Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

emy ⧠09/10/2022

esse livro é simplesmente perfeito. eu não tenho palavras para descrever as sensações que senti lendo. o plot dele é incrível, só leiam!

Jil 08/10/2022

Esperava mais. Talvez.
Não sei se li de forma desatenta, mas rosetava que fosse mais avassalador. Acredito que no ano em que foi lançado ele deva ter sido mais impactante.
Nos dias atuais ver relatos tão específicos sobre problemas mentais marca imagina na década de 99.
É um ótimo livro, com leitura fácil e várias reflexões sobre a vida normal que devemos seguir inventada por sei lá quem.
Eu só esperei mais aí fiquei assim.
Mas vale muito a pena a leitura

Thais 07/10/2022

Para refletir
Comecei a ler sem muitas expectativas e quando Veronika foi internada foi muitas reflexões que passei a fazer sobre a vida, sobre as decisões que tomamos, sobre expectativas, nossas e alheias. Recomendo a leitura e a releitura sempre que possível para relembramos o que é um louco?

iogurtedemorango 06/10/2022

somos todos loucos no final
esse livro me fez refletir muito sobre a vida e sobre viver, oq é estar vivo, se sentir vivo, incrível!

loveceliahugo 01/10/2022

Viagem
As vezes eu ficava perdida durante a leitura, mas logo encontrei o foco e achei bem interessante como apresenta outros personagens além da protagonista e trás reflexões.

LivrosEmangas 22/09/2022

Uma experiência diferente.
Com certeza um dos melhores trabalhos de Paulo Coelho, não consegui largar o livro até o final das páginas. Me identifiquei com Verônica e compartilhei sua experiência singular a cada capítulo. Assim como os demais livros do Paulo Coelho, é quase impossível não se imergir na história e não se emocionar. É interessante pois se trata de um assunto pouco abordado.

lemonatie 22/09/2022

"O que é um louco?"
O livro começa com Veronika tentando se matar, porém embora a grande quantidade de remédios que ela toma, ela acaba sobrevivendo.
Ela acorda internada em um sanatório/hospício, e recebe a notícia de que só conseguirá sobreviver mais 5/6 dias.
No decorrer da história, ela acaba passando por várias experiências e se apaixonando por um garoto que estava internado lá também.
Recomendo que leiam, este livro mudou minha perspectiva sobre muitas coisas.
"Quanto mais felizes as pessoas podem ser, mais infelizes ficam."

lau 22/09/2022

+/-
o livro é muito bem escrito e os tópicos em que ele toca são interessantes. não gostei do final porque senti que fugia um pouco da proposta inicial e perdeu um pouco daquele brilho que eu senti no começo. isso é uma opinião bem pessoal visto que eu não tô nos meus melhores momentos, então esse brilho ter acabado pode ser mais uma reflexão de como eu to me sentindo do que o livro realmente me fez sentir. mas é muito bem feito, consegui simpatizar com os personagens e aprender com suas vivências!

Gabi_ 19/09/2022

Mudou minha vida
Esse livro não foi só o melhor que li no ano, como também o melhor que li na vida. Me vi como os personagens em todas as páginas lidas e refleti e chorei sobre tudo.

Lis 14/09/2022

"O preço de enfrentar esses pequenos problemas é bem menor que o preço de não reconhecê-los como nossos."
Sei que Paulo Coelho é um autor meio modinha, eu mesma sempre tive preconceito, mas todo livro que leio dele me faz querer mais. A impressão que eu tenho é que começo a leitura pesada, carregando um mundo nas costas, ocupada com várias coisas do dia-a-dia, como todo mundo, e termino o livro mais leve, como se tudo fosse mais simples do que parece, mais belo do que eu vinha enxergando, como se os problemas não fossem tão graves (e até consigo pensar em soluções que eu não via até então!). Começo o livro ressabiada, com dúvida se vou gostar, e termino o livro com um sorriso no rosto, como se fosse dona do meu destino e tivesse a chave de todos os enigmas na minha mão.

Com Veronika Decide Morrer não foi diferente. Êta livro bão, cheio de frases que ficam ecoando na nossa mente, ressignificando sentimentos e experiências. Pelo título, é óbvio que vai tratar de suicídio, mas também comentou sobre síndrome do pânico, depressão e esquizofrenia. Consegui entender alguns parentes que passam por problemas psicológicos ( e até inferir como provavelmente se desenvolveram). Essa leitura foi uma experiência mentalmente muito enriquecedora, trabalhando bastante a empatia e o autoconhecimento. Me sinto uma pessoa transformada, mais forte e determinada, após essas 175 páginas. Ou, pelas palavras do próprio livro, cheia de vida. Foi mais assertivo e produziu mais efeito do que qualquer literatura de auto-ajuda que eu já tenha visto.

boombitc 12/09/2022

o livro que mudara sua perspectiva;
(resenha que não contém spoilers significativos)
leitura fácil, entretanto, com diversos gatilhos (recomendo procurar sobre).
resumidamente, a história gira em torno de veronika, mulher afogada em rotinas maçantes que comete uma tentativa de s*icídio por viés do cansaço, acorda em um hospital psiquiátrico, mas, em seguida, recebe a notícia de que lhe resta uma semana de vida.
ler os últimos momentos de uma personagem cativante é indescritível e agonizante. o autor deixa o leitor com a sensação de ser um amigo próximo de veronika, além de que, ao decorrer do livro, nos deixa fortes lições que devem ser levadas para a vida com um ótimo desenvolvimento de personagem secundários.
por fim, com palavras acessíveis, bem trilhado e incluindo uma grande reviravolta inesperada , torna-se uma obra incrível e totalmente recomendável.

Cristiano 10/09/2022

Como dizem: A primeira impressão é a que fica! E com certeza foi excelente, nunca tinha lido Paulo Coelho, e adorei!

O livro é cheio de nuances, demonstrando com sensibilidade que o que pode ser considerado loucura por alguns, as vezes pode ser apenas uma pessoa que ousou ser diferente e pensar fora do comum.

Aline221 07/09/2022

Releitura depois de 20 anos
Esse foi um dos primeiros livros que li. Como faz muito tempo (eu era adolescente), eu não me recordava muito da história. E que leitura maravilhosa foi! Muitos podem achar que possui vários chavões de autoajuda, mas, sinceramente, eu gostei muito. O final foi bem previsível (talvez porque de alguma forma eu me recordasse), mas eu considerei a leitura muito boa, cheia de reflexões maravilhosas e ensinamentos sobre a vida.
A gente se identifica muito com o livro, principalmente quando somos o tipo de pessoa que questiona as convenções e normalidade. Amei os personagens! Recomendo para todo mundo.

Wellington 04/09/2022

Veronika decidi morrer
O livro começa com Veronika dizendo o porquê decidiu se suicidar, a maneira e os motivos. Após a tentativa fracassada, Veronika foi internada em Villete e devido os comprimidos que tomou tem no máximo uma semana de vida. Quando conhece outros "loucos" e por que estão ali.
Abordando depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia... Enquanto isso Veronika passa por uma jornada de autoconhecimento, ajudando outras pessoas indiretamente.

Um livro curto, com poucos ambientes, com uma mensagem legal por trás, e inspirada em um momento da vida de Paulo Coelho (que faz uma pequena participação no livro).

"? Se Deus existe, o que eu sinceramente não acredito, entenderá que há um limite para a compreensão humana."

Talia 03/10/2022minha estante
Yasmin, acho que você copiou a mesma coisa duas vezes.. pois no meio repete o que estava no início. Mas a resenha está boa, nota 10.