Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Fernanda.Bastian 12/06/2022

O que te delimita a ser "louco"?
Ser diferente é ser fora dos padrões sociais, consequentemente te torna uma pessoa louca ou é na diferença que encontramos a nossa essência?
Livro extremamente atual, apesar de ser escrito em 1998. Aborda transtornos psíquicos de forma extrovertida e produz uma reflexão bastante leve de certos transtornos impostos pela sociedade.

Ethan.Selbach 05/06/2022

De louco... todos temos um pouco.
O desenrolar do flivro foi lindo, poetico, mas nao vou mentir, o final nao me foi de surpresa alguma, ja imaginava a mentira pro tras das doenças da protagonista, todos mudamos um pouco quando vemos a morte se aproximar sem escapatoria. O que me surpreendeu, de certa forma, foi o romance desenvolvido de forma tao pura em meio a uma locura total, que era o ambiente onde se encontravam e a forma que se encontravam... nao que isso nao aconteça de fato.
A forma como o livro tras a beleza, e a leveza por traz da loucura, das doenças do cerebro e das doenças da alma, me fez refletir sobre mim mesmo, e de como vivemos com medo de ser diferentes por que fomos em maioria ensinados que deveriamos ser iguais.

Espero que ao longo da vida... todos nos de alguma forma, acabemos cometendo nossas "loucuras" rezo para nos sentirmos vivos.

Elizania1 02/06/2022

Perfeição
O autor reconhece a morte, a depressão e a loucura como se realmente já tivesse passado por isso em algum momento de sua vida. Não existe a possibilidade de ler essa obra sem se indentificar com Veronika na mesmice da vida.

Giovanna Regiolli 01/06/2022

É um livro que eu gostei muito e me fez refletir sobre minha própria vida. Será que se eu tivesse apenas 7 dias de vida estaria vivendo como estou hoje?

No livro, somos apresentados à Veronika, uma mulher com uma vida totalmente equilibrada e perfeita, vista de fora, mas todo esse equilíbrio começa a incomodá-la em dado momento.

Depois de matutar a ideia por algum tempo, Veronika decide por fim à própria vida, mas a empreitada não dá certo e ela acorda em um hospital psiquiátrico. O hospital não é nada daquilo que nos pregam durante a vida, mas sim um lugar tranquilo em que tudo o que importa é a recuperação de cada paciente.

Dentro do hospital, ela tem uma notícia terrível de que, devido à sua tentativa de s*icídi*o, ficara com sequelas no coração, o que à confere apenas 7 dias restantes de vida. Tendo essa notícia, Veronika, que antes gostaria de por cabo à própria vida, começa a enxergar o mundo com outros olhos.

O final é algo que ninguém espera, é incrível!

Amandinha 31/05/2022

O caminho do (re)descobrimento
A loucura ? Somos todos loucos ?
A necessidade de querer ter somente algo que não quer
O conforto em ser considerado louco ?

Natine 31/05/2022

Fora da caixa
Fora da caixa, instigante, sagaz...eu poderia nomear adjetivos positivos por horas ao escrever sobre um dos meus livros favoritos de Paulo Coelho.

emis 25/05/2022

veronika decide morrer
No início eu nao gostei muito, mas depois comecei a ficar interessada pela história de veronika.
muito bom o livro, foi o primeiro q li deste autor e estou interessada em ler mais dele.

Luanatena 16/05/2022

Quanto mais felizes as pessoas podem ser mais infelizes fica
Veronika Decide Morrer é um livro que nos faz questionar o porquê de estarmos vivos, o porquê de vivermos da maneira que vivemos e o porquê de nos permitirmos ser tão infelizes.

A sociedade dita o que podemos ou não fazer, o que é normal ou não ser, a que horas fazer isso, a que horas não fazer aquilo... um conjunto infinito de regras que nos aprisiona dentro de nós mesmos, criando, assim, problemas internos que adoece as nossas mentes. É sobre isso que o livro trata do começo ao fim, te reeducando a viver da maneira correta: a sua própria maneira.

Gostei muito dessa leitura, pois me fez abrir os olhos quanto ao modo que levo vivendo minha vida. Não que um livro vá mudar magicamente a sua maneira de viver, mas é interessante ler e refletir sobre as oportunidades de felicidade que talvez estejamos deixando passar bem diante dos nossos olhos por medo de sermos diferentes.

Edmar.Michiles 09/05/2022

Veronika é uma jovem que decide tirar a própria vida. Com a falha no seu suicídio acaba indo para em um hospício, onde passa a enxergar a vida e o mundo de outras formas, acreditando que vai morrer devido a sequelas da tentativa do seu suicídio, decide viver seus últimos dias sem a monotonia que viveu todos seus anos.

André_Tarbi 06/05/2022

Vamos embora. Loucos fazem loucuras.
Eu julguei esse livro pela capa, e não me arrependi, sabia que não ia me arrepender. O livro apresenta uma linguagem coloquial, o que apesar de ser algo mais popular, me incomodou, porém não estragou na experiência. A narrativa me agradou muito, e a entrega paciente da história de cada um dos personagens é algo muito agradável, você sente que tudo é bem aproveitável e não feito as pressas. Existe claramente uma moral bem explícita e bem escrita em relação a problemas psiquiátricos, depressão, saúde mental, aceitação, e ideais ligados ao que verdadeiramente é ser alguém louco, algo que achei bem divertido. Por incrível que pareça eu estou tentando achar motivos para não dar uma nota 5 estrelas, mas esse livro realmente merece. Quero ler muito outros livros do Paulo Coelho.

Tatynobre.Almeida 30/04/2022

Resenha
Apesar dos temas um pouco densos, a maneira com que a história é contada é leve, os personagens são bem cativantes e a vontade de saber como será o desfecho de Veronika é quase impossível de resistir.