ser.

Camila TQR 23/12/2022

Somos loucos ou normais?
Tenho esse livro a quase 5 anos em minha estante, havia pedido de amigo secreto, pois sempre gostei da escrita do Paulo Coelho, entretanto enrolei muito para ler.

E o que posso dizer sobre o livro? Que é sensacional para uma reflexão do que é normalidade e do que é loucura.

O livro trás a própria história de Paulo Coelho, não não é uma biografia, mas sim q experiência de ter sido internado em um hospício e sobre as frustrações da sua vida como pessoa.

Veronika tinha tudo, mas ainda assim faltava algo, e se algo ela só descobre depois de tentar tirar sua vida.

Perdida em meios aos loucos de Villete, ela começa a se encontrar e se questionar o porquê morrer e como viver, e pelo que vale a pena lutar.

Um livro que precisa ser lido com cuidado, pois pode sim gerar gatilhos para algumas situações, entretanto gera também muitos questionamentos de porquê devemos de fato viver.

Super recomendo

Kotowari 22/12/2022

No dia 11 de novembro de 1997, Vero nika decidiu que havia afinal! chegado o momento de se matar
Assim começa Veronika decide morrer, romance extraordinário que narra, com a sagacidade e a sutileza de Paulo Coelho, a corajosa luta de uma Jovem contra (e por) sua vida.

Em uma história em que tudo parecia estar no caminho certo, o autor traça o destino de Veronika, com Infinito cuidado, tecendo o mistério de sua decisão de tirar a própria vida. No entanto, ela não morre: acorda num hospital psiquiátrico com a perspectiva médica de ter, no máximo, apenas mais uma semana de vida. O que a protagonista passa a enfrentar, então, é um jogo de espera e um mundo estranho que a levam a reavaliar sua decisão.

Nas palavras do próprio autor, a Veronika do livro é ele mesmo, internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, de onde extraiu ele- mentos para este relato contundente sobre aceitação e loucura.

Kushi 21/12/2022

Favoritado
O livro é excelente! Foi uma recomendação de um amigo que valeu muito a pena ler.
Você começa o livro achando que é uma coisa e depois vê que estava totalmente errada.
Os personagens são excelentes, as frases desse livro são maravilhosas (fiz várias marcações), as divagações, a crítica... É tudo perfeito.

Recomendo fortemente.
Bruno.Paganotti 31/01/2023minha estante
Eu faleeeei que era maravilhoso hahaha

starseaws 21/12/2022

Resenha Veronika Decide Morrer
Esse livro é muito bom. Tem um tema principal mais pesado e aborda outros temas nesse mesmo nível, pode conter gatilhos, então cuidado. É um livro pra você levar pra vida sempre no cantinho da mente, por que ver a evolução da Veronika a cada capítulo e página é simplesmente incrível.

Tatá 14/12/2022

Primeira leitura do autor. Por que odeiam ele? (E por que amam?)
Acho que escolhi uma boa história para começar. Veronika tenta cometer su1c1d10 mas acaba sendo resgatada e vai para um hospício* lá ela vê várias pessoas passando pelas mais diversas situações e acaba pensando mais sobre a própria vida

Schimas 14/12/2022

? O que é dignidade? É querer que todo mundo ache que você é boa, bem-comportada, cheia de amor ao próximo? Respeite a natureza; veja mais filmes de animais e repare como eles lutam por seu espaço. Todos nós ficamos contentes com aquele tapa que você deu.

linkgio 13/12/2022

veronika decide morrer e eu também
confesso que da metade pro fim da leitura não estava entendendo o propósito do livro e a mensagem que ele queria passar, mas após ler as palavras finais, as coisas fizeram um pouco mais de sentido na minha cabeça.

o livro é um pouco diferente do que eu imaginava. tive vontade de lê-lo principalmente pelo nome, que me instigou. a escrita de paulo coelho se assemelha bastante a de jeffrey eugenides, no momento em que o protagonista sai do foco e é inserida a história de um personagem secundário. "veronika decide morrer" é um livro bem reflexivo, com escrita fluída, onde não se vê o tempo passar.

fico feliz que paulo, um escritor brasileiro, seja reconhecido mundialmente. apesar de ter sido o primeiro livro que li, acredito que suas obras sejam boas e sei que valem a pena serem lidas.

Davii.San16 10/12/2022

Estou a 30 minutos tentando pensar no que escrever... Esse livro é extraordinário, mesmo sendo lançado em 1998 o livro trás críticas sociais quebra muitos tabus em diversos assuntos que podemos jogar para os dias atuais.... Dei 5 estrelas pois o Livro não é cansativo, ele tem uma leitura gostosa, você se apega a personagens se identifica a eles (Principalmente a Verônika) quando li o título Verônika decide morrer comecei a ler o livro já imaginando como seria a história como seria o final já tinha basicamente criado o enredo da história na minha cabeça. Mas Paulo Coelho conseguiu fazer uma história completamente diferente daquela que você cria apenas lendo o título. O livro é esplêndido eu gostaria de citar frases do livro mas achei melhor não pois todas as pessoas merecem e precisam ler esse livro e sentir ele, o livro faz com que voce tenha inúmeras reflexões sobre a vida, sobre a maneira como voce aproveita ela entre outras coisas... Concerteza vou ler mais outro livro de Paulo Coelho ksksks